-

DEF/CCS009 - EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA PARA ESCOLARES ESPECIAIS - Turma: 01 (2019.1)

Tópicos Aulas
Apresentação do plano de . Aula expositiva/dialogada sobre Educação física e deficiência intelectual e física. Grupo de discussão sobre artigos da temática. (24/05/2019 - 24/05/2019)
- Histórico das deficiências - Classificação das deficiências. - Inclusão e o contexto escolar
   Artigo 1.pdf 
Aula prática sobre atividades motoras para crianças com autismo. Mini seminários sobre deficiência intelectual e física. (25/05/2019 - 25/05/2019)
Aula expositiva/dialogada sobre deficiência auditiva e visual. Aula prática sobre as 4 deficiências. Elaboração de plano de aula sobre habilidades motoras com crianças com deficiência. (31/05/2019 - 31/05/2019)
Oficina prática com crianças autistas. Apresentação de seminário sobre pesquisa de campo: " Educação Física e o aluno com deficiência na escola". (01/06/2019 - 01/06/2019)
Aula expositiva e preparação de micro aulas sobre deficência (14/06/2019 - 14/06/2019)
Aula Extra.
Oficina com crianças autistas/ seminários sobre atividade de campo (15/06/2019 - 15/06/2019)
Aula Extra.
Frequências da Turma
# Matrícula MAI JUN Total
24 25 14 15
1 2019200**** 0 0 7 0 7
2 2019200**** 7 0 0 0 7
3 2019200**** 0 7 0 0 7
4 2019200**** 0 0 0 0 0
5 2019200**** 0 0 0 0 0
6 2019200**** 0 0 7 0 7
7 2019200**** 0 0 7 0 7
8 2019200**** 0 4 0 0 4
9 2019200**** 0 0 0 0 0
10 2019200**** 0 0 0 0 0
11 2019200**** 0 0 0 0 0
12 2019200**** 0 0 7 0 7
13 2019200**** 0 7 0 0 7
14 2019200**** 0 0 7 0 7
15 2019200**** 0 0 0 0 0
16 2019200**** 0 5 0 0 5
17 2019200**** 0 5 0 0 5
18 2019200**** 0 0 0 0 0
19 2019200**** 0 0 0 0 0
20 2019200**** 7 0 0 0 7
21 2019200**** 8 7 8 7 30
22 2019200**** 0 0 7 0 7
23 2019200**** 0 0 0 0 0
24 2019200**** 0 0 0 0 0
25 2019200**** 7 0 0 0 7
26 2019200**** 0 0 0 0 0
27 2019200**** 7 0 0 0 7
28 2019200**** 0 0 0 0 0
29 2019200**** 7 0 0 0 7
30 2019200**** 0 7 0 0 7
31 2019200**** 7 0 0 0 7
32 2019200**** 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019200**** 9,7 9,7 9.7 7 AM
2 2019200**** 10,0 9,0 9.5 0 AM
3 2019200**** 7,0 8,0 7.5 7 AM
4 2019200**** 9,5 9,0 9.3 4 AM
5 2019200**** 9,7 9,3 9.5 0 AM
6 2019200**** 9,7 9,3 9.5 0 AM
7 2019200**** 10,0 9,3 9.7 0 AM
8 2019200**** 8,5 9,0 8.8 7 AM
9 2019200**** 9,5 8,7 9.1 7 AM
10 2019200**** 9,5 9,7 9.6 0 AM
11 2019200**** 9,5 9,0 9.3 0 AM
12 2019200**** 7,0 8,7 7.9 0 AM
13 2019200**** 9,7 9,3 9.5 7 AM
14 2019200**** 9,5 8,7 9.1 0 AM
15 2019200**** 9,7 9,0 9.4 0 AM
16 2019200**** 10,0 9,3 9.7 0 AM
17 2019200**** 8,5 9,0 8.8 7 AM
18 2019200**** 8,5 8,0 8.3 7 AM
19 2019200**** 7,0 9,0 8.0 5 AM
20 2019200**** 10,0 9,0 9.5 0 AM
21 2019200**** 9,5 9,3 9.4 0 AM
22 2019200**** 9,5 9,7 9.6 7 AM
23 2019200**** 7,0 8,0 7.5 7 AM
24 2019200**** 8,5 9,0 8.8 7 AM
25 2019200**** 8,7 9,3 9.0 0 AM
26 2019200**** 0,0 0,0 0.0 30 RF
27 2019200**** 9,5 9,3 9.4 7 AM
28 2019200**** 8,7 9,3 9.0 7 AM
29 2019200**** 9,5 8,7 9.1 0 AM
30 2019200**** 9,0 9,0 9.0 7 AM
31 2019200**** 9,7 9,7 9.7 7 AM
32 2019200**** 9,0 9,3 9.2 7 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Aspectos Históricos das Deficiências. Conceituação, classificação, características, causas e implicações das deficiências: Mental, Física, Auditiva e Visual. Questões educacionais, culturais, sociais, e psicológicas. Contextualização da Legislação. Educação, práticas esportivas, lazer e trabalho concernentes às Pessoas Portadoras de Necessidades Educativas Especiais - PNE’s. Planejamento e execução de atividades físicas para PNE’s.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: - As aulas serão ministradas a partir de uma perspectiva expositiva e dialogada, utilizando-se de metodologias ativas. Os conteúdos serão apesentados por meio de dispositivo multimídia e proposição de questões norteadoras da temática. Também serão utilizados como procedimentos de ensino-aprendizagem: leituras, discussões coletivas e em pequenos grupos, relatos de experiências e dinâmicas de grupo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Discussões de artigos;
Seminários;
Pesquisa de base escolar;
Atividades práticas com crianças especiais.
Horário de atendimento: 14:00
Bibliografia: ADAMS, Ronald C. et al. Jogos, esporte e exercícios para deficientes físicos. 3ª ed. São Paulo: Manole, 2001.
DUARTE, E.; LIMA, S. M. T. Atividade física para pessoas com necessidades especiais: experiências e intervenções pedagógicas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

GORGATTI, Márcia Greguol; COSTA, Roberto Fernandes da (orgs.). Atividade física adaptada. 3 ed Barueri, SP: Manole, 2013.

INTERDONATO, Giovana Carla. Atividade física para crianças e adolescentes com deficiência. 1 ed. Appris, 2016.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
24/05/2019
24/05/2019
Apresentação do plano de . Aula expositiva/dialogada sobre Educação física e deficiência intelectual e física. Grupo de discussão sobre artigos da temática.
25/05/2019
25/05/2019
Aula prática sobre atividades motoras para crianças com autismo. Mini seminários sobre deficiência intelectual e física.
31/05/2019
31/05/2019
Aula expositiva/dialogada sobre deficiência auditiva e visual. Aula prática sobre as 4 deficiências. Elaboração de plano de aula sobre habilidades motoras com crianças com deficiência.
01/06/2019
01/06/2019
Oficina prática com crianças autistas. Apresentação de seminário sobre pesquisa de campo: " Educação Física e o aluno com deficiência na escola".
14/06/2019
14/06/2019
Aula expositiva e preparação de micro aulas sobre deficência
15/06/2019
15/06/2019
Oficina com crianças autistas/ seminários sobre atividade de campo
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 10:21