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PPGHB016 - TÓPICOS AVANÇADOS EM HISTÓRIA IX: HISTÓRIA E MEMÓRIA - Turma: 01 (2019.1)

Tópicos Aulas
Recesso carnavalesco (06/03/2019 - 06/03/2019)

Obs. Aula a ser reposta com a palestra da professora Dra. Luci Mara Bertoni acerca das representações sociais.

Acolhimento e apresentação (13/03/2019 - 13/03/2019)
I. Apresentação dos professores e alunos e alunas. Apresentação e discussão do plano de curso. Conhecimento e explanação individual dos projetos de pesquisa.
   PLANO DE ENSINO 
A constituição da História disciplina (20/03/2019 - 20/03/2019)
I. Apresentação do filme: A Língua Das Mariposas (96min/Espanha/1999) II. Diálogo com a leitura obrigatória para a discussão dos textos abaixo: RIVAS, Manuel. La lengua de las mariposas. In: ¿Qué me quieres, amor?. Traducción de Dolores Vilavedra: Madrid, Alfaquara, 2009 [1995]. MALLERBA, Jurandir. História, memória, historiografia: algumas considerações sobre história normativa e cognitiva no Brasil, In: MALERBA, Jurandir; AGUIRRE, Carlos R. (orgs.). Historiografia contemporânea em perspectiva crítica. Florianópolis: Edusc, 2007.
História e Memória: tensões, afastamentos e aproximações (27/03/2019 - 27/03/2019)
I. Aula expositiva e dialogada com a leitura obrigatória para a discussão dos textos abaixo: MENESES, Ulpiano T. B. de. A história, cativa da memória? Para um mapeamento da memória no campo das Ciências Sociais. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. São Paulo, n. 34, 1992. SEIXAS, Jacy Alves. Percursos de memória em terras de história: problemáticas atuais. In: BRESCIANI, Stella; NAXARA, Márcia (org.). Memória e (res)sentimento: indagações sobre uma questão sensível. Campinas: Editora da Unicamp, 2004. LE GOFF, Jacques. Memória, In: História e memória, 5.ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2003. Responsáveis: Wanderson, Maria Lenice.
Sociedades de Memória: aspectos conceituais (03/04/2019 - 03/04/2019)
I. Aula expositiva e dialogada com a leitura obrigatória para a discussão dos textos abaixo: POLLACK, Michel. Memória e identidade social, In: Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol. 5, nº 10, 1992. SCHAMA, Simon. Introdução, In: _____. Paisagem e memória. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. SCHAMA, Simon. Prólogo: o desvio, In: _____. Paisagem e memória. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. SCHAMA, Simon. No reino do bisão italiano, In: _____. Paisagem e memória. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. SCHAMA, Simon. Der Holzweg: A trilha na floresta, In: _____. Paisagem e memória. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. Responsáveis: Francisco Adriano, Flávio.
Palestra – Aula de reposição (06/04/2019 - 06/04/2019)
Representações Sociais: teoria e metodologias Luci Mara Bertoni (Doutora em Educação Escolar (UNESP), Pós-Doutora (UnB) e Universidade de Santiago de Compostela (USC/Espanha), Professora Plena do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, e do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (UESB)). Dia: 6/04 às 15h Local: Auditório do CCHL
As narrativas dos Lugares: o que é lembrar? O que é esquecer? (10/04/2019 - 10/04/2019)
I. Aula expositiva e dialogada com a leitura obrigatória para a discussão dos textos abaixo: POLLAK, Michel. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v.2, n.3, p.3-15. NORA, Pierre. Entre a memória e a história: a problemática dos lugares. Projeto História, n. 10, p. 7-28, dez, 1993. RICOEUR, Paul. História/Epistemologia, In: _____. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora Unicamp, 2007. pp. 142 ? 296 Responsáveis: Angela, Valderlany, Ascanio.
Memória e esquecimento: Identidades e o Holocausto (17/04/2019 - 17/04/2019)
I. Aula expositiva e dialogada com a leitura obrigatória para a discussão dos textos abaixo: GAGNEBIN, Jeanne Marie. ?Após Auschwitz? e ?O que significa elaborar o passado, In: Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006. Responsáveis: Francimary, Ramone.
Memória e esquecimento: perspectivas em debate (24/04/2019 - 24/04/2019)
I. Aula expositiva e dialogada com a leitura obrigatória para a discussão dos textos abaixo: LÜBBE, Hermann. Esquecimento e historicização da memória. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v.29, n.57, p.285-300, 2016. Responsáveis: Antonio Jeferson, Natália.
Recesso do dia do trabalhador. (01/05/2019 - 01/05/2019)
Recesso do dia do trabalhador.
O esquecimento: direito ou discurso? (08/05/2019 - 08/05/2019)
I. Aula expositiva e dialogada com a leitura obrigatória para a discussão dos textos abaixo: BENTIVOGLIO, Júlio. Os pontos cegos da história: a produção e o direito ao esquecimento no Brasil ? breves notas para uma discussão. Opsis, v.14, n.2, p.378-395, jul./dez.2014. HUYSSEN, Andreas. Resistência à memória: usos e abusos do esquecimento público, In: Culturas do passado-presente: modernismos, artes visuais, políticas da memória. ROSSI, Paolo. O passado, a memória, o esquecimento: seis ensaios da história das ideias. São paulo: Editora UNESP, 2010. Responsáveis: Ananda, Ismael.
O Passado, a Arte e as Representações (15/05/2019 - 15/05/2019)
I. Aula expositiva e dialogada com a leitura obrigatória para a discussão dos textos abaixo: AGUALUSA, José Eduardo. O vendedor de passados. 2.ed. ? Rio de Janeiro : Gryphus, 2011. TRAVERSO, Enzo. Usos políticos do passado, In: O passado, modos de usar: história, memória e política. Lisboa: Edições Unipop, 2012. ROSSATO, Luciana. Cultura histórica e memória: o passado veiculado nos impressos turísticos, In: SILVA, Cristiani Bereta da; ZAMBONI, Ernesta (orgs.). Ensino de História: memória e culturas. Curitiba: Editora CRV, 2013. Responsáveis: Wellington, Ana Karoline, Aleisa.
Verdade e mentira nos usos do passado (22/05/2019 - 22/05/2019)
I. Apresentação do filme: A Negação (1h50min/EUA/Reino Unido/2017). Direção: Mick Jackson. II. Diálogo com a leitura obrigatória para a discussão dos textos abaixo: BAUER, Caroline Silveira e NICOLAZZI, Fernando Felizardo. O historiador e o falsário. Usos públicos do passado e alguns marcos da cultura histórica contemporânea. Varia Historia, v.32, n.60, 2016. RICOEUR, Paul. História e tempo, In: _____. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora Unicamp, 2007. pp. 357 ? 422. Responsáveis: Kelyel*, Maria Neta.
Culturas e Identidades: velha/nova esquerda, velha/nova direita: políticas dos corpos (29/05/2019 - 29/05/2019)
I. Aula expositiva e dialogada com a leitura obrigatória para a discussão dos textos abaixo: CAIMI, Flávia Eloisa. Cultura, memória e identidade: o ensino de história e a construção de discursos identitários, In: Cristiani Bereta da; ZAMBONI, Ernesta (orgs.). Ensino de História: memória e culturas. Curitiba: Editora CRV, 2013. SCHMIDT, Benito Bisso. Cicatriz aberta ou página virada? Lembrar e esquecer o golpe de 1964 quarenta anos depois. Anos 90, v.14, n.26, p.127-156, dez.2007. PEREIRA, Mateus. Nova direita? Guerras de memória em tempos de Comissão da Verdade (20122014). Varia História, Belo Horizonte, v.31, n.57. p.863-902, 2007. Responsáveis: Camila, Wiliane, Carlos.
O olhar antropológico da Memória: a rua, a casa, as imagens (05/06/2019 - 05/06/2019)
I. Aula expositiva e dialogada com a leitura obrigatória para a discussão dos textos abaixo: BOSI, Ecléa. Memória sonho e memória trabalho, In:_____. Memória e sociedade: Lembranças dos velhos. 3.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. Responsáveis: Dean, Nino, Davi.
A Conservação do Passado: Presentismo e Patrimônio - Seminário I (Avaliação) (12/06/2019 - 12/06/2019)
I. Aula expositiva e dialogada com a leitura obrigatória para a discussão dos textos abaixo: GONÇALVES, Janice. Passados compostos e decompostos: o patrimônio cultural em tempos de memória e desmemória. Sillogés, v.1, n.1, p,61-74, jan./jun.2018. II. Seminário avaliativo e dialogado com a leitura obrigatória para a discussão dos textos abaixo (Definir o grupo que se encarregará de apresentar os textos: Patrimônio e presente de Françoise Hartog e Memória, identidade e projeto de Gilberto Velho): HARTOG, François. Patrimônio e presente. In: Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. VELHO, Gilberto. Memória, identidade e projeto, In: VIANNA, Hermano; KUSCHNIR, Karina; CASTREO, Celso. um antropólogo na cidade: ensaios de antropologia urbana. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. (Francisco Adriano, Eugenio, Wellington, Aleisa, Camila).
Patrimônio, representação e identidade sociocultural - Seminário II (Avaliação) (19/06/2019 - 19/06/2019)
I. Aula expositiva e dialogada com a leitura obrigatória para a discussão dos textos abaixo: KOK, Glória. A fabricação da alteridade nos museus da América Latina: representações ameríndias e circulação de objetos etnográficos do século XIX ao XXI. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v.26, p.1-30 2018. II. Seminário avaliativo e dialogado com a leitura obrigatória para a discussão dos textos abaixo (Definir o grupo que se encarregará de apresentar os textos: Identidade cultural na pós-modernidade de Stuart Hall e A memória poética da guerra colonial de Portugal na África: os vestígios como material de uma construção possível de Roberto Vecchi e Margarida Calafate Ribeiro): HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 4.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. VECCHI, Roberto; RIBEIRO, Margarida Calafate. A memória poética da guerra colonial de Portugal na África: os vestígios como material de uma construção possível, In: SEDLMAYER, Sabrina; GINZBURG, Jaime (orgs.) Walter Benjamin: rastro, aura e história. Belo Horizonte: editora UFMG, 2012. (Ascanio, Angela, Ananda, Ramone, Maria Neta, Kelyel*).
Cultura e memória: a casa e a rua/retratos, família e o trabalho - Seminário III (Avaliação) (26/06/2019 - 26/06/2019)
I. Aula expositiva e dialogada com a leitura obrigatória para a discussão dos textos abaixo: BOSI, Ecléa. Tempo de lembrar, In:_____. Memória e sociedade: Lembranças dos velhos. 3.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. II. Seminário avaliativo e dialogado com a leitura obrigatória para a discussão dos textos abaixo (Definir o grupo que se encarregará de apresentar o texto: A memória coletiva de Maurice Halbwachs): HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006. (Wanderson, Ismael, Maria Lenice, Antonio Jeferson, Nino).
A memória como fonte e fenômeno histórico/ Potencialidades e limites da história oral - Seminário IV (Avaliação) (03/07/2019 - 03/07/2019)
I. Aula expositiva e dialogada com a leitura obrigatória para a discussão dos textos abaixo: PORTELLI, Alessandro. A entrevista de história oral e suas representações literárias. In.:_______. Ensaio de História Oral. São Paulo: Letra e Voz, 2010. II. Seminário avaliativo e dialogado com a leitura obrigatória para a discussão dos textos abaixo (Definir o grupo que se encarregará de apresentar os textos: Relações entre memória e objeto no estudo das cidades de Sandra Regina Ferreira Oliveira e O massacre de Civitella Vai di China (Toscana, 29 de junho de 1944 de Alessandro Portelli): OLIVEIRA, Sandra Regina Ferreira. Relações entre memória e objeto no estudo das cidades, In: Cristiani Bereta da; ZAMBONI, Ernesta (orgs.). Ensino de História: memória e culturas. Curitiba: Editora CRV, 2013. PORTELLI, Alessandro. O massacre de Civitella Vai di Chiana (Toscana, 29 de junho de 1944), In: AMADO, Janaína e FERREIRA, Marieta de Moraes (orgs.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 1996. III. Entrega Artigo. (Relacionar a pesquisa com as discussões teóricas da disciplina). (Carlos, Wiliane, Dean, Flávio, Rafael).
O consciente/inconsciente coletivo: o nosso passado traumático - Seminário V (Avaliação) (10/07/2019 - 10/07/2019)
I. Apresentação do filme: A Negação do Brasil (1h32min/Brasil/2000). Direção: Joel Zito Araújo II. Seminário avaliativo e dialogado com a leitura obrigatória para a discussão dos textos abaixo (Definir o grupo que se encarregará de apresentar os textos: Imagens em movimento: cinema, documento e história de André Luís de Patrasso, Maria da Hora Alves e André Luís Cardoso Zulli; O preto e a psicopatologia de Frantz Fanon e Questão de pele de Lona Roth): PATRASSO, André Luís de; ALVES, Maria da Hora; ZULLI, André Luis Cardoso. Imagens em movimento: cinema, documento e história, In: THIESEN, Icléia. Documentos sensíveis: informação, arquivo e verdade na Ditadura de 1964, 1.ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2014. FANON, Frantz. O preto e a psicopatologia, In: Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008. ROTH, Lorna. Questão de pele, In: Instituto Moreira Sales, ZUM, n. 10, abr. 2016. (Davi, Valderlany, Francimary, Ana Karoline, Natália)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
13 20 27 03 06 10 17 24 01 08 15 22 29 05 12 19 26 03 10
1 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
2 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4
4 2019100**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4 0 12
5 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2019100**** 0 0 4 0 4 4 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4 0 20
7 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2019100**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4
11 2019100**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
12 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
13 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4
15 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2019100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 8
20 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
21 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
22 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
23 2019100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 8
24 2019100**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 8
25 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019100**** 9,0 8,1 10,0 9.0 0 AM
2 2019100**** 10,0 9,0 8,0 9.0 0 AM
3 2019100**** 10,0 8,1 9,0 9.0 0 AM
4 2019100**** 8,0 9,5 7,5 8.3 4 AM
5 2019100**** 8,0 8,0 8,0 8.0 4 AM
6 2019100**** 8,0 8,0 10,0 8.7 8 AM
7 2019100**** 10,0 9,5 10,0 9.8 4 AM
8 2019100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
9 2019100**** 10,0 9,0 10,0 9.7 8 AM
10 2019100**** 8,5 10,0 10,0 9.5 4 AM
11 2019100**** 8,5 9,5 10,0 9.3 12 AM
12 2019100**** 8,0 9,5 8,0 8.5 12 AM
13 2019100**** 10,0 8,1 7,5 8.5 4 AM
14 2019100**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
15 2019100**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
16 2019100**** 10,0 10,0 8,5 9.5 4 AM
17 2019100**** 10,0 9,0 10,0 9.7 8 AM
18 2019100**** 8,0 8,1 10,0 8.7 0 AM
19 2019100**** 10,0 8,0 9,0 9.0 0 AM
20 2019100**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
21 2019100**** 10,0 10,0 8,0 9.3 0 AM
22 2019100**** 9,0 8,1 10,0 9.0 4 AM
23 2019100**** 10,0 10,0 7,0 9.0 0 AM
24 2019100**** 9,5 8,0 10,0 9.2 4 AM
25 2019100**** 10,0 8,0 10,0 9.3 4 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A constituição da memória e sua dimensão social. Relações entre História e Memória. As práticas culturais e os lugares de memória. Os distintos suportes da memória: cinema, música, fotografia, oralidade, monumentos, paisagens, objetos pessoais, biografias, diários íntimos, autobiografias, literatura e imprensa.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O curso será desenvolvido com o suporte de aulas teóricas, expositivas e dialogadas com leitura e discussão de textos e apreciação de documentos (visuais, sonoros, textuais). Reflexões e práticas com o emprego da dialógica e da técnica do seminário, tendo o texto como direcionamento de leitura para cada encontro. Cada expositor poderá lançar mão de ferramentas que considerar mais adequada na execução do seu trabalho.

Serão utilizados recursos didáticos como: quadro de acrílico, pincel, caixa de som, marcador, data-show, DVD e aparelho de reprodução sonora, revistas, jornais, material para desenho e escrita conforme a necessidade de cada atividade proposta. Serão utilizados o espaço e os equipamentos do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil (PPGHB).
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O curso será desenvolvido com o suporte de aulas teóricas, expositivas e dialogadas com leitura e discussão de textos e apreciação de documentos (visuais, sonoros, textuais). Reflexões e práticas com o emprego da dialógica e da técnica do seminário, tendo o texto como direcionamento de leitura para cada encontro. Cada expositor poderá lançar mão de ferramentas que considerar mais adequada na execução do seu trabalho. Cada encontro terá um expositor e um comentador previamente determinado, de modo que nossa organização se alicerçará nos seguintes tópicos:
- leitura, discussão de textos e realização de seminários de pesquisa acadêmicos específicos da disciplina;
- apropriação e utilização de instrumentos básicos necessários ao bom desempenho da pesquisa histórica como fontes e bibliografia, considerando as propostas de pesquisa dos mestrandos e mestrandas;
- apreciação e debate sobre materiais e trabalhos desenvolvidos pelos discentes;
- participação e produção textual desenvolvido pelos mestrandos nas atividades promovidas no âmbito do curso, como palestras que serão ministradas por convidados, participação em simpósios, em colóquios, seminários etc.

- 1ª Avaliação ? (Participação individual) Assiduidade, pontualidade, leitura
- 2ª Avaliação ? (Participação em grupo) Seminário de Pesquisa
- 3ª Avaliação ? (Desempenho individual) Artigo

Cada avaliação parcial vale de zero (0,0) a dez (10,0). A média aritmética das quatro notas produz a nota final. Será aprovado o aluno ou aluna que obtiver no mínimo sete (7,0) como média final e 75% de frequência conforme as normas da Universidade Federal do Piauí (Resolução nº 043/95 ? CEPEX).
Na avaliação também serão considerados aspectos qualitativos como assiduidade, realização das atividades e participação nas discussões propostas.

Critérios de cada avaliação:

1. Assiduidade, pontualidade, leitura dos textos e participação nas discussões.
2. Conteúdo e análise crítica, argumentação, apropriação das leituras realizadas e dos debates feitos em sala. Utilização da norma culta na redação.
3. Apresentação de seminários em grupo. Elaboração e desenvolvimento da proposta.
4. Conteúdo e análise crítica, argumentação, apropriação das leituras realizadas e dos debates feitos em sala. Utilização da norma culta na redação. Originalidade na escrita do texto. Pontualidade na entrega.
Horário de atendimento: 15h
Bibliografia: Bibliografia Básica:

AGUALUSA, José Eduardo. O vendedor de passados. 2.ed. ? Rio de Janeiro : Gryphus, 2011.
BAUER, Caroline Silveira e NICOLAZZI, Fernando Felizardo. O historiador e o falsário. Usos públicos do passado e alguns marcos da cultura histórica contemporânea. Varia Historia, v.32, n.60, 2016.

BENTIVOGLIO, Júlio. Os pontos cegos da história: a produção e o direito ao esquecimento no Brasil ? breves notas para uma discussão. Opsis, v.14, n.2, p.378-395, jul./dez.2014.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: Lembranças dos velhos. 3.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

CAIMI, Flávia Eloisa. Cultura, memória e identidade: o ensino de história e a construção de discursos identitários, In: Cristiani Bereta da; ZAMBONI, Ernesta (orgs.). Ensino de História: memória e culturas. Curitiba: Editora CRV, 2013.

FANON, Frantz. O preto e a psicopatologia, In: Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. ?Após Auschwitz? e ?O que significa elaborar o passado, In: Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.

GONÇALVES, Janice. Passados compostos e decompostos: o patrimônio cultural em tempos de memória e desmemória. Sillogés, v.1, n.1, p,61-74, jan./jun.2018.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 4.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. (Selecionar apresentador/a e debatedor/a).

HARTOG, François. Patrimônio e presente. In: Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

HUYSSEN, Andreas. Resistência à memória: usos e abusos do esquecimento público, In: Culturas do passado-presente: modernismos, artes visuais, políticas da memória.

KOK, Glória. A fabricação da alteridade nos museus da América Latina: representações ameríndias e circulação de objetos etnográficos do século XIX ao XXI. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v.26, p.1-30 2018.

LE GOFF, Jacques. Memória, In: História e memória, 5.ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.

LÜBBE, Hermann. Esquecimento e historicização da memória. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v.29, n.57, p.285-300, 2016.

MALLERBA, Jurandir. História, memória, historiografia: algumas considerações sobre história normativa e cognitiva no Brasil, In: MALERBA, Jurandir; AGUIRRE, Carlos R. (orgs.). Historiografia contemporânea em perspectiva crítica. Florianópolis: Edusc, 2007.

MENESES, Ulpiano T. B. de. A história, cativa da memória? Para um mapeamento da memória no campo das Ciências Sociais. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. São Paulo, n. 34, 1992.

NORA, Pierre. Entre a memória e a história: a problemática dos lugares. Projeto História, n. 10, p. 7-28, dez, 1993.

OLIVEIRA, Sandra Regina Ferreira. Relações entre memória e objeto no estudo das cidades, In: Cristiani Bereta da; ZAMBONI, Ernesta (orgs.). Ensino de História: memória e culturas. Curitiba: Editora CRV, 2013.

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Filmes:

A LÍNGUA DAS MARIPOSAS (La lengua de las mariposas)/ Origem: España, 1999, Colorido; Duração: 96 min/ Diretor: José Luis Cuerda/ Roteiro: Rafael Azcona, José Luis Cuerda, Manuel Rivas; Fotografia: Javier G. Salmones/ Música: Alejandro Amenábar

EX_MACHINA: INSTINTO ARTIFICIAL (Ex Machina)/ Origem: Reino Unido, EUA, 2015, Colorido; Duração: 1h 48min/ Direção e roteiro: Alex Garland; Cinematografía: Rob Hardy/ Música: Geoff Barrow, Ben Salisburg
A NEGAÇÃO DO BRASIL/ (documentário)/Origem: Brasil, 2000, Colorido; Duração: 1h32min/ Direção: Joel Zito Araújo

Bibliografia complementar:

AROSTEGUI, Julio. La historia vivida: sobre la historia del presente. Madrid: Alianza, 2004.
ARTIÉRES, Philippe. Arquivar a própria vida. Rio de Janeiro: CPDOC, [199-].
BARROS, José d?Assunção. Mentalidades (história das mentalidades, psico-história). In._____. O campo da história; especialidades e abordagens. São Paulo: Vozes, 2004.
BENJAMIN, Walter. Escavar e Recordar, In: Fisiognomia da metrópole moderna: representação da História em Walter Benjamin/Willi Bole. São Paulo: EDUSP, 1994.
BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito, 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BOSI, Ecléia. O tempo vivo da memória: ensaiosde Psicologia Social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
BRESCINANI, Stella; NAXARA, Márcia (orgs.) Memória e (res)sentimento: indagações sobre uma questão sensível. Campinas: Editora da UNICAMP, 2001.
CHARTIER, Roger. A História cultural: entre práticas e representações, Lisboa: DIFEL, 1990.
DIEL, Astor Antônio. Cultura historiográfica: memória, identidade e representação. Bauru: EDUSC, 2002.
ELIAS, Norbert. Norbert Elias por ele mesmo. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2001.
ERMAKOFF, George. O negro na fotografia brasileira do século XIX. Rio de Janeiro: G. Eemakoff, 2004.
FENELON, Déa Ribeiro et al. Muitas memórias, outras histórias. São Paulo: Olho D?água, 2004.
DOLTO, Françoise. A imagem inconsciente do corpo. São Paulo: Perspectiva, 1992.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 4.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
HUME, David. Tratado da Natureza Humana, 2.ed. São Paulo: UNESP, 2009.
KNAUSS, Paulo. Imagem do espaço, imagem da história: a representação espacial da cidade do Rio de Janeiro. Tempo, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 135-148, 1997.
LEJEUNE, Philippe. O guarda-memória. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n. 19, 1997.
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PELBART, Peter Pál. Estados de esgotamento, In: O avesso do niilismo: cartografias do esgotamento, 2.ed. São Paulo: n-1 edições, 2013.
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SANTOS, Miriam Sepúlveda dos. Memória coletiva e teoria social. São Paulo: Annablume, 2003.
SOUZA, Maria Cecília Cortez Christino de. Escola e o lugar da memória, In: A escola e a memória, Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2004.


Literatura:

BARRETO, Lima. Diário do hospício; O cemitério dos vivos. Prefácio de Alfredo Bosi. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

Músicas:

Pinturas:

MILLET, Jean-François. The Gleanears, 1857, óleo sobre tela, 85,5 x 111 cm. Museu do Louvre, Paris.

MILLET, Jean-François. The Angelous, 1859-60, óleo sobre tela, 56 x 66 cm. Museu d?Orsay, Paris.

MILLET, Jean-François. Peasant with a Wheelbarrow, 1848-52, óleo sobre tela, 45 x 38 cm. Museum of Art, Indianapolis.

MILLET, Jean-François. Peasant-Girls with Brushwood, c. 1852, óleo sobre tela, 38 x 30 cm. The Hermitage, St. Petersburg.

Acesso em: Web Gallery of Art: <https://www.wga.hu/>

Cinema:

A.I INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (Artificial Intelligence: AI): Ano de lançamento: 2001; Duração: 2h 26min; Diretor: Steven Spielberg

BLADE RUNNER, O CAÇADOR DE ANDROIDES (Blade Runner): Ano de lançamento: 1982; Duração: 1h 57min; Diretor: Ridley Scott

BLADE RUNNER 2049: Ano de lançamento: 2017; Duração 2h 44min; Direção: Denis Villeneuve
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
06/03/2019
06/03/2019
Recesso carnavalesco
13/03/2019
13/03/2019
Acolhimento e apresentação
20/03/2019
20/03/2019
A constituição da História disciplina
27/03/2019
27/03/2019
História e Memória: tensões, afastamentos e aproximações
03/04/2019
03/04/2019
Sociedades de Memória: aspectos conceituais
06/04/2019
06/04/2019
Palestra – Aula de reposição
10/04/2019
10/04/2019
As narrativas dos Lugares: o que é lembrar? O que é esquecer?
17/04/2019
17/04/2019
Memória e esquecimento: Identidades e o Holocausto
24/04/2019
24/04/2019
Memória e esquecimento: perspectivas em debate
01/05/2019
01/05/2019
Recesso do dia do trabalhador.
08/05/2019
08/05/2019
O esquecimento: direito ou discurso?
15/05/2019
15/05/2019
O Passado, a Arte e as Representações
22/05/2019
22/05/2019
Verdade e mentira nos usos do passado
29/05/2019
29/05/2019
Culturas e Identidades: velha/nova esquerda, velha/nova direita: políticas dos corpos
05/06/2019
05/06/2019
O olhar antropológico da Memória: a rua, a casa, as imagens
12/06/2019
12/06/2019
A Conservação do Passado: Presentismo e Patrimônio - Seminário I (Avaliação)
19/06/2019
19/06/2019
Patrimônio, representação e identidade sociocultural - Seminário II (Avaliação)
26/06/2019
26/06/2019
Cultura e memória: a casa e a rua/retratos, família e o trabalho - Seminário III (Avaliação)
03/07/2019
03/07/2019
A memória como fonte e fenômeno histórico/ Potencialidades e limites da história oral - Seminário IV (Avaliação)
10/07/2019
10/07/2019
O consciente/inconsciente coletivo: o nosso passado traumático - Seminário V (Avaliação)
Avaliações
Data Descrição
01/05/2019 1ª Avaliação
05/06/2019 2ª Avaliação
03/07/2019 3ª Avaliação
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Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
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Título

Data
ORIENTAÇÃO PARA PRODUÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO 11/07/2019
REPROGRAFIA R CÓPIAS 19/03/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1074 30/04/2024 18:30