Metodologia: |
A forma de abordagem do conteúdo da disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa em Arqueologia I foi direcionado na tentativa de maximizar o aproveitamento pelos discentes matriculados. Inicialmente alguns aspectos conceituais foram ministrados aos alunos e em seguida seminários foram propostos. Cada estudante ficou com a responsabilidade de ministrar dois seminários: um primeiro sobre o seu próprio projeto de pesquisa de mestrado, focando especialmente nos métodos e técnicas a serem utilizados no desenvolvimento do trabalho, e um segundo sobre um artigo científico publicado recentemente e que apresentasse relação com o projeto de pesquisa do discente-ministrante do seminário. A ideia nesse caso foi auxiliar os estudantes no levantamento bibliográfico necessário ao mestrado, além de oportunizar uma discussão crítica mais aprofundada sobre a fonte referencial selecionada. Para ambos os seminários, os estudantes foram convidados a redigirem um resumo que deveria ser enviado, previamente ao dia do seminário, ao professor ministrante da disciplina e aos colegas de turma. Para o segundo seminário, todos os estudantes deveriam redigir resumos, tanto do seminário que iriam apresentar quanto do seminário apresentado pelos colegas, além de preencherem uma ficha avaliativa sobre o seminário apresentado pelos colegas. A ideia foi oportunizar aos estudantes o contato, de forma menos maçante, com diferentes métodos e técnicas empregados no desenvolvimento de investigações arqueológicas, obviamente dependendo do tipo de vestígio estudado e do objetivo do pesquisador. Além disso, um trabalho foi proposto sobre o artigo científico apresentado no segundo seminário, focando em aspectos importantes da vivência acadêmica, como busca em bases de dados diversas (Web of Science, Scielo, Science Direct), contato com fator H (para conhecer o impacto de pesquisadores na comunidade científica), fator de impacto JCR (para conhecer o impacto de jornais e revistas especializados), entre outros. Em todos os seminários, os estudantes foram convidados a exporem seus pontos de vistas sobre os trabalhos apresentados, a realizarem críticas e proposições que achassem convenientes. |