-

CMR0322 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO I - Turma: 01 (2019.2)

Tópicos Aulas
Introdução à disciplina (05/08/2019 - 07/08/2019)
Possibilitar o estudo e a compreensão do desenvolvimento humano em sua fase que abrange desde os primórdios do desenvolvimento até a terceira infância, enfatizando a inter-relação entre as dimensões biológica, sócio-cultural, afetiva e cognitiva.
O conceito de Infância (12/08/2019 - 19/08/2019)
- Situar o estudo de desenvolvimento humano; - Compreender a construção sócio-histórica e cultural do conceito de infância.
Freud (21/08/2019 - 26/08/2019)
Apresentar as principais teorias do desenvolvimento humano.
Piaget (28/08/2019 - 04/09/2019)
Apresentar as principais teorias do desenvolvimento humano.
Vigostky (09/09/2019 - 11/09/2019)
Apresentar as principais teorias do desenvolvimento humano.
Diário de Leitura da 1ª Infância (16/09/2019 - 02/10/2019)
-Contextualizar o desenvolvimento humano na sua multidimensionalidade (dimensão biológica, dimensão social, dimensão subjetiva e dimensão cognitiva); -Pensar questões contemporâneas relacionadas à Psicologia do Desenvolvimento; - A primeira infância (desenvolvimento físico; desenvolvimento cognitivo; desenvolvimento psicossocial)
Wallon (09/10/2019 - 30/10/2019)
Apresentar as principais teorias do desenvolvimento humano.
   Wallon 
Coletânea de textos sobre/de Wallon. Para leitura e discussão (em sala de aula) e base para o Estudo Dirigido (Fórum no SIGAA).
   Wallon e o desenvolvimento infantil
Período de Habilitação: 13/11/2019 às 16:00 a 27/11/2019 às 23:59
Diário de Leitura da 2ª Infância (04/11/2019 - 06/11/2019)
-Contextualizar o desenvolvimento humano na sua multidimensionalidade (dimensão biológica, dimensão social, dimensão subjetiva e dimensão cognitiva); -Pensar questões contemporâneas relacionadas à Psicologia do Desenvolvimento; - A segunda infância (desenvolvimento físico; desenvolvimento cognitivo; desenvolvimento psicossocial)
Diário de Leitura da 3ª Infância (11/11/2019 - 18/11/2019)
-Contextualizar o desenvolvimento humano na sua multidimensionalidade (dimensão biológica, dimensão social, dimensão subjetiva e dimensão cognitiva); -Pensar questões contemporâneas relacionadas à Psicologia do Desenvolvimento; - A terceira infância (desenvolvimento físico; desenvolvimento cognitivo; desenvolvimento psicossocial)
O Desenho Infantil (20/11/2019 - 20/11/2019)
Análises psico-filosóficas de como a criança começa a desenhar.
  O desenho infantil 
Explorar como a psicologia "interpreta" o desenho infantil.
Prova Escrita (25/11/2019 - 25/11/2019)
Terceira e última avaliação objetiva e individual da disciplina, que envolve todo o conteúdo estudado. Questões relacionadas ao desenvolvimento humano, até a terceira infância.
Encerramento da Disciplina (27/11/2019 - 27/11/2019)
Entrelaçamento das idéias!
Exame Final (02/12/2019 - 11/12/2019)
Exame Final para aqueles que não alcançaram a nota mínima 7,0 para a aprovação na disciplina.
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
05 07 12 19 21 26 28 02 04 09 11 16 18 23 25 30 02 07 09 14 16 21 23 30 04 06 11 13 18 20 25 27
1 2019900**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 64
2 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 4
4 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2
8 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
9 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2019902**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 64
12 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 4
13 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 4
15 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
16 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
17 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 6
18 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 4
21 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
22 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 8
23 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
24 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
26 2019900**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 8
27 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 6
29 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 2 0 0 0 8
31 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
32 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 6
34 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
37 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
38 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
39 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
40 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
41 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
42 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
43 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
44 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
45 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019900**** 10,0 7,6 8,0 8.5 4 AM
2 2019900**** 10,0 9,0 8,0 9.0 0 AM
3 2019902**** 10,0 7,8 9,0 8.9 4 AM
4 2019902**** 10,0 9,0 9,0 9.3 4 AM
5 2019903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2019901**** 10,0 8,8 10,0 9.6 4 AM
7 2019902**** 10,0 8,5 10,0 9.5 4 AM
8 2019901**** 10,0 8,5 9,0 9.2 6 AM
9 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2019902**** 10,0 9,0 9,0 9.3 0 AM
11 2019902**** 10,0 8,3 10,0 9.4 2 AM
12 2019902**** 10,0 10,0 9,0 9.7 8 AM
13 2019901**** 10,0 9,0 8,0 9.0 0 AM
14 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2019902**** 7,0 9,0 10,0 8.7 0 AM
17 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
18 2019902**** 10,0 8,9 10,0 9.6 6 AM
19 2019900**** 10,0 8,8 9,0 9.3 8 AM
20 2019900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
21 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
22 2019900**** 10,0 8,4 10,0 9.5 0 AM
23 2019903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
26 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
27 2019902**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
28 2019900**** 10,0 8,6 10,0 9.5 4 AM
29 2019902**** 10,0 9,2 10,0 9.7 2 AM
30 2019902**** 10,0 8,0 3,0 7.0 0 AM
31 2019902**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
32 2019902**** 10,0 9,0 8,0 9.0 0 AM
33 2019901**** 10,0 7,7 8,0 8.6 2 AM
34 2019902**** 10,0 9,0 9,0 9.3 4 AM
35 2019900**** 10,0 8,5 10,0 9.5 4 AM
36 2019901**** 8,8 7,4 0,0 8.0 6.7 8 EF
37 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
38 2019900**** 7,0 8,4 10,0 8.5 6 AM
39 2019902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
40 2019902**** 10,0 10,0 9,0 9.7 2 AM
41 2019903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
42 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
43 2019902**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
44 2019903**** 10,0 10,0 8,0 9.3 0 AM
45 2019900**** 10,0 8,7 9,0 9.2 2 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Desenvolvimento psicológico da criança. Constituição do sujeito psíquico de acordo com as diferentes abordagens teóricas do desenvolvimento. Abordagem crítica e integradora dessas diferentes visões do desenvolvimento infantil. Influências históricas, sociais, geo-políticas e ambientais. Discussão de tópicos atuais relacionados com o tema.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas, estudo dirigido, discussão de textos indicados, Diário de Leitura e debate.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O aluno será avaliado de forma qualitativa e quantitativa através dos seguintes critérios:
1- Frequência mínima de 75% da carga horária;
2- Participação ativa do aluno nas atividades propostas, observando: responsabilidade, interesse, participação, compromisso com as atividades, pontualidade, assiduidade e qualidade dos trabalhos produzidos;
3- Diário de Leitura e Debates;
4- Estudo dirigido sobre Wallon;
5- Prova escrita.
Horário de atendimento: 14h as 18h
Bibliografia: BEE, Helen. O ciclo vital. Porto Alegre, ARTMED, 2000.
NEWCOMBE, N. Desenvolvimento infantil: abordagem de Mussen. 8.ed. Porto Alegre, ARTMED, 1999.
PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W. Desenvolvimento humano. 7.ed. Porto Alegre, ARTMED, 2001.

7- BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ARIES, Philippe. História Social da Criança e da Família. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.
BIAGGIO, Ângela M. Brasil. Psicologia do desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1985.
DAVIS, Cláudia. Piaget ou Vygotsky: uma falsa questão. Viver Mente & Cérebro. Coleção Memória da Pedagogia. Lev Seminovich Vygotsky, n. 2. Rio de Janeiro: Ediouro; São Paulo: Segmento-Duetto, 2005. pp. 38 – 49.
GUARESCHI, N. M. De que infância a Psicologia do Desenvolvimento fala? In: GUARESCHI, N. M. F.; HUNING,S. M. Implicações da psicologia no contemporâneo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.
LANJONQUIÈRE, L. Aquilo que da infância não cessa de se inscrever. In: COSTA, M. F. V.; ATEM, E. (orgs.). Alteridade: o outro como problema. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora Ltda, 2001.
LEITE, Dante Moreira (org.). O desenvolvimento da criança. 3ª Ed. São Paulo: UNESP, 2010.
LURIA, A. R. Desenvolvimento Cognitivo: seus fundamentos culturais e sociais. 6ªed. São Paulo: Ícone, 2010.
MACHADO, Maria Marcondes. Merleau-Ponty e Educação. Rio de janeiro: Autêntica, 2010.
MERLEAU-PONTY, M. Merleau-Ponty na Sorbonne - resumo de cursos de psicossociologia e filosofia. Campinas: Papirus, 1990.
_____. Psicologia e Pedagogia da Criança. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
PIAGET, J. Seis Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense /Universitária, 1967.
_____ . O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
PIAGET, J.; INHELDER, B. A psicologia da criança. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Difel, 2009.
RAPPAPORT, Clara Regina et al. Teorias do desenvolvimento: conceitos fundamentais. São Paulo: EPU, 1991.
SANTOS, M. S. et al. Psicologia do desenvolvimento: teorias e temas contemporâneos. Fortaleza: Liber Livro, 2008.
TAILLE, Y.; OLIVEIRA, M. K.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
_____ . Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11ª Ed. São Paulo: Ícone, 2010.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
05/08/2019
07/08/2019
Introdução à disciplina
12/08/2019
19/08/2019
O conceito de Infância
21/08/2019
26/08/2019
Freud
28/08/2019
04/09/2019
Piaget
09/09/2019
11/09/2019
Vigostky
16/09/2019
02/10/2019
Diário de Leitura da 1ª Infância
09/10/2019
30/10/2019
Wallon
04/11/2019
06/11/2019
Diário de Leitura da 2ª Infância
11/11/2019
18/11/2019
Diário de Leitura da 3ª Infância
20/11/2019
20/11/2019
O Desenho Infantil
25/11/2019
25/11/2019
Prova Escrita
27/11/2019
27/11/2019
Encerramento da Disciplina
02/12/2019
11/12/2019
Exame Final
Avaliações
Data Descrição
02/10/2019 1ª Avaliação
06/11/2019 2ª Avaliação
25/11/2019 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula 12/11 12/11/2019
Aula 23/10 23/10/2019
Aula 30/09 30/09/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1080 02/06/2024 02:26