• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

CPSIC/CMRV005 - PSICOLOGIA E PROCESSOS ENSINO APRENDIZAGEM I - Turma: 01 (2019.2)

Tópicos Aulas
Introdução ao objeto de estudo da disciplina, organização e orientações para a realização das atividades e dos critérios de avaliação dos trabalhos realizados. (05/08/2019 - 05/08/2019)
   PLANO DE CURSO_PSICOLOGIA_E_PROCESSOS_APREND_I_2019.2.pdf 
Identidade de aprendiz como construto emergente na nova ecologia da aprendizagem do século XXI (09/08/2019 - 09/08/2019)
nova ecologia da aprendizagem do século XXI no marco da sociedade da informação (12/08/2019 - 12/08/2019)
Relação histórica entre Psicologia e Educação. (16/08/2019 - 16/08/2019)
Fundamentos filosóficos e epistemológicos das diferentes perspectivas teóricas acerca da aprendizagem (19/08/2019 - 19/08/2019)
Processos de ensino-aprendizagem dentro de uma perspectiva sociocultural e situada (aprendizagem significativa, influencia educativa, aprendizagem colaborativa, identidade de aprendiz, personalização da aprendizagem) (23/08/2019 - 23/08/2019)
Aprendizagem ao longo da vida (lifelong learning) através da participação em diferentes contextos de atividade. (26/08/2019 - 26/08/2019)
As tecnologias da informação e comunicação (TIC) como artefatos culturais mediadores dos processos de ensino-aprendizagem (30/08/2019 - 30/08/2019)
Apresentação e debate sobre o filme “Como estrelas na terra” (02/09/2019 - 02/09/2019)
Avaliação da aprendizagem: Estudo dirigido sobre o filme à luz dos construtos teóricos estudados, abordando: papel da família, intervenção psicoeducativa, aspectos biológicos, emocionais e socioculturais da aprendizagem e das dificuldades em aprender (06/09/2019 - 06/09/2019)
    
Inicia em 04/09/2019 às 0h 0 e finaliza em 16/09/2019 às 23h 59
Debate sobre os teóricos: a aprendizagem segundo Skinner e Piaget (09/09/2019 - 09/09/2019)
Orientações para a elaboração do trabalho escrito sobre os teóricos da aprendizagem. (13/09/2019 - 13/09/2019)
Tendências teóricas na Psicologia da educação: Vygotsky e Wallon (16/09/2019 - 16/09/2019)
Tendências teóricas na Psicologia da educacão: perspectivas de Freud e Rógers (20/09/2019 - 20/09/2019)
Entrega do trabalho escrito sobre os teóricos da aprendizagem. (23/09/2019 - 23/09/2019)
    
Inicia em 04/09/2019 às 0h 0 e finaliza em 23/09/2019 às 23h 59
Avaliação da aprendizagem: seminários sobre as teorias da aprendizagem (27/09/2019 - 27/09/2019)
Avaliação da aprendizagem: seminários sobre as teorias da aprendizagem
Feedback formativo sobre os trabalhos realizados: potencialidades e dificuldades a serem superadas. (30/09/2019 - 30/09/2019)
Aprendizagem e comportamento segundo Skinner (04/10/2019 - 04/10/2019)
Teoria do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget: assimilacao, acomodacao e equilibracao majorante. (07/10/2019 - 07/10/2019)
Perspectiva histórico-cultural da aprendizagem segundo Vygotsky (11/10/2019 - 11/10/2019)
Aprendizagem e emoções: contribuições de Wallon à prática educativa (14/10/2019 - 14/10/2019)
Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação: mais além dos mecanismos de defesa. (18/10/2019 - 18/10/2019)
Rógers e a educação centrada no aluno. (21/10/2019 - 21/10/2019)
Aprendizagem significativa segundo Ausubel. (25/10/2019 - 25/10/2019)
Integrando conhecimentos para atuar sobre processos educativos: um olhar crítico sobre as teorias. (28/10/2019 - 28/10/2019)
Orientações gerais sobre a elaboração dos projetos de pesquisa. (01/11/2019 - 01/11/2019)
Delimitando o objeto de estudo, definindo objetivos e perguntas de investigacao. (04/11/2019 - 04/11/2019)
Delimitando uma metodologia compatível com os objetivos: instrumentos e procedimentos de coleta e análise de dados. (08/11/2019 - 08/11/2019)
Construindo a fundamentacao teórica do projeto de pesquisa tendo a aprendizagem como objeto de estudo. (11/11/2019 - 11/11/2019)
Planejando a prática de pesquisa: construindo o cronograma de execucao. (15/11/2019 - 15/11/2019)
Orientações gerais sobre a apresentação dos projetos de pesquisa. (18/11/2019 - 18/11/2019)
Avaliação da aprendizagem: projeto de pesquisa abordando aspectos da aprendizagem como objeto de estudo (22/11/2019 - 22/11/2019)
Avaliação da aprendizagem: projeto de pesquisa abordando aspectos da aprendizagem como objeto de estudo
Apresentacao dos projetos de pesquisa elaborados tendo a aprendizagem como objeto de estudo. (25/11/2019 - 25/11/2019)
Apresentacao dos projetos de pesquisa elaborados tendo a aprendizagem como objeto de estudo. (29/11/2019 - 29/11/2019)
Apresentacao dos projetos de pesquisa elaborados tendo a aprendizagem como objeto de estudo. (02/12/2019 - 02/12/2019)
Feedback formativo acerca dos projetos de pesquisa elaborados tendo a aprendizagem como objeto de estudo. (06/12/2019 - 06/12/2019)
Encerramento da disciplina. Avaliacao conjunta das atividades levadas a cabo durante o semestre. (09/12/2019 - 09/12/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
05 09 12 16 19 23 26 30 02 06 09 13 16 20 23 27 30 07 11 14 18 21 25 01 04 08 11 18 22 25 29 02 06 09
1 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
2 2018904**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 68
3 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2017909**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 68
6 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
26 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2018903**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
3 2018905**** 9,5 9,5 9,0 9.3 0 AM
4 2018904**** 9,5 9,5 10,0 9.7 0 AM
5 2018905**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 AM
6 2018905**** 10,0 10,0 8,5 9.5 0 AM
7 2018905**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 AM
8 2018904**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
9 2018905**** 9,0 9,5 8,0 8.8 2 AM
10 2018905**** 10,0 10,0 7,5 9.2 0 AM
11 2018904**** 10,0 10,0 7,5 9.2 0 AM
12 2018904**** 7,0 7,0 10,0 8.0 0 AM
13 2018904**** 9,5 9,5 10,0 9.7 0 AM
14 2018905**** 9,5 9,5 8,0 9.0 0 AM
15 2018904**** 9,0 9,5 9,5 9.3 0 AM
16 2018904**** 9,5 9,5 10,0 9.7 0 AM
17 2018904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 34 RF
18 2018903**** 9,0 9,5 0,0 0.0 3.1 0 RN
19 2018904**** 9,5 9,5 10,0 9.7 0 AM
20 2017909**** 0,0 0,0 0,0 0.0 34 RF
21 2018904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2018905**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
23 2018905**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
24 2018903**** 9,5 9,5 10,0 9.7 0 AM
25 2018905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
26 2018904**** 9,5 9,5 10,0 9.7 0 AM
27 2018905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
28 2018904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
29 2018904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
30 2018905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
31 2018904**** 10,0 10,0 9,2 9.7 0 AM
32 2018905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Os processos de ensino-aprendizagem, construídos ao longo da vida do sujeito, nos diferentes espaços do mundo sócio-histórico-cultural em que ele se insere, envolvendo tanto aspectos cognitivos como afetivos. As teorias e diferentes concepções de aprendizagem. As concepções de sujeito envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem. Contribuições da Epistemologia Genética - Jean Piaget. Contribuições do Sócio-construtivismo - Lev Vigotsky. Contribuições da Psicogenética - Henry Wallon. Contribuições da Psicanálise - Sigmund Freud.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas dialogadas com discussão de textos previamente lidos, exibição de filmes, estudos dirigidos, seminários em grupo, elaboração de textos científicos e de projeto de pesquisa.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação da aprendizagem ocorrerá de forma contínua, durante todo o processo, considerando elementos como assiduidade, o envolvimento a participação nas atividades e a qualidade dos produtos solicitados. Dessa forma, todas as atividades realizadas constituirão instrumentos de avaliação: seminários em grupo, estudos dirigidos, elaboração de textos científicos e planos de intervenção. As notas serão aferidas substancialmente através de três atividades principais: um estudo dirigido (10,0); um seminário elaborado e apresentado em grupo (10,0); e um projeto de pesquisa sobre temáticas relacionadas à disciplina elaborado em grupo (10,0).
Horário de atendimento: segundas e sextas-feiras das 10 às 12h
Bibliografia: Bibliografia Básica
COLL, C. Concepções e tendências atuais em psicologia da educação. In: C. Coll; J. Palacios e A. Marchesi. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar (pp. 29-64). Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
COLL, C. Psicologia e educação: aproximação aos objetivos e conteúdos da psicologia da educação. In: C. Coll; J. Palacios e A. Marchesi. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar (pp. 7-21). Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
SILVA, S. A.; FOSSATTI, P.; SARMENTO, D. F. Teorias implícitas sobre o ensino e aprendizagem. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 15(2), 2011, 291-299.
Bibliografia Complementar
ALENCAR, E. S.; TEIXEIRA, C. S. M.; SILVA, C. S.; FERRO, M. G. D.; CARVALHO, M. V. C. A epistemologia genética de Jean Piaget. In: CARVALHO, M. V. C. de; MATOS, K. S. A. L de. Psicologia da educação: teorias do desenvolvimento e da aprendizagem em discussão (pp. 119-162). 2. Ed. Fortaleza: Edições UFC, 2009.
CAMPOS, D. M. S. Psicologia da aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2002.
COLL, C. Constructivismo y educación escolar: ni hablamos siempre de lo mismo ni lo hacemos siempre desde la misma perspectiva epistemológica. Anuario de Psicología, 69, 1996, pp. 153-178.
COLL, C. et. Al. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 1996.
LA ROSA, J. Psicologia e educação: o significado do aprender. Porto Alegre: EDPUCRS, 2003.
FREITAS, L. A produção de ignorância na escola. São Paulo: Cortez, 1989.
KUPFER, M. C. M. Freud e a educação: o mestre do impossível. São Paulo: Scipione, 1989.
PAIN, S. A função da ignorância na escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
PIAGET, J. Psicologia e epistemologia: por uma teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1978.
PIAGET, J. A Equilibração das Estruturas Cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
PIAGET, J. A Epistemologia Genética. Petrópolis: Vozes, 1971.
PIERRE, M. El desarrollo cognitivo del niño: desde los descubrimientos de Piaget hasta las investigaciones actuales. Contextos Educativos, 4, 2001, pp. 53-77.
POZO, J. I. Teorias cognitivas da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 2007.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
WALLON, H. As origens do pensamento na criança. São Paulo: Manole, 1996
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
05/08/2019
05/08/2019
Introdução ao objeto de estudo da disciplina, organização e orientações para a realização das atividades e dos critérios de avaliação dos trabalhos realizados.
09/08/2019
09/08/2019
Identidade de aprendiz como construto emergente na nova ecologia da aprendizagem do século XXI
12/08/2019
12/08/2019
nova ecologia da aprendizagem do século XXI no marco da sociedade da informação
16/08/2019
16/08/2019
Relação histórica entre Psicologia e Educação.
19/08/2019
19/08/2019
Fundamentos filosóficos e epistemológicos das diferentes perspectivas teóricas acerca da aprendizagem
23/08/2019
23/08/2019
Processos de ensino-aprendizagem dentro de uma perspectiva sociocultural e situada (aprendizagem significativa, influencia educativa, aprendizagem colaborativa, identidade de aprendiz, personalização da aprendizagem)
26/08/2019
26/08/2019
Aprendizagem ao longo da vida (lifelong learning) através da participação em diferentes contextos de atividade.
30/08/2019
30/08/2019
As tecnologias da informação e comunicação (TIC) como artefatos culturais mediadores dos processos de ensino-aprendizagem
02/09/2019
02/09/2019
Apresentação e debate sobre o filme “Como estrelas na terra”
06/09/2019
06/09/2019
Avaliação da aprendizagem: Estudo dirigido sobre o filme à luz dos construtos teóricos estudados, abordando: papel da família, intervenção psicoeducativa, aspectos biológicos, emocionais e socioculturais da aprendizagem e das dificuldades em aprender
09/09/2019
09/09/2019
Debate sobre os teóricos: a aprendizagem segundo Skinner e Piaget
13/09/2019
13/09/2019
Orientações para a elaboração do trabalho escrito sobre os teóricos da aprendizagem.
16/09/2019
16/09/2019
Tendências teóricas na Psicologia da educação: Vygotsky e Wallon
20/09/2019
20/09/2019
Tendências teóricas na Psicologia da educacão: perspectivas de Freud e Rógers
23/09/2019
23/09/2019
Entrega do trabalho escrito sobre os teóricos da aprendizagem.
27/09/2019
27/09/2019
Avaliação da aprendizagem: seminários sobre as teorias da aprendizagem
30/09/2019
30/09/2019
Feedback formativo sobre os trabalhos realizados: potencialidades e dificuldades a serem superadas.
04/10/2019
04/10/2019
Aprendizagem e comportamento segundo Skinner
07/10/2019
07/10/2019
Teoria do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget: assimilacao, acomodacao e equilibracao majorante.
11/10/2019
11/10/2019
Perspectiva histórico-cultural da aprendizagem segundo Vygotsky
14/10/2019
14/10/2019
Aprendizagem e emoções: contribuições de Wallon à prática educativa
18/10/2019
18/10/2019
Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação: mais além dos mecanismos de defesa.
21/10/2019
21/10/2019
Rógers e a educação centrada no aluno.
25/10/2019
25/10/2019
Aprendizagem significativa segundo Ausubel.
28/10/2019
28/10/2019
Integrando conhecimentos para atuar sobre processos educativos: um olhar crítico sobre as teorias.
01/11/2019
01/11/2019
Orientações gerais sobre a elaboração dos projetos de pesquisa.
04/11/2019
04/11/2019
Delimitando o objeto de estudo, definindo objetivos e perguntas de investigacao.
08/11/2019
08/11/2019
Delimitando uma metodologia compatível com os objetivos: instrumentos e procedimentos de coleta e análise de dados.
11/11/2019
11/11/2019
Construindo a fundamentacao teórica do projeto de pesquisa tendo a aprendizagem como objeto de estudo.
15/11/2019
15/11/2019
Planejando a prática de pesquisa: construindo o cronograma de execucao.
18/11/2019
18/11/2019
Orientações gerais sobre a apresentação dos projetos de pesquisa.
22/11/2019
22/11/2019
Avaliação da aprendizagem: projeto de pesquisa abordando aspectos da aprendizagem como objeto de estudo
25/11/2019
25/11/2019
Apresentacao dos projetos de pesquisa elaborados tendo a aprendizagem como objeto de estudo.
29/11/2019
29/11/2019
Apresentacao dos projetos de pesquisa elaborados tendo a aprendizagem como objeto de estudo.
02/12/2019
02/12/2019
Apresentacao dos projetos de pesquisa elaborados tendo a aprendizagem como objeto de estudo.
06/12/2019
06/12/2019
Feedback formativo acerca dos projetos de pesquisa elaborados tendo a aprendizagem como objeto de estudo.
09/12/2019
09/12/2019
Encerramento da disciplina. Avaliacao conjunta das atividades levadas a cabo durante o semestre.
Avaliações
Data Descrição
06/09/2019 1ª Avaliação
27/09/2019 2ª Avaliação
18/11/2019 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 11:27