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PPGCOM019 - ECONOMIA POLITICA DO JORNALISMO - Turma: 01 (2019.1)

Tópicos Aulas
Abertura do Curso e apresentação da proposta de atividades (08/03/2019 - 15/03/2019)
Mestre Denise Freitas de Deus Soares (22/03/2019 - 22/03/2019)
Mestre Renan da Silva Marques (29/03/2019 - 29/03/2019)
Mestre Maria Clara Estrêla Oliveira Almeida (05/04/2019 - 05/04/2019)
Mestre e Doutoranda em Comunicação, Sarah Fontenelle Santos (12/04/2019 - 12/04/2019)
Mestre e Doutoranda em Comunicação, Samaria Andrade (19/04/2019 - 26/04/2019)
Apresentação de normas da ABNT e produção de artigos científicos (03/05/2019 - 03/05/2019)
Mestre e Doutoranda do PRODEMA da UFPI, Nathalie Reis (10/05/2019 - 10/05/2019)
Doutora Denise Maria Moura da Silva Lopes (17/05/2019 - 17/05/2019)
Mestre Cristal Sá (24/05/2019 - 24/05/2019)
Orientações para produção de artigo final (31/05/2019 - 05/07/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
08 15 22 29 05 12 19 26 03 10 17 24 31 07 14 21 28 05
1 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 40
8 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019100**** 10,0 10.0 0 AM
2 2019100**** 10,0 10.0 0 AM
3 2019100**** 8,0 8.0 0 AM
4 2019100**** 7,9 7.9 0 AM
5 2019100**** 0,0 0.0 0 RN
6 2019100**** 10,0 10.0 0 AM
7 2019100**** 8,0 8.0 0 AM
8 2019100**** 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Relações entre Jornalismo, Economia e Sociedade. Economia política do jornalismo e estruturas sócio-econômicas - desenvolvimento, perspectivas e desafios. Possibilidades e tendências na produção, distribuição e consumo de jornalismo e da informação. As indústrias culturais e os conteúdos jornalísticos. O mercado jornalístico e os padrões tecno-estéticos. As Políticas de Comunicação e a economia política do Jornalismo e da Cultura; inovação tecnológica, as estratégias de mercado e os movimentos contra-hegemônicos, nos marcos do capitalismo reconfigurado. Hegemonia, poder e jornalismo alternativo. O novo espaço público e as mídias digitais.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A Economia Política da Comunicação aborda questões referentes à produção, às práticas laborais e à integração dos sujeitos e profissionais nas estruturas produtivas do jornalismo contemporâneo (DIB; AGUIAR; BARRETO, 2010). Possui contribuição fundamental do método materialista histórico dialético (MARX, 1984), que tende a "conceber o conhecimento com fundamento em interpretações ativas da realidade, construídas graças à experiência social (e, simultaneamente, única para cada indivíduo), e que produz raciocínio lógico e essencial para a devida interpretação de regras subjacentes ao ambiente pesquisado" (DOURADO, 2012, p.120).

A partir da EPC é que emerge o conceito de Economia Política do Jornalismo, que, inclusive, dá título aos três volumes bibliográficos organizados pelo grupo de pesquisa COMUM, os dois primeiros já lançados e o terceiro em processo de edição. Em consonância com Franciscato (2013) e Mosco (2016), os estudos da EPC oferecem à pesquisa em jornalismo uma percepção dos fenômenos, modelos e processos com base nos quais opera o mercado de comunicação, elucidando, por exemplo, questões como as transformações do jornalismo ao ingressar nas redes digitais (até porque o jornalismo contemporâneo não é somente o que é produzido na grande mídia, mas também está contido nas postagens em redes sociais e blogs de indivíduos comuns).

Porém, é importante destacar que a Economia Política do Jornalismo não implica apenas em uma justaposição entre conceitos e abordagens, na medida em que exige uma articulação e uma revisão de fundamentos teórico-metodológicos efetivas, a fim de constituir uma área interdisciplinar (FRANCISCATO, 2013). Além disso, não deve se concentrar apenas em uma esfera, embora, hoje, segundo Mosco (2016), sejam mais comuns as pesquisas voltadas para o conteúdo da mídia e menos recorrentes as direcionadas para a audiência desses meios e para o trabalho desenvolvido para produção da mídia.
Alinhado, portanto, à perspectiva teórica da Economia Política da Comunicação e do Jornalismo, o Grupo COMUM busca abranger não apenas questões relacionadas ao mercado da comunicação, mas também as discussões contemporâneas decorrentes da inserção das tecnologias digitais na sociedade. Desde o seu surgimento, em 2010, o grupo tem organizado livros, seminários e conferências na área. É partindo desse contexto que se apresenta, aqui, a necessidade de um curso de extensão para discussão e debate das pesquisas já realizadas pelo COMUM a partir da perspectiva teórica da Economia Política da Comunicação e do Jornalismo.

O curso será realizado todas as sextas-feiras, das 8h às 12h, durante o semestre 2019.1. A ideia é que todos os membros egressos do grupo de pesquisa COMUM - Comunicação, Diversidade e Economia Política apresentem suas produções na área, tendo como foco os graduandos e mestrandos em Comunicação Social - Jornalismo (UFPI), assim como os estudantes de Comunicação Social e professores e pesquisadores de Teresina.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: - presença e participação
- artigo produzido ao final da disciplina
Horário de atendimento: Sextas-feiras, das 8h às 12h
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
08/03/2019
15/03/2019
Abertura do Curso e apresentação da proposta de atividades
22/03/2019
22/03/2019
Mestre Denise Freitas de Deus Soares
29/03/2019
29/03/2019
Mestre Renan da Silva Marques
05/04/2019
05/04/2019
Mestre Maria Clara Estrêla Oliveira Almeida
12/04/2019
12/04/2019
Mestre e Doutoranda em Comunicação, Sarah Fontenelle Santos
19/04/2019
26/04/2019
Mestre e Doutoranda em Comunicação, Samaria Andrade
03/05/2019
03/05/2019
Apresentação de normas da ABNT e produção de artigos científicos
10/05/2019
10/05/2019
Mestre e Doutoranda do PRODEMA da UFPI, Nathalie Reis
17/05/2019
17/05/2019
Doutora Denise Maria Moura da Silva Lopes
24/05/2019
24/05/2019
Mestre Cristal Sá
31/05/2019
05/07/2019
Orientações para produção de artigo final
Avaliações
Data Descrição
05/07/2019 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Início das Aulas 06/03/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1073 26/04/2024 07:52