I Encontro presencial (14/02/2019 - 14/02/2019)
PROBLEMATIZAÇÃO COM BASE NOS TEXTOS QUE FORAM DISPONIBILIZADOS PARA LEITURA:
BOUSQUAT, Aylene et al . Atenção primária à saúde e coordenação do cuidado nas regiões de saúde: perspectiva de gestores e usuários. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 22, n. 4, p. 1
141-1154, Apr. 2017.
GIOVANELLA L., MENDONÇA M.H. Atenção primária à saúde. In: GIOVANELLA, L.; ESCOREL, S.; LOBATO, L. V. C.; NORONHA, J. C.; CARVALHO, A. I. (org). Políticas e Sistema de
Saúde no Brasil. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2009. p. 575-625.
DISCUSSÃO DOS TEXTOS COM BASE NOS PONTOS PROBLEMATIZADORES:
- Conceitue Atenção Primária à Saúde (APS).
- Como se estrutura as redes de cuidado na APS?
- Considerando o conteúdo abordado no primeiro encontro, os textos e sua vivência, quais os desafios e potencialidades em integralizar as redes de atenção?
- Qual o papel da APS nessa integralização?
Após a discussão, apesentação da atividade de dispersão:
Atividade: Desenvolver uma pesquisa buscando compreender o intinerário/organização da Rede de Atenção à Saúde (Rede de Atenção Psicossocial, Rede de Atenção Urgência e Emergência, Rede Cegonha, Rede de Atenção a Doenças Crônicas e Central de Regulação), considerando a sua organização, tendo a Atenção Primária à Saúde como reorientadora do modelo de atenção à saúde, seus desafios e potencialidades.
OBS: Buscar as pessoas responsáveis pelas redes de atenção do seu município e/ou território de atuação para conhecer como as mesmas funcionam tomando como ponto cental a Atenção Primária à Saúde (referência e contra referência).
Pontos a serem considerados para realização da atividade:
- O grupo tutorial (15 pessoas) irá dividir-se em 05 grupos de 03 pessoas, no qual cada grupo ficará responsável por um dispositivo da rede de atenção (ao todo serão 05 trabalhados): Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), Rede de Atenção Urgencia e Emergência (RUE), Rede Cegonha, Rede de Atenção a Doenças Crônicas (Oncologia) e Central de Regulação;
- Cada componente do grupo de 03 (grupo temático) irá desenvolver sua atividade (referente a rede de atenção que ficar) e redigi-la de forma individual;
- Entretanto, no retorno da atividade (que ocorrerá no terceiro encontro), o grupo se reunirá para compartilhar os produtos de cada componente e JUNTOS montarem a apresentação.
- No terceiro encontro, cada pessoa deverá entregar seu trabalho individual (produto da atividade de dispersão) para os tutores. Cada pessoa terá autonomia para entregar no formato que achar mais adequado.