-

DAA0273 - FUNDAM DA ADMIN DA EDUCACAO - Turma: 01 (2019.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina (16/08/2019 - 16/08/2019)
Pilares do pensamento administrativo (21/08/2019 - 21/08/2019)
Fonte: MOTA, F. C. P.; VASCONCELOS, I. F. G. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Cengage Learning, 2008. p. 3-21.
A Escola Clássica da Administração (23/08/2019 - 23/08/2019)
Fonte: MOTA, F. C. P.; VASCONCELOS, I. F. G. Teoria Geral da Administração.São Paulo: Cengage Learning, 2008. p. 23-41.
A Escola das Relações Humanas (28/08/2019 - 28/08/2019)
Fonte: MOTA, F. C. P.; VASCONCELOS, I. F. G. Teoria Geral da Administração.São Paulo: Cengage Learning, 2008. p. 43-62.
Abordagem sistêmica das organizações (30/08/2019 - 30/08/2019)
Fonte: VIEIRA, M. M. F.;KNOPP, G. C; ROLIM, H. L; SIMÕES, J. M; DARBILLY, L. V. C. Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Editora FGV. p. 107-118.
Abordagem Contingencial da Administração (11/09/2019 - 11/09/2019)
Fonte: VIEIRA, M. M. F.;KNOPP, G. C; ROLIM, H. L; SIMÕES, J. M; DARBILLY, L. V. C. Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Editora FGV. p. 119-137.
A TGA e a Educação (13/09/2019 - 13/09/2019)
Do projeto de Estado ao projeto de Escola (18/09/2019 - 18/09/2019)
FONTE: SALERNO, S. C. E. K. Administração escolar e educacional. Planejamento, políticas e gestão. Campinas: Alínea, 2007. p. 27-45.
   SALERNO.S. Do projeto de estado ao projeto de escola..pdf 
Capital Humano, Capital Social e Política Educacional (20/09/2019 - 20/09/2019)
PIRES, V. Economia da Educação. São Paulo: Cortez, 2005. p. 73-94.
Estrutura de prova discursiva (25/09/2019 - 27/09/2019)
transformação social e educação escolar (27/09/2019 - 27/09/2019)

FONTE: PARO, V. H. Administração Escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2008. p. 81-122.

A Educação para além do Capital (09/10/2019 - 18/10/2019)

FONTE: MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008. p. 19-77.

Revisão para prova (23/10/2019 - 23/10/2019)
Prova Escrita (25/10/2019 - 25/10/2019)

Temas para o sorteio:

  1. Pensamento administrativo e organização escolar;
  2. Projeto de Estado ao Projeto de escola;
  3. Capital humano, capital social e política educacional;
  4. Educação para além do capital.
Orientações para os seminários (30/10/2019 - 30/10/2019)
Prova escrita - segunda chamada (01/11/2019 - 01/11/2019)
Seminário 1: Concepções e processos democráticos (06/11/2019 - 06/11/2019)

FONTE: LUCK, H. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. Petrópolis: Vozes, 2012. Série: Cadernos de Gestão. p. 23-124.

Seminário 2: A Gestão participativa na Escola (08/11/2019 - 08/11/2019)

FONTE: LUCK, H. A Gestão participativa na Escola . Petrópolis: Vozes, 2012. Série: Cadernos de Gestão. p29-71.

Seminário 3: Liderança em Gestão Escolar (20/11/2019 - 20/11/2019)

FONTE: LUCK, H. Liderança em Gestão Escolar. Petrópolis: Vozes, 2012. Série: Cadernos de Gestão. p. 65-120.

Seminário 4: Gestão da cultura e do clima organizacional da escola (22/11/2019 - 22/11/2019)

FONTE: LUCK, H. Gestão da cultura e do clima organizacional da escola. Petrópolis: Vozes, 2012. Série: Cadernos de Gestão. p. 51-110.

Seminário 3 e 4 (23/11/2019 - 23/11/2019)
Aula Extra.
Seminário 5: A aprendizagem organizacional (27/11/2019 - 27/11/2019)

Fonte: MOTA, F. C. P.; VASCONCELOS, I. F. G. Teoria Geral da Administração.São Paulo: Cengage Learning, 2008. p. 323-349.

Seminário 6: O poder na organizações (27/11/2019 - 27/11/2019)

Fonte: MOTA, F. C. P.; VASCONCELOS, I. F. G. Teoria Geral da Administração.São Paulo: Cengage Learning, 2008. p. 351-366.

Seminário 7: Gestão no Terceiro Setor (29/11/2019 - 29/11/2019)

FONTE: VOLTOLINI, R (Org). Terceiro Setor: Planejamento e Gestão. São Paulo: Senac São Paulo, 2004. p. 17-34; 59-75; 169-191.

Trabalho Final (04/12/2019 - 06/12/2019)

O trabalho que corresponde à terceira avaliação da disciplina deverá ser feito em duplas.

Deverá ter entre 14.000 e 18.000 caracteres com espaços. 

a formatação entregue no modelo não deverá ser alterada de nenhuma forma ou condição. 

O short paper deverá ser entregue no dia 09 de dezembro, até às 18:00hs em minha sala. 

Encerramento da disciplina (11/12/2019 - 11/12/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
16 21 23 28 30 04 06 11 13 18 20 25 27 09 11 18 23 25 30 01 06 08 20 22 23 27 29 04 06 11
1 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
2 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
3 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
4 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
5 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
8 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
10 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
11 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
14 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
15 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
17 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
18 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
20 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
21 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
24 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
29 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
31 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
33 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
34 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
37 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
39 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
40 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
41 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
42 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
43 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018901**** 10,0 9,8 0,0 5.4 6.0 4 EF
2 2018902**** 8,0 9,3 8,0 8.4 0 AM
3 2018903**** 8,5 9,2 8,0 8.6 4 AM
4 2017900**** 6,0 9,8 8,0 7.9 0 AM
5 2018902**** 8,5 9,2 8,0 8.6 4 AM
6 2018901**** 10,0 9,8 8,0 9.3 4 AM
7 2018901**** 10,0 9,8 8,5 9.4 4 AM
8 2018901**** 4,5 9,3 9,0 7.6 0 AM
9 2018902**** 6,0 9,3 8,0 7.8 0 AM
10 2018901**** 8,5 9,4 8,0 8.6 0 AM
11 2018903**** 6,0 9,0 8,0 7.7 4 AM
12 2018901**** 9,0 9,3 7,5 8.6 0 AM
13 2018901**** 8,5 9,8 10,0 9.4 0 AM
14 2018902**** 9,0 9,3 8,0 8.8 0 AM
15 2018901**** 9,0 9,8 9,0 9.3 4 AM
16 2018901**** 10,0 9,0 7,5 8.8 4 AM
17 2018903**** 2,0 9,8 4,0 4.5 4.9 0 RN
18 2018901**** 2,0 9,8 6,0 3.0 4.5 4 RN
19 2018900**** 6,5 9,2 6,0 7.2 4 AM
20 2018903**** 6,0 9,2 8,0 7.7 4 AM
21 2018900**** 10,0 9,8 10,0 9.9 4 AM
22 2018902**** 9,0 9,8 9,0 9.3 4 AM
23 2018901**** 10,0 9,4 8,0 9.1 0 AM
24 2018900**** 6,0 9,0 8,0 7.7 0 AM
25 2018901**** 10,0 9,8 10,0 9.9 0 AM
26 2018901**** 8,0 9,8 9,0 8.9 0 AM
27 2018900**** 6,0 9,8 8,5 8.1 4 AM
28 2018902**** 7,5 9,8 4,0 7.1 4 AM
29 2018900**** 9,0 9,8 9,0 9.3 0 AM
30 2019903**** 0,0 9,0 0,0 3.0 4 RN
31 2018900**** 8,0 9,4 7,5 8.3 0 AM
32 2017902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 4 RN
33 2018900**** 8,0 9,4 7,5 8.3 0 AM
34 2018902**** 9,0 9,2 10,0 9.4 4 AM
35 2018900**** 10,0 9,2 9,0 9.4 4 AM
36 2018900**** 10,0 9,0 6,0 8.3 4 AM
37 2018902**** 8,5 9,0 9,0 8.8 0 AM
38 2018900**** 4,0 9,3 9,0 7.4 0 AM
39 2018901**** 7,5 9,8 6,0 7.8 4 AM
40 2018901**** 10,0 9,4 7,5 9.0 0 AM
41 2018901**** 8,5 9,8 6,0 8.1 4 AM
42 2018900**** 9,0 9,8 9,0 9.3 0 AM
43 2018902**** 6,5 9,4 7,5 7.8 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Os temas contidos neste plano serão efetivados através de aulas expositivas dialogadas, seminários, dinâmicas grupais e outros procedimentos que se adequarem ao contexto, buscando-se resgatar o conhecimento prévio dos alunos e problematizando a temática a fim de facilitar a construção do conhecimento conforme os objetivos definidos. Os recursos audiovisuais serão utilizados de acordo com a necessidade e disponibilidade: data show, quadro branco, pincel e DVD.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Continua, tomando por base o desenvolvimento gradual e qualitativo dos conhecimentos.
Serão três avaliações:
• A primeira avaliação será uma prova escrita;
• A segunda consistirá na apresentação de seminários;
• A terceira avaliação será uma produção escrita sobre o conteúdo ministrado na disciplina.

O aproveitamento do rendimento acadêmico está normalizado pela Resolução N° 043/95 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPI - CEPEX de 17.05.1995.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração: Uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
DOLABELA, Fernando. Pedagogia empreendedora. São Paulo: Cultura, 2003.
FERREIRA, Naíra S. C.; AGUIAR, Márcia (Orgs.). Gestão da Educação: Impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: [s.n.], 2004.
PARO, Vitor Henrique. Administração Escolar: Introdução crítica. São Paulo: Cortez, 1993.
SOUZA, Eda Castro Lucas de. Gestão da Aprendizagem. Módulo V. Brasília: SESI-DN, 2003.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK. Laurence. Conhecimento Empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
FARIA, José Henrique de. Economia Política do Poder: Uma crítica da teoria geral da administração. v. 02. Curitiba: Juruá, 2011.
LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval; SANFELICE, José Luís. Capitalismo, Trabalho e Educação. Campinas: Autores Associados, Histedbr, 2005.
MACHADO, L. M. (coord.); ABRIAN, M. G. (Org.). Administração: e Supervisão Escolar: questões para o novo milênio. São Paulo: Pioneira, 2000.
MESZAROS, István, A Educação para além do Capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
MEZOMO, J. C. Gestão da Qualidade Total em Escola: Princípios básicos. Petrópolis: Vozes, 1997.
MOTTA, Fernando C. Prestes; VASCONCELOS, Isabella F. Gouveia de. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
PARK. Kil. H. (coord); DE BONIS. Daniel F; ABUD, Marcelo R. Introdução ao Estudo da Administração. São Paulo: Pioneira, 1997.
PIRES, Valdemir. Economia da Educação: para além do capital humano. São Paulo: Cortez, 2005
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
16/08/2019
16/08/2019
Apresentação da disciplina
21/08/2019
21/08/2019
Pilares do pensamento administrativo
23/08/2019
23/08/2019
A Escola Clássica da Administração
28/08/2019
28/08/2019
A Escola das Relações Humanas
30/08/2019
30/08/2019
Abordagem sistêmica das organizações
11/09/2019
11/09/2019
Abordagem Contingencial da Administração
13/09/2019
13/09/2019
A TGA e a Educação
18/09/2019
18/09/2019
Do projeto de Estado ao projeto de Escola
20/09/2019
20/09/2019
Capital Humano, Capital Social e Política Educacional
25/09/2019
27/09/2019
Estrutura de prova discursiva
27/09/2019
27/09/2019
transformação social e educação escolar
09/10/2019
18/10/2019
A Educação para além do Capital
23/10/2019
23/10/2019
Revisão para prova
25/10/2019
25/10/2019
Prova Escrita
30/10/2019
30/10/2019
Orientações para os seminários
01/11/2019
01/11/2019
Prova escrita - segunda chamada
06/11/2019
06/11/2019
Seminário 1: Concepções e processos democráticos
08/11/2019
08/11/2019
Seminário 2: A Gestão participativa na Escola
20/11/2019
20/11/2019
Seminário 3: Liderança em Gestão Escolar
22/11/2019
22/11/2019
Seminário 4: Gestão da cultura e do clima organizacional da escola
23/11/2019
23/11/2019
Seminário 3 e 4
27/11/2019
27/11/2019
Seminário 6: O poder na organizações
27/11/2019
27/11/2019
Seminário 5: A aprendizagem organizacional
29/11/2019
29/11/2019
Seminário 7: Gestão no Terceiro Setor
04/12/2019
06/12/2019
Trabalho Final
11/12/2019
11/12/2019
Encerramento da disciplina
Avaliações
Data Descrição
25/10/2019 1ª Avaliação
29/11/2019 2ª Avaliação
06/12/2019 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Informes sobre o Exame Final 10/12/2019
Notas da 3° avaliação 10/12/2019
Segunda chamada 29/10/2019
cancelamento de aulas de 07 à 09 06/08/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 10:27