-

CMR0340 - METODOLOGIA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA - Turma: 01 (2019.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da Disciplina e divisão dos grupos (05/08/2019 - 05/08/2019)
Conhecimento cientifico I (07/08/2019 - 07/08/2019)
Conhecimento cientifico II (12/08/2019 - 12/08/2019)
Pesquisa de artigos (14/08/2019 - 14/08/2019)
Pesquisa de artigos (19/08/2019 - 19/08/2019)
Escolha do tema (21/08/2019 - 21/08/2019)
Construção do problema de pesquisa e objetivo(s) (26/08/2019 - 26/08/2019)
Abordagem quantitativa (28/08/2019 - 28/08/2019)
Abordagem quantitativa (02/09/2019 - 02/09/2019)
Aspectos éticos da pesquisa (04/09/2019 - 04/09/2019)
Aspectos éticos da pesquisa (09/09/2019 - 09/09/2019)
Orientação do PP (11/09/2019 - 11/09/2019)
Orientação do PP (16/09/2019 - 16/09/2019)
Orientação do PP (18/09/2019 - 18/09/2019)
Abordagem qualitativa (23/09/2019 - 23/09/2019)
Abordagem qualitativa (25/09/2019 - 25/09/2019)
Revisão de Literatura (30/09/2019 - 30/09/2019)
Revisão de Literatura (02/10/2019 - 02/10/2019)
Fase de Campo (07/10/2019 - 07/10/2019)
Fase de Campo (09/10/2019 - 09/10/2019)
Componentes básicos dos PP (14/10/2019 - 14/10/2019)
Componentes básicos dos PP (16/10/2019 - 16/10/2019)
Componentes básicos dos PP (21/10/2019 - 21/10/2019)
Pesquisa ação (23/10/2019 - 23/10/2019)
Pesquisa ação (28/10/2019 - 28/10/2019)
Cartografia (30/10/2019 - 30/10/2019)
Cartografia (04/11/2019 - 04/11/2019)
Orientação do PP (06/11/2019 - 06/11/2019)
Orientação do PP (11/11/2019 - 11/11/2019)
Orientação do PP (13/11/2019 - 13/11/2019)
Orientação do PP (18/11/2019 - 18/11/2019)
Orientação do PP (20/11/2019 - 20/11/2019)
Orientação do PP (25/11/2019 - 25/11/2019)
Orientação do PP (27/11/2019 - 27/11/2019)
Orientação do PP (02/12/2019 - 02/12/2019)
Orientação do PP (04/12/2019 - 04/12/2019)
Orientação do PP (09/12/2019 - 09/12/2019)
Seminário de Apresentação dos PP (11/12/2019 - 11/12/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
05 07 12 19 21 26 28 02 04 09 11 16 18 23 25 30 02 07 09 14 16 21 23 30 04 06 11 13 18 20 25 27 02 04
1 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2017914**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
4 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2016900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2017903**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
10 2017914**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
11 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2017914**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
14 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2017914**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
17 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2017913**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
21 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2017903**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
24 201493**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
25 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2017913**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
28 2017914**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
29 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2017914**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
31 2017908**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017913**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2015903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2017914**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2017914**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2017913**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2017914**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2017914**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2017913**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2017903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2017914**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2017913**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2017912**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2017914**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2017914**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2017913**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2017913**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 2017913**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2017908**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
19 2017903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
20 2017914**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
21 2017912**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2016900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2017914**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2017913**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2017913**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
26 2017914**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
27 2017913**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
28 2017913**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
29 2017914**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
30 201493**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
31 2017914**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Construção de procedimentos de investigação em psicologia. Métodos qualitativos e quantitativos em psicologia. Elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa: hipóteses, delimitação de amostras e de procedimentos, análise de resultados. Ferramentas de pesquisa na Internet: Lilacs, BIREME, SciELO, INDEX-PSI.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A metodologia buscará a construção de um espaço de aprendizagem através de diálogos e espaços de troca de conhecimento entre professores e estudantes. As aulas envolveram atividades de campo, filmes, exposição dialogada, roda de conversas, discussões sobre textos, . A leitura prévia dos textos propostos consistirá um quesito obrigatório para o desenvolvimento satisfatório da disciplina, presença, envolvimento e participação.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação do estudante ocorre através da avaliação formativa e certificativa. Considerando a avaliação formativa através do seguintes critérios e domínios: pontualidade e assuidade, participação e implicação na sala de aula, responsabilidade, capacidade de escuta, respeito a diferentes pontos de vista, evidências nas argumentações, integração com a professora e demais estudantes. Consitituem dimensões da avaliação do processo ensino aprendizagem: avaliação coginitiva, comunicativa e atitudinal. Dessa forma o objetiva é permtir que a avaliação não normativa ou coercitiva mas estimular o aluno no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem a partir das seguintes dimensões:aprender a ser, aprender a aprender, aprender a fazer e aprender a conviver.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BREAKWELL, G. M., HAMMOND, S., FIFE-SCHAW, C. & SMITH, J.A. Método de Pesquisa em Psicologia (3ªed). Porto Alegre: Artmed, 2010.

COZBY, P. Métodos de pesquisa em ciência do comportamento. São Paulo: Atlas, 2003.

MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: HUCITEC, 2007.

BOSI.M.L.M. Pesquisa Qualitativa em Saúde Coletiva: panoramas e desafios. Ciência & Saúde Coletiva, v.17, n.3, p.575-586, 2012

KASTRUP, V; PASSOS, E.; BARROS, R. B. Pistas do método da cartografia: pesquisa intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.

PASSOS, E, KASTRUP, V, ESCÓSSIA, L. Pistas do método da cartografia: pesquisa intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre, Sulina, 2012.

ZANELLA, A. V. Perguntar, registrar e escrever: inquietações metodológicas. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2013.

DESLANDES, S.F; ASSIS, S.G. Abordagens quantitativa e qualitativa em saúde: o dialogo das diferenças. In MINAYO, M.C.S. Caminhos do pensamento: epistemologia e método. Rio de Janeiro, Editora FIOCRUZ,2002.

KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo. Perspectiva,2007.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa. Edições 70,2009.

SILVERMAN.D. Interpretação de dados qualitativos: métodos para análise de entrevistas, textos e interações. Porto Alegre. ARTMED EDITORA, 2009.

VASCONCELOS, E.M. Complexidade e pesquisa interdisciplinar: epistemologia e metodologia operativa. Petrópolis, Vozes,2009.

CAMPOS, R.O. (Orgs). Pesquisa avaliativa em saúde mental: desenhos participativo e efeitos da narratividade. São Paulo, Aderaldo & Rothschild, 2008.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
05/08/2019
05/08/2019
Apresentação da Disciplina e divisão dos grupos
07/08/2019
07/08/2019
Conhecimento cientifico I
12/08/2019
12/08/2019
Conhecimento cientifico II
14/08/2019
14/08/2019
Pesquisa de artigos
19/08/2019
19/08/2019
Pesquisa de artigos
21/08/2019
21/08/2019
Escolha do tema
26/08/2019
26/08/2019
Construção do problema de pesquisa e objetivo(s)
28/08/2019
28/08/2019
Abordagem quantitativa
02/09/2019
02/09/2019
Abordagem quantitativa
04/09/2019
04/09/2019
Aspectos éticos da pesquisa
09/09/2019
09/09/2019
Aspectos éticos da pesquisa
11/09/2019
11/09/2019
Orientação do PP
16/09/2019
16/09/2019
Orientação do PP
18/09/2019
18/09/2019
Orientação do PP
23/09/2019
23/09/2019
Abordagem qualitativa
25/09/2019
25/09/2019
Abordagem qualitativa
30/09/2019
30/09/2019
Revisão de Literatura
02/10/2019
02/10/2019
Revisão de Literatura
07/10/2019
07/10/2019
Fase de Campo
09/10/2019
09/10/2019
Fase de Campo
14/10/2019
14/10/2019
Componentes básicos dos PP
16/10/2019
16/10/2019
Componentes básicos dos PP
21/10/2019
21/10/2019
Componentes básicos dos PP
23/10/2019
23/10/2019
Pesquisa ação
28/10/2019
28/10/2019
Pesquisa ação
30/10/2019
30/10/2019
Cartografia
04/11/2019
04/11/2019
Cartografia
06/11/2019
06/11/2019
Orientação do PP
11/11/2019
11/11/2019
Orientação do PP
13/11/2019
13/11/2019
Orientação do PP
18/11/2019
18/11/2019
Orientação do PP
20/11/2019
20/11/2019
Orientação do PP
25/11/2019
25/11/2019
Orientação do PP
27/11/2019
27/11/2019
Orientação do PP
02/12/2019
02/12/2019
Orientação do PP
04/12/2019
04/12/2019
Orientação do PP
09/12/2019
09/12/2019
Orientação do PP
11/12/2019
11/12/2019
Seminário de Apresentação dos PP
Avaliações
Data Descrição
02/09/2019 1ª Avaliação
07/10/2019 2ª Avaliação
25/11/2019 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
ACOLHIDA , COMEÇO DO SEMESTRE 2019.2 E GRUPO DE WHATSAPP 04/08/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 12:17