-

CMR0312 - LEITURA E PRODUCAO DE TEXTOS - Turma: 01 (2019.2)

Tópicos Aulas
Aprimorar a leitura e escrita (06/08/2019 - 22/08/2019)
Tipos e modos de leitura e escrita. o que é língua e gramática?
Descrição (27/08/2019 - 29/08/2019)
Trabalho com descrição: paisagem, objeto, acontecimento, pessoa (física e subjetiva).
Caso Pequeno Hanz (03/09/2019 - 05/09/2019)
Ler o caso, e fazer resumo e resenha crítica.
   Texto Pequeno Hanz 
Caso Dora (10/09/2019 - 12/09/2019)
Ler o Caso Dora e fazer resumo e resenha crítica.
Caso Homem dos Lobos (17/09/2019 - 19/09/2019)
Ler o Caso Homem dos Lobos e fazer resumo e resenha crítica.
Como se faz um Ensaio? (01/10/2019 - 31/10/2019)
Técnicas de Leitura e produção textual
Ensaio (05/11/2019 - 26/11/2019)
Confecção do ensaio: tema, ideia, objetivos, métodos, hipóteses, estrutura e argumentação lógica.
Encerramento da disciplina (28/11/2019 - 28/11/2019)
Aprimorei?
Exame Final (03/12/2019 - 10/12/2019)
Última chance para aprovação.
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
06 08 13 15 20 22 27 29 03 05 10 12 17 19 24 26 01 03 08 10 17 22 24 29 31 05 07 12 14 19 21 26 28 03
1 2019904**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 6
4 2019903**** 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 56
5 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 6
7 2019902**** 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 0 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 50
8 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
12 2019903**** 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 56
13 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
14 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
15 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
16 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
17 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 6
18 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
20 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
21 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2019905**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
23 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 6
24 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
25 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
26 2019905**** 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 56
27 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
28 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2019905**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 6
30 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 6
31 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 6
33 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
35 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
37 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
38 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 6
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019905**** 0,0 0,0 0,0 0.0 56 RF
2 2019905**** 9,0 8,5 8,7 8.7 0 AM
3 2019903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
4 2019905**** 9,0 8,5 9,4 9.0 2 AM
5 2019905**** 9,0 9,0 9,0 9.0 4 AM
6 2019905**** 8,8 7,0 8,4 8.1 6 AM
7 2019905**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
8 2019905**** 8,0 8,5 7,7 8.1 2 AM
9 2019904**** 8,8 9,0 9,2 9.0 6 AM
10 2019905**** 9,0 9,5 8,7 9.1 0 AM
11 2019905**** 7,8 8,0 8,6 8.1 0 AM
12 2019903**** 8,0 8,5 8,8 8.4 6 AM
13 2019905**** 9,6 9,0 9,3 9.3 2 AM
14 2019903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 56 RF
15 2019904**** 8,0 8,7 9,0 8.6 4 AM
16 2019905**** 10,0 10,0 9,8 9.9 2 AM
17 2019905**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
18 2019905**** 9,5 9,0 9,0 9.2 6 AM
19 2019905**** 8,5 8,0 7,9 8.1 6 AM
20 2019905**** 9,0 9,0 8,0 8.7 0 AM
21 2019905**** 9,0 9,0 9,0 9.0 2 AM
22 2019905**** 9,0 9,0 9,2 9.1 0 AM
23 2019905**** 8,8 9,0 9,1 9.0 2 AM
24 2019905**** 8,0 8,0 8,0 8.0 4 AM
25 2019905**** 9,4 9,6 10,0 9.7 6 AM
26 2019904**** 9,0 9,5 9,3 9.3 2 AM
27 2019905**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
28 2019904**** 7,5 7,5 7,5 7.5 4 AM
29 2019905**** 9,0 9,0 9,5 9.2 0 AM
30 2019904**** 9,0 8,8 9,3 9.0 6 AM
31 2019905**** 9,5 9,1 9,3 9.3 0 AM
32 2019905**** 8,0 8,0 7,0 7.7 6 AM
33 2019902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 50 RF
34 2019905**** 9,0 9,0 9,4 9.1 4 AM
35 2019904**** 7,0 7,0 7,0 7.0 4 AM
36 2019903**** 8,0 8,0 8,0 8.0 4 AM
37 2019905**** 9,6 9,2 9,4 9.4 6 AM
38 2019903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 56 RF

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Leitura ativa, analítica e critica de textos. Planejamento e produção de resumos, resenhas criticas e textos dissertativos-argumentativos.
Objetivos: Geral: Desenvolver atitude crítica e reflexiva em relaçao ao uso e domínio da Língua Portuguesa. Específicos: ? Discutir sobre a importância do estudo da Língua Portuguesa; ? Dominar as especificidades da análise do discurso oral e escrito, através de exercícios práticos de leitura e escrita; ? Discutir os diferentes aspectos da produçao de texto; ? Produzir textos coerentes e criativos.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas
Leituras e trabalhos individuais e em grupo
Debate em sala de aula
Filmes
Estudo de Caso
Ensaio
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será ao longo da disciplina, observando o interesse e a participação, leituras e questionamentos, pontualidade e frequência. Além disso, teremos trabalho com escrita e com a leitura.
Horário de atendimento: 14h as 18h
Bibliografia: Bibliografia Básica
KAUFMAN, Ana Maria. Escola; Leitura e Produção de Textos. São Paulo: ARTMED.
MEIRELLES, Maria de Lurdes. Leitura Produção de Textos e a Escola. São Paulo: Mercado de Letras.
NICOLA, Jose de. Praticas de Linguagem Leitura Produção Textos. São Paulo: Scipione.


1. ABREU, Antônio Suárez. Curso de Redação. São Paulo: Ática, 2003.
2. GREGOLIN, Maria do Rosário. Foucault e Pêcheux: na análise do discurso – diálogo e duelos. São Carlos: Claraluz, 2004.
3. KAUFMAN, Ana Maria. Escola; Leitura e Produção de Textos. São Paulo: ARTMED.
4. KOCH, Ingedore Villaça & TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1998.
5. MAINGUENEAU, D. Novas Tendências em Análise do Discurso. Pontes, 1989.
6. MEIRELLES, Maria de Lurdes. Leitura Produção de Textos e a Escola. São Paulo: Mercado de Letras.
7. NICOLA, Jose de. Práticas de Linguagem Leitura Produção Textos. São Paulo: Scipione.
8. ORLANDI, Eni. Análise do discurso: princípios e fundamentos. Campinas: Pontes, 2001.
9. _____. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes, 1996.
10. _____. Discurso e Texto. Pontes, 2001.
11. PÊCHEUX, M. Delimitações, Inversões, Deslocamentos. Cad.Est.ling., Campinas, (19):7-24, jul./dez. 1990.
12. PÊCHEUX, M. O Discurso: Estrutura ou Acontecimento. Pontes, Campinas, 1990.
13. PÊCHEUX, M.(1975). Semântica e Discurso - uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editora da Unicamp, 1988.
14. PERELMAN, C. & OLBRECHTS-TYTECA (1996). Tratado da argumentação. São Paulo: Martins Fontes.
15. PLANTIN, C (1970). Le Champ de l’Argumentation. Bruxelas, PUB. PLANTIN, C. (1977) L’Empire Rhétorique. Paris, Vrin.
16. PLANTIN, C. e Olbrechts-Tyteca, L. (1970) Traité de l’Argumentation: la Nouvelle Rhétorique. Bruxelas, PUB.
17. PLANTIN, C. (1990) Essais sur l’Argumentation. Paris, Kimé.
18. POSSENTI, S. Os Limites do Discurso. Curitiba: Criar Edições, 2002.
19. RECANATI, François. (1979) La transparência y la enunciación. Introducción a la Prgmática. Buenos Aires: Hachette, 1981.
20. PLATÃO, F. S. & FIORIN, J. L. Para entender o texto. 15ª ed. São Paulo: Ática, 1999.
21. TEIXEIRA, Marlene. Análise do discurso e Psicanálise: elementos para uma abordagem do sentido no discurso. Porto Alegre: Edipucs, 2005.
22. TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação – uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.
23. ZILBERMAN, Regina & THEODORO, Ezequiel (org.) Leitura – perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 2000.




Bibliografia Complementar

1. ACHARD, P. [et al.] Papel da Memória. Pontes, 1999.
2. ALTHUSSER, L Freud e Lacan. Marx e Freud. Graal, Rio de Janeiro, 1984.
3. ALTHUSSER, L. Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado. Presença, Lisboa,1974.
4. ANSCOMBRE, J.C. et DUCROT, O. (1983). L'argumentation dans la langue. Bruxelles, Mardaga.
5. ANDRADE, Maria Margarida de. & HENRIQUES, Antonio. Língua Portuguesa – Noções para cursos superiores. São Paulo: Atlas, 1999.
6. FOUCAULT, M. A Arqueologia do Saber. Vozes, Petrópolis, 1972.
7. FOUCAULT, M. A Ordem do Discurso. Loyola, São Paulo, 1996.
8. GUIMARÃES, E. Os Limites do Sentido. Pontes. Campinas, 1995.
9. GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1988.
10. KATO, Mary A. No mundo da escrita – uma perspectiva psicolingüística. 7ª ed. São Paulo: Ática, 2001.
11. KERBRAT-ORECCHIONI, Catherine. (1980) La enunciación. De la subjetividad en el lenguaje. Buenos Aires: Hachette, 1986.
12. KERBRAT-ORECCHIONI, Catherine. (1980) La enunciación. De la subjetividad en el lenguaje. Trad. G. Anfora & E. Gregores. Buenos Aires: Hachette, 1986.
13.
14. KOCH, Ingedore Villaça. Otexto e a construção dos sentidos. 4ª ed. São Paulo: Contexto, 2000.
15. _____________. A coesão textual. 10ª ed. São Paulo: Contexto, 1998.
16. MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa. 8ª ed. rev. e ampl. São Paulo: Saraiva, 1999.
17. SOUZA, Luiz Marques & CARVALHO, Sérgio Waldeck de. Compreensão e Produção de Textos. 4ª ed. Petrópolis: Vozes, 1999.


Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
06/08/2019
22/08/2019
Aprimorar a leitura e escrita
27/08/2019
29/08/2019
Descrição
03/09/2019
05/09/2019
Caso Pequeno Hanz
10/09/2019
12/09/2019
Caso Dora
17/09/2019
19/09/2019
Caso Homem dos Lobos
01/10/2019
31/10/2019
Como se faz um Ensaio?
05/11/2019
26/11/2019
Ensaio
28/11/2019
28/11/2019
Encerramento da disciplina
03/12/2019
10/12/2019
Exame Final
Avaliações
Data Descrição
27/08/2019 1ª Avaliação
24/09/2019 2ª Avaliação
22/10/2019 3ª Avaliação
19/11/2019 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula 17/10 17/10/2019
Aula 10/10 10/10/2019
Aula 05/09 05/09/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 11:16