-

PROFSAUDE004 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE - Turma: 01 (2019.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina / Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas (16/03/2019 - 16/03/2019)
Diferentes Abordagens Pedaógicas (23/03/2019 - 23/03/2019)
Metodologias Ativas (30/03/2019 - 30/03/2019)
Política Nacional de EPS (06/04/2019 - 06/04/2019)
Políticas Indutoras e Integração Ensino-serviço-comunidade (13/04/2019 - 13/04/2019)
Diretrizes Curriculares Nacionais (20/04/2019 - 20/04/2019)
Diagnóstico Situacional dos Processos Formativos (27/04/2019 - 27/04/2019)
Diagnóstico Situacional dos Processos Formativos (04/05/2019 - 04/05/2019)
Encontro Presencial (11/05/2019 - 11/05/2019)
Comunicação nos processos de ensino-aprendizagem (18/05/2019 - 18/05/2019)
Preceptoria em saúde (25/05/2019 - 25/05/2019)
Preceptoria no processo de ensino-aprendizagem (01/06/2019 - 01/06/2019)
Estratégias Pedagógicas (08/06/2019 - 08/06/2019)
Avaliação do processo de ensino-aprendizagem (15/06/2019 - 15/06/2019)
Mapa Conceitual (22/06/2019 - 22/06/2019)
Encontro presencial e encerramento da disciplina (29/06/2019 - 29/06/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
09 16 23 30 06 13 20 27 04 11 18 25 01 08 15 22 29
1 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2019100**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 68
4 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 4 4 4 15
5 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2019100**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 68
8 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019100**** 8,4 8,4 8,4 8,4 8.4 0 AM
2 2019100**** 9,2 9,2 9,2 9,2 9.2 0 AM
3 2019100**** 9,6 9,6 9,6 9,6 9.6 0 AM
4 2019100**** 8,3 8,3 8,3 8,3 8.3 0 AM
5 2019100**** 8,5 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
6 2019100**** 2,9 2,9 2,9 2,9 2.9 0 RN
7 2019100**** 0,0 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
8 2019100**** 0,0 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: As concepções teóricas e metodológicas de ensino-aprendizagem. Metodologia ativas de aprendizagem: possibilidades de aplicação na graduação e no processo de mobilização de adultos. Referenciais da educação na saúde e suas implicações no nível individual e coletivo. Análise crítica-compreensiva das políticas de educação em saúde. Práticas educativas transformadoras e sala contribuição na consolidação do Sistema Único de Saúde. Utilização de tecnologias de informação e comunicação em saúde. Educação popular em saúde como estratégia de promoção de saúde. Educação permanente em saúde como estratégia de gestão do trabalho. Desenvolvimento de competência e integração teoria-prática. Diretrizes curriculares nacionais dos cursos da saúde. Desenvolvimento e avaliação de currículos. Organização dos sistemas de saúde e educação e a inserção de alunos de graduação e residentes nas equipes de ESF. Metodologias de preceptoria e integração ensino-serviço. Sistemas de Saúde-Escola. Tecnologias de informação e comunicação em saúde. Avaliação da aprendizagem em serviços de saúde..
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: encontros semipresenciais. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Fóruns. Mapas Conceituais e textos-síntese.
Horário de atendimento:
Bibliografia: GIUSTA, A. S. Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 29, n. 1, p. 20-36, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v29n1/a03v29n1.pdf. Acesso em: jan. 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2009. p. 39-58. (Série B. Textos Básicos de Saúde) (Série Pactos pela Saúde 2006; v. 9). Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_permanent e_saude.pdf. Acesso em: jan. 2017.

DOCUMENTÁRIO Saúde se aprende por dentro: experiências de integração ensino – serviço – comunidade. Vídeo (24 min e 20 seg). Publicado pelo canal Educomunicação SGTES. Youtube, 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DMxb46A__6E. Acesso em: dez. 2018.

BRASIL. Resolução CNE/CES nº 3, de 20 de junho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2014. Disponível em: http://www.fmb.unesp.br/Home/Graduacao/resolucao-dcn-2014.pdf. Acesso em: dez. 2018.

¿CUÁL ES LA DIFERENCIA?. UNFPA Uruguay. Youtube, 2012. Vídeo (19 min e 41 seg). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=doyf6m79Zls. Acesso em: dez. 2018.

LOPES, José Mauro Ceratti. Entrevista: Habilidades de comunicação. Vídeo (25 min e 28 seg) Entrevistadora Marta Quintanilha Gomes. Porto Alegre: UNA-SUS/UFCSPA e UNA-SUS/UFPel, 2016.

BOTTI, S. H. O.; REGO, S. Preceptor, supervisor, tutor e mentor: quais são seus papéis? Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 32, n. 3, p. 363 – 373, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v32n3/v32n3a11.pdf Acesso em: dez. 2018.

RIBEIRO. E.C.O. Exercício da preceptoria: espaço de desenvolvimento de práticas de educação permanente. Revista do Hospital Universitário Pedro Ernesto, UERJ, v. 11, supl. 1, 2012. Disponível em: http://revista.hupe.uerj.br/detalhe_artigo.asp?id=312. Acesso em: dez. 2018.

LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem. Youtube, 2014. Vídeo (10 min e 32 seg). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mb8XeOWriWo. Acesso em: dez. 2018.

GONTIJO, E. D.; ALVIM, C. G.; LIMA, M. E. C. C. Manual de avaliação da aprendizagem no curso de graduação em Medicina. Revista Docência do Ensino Superior, v. 5, n. 1, p. 205-326, abr. 2015. Disponível em: https://seer.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/919/711. Acesso em: dez. 2018.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
16/03/2019
16/03/2019
Apresentação da disciplina / Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas
23/03/2019
23/03/2019
Diferentes Abordagens Pedaógicas
30/03/2019
30/03/2019
Metodologias Ativas
06/04/2019
06/04/2019
Política Nacional de EPS
13/04/2019
13/04/2019
Políticas Indutoras e Integração Ensino-serviço-comunidade
20/04/2019
20/04/2019
Diretrizes Curriculares Nacionais
27/04/2019
27/04/2019
Diagnóstico Situacional dos Processos Formativos
04/05/2019
04/05/2019
Diagnóstico Situacional dos Processos Formativos
11/05/2019
11/05/2019
Encontro Presencial
18/05/2019
18/05/2019
Comunicação nos processos de ensino-aprendizagem
25/05/2019
25/05/2019
Preceptoria em saúde
01/06/2019
01/06/2019
Preceptoria no processo de ensino-aprendizagem
08/06/2019
08/06/2019
Estratégias Pedagógicas
15/06/2019
15/06/2019
Avaliação do processo de ensino-aprendizagem
22/06/2019
22/06/2019
Mapa Conceitual
29/06/2019
29/06/2019
Encontro presencial e encerramento da disciplina
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1092 27/07/2024 13:36