Bibliografia:
| Bibliografia Básica:
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BENTIVOGLIO, Júlio. Os pontos cegos da história: a produção e o direito ao esquecimento no Brasil ? breves notas para uma discussão. Opsis, v.14, n.2, p.378-395, jul./dez.2014.
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Filmes:
A LÍNGUA DAS MARIPOSAS (La lengua de las mariposas)/ Origem: España, 1999, Colorido; Duração: 96 min/ Diretor: José Luis Cuerda/ Roteiro: Rafael Azcona, José Luis Cuerda, Manuel Rivas; Fotografia: Javier G. Salmones/ Música: Alejandro Amenábar
EX_MACHINA: INSTINTO ARTIFICIAL (Ex Machina)/ Origem: Reino Unido, EUA, 2015, Colorido; Duração: 1h 48min/ Direção e roteiro: Alex Garland; Cinematografía: Rob Hardy/ Música: Geoff Barrow, Ben Salisburg A NEGAÇÃO DO BRASIL/ (documentário)/Origem: Brasil, 2000, Colorido; Duração: 1h32min/ Direção: Joel Zito Araújo
Bibliografia complementar:
AROSTEGUI, Julio. La historia vivida: sobre la historia del presente. Madrid: Alianza, 2004. ARTIÉRES, Philippe. Arquivar a própria vida. Rio de Janeiro: CPDOC, [199-]. BARROS, José d?Assunção. Mentalidades (história das mentalidades, psico-história). In._____. O campo da história; especialidades e abordagens. São Paulo: Vozes, 2004. BENJAMIN, Walter. Escavar e Recordar, In: Fisiognomia da metrópole moderna: representação da História em Walter Benjamin/Willi Bole. São Paulo: EDUSP, 1994. BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito, 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. BOSI, Ecléia. O tempo vivo da memória: ensaiosde Psicologia Social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. BRESCINANI, Stella; NAXARA, Márcia (orgs.) Memória e (res)sentimento: indagações sobre uma questão sensível. Campinas: Editora da UNICAMP, 2001. CHARTIER, Roger. A História cultural: entre práticas e representações, Lisboa: DIFEL, 1990. DIEL, Astor Antônio. Cultura historiográfica: memória, identidade e representação. Bauru: EDUSC, 2002. ELIAS, Norbert. Norbert Elias por ele mesmo. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2001. ERMAKOFF, George. O negro na fotografia brasileira do século XIX. Rio de Janeiro: G. Eemakoff, 2004. FENELON, Déa Ribeiro et al. Muitas memórias, outras histórias. São Paulo: Olho D?água, 2004. DOLTO, Françoise. A imagem inconsciente do corpo. São Paulo: Perspectiva, 1992. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 4.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. HUME, David. Tratado da Natureza Humana, 2.ed. São Paulo: UNESP, 2009. KNAUSS, Paulo. Imagem do espaço, imagem da história: a representação espacial da cidade do Rio de Janeiro. Tempo, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 135-148, 1997. LEJEUNE, Philippe. O guarda-memória. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n. 19, 1997. NASCIMENTO, Francisco Alcides do. História e memória: lembranças da cidade ardente. Cadernos de Teresina, Teresina, n. 20, p. 34-45, ago., 1995. PELBART, Peter Pál. Estados de esgotamento, In: O avesso do niilismo: cartografias do esgotamento, 2.ed. São Paulo: n-1 edições, 2013. PELLEN, Jean-Noel. Memória da literatura oral: a dinâmica discursiva da literatura oral: reflexões sobre a noção de etnotexto. Projeto História, São Paulo, n. 11, jun., 2001. PEREIRA, Túlio Henrique; FLEXOR, Maria Helena Ochi. A memória como sujeito e objeto do conhecimento, Anais. VI Enecult ? Facom UFBA, mai, 2010: Salvador, 2010. PIETRAFESA DE GODOI, Emília. O trabalho da memória: cotidiano e história no sertão do Piauí. Campinas: UNICAMP, 1999. _____. Memória e identidade social. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989. SANTOS, Miriam Sepúlveda dos. Memória coletiva e teoria social. São Paulo: Annablume, 2003. SOUZA, Maria Cecília Cortez Christino de. Escola e o lugar da memória, In: A escola e a memória, Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2004.
Literatura:
BARRETO, Lima. Diário do hospício; O cemitério dos vivos. Prefácio de Alfredo Bosi. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
Músicas:
Pinturas:
MILLET, Jean-François. The Gleanears, 1857, óleo sobre tela, 85,5 x 111 cm. Museu do Louvre, Paris.
MILLET, Jean-François. The Angelous, 1859-60, óleo sobre tela, 56 x 66 cm. Museu d?Orsay, Paris.
MILLET, Jean-François. Peasant with a Wheelbarrow, 1848-52, óleo sobre tela, 45 x 38 cm. Museum of Art, Indianapolis.
MILLET, Jean-François. Peasant-Girls with Brushwood, c. 1852, óleo sobre tela, 38 x 30 cm. The Hermitage, St. Petersburg.
Acesso em: Web Gallery of Art: <https://www.wga.hu/>
Cinema:
A.I INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (Artificial Intelligence: AI): Ano de lançamento: 2001; Duração: 2h 26min; Diretor: Steven Spielberg
BLADE RUNNER, O CAÇADOR DE ANDROIDES (Blade Runner): Ano de lançamento: 1982; Duração: 1h 57min; Diretor: Ridley Scott
BLADE RUNNER 2049: Ano de lançamento: 2017; Duração 2h 44min; Direção: Denis Villeneuve
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