• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

CMR0316 - HISTORIA E EPISTEMOLOGIA DA PSICOLOGIA - Turma: 01 (2019.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina. (05/08/2019 - 05/08/2019)

Apresentação da ementa da disciplina, seu conteúdo programático, os textos que serão utilizados e o método de avaliação.

O que é epistemologia? (07/08/2019 - 12/08/2019)

Apresentação e discussão dos textos “Alguns instrumentos conceituais” e “O que é epistemologia?”.

In: JAPIASSU, Hilton. Introdução ao pensamento epistemológico. 4. ed. Rio de Janeiro: F. Alves, 1986. (p. 13 – 39).

O Espaço epistemológico da Psicologia. (19/08/2019 - 19/08/2019)

Apresentação e discussão do texto “O espaço epistemológico da psicologia”.

In: JAPIASSU, Hilton. A Psicologia dos psicólogos. 2. ed. Rio de Janeiro: Imago, 1983. (p. 21 – 49).

A evolução da Psicologia. (21/08/2019 - 21/08/2019)

Apresentação e discussão do texto “A evolução da Psicologia”.

In: BOCK, Ana  Mercês Bahia et all. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 14. ed. São Paulo: Ed. Saraiva, 2008. (p. 32 – 45).

O estruturalismo. (26/08/2019 - 26/08/2019)

Apresentação e discussão do texto “O estruturalismo”.

In: SCHULTZ, Duane P. & SHULTZ, Sydney Ellen. História da psicologia moderna. São Paulo: Thomson, 2006. (capítulo 5, p. 105 – 119).

O funcionalismo: desenvolvimento e fundação. (28/08/2019 - 28/08/2019)

Apresentação e discussão do texto “Psicologia aplicada: a herança do funcionalismo”.

In: SCHULTZ, Duane P. & SHULTZ, Sydney Ellen. História da psicologia moderna. São Paulo: Thomson, 2006. (capítulo 7, p. 151 – 182).

Psicologia aplicada: a herança do funcionalismo. (02/09/2019 - 02/09/2019)

Apresentação e discussão do texto “Psicologia aplicada: a herança do funcionalismo”.

In: SCHULTZ, Duane P. & SHULTZ, Sydney Ellen. História da psicologia moderna. São Paulo: Thomson, 2006. (capítulo 8, p. 183 – 225).

Psicanálise: primórdios. (04/09/2019 - 11/09/2019)

Apresentação e discussão do texto:“Psicanálise: primórdios”.

In: SCHULTZ, Duane P. & SHULTZ, Sydney Ellen. História da psicologia moderna. São Paulo: Thomson, 2006. (capítulo 13, p. 345 – 384).

Psicanálise: após a fundação. (16/09/2019 - 18/09/2019)

Apresentação e discussão do texto:“Psicanálise: após a fundação”.

InSCHULTZ, Duane P. & SHULTZ, Sydney Ellen. História da psicologia moderna. São Paulo: Thomson, 2006. (capítulo 14, p. 386 – 422).

1a. Avaliação (23/09/2019 - 23/09/2019)

1o. Processo avaliativo.

Behaviorismo: os primórdios. (25/09/2019 - 25/09/2019)

Apresentação e discussão do texto:“Behaviorismo: os primórdios”.

In: SCHULTZ, Duane P. & SHULTZ, Sydney Ellen. História da psicologia moderna. São Paulo: Thomson, 2006. (capítulo 10, p. 255 – 280).

Behaviorismo: após a fundação. (30/09/2019 - 30/09/2019)

Apresentação e discussão do texto:“Behaviorismo: após a fundação”.

In: SCHULTZ, Duane P. & SHULTZ, Sydney Ellen. História da psicologia moderna. São Paulo: Thomson, 2006. (capítulo 11, p. 281 – 314).

Psicologia da Gestalt. (07/10/2019 - 07/10/2019)

Apresentação e discussão do texto: “Psicologia da Gestalt”.

In: SCHULTZ, Duane P. & SHULTZ, Sydney Ellen. História da psicologia moderna. São Paulo: Thomson, 2006. (capítulo 12, p. 316 – 343).

A Psicologia Humanista. (09/10/2019 - 14/10/2019)

Apresentação e discussão do texto: “A evolução da psicologia contemporânea”.

In: SCHULTZ, Duane P. & SHULTZ, Sydney Ellen. História da psicologia moderna. São Paulo: Thomson, 2006. (capítulo 15, p. 424 – 448).

A Psicologia Cognitiva. (16/10/2019 - 21/10/2019)

Apresentação e discussão do texto: “A evolução da psicologia contemporânea”.

In: SCHULTZ, Duane P. & SHULTZ, Sydney Ellen. História da psicologia moderna. São Paulo: Thomson, 2006. (capítulo 15, p. 424 – 448).

2a. Avaliação. (23/10/2019 - 23/10/2019)

2o. Processo Avaliativo.

A Psicologia Sócio-Histórica. (30/10/2019 - 04/11/2019)

Apresentação e discussão do texto: “Psicologias em construção”.

In: BOCK, Ana Mercês Bahia et all. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. São Paulo: Ed. Saraiva, 1999. (p. 85 – 96).

A Psicologia Transpessoal. (06/11/2019 - 11/11/2019)

Apresentação e discussão do texto: “A psicologia transpessoal”.

- GUIMARÃES, Carlos Antônio Fragoso. A psicologia transpessoal.

In: http://yesod.sites.uol.com.br/cadernos/edicao1/psico.htm.

A Psicologia Positiva. (13/11/2019 - 18/11/2019)

Apresentação e discussão do texto: "A Psicologia Positiva: uma nova abordagem para antigas questões".

DOS SANTOS PALUDO, Simone; KOLLER, Sílvia Helena. Psicologia Positiva: uma nova abordagem para antigas questões. Paidéia, v. 17, n. 36, p. 9-20, 2007.

In: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v17n36/v17n36a02.pdf

3a. Avaliação. (20/11/2019 - 20/11/2019)

3o. Processo Avaliativo.

Encerramento da disciplina. (25/11/2019 - 25/11/2019)

Encerramento da disciplina.

Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
05 07 12 19 21 26 28 02 04 09 11 16 18 23 25 30 07 09 14 16 21 23 30 04 06 11 13 18 20 25
1 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
2 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2019903**** 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 56
5 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2019905**** 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
7 2019902**** 2 2 2 2 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
8 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2019903**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
13 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
15 2019905**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
16 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
17 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
18 2019905**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
19 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
22 2019905**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
23 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2019905**** 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 56
27 2019903**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
28 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2019905**** 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
33 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
35 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
37 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
38 2019905**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019905**** 0,0 0,0 0,0 0.0 56 RF
2 2019903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
3 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
5 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2019904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2019903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2019903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
14 2019904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
18 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
19 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
20 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
21 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
24 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
25 2019904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
26 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
27 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
28 2019904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
29 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
30 2019904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
31 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
32 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
33 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 14 AM
34 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
35 2019904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
36 2019903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
37 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
38 2019903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 56 RF

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Visão ampla da psicologia, da evolução de seu objeto e método, numa perspectiva histórica e epistemológica. As transformações dos conceitos que deram origem e moldaram a psicologia moderna. História da Psicologia. História da Psicologia na América Latina e no Brasil. Concepção de ser humano nas teorias: associacionismo, estruturalismo, funcionalismo. Psicologia da “gestalt”, psicologia comportamental, psicanálise e cognitivismo.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aulas expositivas dialogadas;
• Leitura e discussões de textos;
• Atividades em grupos e/ou individual.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O desempenho do aluno será avaliado tanto individualmente como coletivamente nos seguintes itens:
• Assiduidade às aulas e demais atividades realizadas no decorrer da disciplina;
• Qualidade dos trabalhos produzidos;
• Responsabilidade no cumprimento das atividades programadas;
• Frequência mínima de 75% nas atividades da disciplina.
Horário de atendimento:
Bibliografia: CARPIGIANI, Berenice. Psicologia: das raízes aos movimentos contemporâneos. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2002.
FIGUEIREDO, L. C. Revisitando as psicologias: da epistemologia à ética das práticas e discursos psicológicos. Petrópolis: Vozes, 2004.
------------. Matrizes do pensamento psicológico. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
FIGUEIREDO, L. C. & SANTI, P. L. R. de. Psicologia: uma (nova) introdução – uma visão histórica da psicologia como ciência. 2. ed. São Paulo: EDUC, 2006.
JACÓ-VILELA, Ana Maria; CEREZZO, Antônio Carlos; RODRIGUES, Heliana de Barros Conde. Clio-Psyché ontem: fazeres e dizeres psi na história do Brasil. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
JACÓ-VILELA, Ana Maria; FERREIRA, Arthur Arruda Leal; PORTUGAL, Francisco Teixeira. (Orgs.). História da Psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: NAU, 2005.
JAPIASSU, Hilton. A Psicologia dos psicólogos. 2. ed. Rio de Janeiro: Imago, 1983.
------------. Introdução ao pensamento epistemológico. 4. ed. Rio de Janeiro: F. Alves, 1986.
NYE, Robert D. Três psicologias: ideias de Freud, Skinner e Rogers. Sao Paulo: Pioneira, 2002.
MASSIMI, Marina. & GUEDES, Maria do Carmo. História da Psicologia no Brasil: novos estudos. São Paulo: EDUC & Cortez, 2004.
MASSIMI, Marina. (Org.). História da Psicologia no Brasil do século XX. São Paulo: EPU, 2004.
SCHULTZ, Duane P. & SHULTZ, Sydney Ellen. História da psicologia moderna. São Paulo: Thomson, 2006.
GOODWIN, C. J. História da psicologia moderna. São Paulo: Cultrix, 2005.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
05/08/2019
05/08/2019
Apresentação da disciplina.
07/08/2019
12/08/2019
O que é epistemologia?
19/08/2019
19/08/2019
O Espaço epistemológico da Psicologia.
21/08/2019
21/08/2019
A evolução da Psicologia.
26/08/2019
26/08/2019
O estruturalismo.
28/08/2019
28/08/2019
O funcionalismo: desenvolvimento e fundação.
02/09/2019
02/09/2019
Psicologia aplicada: a herança do funcionalismo.
04/09/2019
11/09/2019
Psicanálise: primórdios.
16/09/2019
18/09/2019
Psicanálise: após a fundação.
23/09/2019
23/09/2019
1a. Avaliação
25/09/2019
25/09/2019
Behaviorismo: os primórdios.
30/09/2019
30/09/2019
Behaviorismo: após a fundação.
07/10/2019
07/10/2019
Psicologia da Gestalt.
09/10/2019
14/10/2019
A Psicologia Humanista.
16/10/2019
21/10/2019
A Psicologia Cognitiva.
23/10/2019
23/10/2019
2a. Avaliação.
30/10/2019
04/11/2019
A Psicologia Sócio-Histórica.
06/11/2019
11/11/2019
A Psicologia Transpessoal.
13/11/2019
18/11/2019
A Psicologia Positiva.
20/11/2019
20/11/2019
3a. Avaliação.
25/11/2019
25/11/2019
Encerramento da disciplina.
Avaliações
Data Descrição
23/09/2019 1ª Avaliação
23/10/2019 2ª Avaliação
20/11/2019 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Segunda-feira, dia 14/10, não haverá aula de História e Epistemologia da Psicologia 11/10/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 11:26