PATRICIA MARIA MARTINS NAPOLIS

COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA/CCN

Ir ao Menu Principal

patricia maria martins napolis

LCN - COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA/CCN

PPGENF036 - BASES EPISTEMOLÓGICAS E FILOSÓFICAS DAS CIÊNCIAS EM SAÚDE E ENFERMAGEM - Turma: 01 (2019.1)

Tópicos Aulas
Dinâmica de apresentação da turma e do programa da disciplina. (26/09/2023 - 26/09/2023)
   Apresentação da disciplina 
Continuação da apresentação do programa da disciplina e dos conceitos iniciais sobre currículo. Apresentação e discussão sobre tendências pedagógicas (revisão) e o que é currículo. (28/09/2023 - 28/09/2023)
Apresentação e discussão sobre tendências pedagógicas (revisão). (03/10/2023 - 03/10/2023)
Continuação da aula sobre tendência pedagógica com atividade em grupo. (05/10/2023 - 05/10/2023)
Aula de campo com participação em defesa de banca de mestrado. (10/10/2023 - 10/10/2023)
Feriado (12/10/2023 - 12/10/2023)
Apresentação e discussão sobre a história do surgimento do Currículo (17/10/2023 - 17/10/2023)
Continuação da aula com discussão (19/10/2023 - 19/10/2023)
História do Currículo no Brasil ( com apresentação de seminários pelos grupos) (24/10/2023 - 24/10/2023)
NÃO TEVE AULA (26/10/2023 - 26/10/2023)
História do Currículo no Brasil ( com apresentação de seminários pelos grupos) (31/10/2023 - 31/10/2023)
feriado (02/11/2023 - 02/11/2023)
História do Currículo no Brasil (com apresentação de seminários pelos grupos) (07/11/2023 - 07/11/2023)
Currículo enquanto instrumento de Ideologia, cultura e Poder (leitura e discussão em sala através de dinâmica do texto retirado do livro: Currículo, cultura e sociedade. Autores: Antônio Flávio Moreira e Tomaz Tadeu da Silva) (09/11/2023 - 09/11/2023)
Aula sobre: “Currículo Oculto” (14/11/2023 - 14/11/2023)
Filme Mr Holland: Adoravel Professor (16/11/2023 - 16/11/2023)
Filme (16/11/2023 - 16/11/2023)
Aula Extra.
Discussão do filme e organização dos grupos para os seminários temáticos (21/11/2023 - 21/11/2023)
Discussão do filme e organização dos grupos para os seminários temáticos (23/11/2023 - 23/11/2023)
“Projeto político pedagógico – qual a função, como se constrói e qual seus pressupostos de trabalho na escola (28/11/2023 - 28/11/2023)
Continuação da Aula sobre: “Projeto político pedagógico – qual a função, como se constrói e qual seus pressupostos de trabalho na escola Orientação para organização do e distribuição das equipes para o Jurí Simulado. (30/11/2023 - 30/11/2023)
Orientação individual dos grupos para apresentação dos trabalhos (05/12/2023 - 05/12/2023)
Palestra com Jussara Gonçalves Souza e Silva sobre Currículo e Educação Inclusiva (07/12/2023 - 07/12/2023)
Apresentação de trabalho sobre Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (12/12/2023 - 12/12/2023)
Apresentação de trabalho sobre “Multiculturalismo, currículo e formação de professores (14/12/2023 - 14/12/2023)
Apresentação de trabalho sobre: “Currículo na Educação Infantil (19/12/2023 - 19/12/2023)
Apresentação de trabalho sobre: “Currículo e novas tecnologias” (21/12/2023 - 21/12/2023)
Recesso escolar (26/12/2023 - 26/12/2023)
Recesso escolar (28/12/2023 - 28/12/2023)
Recesso escolar (02/01/2024 - 02/01/2024)
Recesso escolar (04/01/2024 - 04/01/2024)
Recesso escolar (09/01/2024 - 09/01/2024)
Recesso escolar (11/01/2024 - 11/01/2024)
Apresentação de trabalho sobre: “Currículo e interdisciplinaridade” (16/01/2024 - 16/01/2024)
Orientação para o Jurí simulado (18/01/2024 - 18/01/2024)
Orientação para o Jurí simulado (23/01/2024 - 23/01/2024)
Orientação para o Jurí simulado (pesquisa e ensaio) aula livre (25/01/2024 - 25/01/2024)
Orientação para o Jurí simulado (pesquisa e ensaio) aula livre (30/01/2024 - 30/01/2024)
Apresentação: Jurí Simulado (01/02/2024 - 01/02/2024)
Entrega dos trabalhos finais e Avaliação da disciplina com encerramento (confraternização) (06/02/2024 - 06/02/2024)
Acolhida aos doutorandos. Apresentação docente e discente. Metodologia de trabalho. Primeiro módulo: o homem, seus caminhos, mitos e crenças (origens do pensamento) (12/03/2019 - 12/03/2019)
O homem e as idéias - o legado da Filosofia (13/03/2019 - 13/03/2019)
1º momento: Discussão do Discurso do Método 2º momento: O homem e a experiência – Do período medieval a ciência moderna (15/03/2019 - 15/03/2019)
O homem e a experiência – Da ciência moderna ao pensamento contemporâneo (19/03/2019 - 19/03/2019)
2º Modulo :Novas abordagens do pensamento cientifico - leitura (20/03/2019 - 20/03/2019)
Novas abordagens do pensamento cientifico - leitura (22/03/2019 - 22/03/2019)
Apresentação do estudo reflexivo sobre Novas abordagens do pensamento cientifico (26/03/2019 - 26/03/2019)
Apresentação do estudo reflexivo sobre Novas abordagens do pensamento cientifico (27/03/2019 - 27/03/2019)
Terceiro módulo : A construção do conhecimento na Enfermagem - marco histórico e conceitual leitura de textos (29/03/2019 - 29/03/2019)
A construção do conhecimento na enfermagem - apresentação (02/04/2019 - 02/04/2019)
A construção do conhecimento na enfermagem - apresentação (03/04/2019 - 03/04/2019)
Os usos sociais da ciência - leitura de texto (05/04/2019 - 05/04/2019)
Mini exposição Os usos sociais da ciência (09/04/2019 - 09/04/2019)

" CONQUISTA DE CAPITAL SIMBÓLICO DA ENFERMAGEM COM A ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Elaboração do trabalho final (10/04/2019 - 10/04/2019)

" A práxis da enfermagem no processo de educação em saúde: a contribuição da Pedagogia Freiriana"

Elaboração do trabalho final (12/04/2019 - 12/04/2019)

Avaliação discente e docente

Encerramento da disciplina

Apresentação do trabalho final e avaliação final (23/04/2019 - 23/04/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR Total
12 13 15 19 20 22 26 27 29 02 03 05 09 10 12
1 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4
2 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2019100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
4 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2019100**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
7 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4
11 2019100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
12 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2019100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2019100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2019100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2019100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2019100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2019100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2019100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2019100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2019100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2019100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2019100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: O pensamento científico. A epistemologia e a história da Ciência. A racionalidade científica. Correntes teórico-filosóficas. Positivismo, fenomenologia e materialismo histórico e dialético. O pensamento pós-moderno. A construção do conhecimento na enfermagem: marcos históricos e conceituais.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina usa metodologia ativa com participação dos alunos na construção do seu conhecimento. Utiliza para tanto: Mini exposição, Leitura de textos e livros, discussão e reflexão, elaboração de material audio visual sobre temas abordados e de filmes.<br />Os docentes são condutores do processo de aprendizagem.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A disciplina esta distribuída em 3 módulos e uma avaliação. O primeiro modulo a avaliação é formativa (presença, participação nas discussões e interesse); o segundo e terceiro modulo é somativa ( leitura e apresentação reflexiva). a avaliação também somativa com apresentação de video sobre temas sorteados.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BLAINEY, Geofrey. Uma breve história do mundo. São Paulo, SP:Editora Fundamento Educacional Ltda., 2012. <br />YUVAL, noah Harari. Uma breve história da humanidade. Sapiens. 38 ed. Porto Aegre, RS: L&PM, 2018.<br /><br /><br />BITTAR, Marisa; FERREIRA JR Amarilio.Texto 1 - História e filosofia da ciência. In: SOUZA, Maria de Fátima Matos; MORAIS, Andrei Santos (Organizadores). Origem e evolução do Conhecimento. 2012.<br /><br />STOKES, Philip. Os 100 pensadores essenciais da Filosofia: dos pré Socráticos aos novos cientistas. Rio de Janeiro: DIFEL, 2013.<br /><br />KLEINMAN, Paul. Tudo que você precisa saber sobre filosofia: de Platão e Socrates até a ética e metafísica. São Paulo: Editora Gente, 2014.<br /> <br />GHIRALDELLI JUNIR, Paulo. A aventura da filosofia: de Heidegger a Danto. Barueri, SP: Manole, 2011.<br /><br />ROONEY, Anne. A história da filosofia: da Grecia Antiga aos tempos modernos. São Paulo: M.Books do Brasil Editora Ltda, 2015.<br /><br />DESCARTES, René. Discurso do Método. Tradução de Paulo Neves. Porto Alegre:L&PM, 2013.<br /><br />LOURENÇO, Luciana de Fátima Leite e et al. A Historicidade Filosófica do conceito Saúde. História da Enfermagem: revista eletrônica HERE. v.3, n1, 2012. p. 17 a 35<br /> Bibliografia indicada: <br /><br />1. GONZALEZ, Alberto Matías; HERNANDEZ ALEGRIA, Antonio. Positivismo, Dialéctica Materialista y Fenomenología: Tres Enfoques Filosóficos del Método Científico y la Investigación Educativa. Rev. Actual. Investig. Educ, San José , v. 14, n. 3, p. 502-523, Dec. 2014 . Available from <http://www.scielo.sa.cr/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1409-47032014000300021&lng=en&nrm=iso>. access on 16 Jan. 2017<br /><br />2. LANDEROS-OLVERA, Erick; SALAZAR-GONZALEZ, Bertha C.; CRUZ-QUEVEDO, Edith. La influencia del positivismo en la investigación y práctica de enfermería. Index Enferm, Granada , v. 18, n. 4, p. 263-266, Dec. 2009 . Available from <http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1132-12962009000400011&lng=en&nrm=iso>. access on 17 Jan. 2017.<br /><br />3. ALMEIDA, Ana Maria de; OLIVEIRA, Elizabete Regina Araújo de; GARCIA, Telma Ribeiro. Pesquisa em enfermagem e o positivismo. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo , v. 30, n. 1, p. 25-32, abr. 1996 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341996000100003&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 16 jan. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62341996000100003<br /><br />4. VAISMAN, Ester. Marx e a Filosofia: elementos para a discussão ainda necessária. Nova econ., Belo Horizonte , v. 16, n. 2, p. 327-341, Aug. 2006 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-63512006000200005&lng=en&nrm=iso>. access on 16 Jan. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-63512006000200005<br /><br />5. MASSON, Gisele. Materialismo histórico e dialético: uma discussão sobre as categorias centrais. Práxis Educativa, Ponta Grossa, PR, v. 2, n. 2, p. 105- 114, jul.-dez. 2007.<br /><br />Leitura de textos<br />TEXTO DE APOIO 1: Oliveira, A. S. et. al (Org.). Introdução ao Pensamento Filosófico. 8ª Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005, p. 47-52<br />TEXTO DE APOIO 2: Oliveira, A. S. et. al (Org.). Introdução ao Pensamento Filosófico. 8ª Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005, p. 53-57.<br />TEXTO DE APOIO 3: Oliveira, A. S. et. al (Org.). Introdução ao Pensamento Filosófico. 8ª Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005, p. 63-74.<br /> Coleções primeiros passos; o QUE É A DIALETICA? O QUE É POSITIVISMO? O QUE É A FENOMENOLOGIA?<br /><br /><br /><br />Leitura de textos<br />BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência. Por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP, 2004<br /><br />1. ANDRADE; et al.. Ontologia e epistemologia do cuidado de enfermagem. Arq. Ciênc. Saúde Unipar, Umuarama, v. 12, n. 1, p. 77-82. 2008<br /><br />2. EMANUELA, B.F.et al. Pensamento, reflexão e ação na construção do conhecimento do profissional de enfermagem. Rev enferm UFPE on line., Recife, v.7, n.12, p. 6895-900. 2013<br /><br />3. CARVALHO, V. et al. Questões epistemológicas da construção do conhecimento na enfermagem Do ensino à prática de cuidar. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 156 – 166. 2003<br /><br />4. CARVALHO, V. Por uma epistemologia do cuidado de enfermagem. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem v. 13 n.2, p. 406-14. 2009<br /><br />5. QUEIROS, P.J.P. Reflections for a nursing epistemology. Texto contexto - enferm. v.l.23, n.3, p.776-781. 2014.<br /><br />6. PIRES, D.E.P. Transformações necessárias para o avanço da Enfermagem como ciência do cuidar. Rev. bras. enferm., Brasília, v. 66, n. spe, p. 39-44. 2013 . <br /><br />7. SALVIANO, M.E.M. et al . Epistemologia do cuidado de enfermagem: uma reflexão sobre suas bases. Rev. Bras. Enferm., Brasília , v. 69, n. 6, p. 1240-1245. 2016 . <br /><br />8. LÓPEZ-PARRA M et al. Reflexiones acerca del uso y utilidad de los modelos y teorías de enfermería en la práctica asistencial. Enferm Clin. v. 16, n 4, p.218-21. 2006<br /><br />9. SILVA, R.C.. FERREIRA, M.A. Um deslocamento do olhar sobre o conhecimento especializado em enfermagem: debate epistemológico. Rev Latino-am Enfermagem. v. 16, n. 6. 2008 <br /><br />10. DE OLIVEIRA GOMES, V.L. et al . Evolução do conhecimento científico na enfermagem: do cuidado popular à construção de teorias. Invest. educ. enferm, Medellín , v. 25, n. 2, p. 108-115, 2007 . <br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
12/03/2019
12/03/2019
Acolhida aos doutorandos. Apresentação docente e discente. Metodologia de trabalho. Primeiro módulo: o homem, seus caminhos, mitos e crenças (origens do pensamento)
13/03/2019
13/03/2019
O homem e as idéias - o legado da Filosofia
15/03/2019
15/03/2019
1º momento: Discussão do Discurso do Método 2º momento: O homem e a experiência – Do período medieval a ciência moderna
19/03/2019
19/03/2019
O homem e a experiência – Da ciência moderna ao pensamento contemporâneo
20/03/2019
20/03/2019
2º Modulo :Novas abordagens do pensamento cientifico - leitura
22/03/2019
22/03/2019
Novas abordagens do pensamento cientifico - leitura
26/03/2019
26/03/2019
Apresentação do estudo reflexivo sobre Novas abordagens do pensamento cientifico
27/03/2019
27/03/2019
Apresentação do estudo reflexivo sobre Novas abordagens do pensamento cientifico
29/03/2019
29/03/2019
Terceiro módulo : A construção do conhecimento na Enfermagem - marco histórico e conceitual leitura de textos
02/04/2019
02/04/2019
A construção do conhecimento na enfermagem - apresentação
03/04/2019
03/04/2019
A construção do conhecimento na enfermagem - apresentação
05/04/2019
05/04/2019
Os usos sociais da ciência - leitura de texto
09/04/2019
09/04/2019
Mini exposição Os usos sociais da ciência
10/04/2019
10/04/2019
Elaboração do trabalho final
12/04/2019
12/04/2019
Elaboração do trabalho final
23/04/2019
23/04/2019
Apresentação do trabalho final e avaliação final
Avaliações
Data Descrição
19/03/2019 1ª Avaliação
27/03/2019 2ª Avaliação
10/04/2019 3ª Avaliação
23/04/2019 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
leitura para a primeira aula. 11/03/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1356 18/07/2025 19:30