-

CMR0349 - PSICOPATOLOGIA II - Turma: 01 (2019.2)

Tópicos Aulas
Aula expositiva dialogada: Contextualização da psicopatologia da infância e adolescência na contemporaneidade (05/08/2019 - 05/08/2019)
Apresentação do plano de ensino e definição de forma colaborativa do método de ensino aprendizagem e de avaliação. Aula expositiva dialogada sobre os desafios e possibilidades na instrumentalização do arcabouço teórico na prática profissional. (12/08/2019 - 12/08/2019)
Aula expositiva dialogada: Conceitos básico visando o desenvolvimento do senso crítico acerca da dificuldades inerentes ao ciclo evolutivo e das condutas de risco ao desenvolvimento saudável. Definição dos grupos de trabalho e sorteio das temáticas (19/08/2019 - 19/08/2019)

GRUPO 1-  Transtornos de Ansiedade

Adália Maria Santos

Claudiana Pinheiro da Silva

Macdllany Fernandes

Carla Karolayne

Tawana Melo Castelo

 

GRUPO 2- Transtornos de Humor

Beatriz Alves Zeidan

Wellyta Carina de Paula

Gabriela Elys de Araújo

Débora de Melo Silva

 

GRUPO 3 – Transtorno Espectro Autista/ Diagnóstico Precoce

Laises Penha Ricarte

Lana Vanessa Mesquita

Maria Isabele

Ana Lúcia

Larissa Araújo

 

GRUPO 4- Transtorno Espectro Autista

Alessandra Araújo

Liliane Nunes

Jhonatan Yuri Rodrigues

Mariana Costa

Jessia Gabaglia

 

GRUPO 5- TND

Maria Fernanda Lima

Alexsandra Santos Sampaio

Denise Marques Vieira

Ícaro Macedo de Sousa

Vitor Santiago de Sousa

 

GRUPO 6- TDHA

Francisca Thays Silva

Maria Karoline Braga

Rafaela Oliveira

Sara Moreno Costa

Beatriz Oliveira

 

GRUPO 7-  TDHA

Ana Paula Carvalho

Anntonio Leonardo

Arline Silva Gomes

Amanda Cristina Gomes

 

GRUPO 8- Transtornos de Conduta

Marcilene Araújo Dias

Reinaldo Leandro Gomes

Maria Andréia Vieira

Maria Eduarda Lais

Thayz Costa Mesquita

 

Aula expositiva dialogada: continuação da discussão dos conceitos básicos da psicopatologia – dificuldades de ordem emocional e comportamental e psicodiagnóstico infantil. Supervisão dos seminários. (26/08/2019 - 26/08/2019)
Aula expositiva dialogada: TDAH – TND . Supervisão dos seminários (02/09/2019 - 02/09/2019)
Aula expositiva dialogada: conclusão TND e TC. Supervisão dos seminários (09/09/2019 - 09/09/2019)
Supervisão final dos seminários. (16/09/2019 - 16/09/2019)
Seminários: 3)Transtorno Espectro Autista: Diagnóstico Precoce e 2) Transtorno de humor (23/09/2019 - 23/09/2019)
Seminários: 1) Transtorno de ansiedade e 4) Espectro Autista e musicoterapia (30/09/2019 - 30/09/2019)
Seminários: 5) TDAH processo avaliativo e 6) TDAH e arterapia (07/10/2019 - 07/10/2019)
Discussão dos critérios de avaliação (14/10/2019 - 14/10/2019)
Filme: Temple Grandin. Discussão do filme e apresentação dos critérios avaliativos da prova oral. (21/10/2019 - 21/10/2019)
Feriado - Dia do funcionário público (28/10/2019 - 28/10/2019)
Seminários: 7) TND e 8) TC (04/11/2019 - 04/11/2019)
Avaliação oral em grupo (11/11/2019 - 11/11/2019)
Avaliação oral em grupo (18/11/2019 - 18/11/2019)
Fechamento da disciplina (25/11/2019 - 25/11/2019)
Não Haverá Aula - Carga horária e conteúdo programático cumpridos (02/12/2019)
Não Haverá Aula - Carga horária e conteúdo programático cumpridos (09/12/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
05 12 19 26 02 09 16 23 30 07 14 21 04 11 18 25
1 2016906**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
2 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
3 2016905**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
4 2016906**** 4 4 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 12
5 2016905**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2016905**** 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
8 2016906**** 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
9 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
10 2016905**** 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
11 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 4 4 0 0 0 10
12 2016902**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 2016905**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
14 2016905**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
15 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2016905**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
17 2016904**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4
18 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2016906**** 0 0 0 3 0 4 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 15
20 2016906**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
21 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
22 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 4 0 0 0 6
23 2016901**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
24 2016903**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 12
25 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2016905**** 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
27 2016906**** 2 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 6
28 2016906**** 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
29 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2016905**** 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 12
31 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 201393**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 64
33 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
35 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 8
37 2016905**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
38 2016906**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016905**** 10,0 9,3 8,5 9.3 4 AM
2 2016906**** 10,0 9,5 9,5 9.7 0 AM
3 2016903**** 10,0 9,5 9,5 9.7 12 AM
4 2016905**** 10,0 9,8 9,0 9.6 2 AM
5 2016905**** 10,0 9,3 8,5 9.3 0 AM
6 2016905**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
7 2016906**** 10,0 9,3 8,5 9.3 0 AM
8 2016905**** 7,5 9,5 10,0 9.0 8 AM
9 2016905**** 10,0 8,8 9,5 9.4 6 AM
10 2016905**** 8,6 9,8 9,0 9.1 8 AM
11 2016901**** 10,0 9,3 8,5 9.3 4 AM
12 2016905**** 10,0 9,5 9,5 9.7 4 AM
13 2016904**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
14 2016906**** 10,0 10,0 9,0 9.7 6 AM
15 2016904**** 9,3 9,5 9,0 9.3 4 AM
16 2016905**** 10,0 9,5 10,0 9.8 4 AM
17 2016905**** 10,0 9,8 9,0 9.6 0 AM
18 2016906**** 8,6 9,3 9,0 9.0 12 AM
19 2016906**** 9,3 9,5 9,5 9.4 2 AM
20 2016905**** 10,0 9,8 9,5 9.8 4 AM
21 2016905**** 8,6 10,0 9,0 9.2 8 AM
22 2016905**** 8,6 8,0 9,0 8.5 12 AM
23 2016906**** 9,3 9,5 9,5 9.4 2 AM
24 2016902**** 8,6 10,0 9,5 9.4 4 AM
25 2016906**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
26 2016906**** 10,0 9,0 9,5 9.5 4 AM
27 2016906**** 8,6 9,8 9,0 9.1 8 AM
28 2016906**** 8,6 9,5 10,0 9.4 4 AM
29 2016905**** 10,0 9,5 10,0 9.8 4 AM
30 2016905**** 8,6 9,8 9,5 9.3 4 AM
31 2016906**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
32 2016905**** 10,0 10,0 9,0 9.7 8 AM
33 2016906**** 7,2 8,3 8,5 8.0 15 AM
34 2015901**** 10,0 8,8 9,5 9.4 10 AM
35 201393**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
36 2016905**** 10,0 9,8 9,5 9.8 4 AM
37 2016906**** 10,0 9,7 9,0 9.6 2 AM
38 2016906**** 9,0 9,3 9,5 9.3 8 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo da psicopatologia infantil: caracterização, sintomatologia e tratamento. Transtornos neuróticos, transtornos psicóticos. Diferentes enquadres diagnósticos. Nosologia.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: 1 - EMENTA
Estudo da psicopatologia infantil: caracterização, sintomatologia e tratamento. Transtornos neuróticos e psicóticos. Diferentes enquadres diagnósticos. Nosologia.

2 – OBJETIVOS
Geral:
• Conhecer os fundamentos teóricos básicos para a atuação do psicólogo na área da psicopatologia infantil.
Específicos:
• Avaliar de forma ética e crítica “o normal e o patológico” na infância
• Conhecer os princípios básicos da avaliação psicopatológica infantil
• Identificar os principais transtornos psicopatológicos infantis

3 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade I – Panorama geral dos transtornos infantis
1.1. O normal e o patológico
1.2. Critérios de avaliação
1.3. Transtornos psicopatológicos: categorias, dimensões e construção social

Unidade II – Principais síndromes psicopatológicas na infância
1.1. Espectro autista
1.2. Transtornos por comportamento perturbador
1.3. Transtornos de humor
1.4. Transtornos de ansiedade

4 – PROCEDIMENTO DE ENSINO
Rodas de conversa, aulas expositivas dialogadas, seminários, trabalhos em grupo, estudos de caso.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO
A avaliação se dará de maneira contínua, através da participação em sala de aula, trabalhos em grupo, seminários e avaliação escrita, pontualidade e assiduidade.
Horário de atendimento:
Bibliografia: • Básica:
DUMAS, JE. (2011). Psicopatologia da infância e da adolescência. (3ª Ed). Porto Alegre: ARTMED.
MARCELLI, D. Manual de psicopatologia da infância de Ajuriaguerra. 5.ed. Porto Alegre, ARTMED, 1998.
MANNONI, M. A criança, sua "doença" e os outros. 3ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.
SOIFER, R. Psiquiatria infantil operativa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

• Complementar:
CABALLO, VE; e SIMÓN, MA. (2005). Manual de Psicologia Clínica e Infantil do Adolescente. Transtornos Específicos. São Paulo: Santos
CABALLO, VE. e SIMÓN, MA. (2005). Manual de Psicologia Clínica e Infantil do Adolescente. Transtornos Gerais. São Paulo: Santos.
DOLTO, F. Seminário de psicanálise de crianças. RJ: Zahar, 1985.
FREUD, Ana. O ego e os mecanismos de defesa. Rio de Janeiro: Biblioteca Universal Popular, 1968.
FREUD, S. Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
JERUSALINSKY, A. Psicanálise do autismo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1984.
MAHLER, M. As psicoses infantis e outros estudos. Porto Alegre: Artes Médicas. 1983.

http://www.afaga.com.br/biblioteca/CamargosW.pdf#page=27
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
05/08/2019
05/08/2019
Aula expositiva dialogada: Contextualização da psicopatologia da infância e adolescência na contemporaneidade
12/08/2019
12/08/2019
Apresentação do plano de ensino e definição de forma colaborativa do método de ensino aprendizagem e de avaliação. Aula expositiva dialogada sobre os desafios e possibilidades na instrumentalização do arcabouço teórico na prática profissional.
19/08/2019
19/08/2019
Aula expositiva dialogada: Conceitos básico visando o desenvolvimento do senso crítico acerca da dificuldades inerentes ao ciclo evolutivo e das condutas de risco ao desenvolvimento saudável. Definição dos grupos de trabalho e sorteio das temáticas
26/08/2019
26/08/2019
Aula expositiva dialogada: continuação da discussão dos conceitos básicos da psicopatologia – dificuldades de ordem emocional e comportamental e psicodiagnóstico infantil. Supervisão dos seminários.
02/09/2019
02/09/2019
Aula expositiva dialogada: TDAH – TND . Supervisão dos seminários
09/09/2019
09/09/2019
Aula expositiva dialogada: conclusão TND e TC. Supervisão dos seminários
16/09/2019
16/09/2019
Supervisão final dos seminários.
23/09/2019
23/09/2019
Seminários: 3)Transtorno Espectro Autista: Diagnóstico Precoce e 2) Transtorno de humor
30/09/2019
30/09/2019
Seminários: 1) Transtorno de ansiedade e 4) Espectro Autista e musicoterapia
07/10/2019
07/10/2019
Seminários: 5) TDAH processo avaliativo e 6) TDAH e arterapia
14/10/2019
14/10/2019
Discussão dos critérios de avaliação
21/10/2019
21/10/2019
Filme: Temple Grandin. Discussão do filme e apresentação dos critérios avaliativos da prova oral.
28/10/2019
28/10/2019
Feriado - Dia do funcionário público
04/11/2019
04/11/2019
Seminários: 7) TND e 8) TC
11/11/2019
11/11/2019
Avaliação oral em grupo
18/11/2019
18/11/2019
Avaliação oral em grupo
25/11/2019
25/11/2019
Fechamento da disciplina
02/12/2019
02/12/2019
Não Haverá Aula - Carga horária e conteúdo programático cumpridos
09/12/2019
09/12/2019
Não Haverá Aula - Carga horária e conteúdo programático cumpridos
Avaliações
Data Descrição
23/09/2019 1ª Avaliação
21/10/2019 2ª Avaliação
18/11/2019 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Disciplina de Psicopatologia II 24/11/2019
Atualização da frequência das duas últimas semanas 05/11/2019
Confirmação da programação já prevista em nosso cronograma para o dia 11.11.2019 05/11/2019
Reagendamento de seminário para 04.11.2019 11/10/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1075 16/05/2024 16:56