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osmar rufino braga

CPP - COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CMRV

DAA0253 - FUND ANTROPOL DA EDUCACAO - Turma: 02 (2019.1)

Tópicos Aulas
O campo e a abordagem antropológicos: Eu e Nós (18/02/2019 - 08/04/2019)
Nesta unidade apresentaremos o objeto de estudo da Antropologia, suas subáreas, o processo histórico de institucionalização da disciplina, bem como sua utilidade e interesses específicos e comuns com outras áreas do conhecimento.
2. Métodos da pesquisa Antropológica: (15/04/2019 - 20/05/2019)
Nessa unidade, discutiremos o método antropológico como um instrumento para profissionais que lidam com diversidade cultural: trabalho de campo, observação participante, entrevista, história de vida e etnografia.
3. A produção sociocultural da Identidade e da Diferença (27/05/2019 - 17/06/2019)
Nesta etapa do processo apresentaremos reflexões com base em pesquisas etnográficas. Os temas elencados dizem respeito a discussão as mudanças significativas de ordem legal nas funções sociais da escola. Destacaremos principalmente diversidade de gênero e etnia.
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI JUN Total
18 25 04 11 18 25 01 08 15 22 29 06 13 20 27 03 10 17
1 2015900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015900**** 7,5 7,0 9,0 7.8 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Utilizaremos diferentes estratégias para efetivação dos objetivos propostos:
• Aulas expositivas;
• Trabalho em equipes de análise de textos e debate em grande grupo;
• Sala de aula invertida.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Prova Escrita - individual, sem consulta bibliográfica).
Trabalho Integrado -
Elaborar uma lista de questões sobre o texto para debatê-lo junto com os colegas em sala de aula.
Trabalhos escritos – ensaio de trabalho etnográfico.
Horário de atendimento:
Bibliografia: DAMATTA, Roberto. «Você tem cultura?» in Explorações: ensaios de sociologia interpretativa, Rio de Janeiro: Rocco, 1986, pp. 121-128.

LANGDON, E.J.; WIIK, F.B. Antropologia, saúde e doença: uma introdução ao conceito de cultura aplicado às ciências da saúde. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 18, n. 3, mai/jun 2010, p. 173-81. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rlae/v18n3/pt_23.pdf>. Acesso em: 03 mar. 2012.

MINER, Horace. A. Ritos Corporais entre os Nacirema in: K. Romney e P. L. Vore (eds.): You and Others – readings in Introductory Antropology. Winthrop Publishers, Cambridge 1973, pp. 72-76 (versão trad. - manuscrito)

ROCHA, Everardo. O que é etnocentrismo. São Paulo: Brasiliense.

MAGNANI, José Guilherme C. Discurso e representação ou de como os baloma de Kiriwina podem reencarnar-se nas atuais pesquisas. In CARDOSO, Ruth (org). A aventura antropológica: teoria e pesquisa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. (pp 127-40).

MALINOWSKI, B. Introdução: Tema, Método e Objetivo dessa Pesquisa. In: MALINOWSKI, B. Os argonautas do Pacífico Ocidental. São Paulo: Abril Cultural. (Coleção Os Pensadores), 1977. (pp 17-34)

FONSECA, Cláudia. Quando cada caso não é um caso - pesquisa etnográfica em educação. Revista da ANPED - SP , n. 10, jan/abr 1999.

________________. PREPARANDO-SE PARA A VIDA: reflexões sobre escola e adolescência em grupos populares. Em Aberto, Brasília, ano 14, n.61, jan./mar. 1994. pp.144-155.

CORREA, Mariza. “Repensando a família patriarcal no Brasil (notas para o estudo das formas de organização familiar no Brasil). Colcha de retalhos. São Paulo: Brasiliense. 1982.

CORSARO, W. A. Entrada no campo, aceitação e natureza da participação nos estudos etnográficos com crianças pequenas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 443-464, maio-ago. 2005.

DEBERT, ,Guita G. Velhice e o curso da vida pós-moderno. REVISTA USP, São Paulo, n.42, p. 70-83, junho/agosto 1999

GUSMÂO, Neusa et al. Diversidade, cultura e educação. São Paulo: Biruta, 2009.

TRINDADE, Azolida L e SANTOS, Rafael. Multiculturalismo as mil e uma faces da escola. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1999.

LANGDON, E. J. Representações de doenças e itinerário terapêutico dos Siona da Amazônia colombiana, in: Santos, R V & Coimbra Jr., C E A (orgs.) Saúde e Povos Indígenas. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1994. (pp 115-141)
MALUF, Sônia. Organização familiar e relações de gênero. In:_Encontros noturnos, Bruxas e Bruxarias na Lagoa da Conceição. Rio de Janeiro, Rosa dos Tempos. 1993. (pp 19-51)

MILANI, Feizi M.. Adolescência e violência: mais uma forma de exclusão. Educ. rev., Curitiba , n. 15, p. , Dec. 1999 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601999000100009&lng=en&nrm=iso>. access on 27 Feb. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.194.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
18/02/2019
08/04/2019
O campo e a abordagem antropológicos: Eu e Nós
15/04/2019
20/05/2019
2. Métodos da pesquisa Antropológica:
27/05/2019
17/06/2019
3. A produção sociocultural da Identidade e da Diferença
Avaliações
Data Descrição
26/03/2019 1ª Avaliação
30/04/2019 2ª Avaliação
11/06/2019 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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