-

CLE/CCHL012 - TÓPICOS DE PESQUISA EM ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS - Turma: 01 (2019.1)

Tópicos Aulas
Introdução ao curso; Questões iniciais (04/05/2019 - 04/05/2019)
   Gimenez_pesquisaparticipativanalinguisticaaplicada.pdf 
Introdução ao curso; Questões iniciais (04/05/2019 - 04/05/2019)
Apresentação do curso. Conceito de Língua Adicional X Língua Estrangeira. Leitura e discussão do texto "Como ler um artigo científico". Relação entre Teoria e Prática. Formação de professores reflexivo. Competências de ensino de professores. Instruções para a primeira avaliação.
Links de entrevistas com Vera Menezes sobre como fazer pesquisa (11/05/2019 - 11/05/2019)

Vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=KhhQFu5UMTc

Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=bt2MnwIgAJY

Vídeo 3: https://www.youtube.com/watch?v=9mCzBdEOBJw

Vídeo 4: https://www.youtube.com/watch?v=CSXldk1hg3E

Vídeo 5: https://www.youtube.com/watch?v=j_k_owpv450

Vídeo 6: https://www.youtube.com/watch?v=Pgywj78xhyk

Vídeo 7: https://www.youtube.com/watch?v=9zRufXLhzfY

Métodos e técnicas de pesquisa em Linguística Aplicada (11/05/2019 - 11/05/2019)
Leitura e discussão do texto "Pesquisa participativa na linguística aplicada". O que é estudo etnográfica na área de linguagem. O que é pesquisa participativa, pesquisação e prática exploratória. O que são estudos sobre crenças de ensino aprendizagem de línguas. O lugar da pesquisa na sala de aula. Justificativas para pesquisas na escola pública. Leitura e discussão do texto "Brincar aprendendo ou aprender brincando? O inglês na infância." Formação de professores de língua inglesa para crianças.
Tópicos de pesquisa (11/05/2019 - 18/05/2019)
   Slides dos seminários
Período de Habilitação: 21/05/2019 às 13:00 a 31/05/2019 às 23:59
Tipos de Pesquisa (18/05/2019 - 18/05/2019)
  Research Methods in Applied Linguistics 
Disponibilizo o livro completo e indico a leitura do Capítulo "How to choose the appropriate research method"
    
Inicia em 21/05/2019 às 14h 0 e finaliza em 25/05/2019 às 12h 0
    
Inicia em 21/05/2019 às 14h 0 e finaliza em 01/06/2019 às 12h 0
Apresentações de Seminários (18/05/2019 - 18/05/2019)
Grupo 1: A relação professor pesquisador. Múltiplas perspectivas e possibilidades; Grupo 2: Teacher Education events: an etnographic perspective on learning to teach; Grupo 3: É pesquisa é? Ah, não quero, não, bem! Sobre pesquisa acadêmica e sua relação com a prática do professor de línguas; Grupo 4: ¿Podemos mejorar la calidad de la escritura en el posgrado? Algunas respuestas a partir de un proceso de investigación-acción; Grupo 5: Reflexões sobre ética e pesquisa; Grupo 6: English language teachers'conception of research.
Frequências da Turma
# Matrícula MAI Total
04 11 18
1 2018200**** 2 0 0 2
2 2018200**** 0 1 0 1
3 2018200**** 0 0 0 0
4 2018200**** 1 0 0 1
5 2018200**** 0 0 0 0
6 2018200**** 2 0 0 2
7 2018200**** 0 0 0 0
8 2018200**** 0 0 0 0
9 2018200**** 0 0 0 0
10 2018200**** 0 1 0 1
11 2018200**** 0 0 0 0
12 2018200**** 1 0 1 2
13 2018200**** 0 0 1 1
14 2018200**** 2 0 0 2
15 2018200**** 2 2 0 4
16 2018200**** 2 0 0 2
17 2018200**** 0 1 1 2
18 2018200**** 0 0 0 0
19 2018200**** 0 0 0 0
20 2018200**** 1 0 0 1
21 2018200**** 10 10 10 30
22 2018200**** 0 0 0 0
23 2018200**** 2 1 0 3
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018200**** 9,8 10,0 9,5 9,8 9.8 2 AM
2 2018200**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2018200**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 1 AM
4 2018200**** 9,8 9,8 9,8 10,0 9.9 1 AM
5 2018200**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2018200**** 9,8 9,8 9,8 9,8 9.8 2 AM
7 2018200**** 10,0 10,0 9,8 10,0 10.0 0 AM
8 2018200**** 10,0 10,0 9,8 10,0 10.0 0 AM
9 2018200**** 8,7 6,0 8,0 6,0 7.2 0 AM
10 2018200**** 9,5 9,8 9,8 9,7 9.7 0 AM
11 2018200**** 9,5 9,3 8,5 8,0 8.8 1 AM
12 2018200**** 9,2 9,5 9,5 9,7 9.5 1 AM
13 2018200**** 9,0 9,7 9,7 9,7 9.5 2 AM
14 2018200**** 9,5 10,0 10,0 9,7 9.8 2 AM
15 2018200**** 9,8 9,0 10,0 9,0 9.5 4 AM
16 2018200**** 8,5 9,5 9,5 9,5 9.3 2 AM
17 2018200**** 9,8 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2018200**** 10,0 9,7 9,5 9,5 9.7 2 AM
19 2018200**** 10,0 10,0 9,8 10,0 10.0 0 AM
20 2018200**** 9,5 9,5 9,5 9,8 9.6 1 AM
21 2018200**** 0,0 0,0 0,0 0,0 0.0 30 RF
22 2018200**** 9,5 9,5 9,7 9,7 9.6 0 AM
23 2018200**** 9,5 9,5 10,0 9,5 9.6 3 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A relação professor/pesquisador. Formação crítico-reflexiva de professores-pesquisadores de língua inglesa. Métodos e técnicas de pesquisa em Linguística Aplicada.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas e dialogadas através de textos;
Emprego de recursos variados de mídia (vídeo, Datashow, aparelho de som e outros).
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Resumo. Ficha de autoavaliação. Apresentação individual de seminário. Apresentação coletiva de seminário.
Horário de atendimento: manhã e tarde
Bibliografia: Bibliografia Básica:

ABRAHÃO, M.V. e BARCELOS, A. (Orgs.). Projetos de Educação Continuada: oportunizando o retorno de profissionais à universidade.Caderno de Resumos, XVIII ENPULI, Fortaleza, 2005.

BARTLETT, L. “Teacher development through reflective teaching”. In: J.C.Richardse D.Nunan(Orgs.). Second language teacher education. Cambridge: Cambridge University Press. 1990.

DÖRNYEI, Z. 2007. Research Methods in Applied Linguistics. Oxford: Oxford University Press.

FREIRE, M.M., ABRAHÃO, M.H.V. e BARCELOS, A.M.F. (Orgs.). Linguística Aplicada e Contemporaneidade.São Paulo, SP: LAB; Campinas, SP: Pontes Editores, 2005.

MOITA LOPES, L.P. Pesquisa Interpretativista em Linguística Aplicada. A Linguagem como Condição e Solução. São Paulo: PUSP, 1994.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
04/05/2019
04/05/2019
Introdução ao curso; Questões iniciais
04/05/2019
04/05/2019
Introdução ao curso; Questões iniciais
11/05/2019
11/05/2019
Métodos e técnicas de pesquisa em Linguística Aplicada
11/05/2019
18/05/2019
Tópicos de pesquisa
11/05/2019
11/05/2019
Links de entrevistas com Vera Menezes sobre como fazer pesquisa
18/05/2019
18/05/2019
Tipos de Pesquisa
18/05/2019
18/05/2019
Apresentações de Seminários
Avaliações
Data Descrição
04/05/2019 1ª Avaliação
11/05/2019 2ª Avaliação
18/05/2019 3ª Avaliação
25/05/2019 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Entrega da autoavaliação (Mala) e resumo do texto 21/05/2019
Seminários 10/05/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1074 06/05/2024 23:41