Bibliografia:
| Unidade I: Modelagem e simulação de eventos físicos (a) Brandão R V, Araújo S A e Veit E A, Introdução à modelagem científica Textos de apoio ao professor de física v. 21 n.6 (2010) Instituto de Física UFRGS. http://www.if.ufrgs.br/ppgenfis/textos_apoio (b) Cupani A, A relevância da epistemologia de Mario Bunge para o ensino de ciência Cad. Bras. Ens. Fis. 19, 100 (2002). c) Bunge M, Teoria e realidade, São Paulo: Perspectiva (1974). (d) Krapas S, Queiroz G, Coinvaux D, Franco C, Modelos: uma análise de sentidos na literatura de pesquisa em ensino de ciências Investigações em Ensino de Ciência, 2, 185-205 (1997). (e) Brandão R V, Araújo I S e Veit E A, Concepções e dificuldades dos professores de física no campo conceitual da modelagem científica Revista Eletrônica de Enseñanza de las Ciencias, 9, 669 695 (2010). (f) Medeiros A, Bezerra Filho S, A natureza da ciência e a instrumentação para o ensino da Física, Ciência & Educação 6, 107 117 (2000) (g) Silveira F L, Ostermann F, A insustentabilidade da proposta indutivista de descobrir a lei a partir de resultados experimentais, Cad. Bras. Ens. Fis., 19, 7-27 (2002) (h) Silveira F L, Peduzzi L O Q, Três episódios de descoberta científica: da caricatura empirista a uma outra história, Cad. Bras. Ens. Fis., 23, 26 52 (2006). (i) MEDEIROS, A. & DE MEDEIROS, C. F. Possibilidades e limitações das simulações computacionais no Ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física. Vol. 24, n. 2, Junho,2002. (j) Islas S M, Pesa M A, Qué ideas tienen los professores de física de nível médio respecto al modelado? Ciência & Educação 8, 13-26 (2002).
Unidade II: Aquisição e análise de dados em experimentos didáticos (a) HAAG, R.; ARAUJO, I. S..VEIT, E. A., Por que e como introduzir aquisição automática de dados no laboratório didático de Física?. Física na Escola, São Paulo, v. 6, n.1, p. 89-94, 2005. (b) CAVALCANTE, M. A. ; BONIZZIA, A. ; GOMES, L.P.C., O ensino e aprendizagem de física no Século XXI: sistemas de aquisição de dados nas escolas brasileiras, uma possibilidade real. Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso) , v. 31, p. 4501-1-4501-6, 2009. (c) Rodrigues R F, Cunha S L S, Arduino para físicos: Uma ferramenta prática para aquisição de dados automáticos. Textos de apoio ao professor de física v. 25 n.4 (2014) Instituto de Física UFRGS. http://www.if.ufrgs.br/ppgenfis/textos_apoio
Unidade III - Disponibilização e uso de materiais didáticos na rede (a) Souza C A, Bastos F P, Angotti A P, As mídias e suas possibilidades: desafios para o novo educador. (b) Rezende F, Barros S S, A hipermídia e a aprendizagem de ciências: exemplos na área de física, Física na Escola 6, 63 (2005). (c) Oliveira A M M, Moreira M A, O que são hipermídias adaptativas e como relacioná-las com a teoria da aprendizagem significativa? Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review 3, 13-28 (2013). (d) Machado, I M, Santos P L V A C, Avaliação da hipermídia no processo de ensino e aprendizagem da física: o caso da gravitação, Ciência & Educação 10, 75-100 (2004). (e) Machado D I, Nardi R, Construção de conceitos de física moderna e sobre a natureza da ciência com o suporte da hipermídia, Rev. Bras. Ens. Fis. 28, 473 (2006).
Unidade IV - Estratégias de uso de recursos computacionais no ensino de Física (a) Giordan M, O computador na educação em ciências: breve revisão crítica acerca de algumas formas de utilização. Ciência & Educação 11, 279-304 (2005). (b) Giordan M, A internet vai à escola_domínio e apropriação de ferramentas culturais. Educação e Pesquisa 31, 57-78 (2005) (c) Machado, I M, Santos P L V A C, Avaliação da hipermídia no processo de ensino e aprendizagem da física: o caso da gravitação, Ciência & Educação 10, 75-100 (2004). (d) Machado D I, Nardi R, Construção de conceitos de física moderna e sobre a natureza da ciência com o suporte da hipermídia, Rev. Bras. Ens. Fis. 28, 473 (2006). (e) Fiolhais C, Trindade J, Física no computador: o computador como uma ferramenta no ensino e na aprendizagem das ciências físicas. Rev. Bras. Ens. Fis. 25, 259 (2003).
|