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PPGS017 - SOCIOLOGIA DA JUVENTUDE - Turma: 01 (2019.1)

Tópicos Aulas
Feriado (05/03/2019 - 05/03/2019)

A aula consta do calendário, no entanto, trata-se de um feriado

   Aula do dia 7 A relativização das territorialidades: a questão urbano-rural. 
Texto Maria José Carneiro
As juventudes na sociedade moderna (12/03/2019 - 12/03/2019)

Apresentação do programa do curso

Levantamento de expectatvas 

    
Inicia em 11/03/2019 às 12h 0 e finaliza em 18/03/2019 às 23h 59
    
Inicia em 12/03/2019 às 0h 0 e finaliza em 18/03/2019 às 23h 59
Não Haverá Aula (19/03/2019)
As juventudes na sociedade moderna (26/03/2019 - 26/03/2019)

- A presença dos jovens nos processos sociais enquanto parâmetro de demarcação conceitual em contextos histórico-sociais dados.

As juventudes na sociedade moderna (02/04/2019 - 02/04/2019)

- A presença jovem em contextos sociais específicos: europa nazo-fascista e USA do pós-guerra

    
Inicia em 06/04/2019 às 0h 0 e finaliza em 09/04/2019 às 23h 59
As juventudes na sociedade moderna (09/04/2019 - 09/04/2019)

Modelos juvenis construídos: os jovens são o futuro; os rebeldes; os revolucionários; os alienados; os consumistas; os violentos; os perigosos; os hedonistas.

Mudanças e instabilidades: os desafios de demarcação de um conceito

    
Inicia em 10/04/2019 às 0h 0 e finaliza em 17/04/2019 às 23h 59
    
Inicia em 10/04/2019 às 0h 0 e finaliza em 17/04/2019 às 23h 59
Os desafios impostos pela contemporaneidade moderna (16/04/2019 - 16/04/2019)

Juventudes: as interfaces com o corte etário, gerações, cultura, história,   classe social, raça/etnia, moratórias, gênero, orientação sexual.

Os desafios impostos pela contemporaneidade moderna (23/04/2019 - 23/04/2019)

A hegemonia da cultura jovem: a juventude é para todos. Texto referência CHMIEL, Silvina. El milagro de la eterna juventud. 

Os desafios impostos pela contemporaneidade moderna (30/04/2019 - 30/04/2019)

A redefinição das antigas linearidades quanto à ‘inserção’ na vida adulta. Texto PAIS, José Machado. Culturas Juvenis

Os desafios impostos pela contemporaneidade moderna (07/05/2019 - 07/05/2019)

A relativização das territorialidades: a questão urbano-rural.

Não Haverá Aula (14/05/2019)
Os desafios impostos pela contemporaneidade moderna (21/05/2019 - 21/05/2019)

Pluralismo, descolonialidad, interculturalismo: outras referências para pensar juventudes gênero e diversidades

Textos e vídeos como referências: Género y descolonialidad Walter Mignolo e María Lugones

Os desafios impostos pela contemporaneidade moderna (28/05/2019 - 28/05/2019)

Pluralismo, contingências, descronologização, interculturalismo: novas referências de abordagem da categoria social juventudes

Os desafios impostos pela contemporaneidade moderna (04/06/2019 - 04/06/2019)

Pluralismo, contingências, descronologização, interculturalismo: novas referências de abordagem da categoria social juventudes

Investigando as juventudes: aspectos relevantes da condição juvenil presentes nos processos sociais contemporâneos (11/06/2019 - 11/06/2019)

As juventudes na sociedade da informação: sociabilidades em realidades on line e off line 

Investigando as juventudes: aspectos relevantes da condição juvenil presentes nos processos sociais contemporâneos (18/06/2019 - 18/06/2019)

As juventudes na sociedade: novas formas coletividades de juvenis, novas práticas políticas

Investigando as juventudes: aspectos relevantes da condição juvenil: mercado de trabalho (24/06/2019 - 24/06/2019)
O ensino sobre África e questões indígenas nos ensinos fundamental e médio 1. Textos: Dialética das relações raciais - http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142004000100003 - Otávio Ianni 2. Texto: Para além de uma educação multicultural: teoria racial crítica, pedagogia culturalmente relevante e formação docente (entrevista com a professora Gloria Ladson-Billings) http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002000300014&lng=en&nrm=iso&tlng=pt 3. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor pde http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uepg_edfis_artigo_tatiane_machado.pdf 4. Relações raciais no Brasil: colonialidade, dependência e diáspora. http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n133/0101-6628-sssoc-133-0413.pdf (TEXTO PARA SER LIDO POR TODAS) 2º HORÁRIO: A diversidade de gênero
Avaliação (24/06/2019 - 24/06/2019)

Seminários

Inventivas juvenis: sujeitos/coletivos, formas e ações de expressões e ocupações na cidade (25/06/2019 - 25/06/2019)

Exposição de seminário: 

 1º HORÁRIO: Investigações sobre religiosidade e espiritualidade na contemporaneidade, por professora Verônica Cavalcante

2º HORÁRIO: Seminário Mayara

Religiosidades e juventudes em Teresina. Livro: Religiosidades e juventudes em Teresina. Livro: “A condição juvenil em Teresina”

Textos 1 - Juventudes rurais, sociabilidades e interculturalidades: os festejos religiosos como palco de variadas linguagens. Livro (PDF por email)

Texto 2 - Espiritualidade, corpo e música: uma etnografia sobre o movimento Rastafári em Teresina-PI. Livro (PDF por email)

Religiosidades e juventudes em Teresina. Livro: “A condição juvenil em Teresina”

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
12 26 02 09 16 23 30 07 21 28 04 11 18 24 25
1 2019100**** 0 4 4 4 0 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 48
2 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 4 2 0 0 4 0 0 0 10
3 2019100**** 0 4 4 4 0 4 4 4 0 4 0 0 0 0 0 28
4 2019100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 8
5 2019100**** 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 56
6 2019100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 5
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019100**** 8,0 8.0 0 AM
2 2018100**** 8,8 8.8 10 AM
3 2019100**** 8,7 8.7 8 AM
4 2019100**** 0,0 0.0 56 RF
5 2019100**** 0,0 0.0 48 RF
6 2019100**** 0,0 0.0 28 RF

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Análise das juventudes enquanto categoria construída sócio-historicamente em interface com diversos construtos da Sociologia e demais áreas das Ciências Humanas. As inflexões provocadas pelo atual contexto de crise moderna ao entendimento das juventudes na atualidade. Abordagem de temas relativos à condição juvenil atual relevantes para sua compreensão na contemporaneidade brasileira e no âmbito das pesquisas sobre os jovens.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será operacionalizada a partir da discussão de material bibliográfico recomendado, seminários, uso de material áudio-visual
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação consistirá em produção de artigo sobre um tema de interesse do aluno, abordado na disciplina.

Horário de atendimento: 8 às 10
Bibliografia: ABAD, Miguel. Crítica política das políticas de juventude. In. FREITAS, Maria Virgínia e PAPA, Fernanda de Carvalho. Políticas públicas, juventude em pauta. São Paulo: Cortez Editora/Açao Educativa/Friedrich Ebert Atiftung, 2003. p. 13-32.
ABRAMO, Helena W. Condição juvenil no Brasil contemporâneo. In. ABRAMO Helena W. e BRANCO, Pedro Paulo Martoni (orgs.). Retratos da Juventude Brasileira: análise de uma pesquisa nacional. 1. ed. São Paulo: Fundação Perseu Abramo; Instituto Cidadania, 2005. p. 37-72
______. Considerações sobre a tematização social da juventude no Brasil. Revista Brasileira de Educação, maio/jun/jul/ago, nº 5; set/out/nov/dez/1997, nº 6. Número Especial Juventude e Contemporaneidade, p. 25-36.
ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978. 279 p.
BAUDRILLARD, Jean. Tela Total: mitos-ironias da era do virtual e da imagem. Porto Alegre, Sulkina, 1997. 174 p.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001. 258 p.
______. Em busca da política. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000. 213 p.
BOURDIEU, Pierre. A “juventude” é apenas uma palavra. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Ed. Marco Zero Ltda, 1983. p. 112-126.
______. O tempo e o espaço no mundo estudantil. BRITTO, Sulamita de (Org). Sociologia da Juventude, I: da Europa de Marx à América Latina de hoje. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1968, p. 61-86.
CACCIA-BAVA, Augusto e COSTA, Dora Isabel Paiva da. O lugar dos jovens na história brasileira. In: CACCIA-BAVA, Augusto, PÀMPOLS, Carlos Feixa e CANGAS, Yanko Gonzáles. Jovens na América Latina. São Paulo: CEBRIJ/ESCRITURAS. p. 63-114.
CALLIGARIS, Contardo. A adolescência. São Paulo: Publifolha, 2000. 81 p.
CAMACHO, Luiza Mitiko Yshiguro. A ilusão da moratória social para os jovens das classes populares. In. SPOSITO, Marília Pontes (coord.). Espaços públicos e tempos juvenis: um estudo de ações do poder público em cidades de regiões metropolitanas brasileiras. São Paulo: Global; Ação Educativa; FAPESP, 2007. p. 135-58.
CANCLINI, Nestor. Diferentes, desiguais e desconectados. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2009. 283 p. (Coleção Ensaios Latino-americanos).
______. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 1997. 416 p.
CARDOSO, Irene. A geração dos anos 60: o peso de uma herança. Tempo Social. Revista de Sociologia da USP, vol. 17, nº 2. São Paulo: nov/2005. p. 93-107.
CARMO, Paulo Sérgio do. Culturas da rebeldia: a juventude em questão. São Paulo: Editora SENAC, 2001. 279 p.
CARRANO, Paulo C. Os jovens e a cidade: identidades e práticas culturais em Angra de tantos reis e rainhas. Rio de Janeiro: Relume Dumará/FAPERJ, 2002. 233 p.
______. Juventudes: as identidades são múltiplas. Revista Movimento-UFF, nº 1. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000. p. 11-27
CARNEIRO, Maria José. Juventude rural: projetos e valores. In. ABRAMO, Helena Wendel e BRANCO, Pedro Paulo Martori. Retratos da Juventude Brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Instituto Cidadania: Fundação Perseu Abramo, 2005. p. 243-262
CASTRO, Lúcia Rabello de e CORREA, Jane (orgs). Juventude Contemporânea: perspectivas nacionais e internacionais. Rio de Janeiro: NAU Editora: FAPERJ, 2005. 320 p. Coleção Infância e Adolescência no contemporâneo.
CASTRO, Mary Garcia; ABRAMOVAY, Miriam. Jovens em situação de pobreza, vulnerabilidades sociais e violências. Cadernos de Pesquisa, jul. 2002, n.116, p.143-176. CARNEIRO, Maria José e
CHMIEL, Silvina. El milagro de la eterna juventud. In. MARGULIS, Mario e URRESTI, Marcelo (Ed.). La juventud es más que una palabra. Buenos Aires, Editorial Biblos, 2000. p. 85-101.
COSTA, Jurandir Freyre. Perspectivas da juventude na sociedade de mercado. In. NOVAES, Regina e VANNUCHI, Paulo. (Orgs.). Juventude e Sociedade: trabalho, educação, cultura e participação. São Paulo, Instituto Cidadania/Editora Fundação Perseu Abramo, 2004. p. 75-88.
COSTA, Marcondes Brito e SILVA, Valéria. A violência nossa de cada dia: a juventude pobre na linha de tiro. In. LIMA, Solimar de Oliveira (org). Discurso Livre em Políticas Públicas. Rio de Janeiro: Booklink, 2009.
DAYREL, Juarez. Juventude, grupos culturais e sociabilidade: comunicação, solidariedade e democracia. JOVENes. Revista de Estudios sobre Juventud Año 9, nº 22 México-DF: enero/junio 2005. p. 314-331.
______. Juventude, grupos de estilo e identidade. Educação em Revista. Belo Horizonte: n. 30, p. 25-39, dez. 1999.
DEBERT, Guita Grin. Envelhecimento e curso da vida. Estudos Feministas, nº 1, 1977. p. 121-8.
DURSTON, John. Juventud rural en Brasil y México: reduciendo la invisibilidad. Santiago de Chile: CEPAL, 1998.
EISENSTADT, S. N. De geração em geração. São Paulo: Perspectiva, 1976. 308 p.
ELBAUM, Jorge N. ¿ Qué es ser joven?. MARGULIS, Mario e URRESTI, Marcelo. La juventud es más que una palabra. Buenos Aires, Editorial Biblos, p. 157-171.
ERIKSON, Erik H. Identidade, juventude e crise. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1987. 322 p.
FLITNER, Andréas. Os problemas sociológicos nas primeiras pesquisas sobre a juventude. In. BRITTO, Sulamita de (Org). Sociologia da Juventude, I: da Europa de Marx à América Latina de hoje. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1968, p. 37-67.
FORACCHI, Marialice M. A juventude na sociedade moderna. São Paulo: Pioneira, 1972.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Juventude, trabalho e educação: perplexidades, desafios e perspectivas. In. NOVAES, Regina e VANNUCHI, Paulo (Org.). Juventude e Sociedade: trabalho, educação, cultura e participação. São Paulo: Instituto Cidadania/Editora Fundação Perseu Abramo, 2004. p. 180-216.
GARBIN, Elisabeth Maria. Cultur@s juvenis, identid@des e internet: questões atuais. Revista Brasileira de Educação, maio/jun/jul/ago 2003. nº 23. p. 119-135.
GROPPO, Luis Antonio. Juventude - ensaios sobre a sociologia e história das juventudes modernas. Rio de Janeiro: Difel, 2000. 301 p.
GUIMARÃES JÚNIOR. Mário J. L. A cibercultura e o surgimento de novas formas de sociabilidade. Trabalho apresentado no GT Nuevos mapas culturales: cyber espacio y tecnologia de la virtualidad, na II Reunión de Antropologia del Mercosur. Piriápolis, Uruguai: de 11 a 14 de novembro de 1997. Disponível em: <http://www.cfh.ufsc.br/~guima/ciber.html> Acesso em 12.set.2005.
KHEL, Maria Rita. A juventude como sintoma da cultura. In. NOVAES, Regina e VANNUCHI, Paulo. Juventude e Sociedade: trabalho, educação, cultura e participação. São Paulo: Instituto Cidadania/Perseu Abramo, 2003. p. 89-114.
KRAUSKOPF, Dina. Dimensiones críticas en la participación social de las juventudes. San José: Costa Rica, Fondo de Población de Naciones Unidas, 1998. Disponível em: <http://bibliotecavirtual. clacso.org.ar/ar/libros/cyg/juventud/krauskopf.pdf>. Acesso em: 10.nov. 2008.
KUASÑOSKY, Silvia e SZULIK, Dalva. ¿Que significa ser mujer joven en un contexto de extrema pobreza? In. MARGULIS, Mario e URRESTI, Marcelo. La juventud es más que una palabra. Buenos Aires, Editorial Biblos, 2000. p. 147-155.
LAPASSADE, George. Os rebeldes sem causa. In: BRITTO, S. de. Sociologia da juventude III – A vida coletiva juvenil. Rio de Janeiro: Zahar, 1968, pp.113-124.
MACIEL, Luiz Carlos. Geração em transe: memórias dos tempos do tropicalismo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996.
MADEIRA, Felícia R. Os jovens e as mudanças estruturais na década de 70: questionando pressupostos e sugerindo pistas. Cadernos de Pesquisa n. 58. São Paulo: ago/1986, p. 15-48.
MANHEIN, Karl. Funções das gerações novas. In: FORACCHI, M. M. & PEREIRA, L. Educação e sociedade — Leituras de sociologia da educação. São Paulo: Biblioteca Universitária, 1978, p. 1-97.
______. O problema da juventude na sociedade moderna. In: BRITTO, S. de. Sociologia da juventude I — da Europa de Marx à América de hoje. Rio de Janeiro: Zahar, 1968. p. 69-94.
MARGULIS, Mario e URRESTI, Marcelo. La juventud es más que una palabra. In. ______. La juventud es más que una palabra-Ensayos sobre cultura y juventud. Buenos Aires: Edit. Biblos, 2000, p.13-30.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. A mudança na percepção da juventude: sociabilidades, tecnicidades e subjetividades entre os jovens. In. BORELLI, Silvia H. S. e FREIRE FILHO, João (Org). Culturas juvenis no Século XXI. São Paulo: Educ, 2008. p. 09-32.
MARTUCCELLI, Danilo. Figuras y dilemas de la juventud en la modernidad. Rio de Janeiro, Revista Movimento - Universidade Federal Fluminense, nº 1. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000. p. 28-51.
MATEUS, Tiago Corbisier. Ideais na adolescência: falta de perspectivas na virada do século. São Paulo: Annablume/FAPESP, 2002. 200p.
MELLUCCI, Alberto. Juventude, tempo e movimentos sociais. In: Revista Brasileira de Educação - ANPED – Juventude e Contemporaneidade. n. 5 e 6 , 1997, p. 5-14.
______. Acción colectiva, vida cotidiana y democracia. México: Centro de Estúdios Sociológicos, p.101-129
MÜXEL, Anne. Jovens dos anos 90: à procura de uma política sem rótulos. Revista Brasileira de Educação, maio/jun/jul/ago, nº 5; set/out/nov/dez, nº 6. Número Especial Juventude e Contemporaneidade, 1997. p. 151-166.
NOVAES, Regina R. Juventude e participação social: apontamentos sobre a reinvenção da política. In. ABRAMO, Helena Wendel; FREITAS, Maria Virgínia de e SPOSITO, Marilia Pontes (Orgs.). Juventude em Debate. São Paulo: Cortez/Ação Educativa, 2000. p. 46-69.
PAIS, José Machado. Culturas Juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional, 1996. 350 p.
______. A construção sociológica da juventude: alguns contributos. Análise Social, vol. XXV (105-106), (1º, 2º). Lisboa: Instituto de Ciências Sociais/Universidade de Lisboa, 1990. p. 139-165.
PASSERINI, Luisa. A América da década de 1950. In: LEVI, G. & SCHMIDT, J.C. História dos Jovens II. São Paulo: Cia das Letras, 199, p.352-381.
PERALVA, Angelina T. O jovem como modelo cultural. In: Revista Brasileira de Educação- ANPED – Juventude e Contemporaneidade - n. 5 e 6 , 1997, p. 15-24.
POERNER, Arthur José. O poder jovem. São Paulo: Civilização Brasileira, 1968.
SALES, Celecina de Maria V. Jovens nômades, jovens da terra. In Matos, Kelma Socorro Lopes de et al. (Orgs.) Jovens e Crianças: outras imagens. Fortaleza: UFC Edições, 2006. p. 136-50.
SANTOS, Benedito R. dos. A emergência da concepção moderna de infância e adolescência: mapeamento, documentação e reflexão sobre as principais teorias. 1986, 238 f. (Dissertação). Pontifícia Universidade de São Paulo. São Paulo: 1986. 238 p.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A Gramática do Tempo: para uma nova cultura política. 1ª edição. Rio de Janeiro: Cortez Editora, 2006.
SILVA, Ana Maria Alves Carneiro da. Reconectando a sociabilidade on-line e off-line: trajetórias, poder e formação de grupos em canais geográficos no Internet Relay Chat. 2000, 221 f. (Dissertação) Universidade Estadual de Campinas. Campinas: 2000. 221 p.
SILVA, Valéria. PISANDO EM TERRA FIRME(?): identidades juvenis e reprodução social na localidade rural Roça Nova, Sebastião Leal-PI. Relatório parcial de pesquisa. Teresina: PROCAD/CAPES UFPI-UFRRJ, março/2011. 130 p. mimeo.
______. Coletivos juvenis: novos cenários, práticas e políticas. Relatório final de pesquisa. CNPq/FAPEPI. Teresina: abril/2010. 74 p. mimeo.
______. Coletivos Juvenis e Expressões Culturais no Brasil. In. Anais do X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais/Sociedades desiguais e paradigmas em confronto. vol. 04. Braga, Portugal: 2009a. p. 575-85. Disponível em: <www. xconglab.ics.uminho.pt/ficheiros/Volume04.pdf>
______. Coletivos juvenis no Nordeste Brasileiro: breve configuração. In. REIS, Vânia (Org). Juventudes do Nordeste do Brasil, da América Latina e do Caribe. Teresina: NUPEC/EDUFPI; Brasília: FLACSO, 2009b. p. 417-447.
______. Juventudes(s): considerações teóricas sobre materialidades em transição. In. Serviço Social e Contemporaneidade. Revista do Departamento de Serviço Social-UFPI. Ano 5, nº 5. Teresina: EDUFPI, 2007. p. 125-146.
______. Jovens no Brasil: sujeitos de tempos, espaços e expressões múltiplas. In. MATOS, Kelma Socorro Lopes de Matos; ADAD, Shara Jane Holand Costa e FERREIRA, Maria D'Alva Macedo. Jovens e Crianças: outras imagens. Fortaleza: Editora UFC, 2006a. p. 83-96 (Coleção Diálogos Intempestivos).
______Constituição identitária juvenil: o excesso como produto/resposta ao não-lugar, à efemeridade e à fluidez. Revista Política&Sociedade-PPGSP-UFSC. 5(8). Florianópolis: julho/2006b. p. 123-157.
______. Identidade Juvenil na Modernidade Brasileira: sobre o construir-se entre tempos, espaços e possibilidades múltiplas. 2006. 409f. (Tese) Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política-UFSC. Florianópolis: 2006c. 409 p.
SOARES, Luiz Eduardo. Juventude e violência no Brasil. In. NOVAES, Regina e VANNUCHI, Paulo. (Orgs.). Juventude e Sociedade: trabalho, educação, cultura e participação. São Paulo: Instituto Cidadania/Editora Fundação Perseu Abramo, 2004. p. 130-159.
SOUSA, Janice Tirelli Ponte de. As insurgências juvenis e as novas narrativas políticas: identidades e novas coletividades. In. JOVENes. Revista de Estudios sobre Juventud, Año 9, nº 22. México-DF: enero/junio 2005. p. 268-297.
SPOSITO, Marília P. A sociabilidade juvenil e a rua; novos conflitos e ação coletiva na cidade. Tempo Social. Revista Sociologia da USP. São Paulo: v.5 n. 1 e 2, 1993. p.161-178.

 A bibliografia poderá ser modificada ao longo da disciplina, no sentido de contemplar eventuais necessidades surgidas no transcurso da mesma.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
05/03/2019
05/03/2019
Feriado
12/03/2019
12/03/2019
As juventudes na sociedade moderna
19/03/2019
19/03/2019
Não Haverá Aula
26/03/2019
26/03/2019
As juventudes na sociedade moderna
02/04/2019
02/04/2019
As juventudes na sociedade moderna
09/04/2019
09/04/2019
As juventudes na sociedade moderna
16/04/2019
16/04/2019
Os desafios impostos pela contemporaneidade moderna
23/04/2019
23/04/2019
Os desafios impostos pela contemporaneidade moderna
30/04/2019
30/04/2019
Os desafios impostos pela contemporaneidade moderna
07/05/2019
07/05/2019
Os desafios impostos pela contemporaneidade moderna
14/05/2019
14/05/2019
Não Haverá Aula
21/05/2019
21/05/2019
Os desafios impostos pela contemporaneidade moderna
28/05/2019
28/05/2019
Os desafios impostos pela contemporaneidade moderna
04/06/2019
04/06/2019
Os desafios impostos pela contemporaneidade moderna
11/06/2019
11/06/2019
Investigando as juventudes: aspectos relevantes da condição juvenil presentes nos processos sociais contemporâneos
18/06/2019
18/06/2019
Investigando as juventudes: aspectos relevantes da condição juvenil presentes nos processos sociais contemporâneos
24/06/2019
24/06/2019
Avaliação
24/06/2019
24/06/2019
Investigando as juventudes: aspectos relevantes da condição juvenil: mercado de trabalho
25/06/2019
25/06/2019
Inventivas juvenis: sujeitos/coletivos, formas e ações de expressões e ocupações na cidade
Avaliações
Data Descrição
23/04/2019 1ª Avaliação
23/04/2019 Avaliação
21/05/2019 2 avaliação
21/05/2019 Avaliação
24/06/2019 3 avaliação
24/06/2019 Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Disponibilização de texto 20/03/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1074 06/05/2024 10:55