• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

DAA0271 - ED E NOVAS TEC DA COM E INFOR - Turma: 01 (2019.2)

Tópicos Aulas
COMPREENDENDO AS TECNOLOGIAS E SUAS NOVAS MODALIDADES NAS ESCOLAS (06/08/2019 - 17/09/2019)
Objetivo: Fomentará a relação teoria-prática-pesquisa como princípio que orienta as decisões do fazer pedagógico na Cultura Digital. Irá propor experiências de integração das TDIC com os conhecimentos específicos e apoiar reflexões sobre as possibilidades inovadoras do uso das TDIC no currículo. 1.1. Relativizando o olhar sobre os Nativos e os ?outros? 1.2. Práticas socioculturais e as TDIC 1.3. TDIC, práticas pedagógicas no contexto escolar
   Texto 1- O Google está nos tornando estúpidos? 
Prezadx aluno, Esse foi o texto discutido na última aula, dia 06.08. Abraços,
  Texto 2 para aula 13.03.19 
Prezadx alunx, Segue o texto que será discutido no nosso próximo encontro, dia 13.08. De forma conjunta, solicito que escrevam uma carta contando como era o dia (+ ou - 20 anos atrás) de uma pessoa próxima a vocês, que tenham mais de 40 anos. Perguntem a ela como era o dia dela, desde quando acordava até ir dormir. Irei receber a atividade. Abraço,
  Texto 3 - aula 27.08.19 
Prezadx alunx, Segue o texto texto 1 da aula do dia 27.08. Boa leitura, Abraços,
  Texto 4 para aula 27.08.19 
Prezadx alunx, Segue o texto 2 da aula do dia 27.08. Boa leitura, Abraços,
2. APRENDER EM REDE NA CULTURA DIGITAL (24/09/2019 - 29/10/2019)
Objetivo: Fomentará a relação teoria-prática-pesquisa como princípio que orienta as decisões do fazer pedagógico na Cultura Digital. Irá propor experiências de integração das TDIC com os conhecimentos específicos e apoiará reflexões sobre as possibilidades inovadoras do uso das TDIC no currículo. 2.1. Experiências de aprendizagem 2.2. Experiências educativas e as TDIC 2.3. Retratos escolares e TDIC
  Texto para aula 17/09 
Pessoas queridas, Segue o texto de nossa próxima aula. Leiam, por favor. Abraço,
3. FAZER E COMPREENDER NO COLETIVO DA ESCOLA (05/11/2019 - 10/12/2019)
Objetivo: Fomentará a relação teoria-prática-pesquisa como princípio que orienta as decisões do fazer pedagógico na Cultura Digital. Irá propor experiências de integração das TDIC com os conhecimentos específicos e apoiará reflexões sobre as possibilidades inovadoras do uso das TDIC no currículo. 3.1. Fazer e Compreender o Coletivo da Escola - Reflexão Inicial; 3.2. O Princípio da Integração; 3.3. O Princípio da Articulação entre Ensino e Pesquisa; 3.4. Integração das TDIC com a Área de Conhecimento Específico; 3.5. Plano de Ação Coletivo
  Atividade do dia 12.11.19 
Carx alunx, Enquanto vocês almoçam, deem uma olhada na atividade de logo mais. rs.. Abraços fraternos, Esse é o link da revista digital https://www.scoop.it/topic/fadas E também vai o tutorial de como fazer.
  Atividade final avaliativa 
Prezades alunes, Segue, em anexo, orientações para realização das atividades que fecham a avaliação final da disciplina. Vocês irão fazer nos mesmos grupos da produção do documentário. Abraços, PS: no outro post envio tutorial do blog.
  Tutorial postar vídeo no Tumblr - avaliação final 
Prezades alunes, Segue, em anexo, tutorial do blog Tumblr. Abraços,
  Tutorial customizar o Tumblr - avaliação final 
Prezades, Segue tutorial. Att.
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
06 27 03 10 17 24 01 08 22 29 05 12 19 26 03
1 2019902**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 2019902**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
3 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 4 4 16
4 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
5 2019901**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
6 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2019901**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
11 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2019901**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
14 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2019902**** 0 2 0 0 0 0 0 4 4 4 4 4 4 4 4 34
17 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2019902**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
20 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 8
23 2019902**** 0 2 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 6
24 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2019901**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 4 AM
2 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2019901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 2 AM
4 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2019901**** 10,0 0,0 0,0 3.3 16 RF
9 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2019901**** 8,5 10,0 10,0 9.5 0 AM
11 2019902**** 9,8 10,0 10,0 9.9 2 AM
12 2019902**** 0,0 2,5 0,0 0.8 34 RF
13 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
14 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
15 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2019901**** 8,0 10,0 10,0 9.3 4 AM
17 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2019900**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
19 2019900**** 6,0 10,0 10,0 8.7 8 AM
20 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
21 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
22 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: ? Utilizaremos diferentes estratégias para efetivação dos objetivos propostos:
? Aulas expositivas e práticas no laboratório;
? Seminários e debates temáticos;
? Estudos discursivos em grupo;
? Apresentação de trabalhos em grupos;
? Elaboração de projetos tecnologias digitais na educação.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: ? Os alunos serão sujeitos de um processo de avaliação contínua, no qual haverá lugar a uma avaliação processual;
? A classificação final dos alunos terá em conta os seguintes parâmetros: (i) Assiduidade e participação nas atividades da turma por meio, inclusive, de seminários; (ii) Prova escrita; (iii) Elaboração de projetos tecnologias digitais na educação de um tema escolhido.
Horário de atendimento: 14-18
Bibliografia: CARR, Nicholas. Is Google Making us Stupid? What the Internet is doing to our brains. The Atlantic Magazine, 2008. Disponível em: http://www.theatlantic.com/magazine/ archive/2008/07/is-google-making-us-stupid/6868/#. Acesso em: 27/04/2015.
OLIVEIRA, Eva Aparecida. A técnica, a techné e a tecnologia. Revista Eletrônica do curso de Pedagogia do Campos Jutaí-UFG, Goiânia, V.II, n.5, p.1-13, jul/dez.2008
VALENTE, José Armando. Informática na educação no Brasil: Análise e contextualização histórica. In: VALENTE, José Armando (Org.). O Computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas ? SP: UNICAMP/NIED, 1999.
NOVAIS, V. A educação e a escola no olho do furacão... e o gestor diante disso?. São Paulo, PUC-SP, 2004.
GALVÃO, Rosangela Miola; MARTINS, Nathália; FRANCO, Sandra Aparecida Pires. Artefatos digitais e leitura crítica: formação para a ação docente. Revista Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, RJ, nº 216. Jan./mar. 2017. p. 33 a 41.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; ALMEIDA, Fernando José de. Aprender construindo: a informática se transformando com os professores. Brasília: Secretaria de Educação a Distância, MEC, 1999. Windows, paint, word, excel e power point.
SANTOS, Elisângela Ribas dos. Estímulo ao Pensamento Computacional a partir da Computação Desplugada: uma proposta para Educação Infantil. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa. Vol 15(3), 2016.

BARATO, Jarbas Novelino. WebGincanas: Um Uso Estruturado da Web em Educação. Disponível em: https://jarbas.wordpress.com/037-webgincanas-um-artigo/, acesso em: 21.08.2017.

COELHO, Patrícia Margarida Farias et. al. Ensino e jogos digitais: uma breve análise do game ?produção de textos: trabalhando com pontuação? como recurso didático. Revista Tecnologia educacional. Ano XLVI, nº 216, jan./mar. 2017.

BIRRO, Rafael Garcia; MENEZES, Crediné Silva de. Um ambiente para criação de jogos educacionais baseados em mapas e locais. Revista tecnologia educacional. Ano XLVI, nº 216, jan./mar. 2017.

CHEDIAK, Sheylla; SILVA, Damione Damito Sanches Sigalas Dameão da; CALHAU, Rodrigo Fernandes. Podcast papo de professor: aprendizagem colaborativa no desenvolvimento profissional do docente. Revista tecnologia educacional. Rio de Janeiro, RJ, nº 216. jan./mar. 2017.
ARXER, Eliana Alves et. al. Plataforma geekie: uma opção para avaliar e mapear conhecimentos dos alunos. Revista tecnologia educacional. Rio de Janeiro, RJ, nº 216. jan./mar. 2017.
GARONE, Priscilla Maria Cardoso; GALLO, Sérgio Nesteriuk. Design e educação a distância: experiência digital para uma disciplina da botânica. Revista tecnologia educacional. Rio de Janeiro, RJ, nº 216. jan./mar. 2017.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
06/08/2019
17/09/2019
COMPREENDENDO AS TECNOLOGIAS E SUAS NOVAS MODALIDADES NAS ESCOLAS
24/09/2019
29/10/2019
2. APRENDER EM REDE NA CULTURA DIGITAL
05/11/2019
10/12/2019
3. FAZER E COMPREENDER NO COLETIVO DA ESCOLA
Avaliações
Data Descrição
03/09/2019 1ª Avaliação
05/11/2019 2ª Avaliação
03/12/2019 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Atividade da aula dia 13.08.19 08/08/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 21:51