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MNPEF-UFPI006 - ATIVIDADES COMPUTACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL - Turma: 01 (2019.1)

Tópicos Aulas
Modelagem e simulação de eventos físicos (09/03/2019 - 09/03/2019)
Idealizando a realidade O papel mediador dos modelos científicos: identificando referentes, relações, variáveis e parâmetros Confrontando teoria e realidade: a adequação dos resultados teóricos de modelos científicos aos dados empíricos
    
Inicia em 09/03/2019 às 19h 30 e finaliza em 16/03/2019 às 23h 59
Modelagem e simulação de eventos físicos (16/03/2019 - 16/03/2019)
Discussão do plano de ensino Conhecimento científico: uma construção humana Fenômenos físicos e modelos científicos
   Aula01_08_03_2019_apresentação plano de ensino_Introduçã à modelagem.pdf 
Modelagem e simulação de eventos físicos (23/03/2019 - 23/03/2019)
Discussão dos textos
  Projeto ISLE 
Método de ensino
  Projeto Scale-up 
Discussão da pedagogia scale-up
Modelagem e simulação de eventos físicos (30/03/2019 - 30/03/2019)
Discussão dos textos
Aquisição e análise de dados em experimentos didáticos (06/04/2019 - 06/04/2019)
Discussão de textos sobre procedimentos para aquisição de dados: 1) Cavalcante M C, Bonizzia A, Gomes L C P -O ensino e aprendizagem de física no século XXI: sistema de aquisição de dados nas escolas brasileiras, uma possibilidade real. Rev. Bras. Ens. Fis. 31, 4501 (2009). 2) Cavalcante M A, Bonizzia A, Gomes L C P - Aquisição de dados em laboratórios de física: um método simples, fácil e de baixo custo para experimentos em mecânica. -Rev. Bras. Ens. Fis. 30, 2501. 3) Haag R, Veit E A, Por que e como introduzir a aquisição de dados no laboratório didático de física? Física na Escola 6, 69 (2005)
Aquisição e análise de dados em experimentos didáticos (13/04/2019 - 13/04/2019)
Discussão de textos sobre procedimentos para aquisição de dados: 1) Cavalcante M C, Bonizzia A, Gomes L C P -O ensino e aprendizagem de física no século XXI: sistema de aquisição de dados nas escolas brasileiras, uma possibilidade real. Rev. Bras. Ens. Fis. 31, 4501 (2009). 2) Cavalcante M A, Bonizzia A, Gomes L C P - Aquisição de dados em laboratórios de física: um método simples, fácil e de baixo custo para experimentos em mecânica. -Rev. Bras. Ens. Fis. 30, 2501. 3) Haag R, Veit E A, Por que e como introduzir a aquisição de dados no laboratório didático de física? Física na Escola 6, 69 (2005)
Aquisição e análise de dados em experimentos didáticos (20/04/2019 - 20/04/2019)
Leitura de artigos
Aquisição e análise de dados em experimentos didáticos (27/04/2019 - 27/04/2019)
Leitura e discussão de artigos
Disponibilização e uso de materiais didáticos na rede (04/05/2019 - 04/05/2019)
Discussão de artigos
Disponibilização e uso de materiais didáticos na rede (11/05/2019 - 11/05/2019)
Leitura e discussão de artigos
Disponibilização e uso de materiais didáticos na rede (18/05/2019 - 18/05/2019)
Leitura e discussão de artigos
Disponibilização e uso de materiais didáticos na rede (25/05/2019 - 25/05/2019)
Leitura e discussão de artigos
Estratégias de uso de recursos computacionais no ensino de física (01/06/2019 - 01/06/2019)
Apresentação sobre Estratégias de uso de recursos computacionais no ensino de física
Estratégias de uso de recursos computacionais no ensino de física (08/06/2019 - 08/06/2019)
Leitura e discussão de artigos
Estratégias de uso de recursos computacionais no ensino de física (15/06/2019 - 15/06/2019)
Participação no Workshop
Estratégias de uso de recursos computacionais no ensino de física (22/06/2019 - 22/06/2019)
Participação no workshop sobre mnpef da ufpi
Estratégias de uso de recursos computacionais no ensino de física (29/06/2019 - 29/06/2019)
Leitura e Discussão do texto sobre o projeto ISLe
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
09 16 23 30 06 13 20 27 04 11 18 25 01 08 15 22 29
1 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1 1 1 0 4
3 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2018100**** 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 2 4 14
8 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
9 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 8
10 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4 4 0 4 0 14
13 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018100**** 7,0 7,0 7,0 7,5 7.1 14 AM
2 2018100**** 9,0 9,6 9,0 9,2 9.2 4 AM
3 2018100**** 9,4 9,4 9,4 9,4 9.4 0 AM
4 2018100**** 9,0 8,5 8,5 9,0 8.8 8 AM
5 2018100**** 9,5 9,0 9,6 9,6 9.4 0 AM
6 2018100**** 9,5 9,5 9,4 9,5 9.5 0 AM
7 2018100**** 9,5 9,4 9,4 9,4 9.4 4 AM
8 2018100**** 8,0 7,0 7,5 7,5 7.5 14 AM
9 2018100**** 9,5 9,0 9,6 9,6 9.4 0 AM
10 2018100**** 9,0 9,3 9,0 9,0 9.1 4 AM
11 2018100**** 9,5 9,4 9,4 9,4 9.4 0 AM
12 2018100**** 9,0 8,0 8,5 8,0 8.4 4 AM
13 2018100**** 9,5 9,5 9,4 9,5 9.5 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Modelagem e simulação computacionais de eventos físicos. Aquisição e análise de dados em experimentos didáticos. Disponibilização e uso de materiais didáticos na rede. Estratégias de uso de recursos computacionais no Ensino de Física.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas, aulas práticas, atividades e discussões em grupo, seminários
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: desempenho do estudante, considerando: (a) desenvolvimento de simulações e modelagens, (b) execução e montagem de aparatos visando aquisição de dados, (c) execução de propostas visando a execução de mídias. O conceito final será formado das avaliações obtidas nestes três itens. Avaliações com a finalidade de recuperação, quando necessárias, serão oferecidas como atividades extras ao longo e ao final da discipllina.
Horário de atendimento: Sexta-feira das 16 às 18 h
Bibliografia: Unidade I: Modelagem e simulação de eventos físicos
(a) Brandão R V, Araújo S A e Veit E A, Introdução à modelagem científica – Textos de apoio ao professor de física – v. 21 n.6 (2010) – Instituto de Física – UFRGS. http://www.if.ufrgs.br/ppgenfis/textos_apoio
(b) Cupani A, A relevância da epistemologia de Mario Bunge para o ensino de ciência – Cad. Bras. Ens. Fis. 19, 100 (2002).
c) Bunge M, Teoria e realidade, São Paulo: Perspectiva (1974).
(d) Krapas S, Queiroz G, Coinvaux D, Franco C, Modelos: uma análise de sentidos na literatura de pesquisa em ensino de ciências – Investigações em Ensino de Ciência, 2, 185-205 (1997).
(e) Brandão R V, Araújo I S e Veit E A, Concepções e dificuldades dos professores de física no campo conceitual da modelagem científica – Revista Eletrônica de Enseñanza de las Ciencias, 9, 669 – 695 (2010).
(f) Medeiros A, Bezerra Filho S, A natureza da ciência e a instrumentação para o ensino da Física, Ciência & Educação 6, 107 – 117 (2000)
(g) Silveira F L, Ostermann F, A insustentabilidade da proposta indutivista de “descobrir a lei a partir de resultados experimentais”, Cad. Bras. Ens. Fis., 19, 7-27 (2002)
(h) Silveira F L, Peduzzi L O Q, Três episódios de descoberta científica: da caricatura empirista a uma outra história, Cad. Bras. Ens. Fis., 23, 26 – 52 (2006).
(i) MEDEIROS, A. & DE MEDEIROS, C. F. Possibilidades e limitações das simulações computacionais no Ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física. Vol. 24, n. 2, Junho,2002.
(j) Islas S M, Pesa M A, Qué ideas tienen los professores de física de nível médio respecto al modelado? Ciência & Educação 8, 13-26 (2002).

Unidade II: Aquisição e análise de dados em experimentos didáticos
(a) HAAG, R.; ARAUJO, I. S..VEIT, E. A., Por que e como introduzir aquisição automática de dados no laboratório didático de Física?. Física na Escola, São Paulo, v. 6, n.1, p. 89-94, 2005.
(b) CAVALCANTE, M. A. ; BONIZZIA, A. ; GOMES, L.P.C., O ensino e aprendizagem de física no Século XXI: sistemas de aquisição de dados nas escolas brasileiras, uma possibilidade real. Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso) , v. 31, p. 4501-1-4501-6, 2009.
(c) Rodrigues R F, Cunha S L S, Arduino para físicos: Uma ferramenta prática para aquisição de dados automáticos. Textos de apoio ao professor de física – v. 25 n.4 (2014) – Instituto de Física – UFRGS. http://www.if.ufrgs.br/ppgenfis/textos_apoio

Unidade III - Disponibilização e uso de materiais didáticos na rede
(a) Souza C A, Bastos F P, Angotti A P, As mídias e suas possibilidades: desafios para o novo educador.
(b) Rezende F, Barros S S, A hipermídia e a aprendizagem de ciências: exemplos na área de física, Física na Escola 6, 63 (2005).
(c) Oliveira A M M, Moreira M A, O que são hipermídias adaptativas e como relacioná-las com a teoria da aprendizagem significativa? Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review 3, 13-28 (2013).
(d) Machado, I M, Santos P L V A C, Avaliação da hipermídia no processo de ensino e aprendizagem da física: o caso da gravitação, Ciência & Educação 10, 75-100 (2004).
(e) Machado D I, Nardi R, Construção de conceitos de física moderna e sobre a natureza da ciência com o suporte da hipermídia, Rev. Bras. Ens. Fis. 28, 473 (2006).

Unidade IV - Estratégias de uso de recursos computacionais no ensino de Física
(a) Giordan M, O computador na educação em ciências: breve revisão crítica acerca de algumas formas de utilização. Ciência & Educação 11, 279-304 (2005).
(b) Giordan M, A internet vai à escola_domínio e apropriação de ferramentas culturais. Educação e Pesquisa 31, 57-78 (2005)
(c) Machado, I M, Santos P L V A C, Avaliação da hipermídia no processo de ensino e aprendizagem da física: o caso da gravitação, Ciência & Educação 10, 75-100 (2004).
(d) Machado D I, Nardi R, Construção de conceitos de física moderna e sobre a natureza da ciência com o suporte da hipermídia, Rev. Bras. Ens. Fis. 28, 473 (2006).
(e) Fiolhais C, Trindade J, Física no computador: o computador como uma ferramenta no ensino e na aprendizagem das ciências físicas. Rev. Bras. Ens. Fis. 25, 259 (2003).



Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
09/03/2019
09/03/2019
Modelagem e simulação de eventos físicos
16/03/2019
16/03/2019
Modelagem e simulação de eventos físicos
23/03/2019
23/03/2019
Modelagem e simulação de eventos físicos
30/03/2019
30/03/2019
Modelagem e simulação de eventos físicos
06/04/2019
06/04/2019
Aquisição e análise de dados em experimentos didáticos
13/04/2019
13/04/2019
Aquisição e análise de dados em experimentos didáticos
20/04/2019
20/04/2019
Aquisição e análise de dados em experimentos didáticos
27/04/2019
27/04/2019
Aquisição e análise de dados em experimentos didáticos
04/05/2019
04/05/2019
Disponibilização e uso de materiais didáticos na rede
11/05/2019
11/05/2019
Disponibilização e uso de materiais didáticos na rede
18/05/2019
18/05/2019
Disponibilização e uso de materiais didáticos na rede
25/05/2019
25/05/2019
Disponibilização e uso de materiais didáticos na rede
01/06/2019
01/06/2019
Estratégias de uso de recursos computacionais no ensino de física
08/06/2019
08/06/2019
Estratégias de uso de recursos computacionais no ensino de física
15/06/2019
15/06/2019
Estratégias de uso de recursos computacionais no ensino de física
22/06/2019
22/06/2019
Estratégias de uso de recursos computacionais no ensino de física
29/06/2019
29/06/2019
Estratégias de uso de recursos computacionais no ensino de física
Avaliações
Data Descrição
30/03/2019 1ª Avaliação
27/04/2019 2ª Avaliação
01/06/2019 3ª Avaliação
29/06/2019 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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