• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

KHELYANE MESQUITA DE CARVALHO

COLÉGIO TÉCNICO DE TERESINA/UFPI

Ir ao Menu Principal

khelyane mesquita de carvalho

CTT - COLÉGIO TÉCNICO DE TERESINA/UFPI

DAA0317 - SOCIOLOGIA DA EDUCACAO I - Turma: 01 (2019.2)

Tópicos Aulas
Introdução: Sociologia da educação: uma "sociologia especial"? (05/08/2019 - 27/08/2019)
Esta introdução tem como proposta questionar o lugar da educação nas análises sociológicas como disciplina especial. Nosso ponto de partida, na disciplina, é compreender a educação como objeto de análise sociológica.
   Introdução ao pensamento da sociologia da educação 
Prezadx alunx, Segue o texto da próxima aula, dia 06/08. Abraço,
  TEXTO 2- INTROD. 
SPOSITO, M. P. “Uma Perspectiva Não Escolar no Estudo Sociológico da Escola”. Seção Textos, n. 57, pp. 210-26, mar.-mai./2003.
  TEXTO 3- INTROD. 
MOTA, K. C. C. da S. 2005, Os lugares da sociologia na formação de estudantes do ensino médio: as perspectivas de professores. Revista Brasileira de Educação, n 29, p 88-107.
  TEXTO 4- INTROD. 
GROPPO, L. A.. Sociologias da Educação: contribuições da Sociologia da Educação escolar para uma Sociologia da Educação Sociocomunitária. Revista de Ciências da Educação, v. XI, p. 291-310, 2011.
  TEXTO 5- INTROD. 
GROPPO, L. A.. Sociologias da Educação: contribuições da Sociologia da Educação escolar para uma Sociologia da Educação Sociocomunitária. Revista de Ciências da Educação, v. XI, p. 291-310, 2011.
1. A educação como objeto de estudo sociológico (02/09/2019 - 01/10/2019)
1.1. A educação como processo socializador 1.2. A missão colonizadora da escola 1.3. Funções das gerações novas no processo socializador
  Texto 1_ unidade 1 
GROPPO, L. A.. Sociologias da Educação: contribuições da Sociologia da Educação escolar para uma Sociologia da Educação Sociocomunitária. Revista de Ciências da Educação, v. XI, p. 291-310, 2011.
  Texto 2_ unidade 1 
FERNANDES, Heloisa Rodrigues. A missão colonizadora da escola. In: FERNANDES, Heloísa Rodrigues. Sintoma social dominante e moralização infantil: um estudo sobre a educação moral em Émile Durkheim. São Paulo; EDUSP/ Escuta, 1994. (pp.147-199, capítulo 4).
  Texto 3_ unidade 1 
MANNHEIM, K. Funções das gerações novas no processo socializador. In: PEREIRA, L.; FORACCHI, M. Educação e sociedade. 7ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
  Roteiro de estudo_missão colonizadora da escola 
Prezadx alunx, Segue o roteiro de estudo_missão colonizadora da escola. Abraços,
  Estudo dirigido do texto "Funções das gerações novas" 
Prezadx alunx, Segue o Estudo dirigido do texto "Funções das gerações novas", conforme solicitado por vocês. Abraços,
2. O estudo sociológico da escola (07/10/2019 - 04/11/2019)
2.1. Educação sociológica weberiana: elementos para pensar a escola 2.2. A estrutura da escola: o subgrupo de ensino e sistemas escolares
  Texto 1_ unidade 2 
RODRIGUES, A. T. Sociologia da Educação. Rio de Janeiro. DP&A, 2001. “sociedade, educação e desencantamento”
  Texto 2_ unidade 2 
CANDIDO, A. A estrutura da escola. In: PEREIRA, L.; FORACCHI, M. Educação e sociedade. 7ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
3. A educação e Ideologia (05/11/2019 - 03/12/2019)
3.1. Educação e Ideologia 3.2. A ideologia pedagógica da competência 3.3. Dilema educacional brasileiro
  Texto 1_ unidade 3 
RODRIGUES, A. T. Sociologia da Educação. Rio de Janeiro. DP&A, 2001. “sociedade, educação e emancipação”
  Texto 2_ unidade 3 
ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. As referências da pedagogia das competências. Perspectiva, Florianópolis, v. 22, n. 2, p. 497-524, jan. 2004. ISSN 2175-795X. Disponível em: . Acesso em: 04 ago. 2019. doi:https://doi.org/10.5007/%x.
  Texto 4_ unidade 3 
Oliveira, A. Gilberto Freyre e a educação: raça, democracia e ensino de história e cultura afro-brasileiras. Linhas Críticas, 21(44), 159-177. https://doi.org/10.26512/lc.v21i44.4500
  Texto 5_ unidade 3 
SAVIANI, Dermeval. Florestan Fernandes e a educação. Estud. av., São Paulo, v. 10, n. 26, p. 71-87, Apr. 1996 .
  Modelo de projeto de documentário 
Prezadx, Segue o modelo de projeto de projeto de documentário. Att.
  Dispositivos a serem usados nas gravações dos documentários 
Prez. alunx. Segue, em anexo, dispositivos a serem usados nas gravações dos documentários.
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
06 12 19 20 26 27 02 03 10 16 17 24 30 01 07 08 14 21 22 29 04 05 11 12 18 19 25 26 02 03
1 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019901**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
3 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
4 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2
6 2019901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 18
7 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 4
9 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2
10 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2019901**** 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
12 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 8
13 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 6
15 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
16 2019900**** 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
17 2019901**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
18 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 6
19 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
20 2019900**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
21 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2019901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
23 2019900**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 8
24 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
25 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
26 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 6
27 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2018900**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
30 2019902**** 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 34
31 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
33 2019900**** 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
34 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2
35 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2019902**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
37 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
39 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 10
40 2019900**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
41 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
42 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
43 2019901**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 12
44 2019901**** 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 6
45 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019901**** 9,0 10,0 10,0 9.7 4 AM
2 2019900**** 6,0 10,0 9,8 8.6 10 AM
3 2019902**** 6,5 10,0 9,0 8.5 6 AM
4 2019902**** 10,0 10,0 9,5 9.8 8 AM
5 2019902**** 9,5 10,0 10,0 9.8 2 AM
6 2019900**** 10,0 10,0 9,0 9.7 8 AM
7 2019901**** 9,0 10,0 9,3 9.4 2 AM
8 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
9 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
10 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
11 2019900**** 10,0 10,0 8,5 9.5 0 AM
12 2019900**** 7,5 10,0 9,0 8.8 2 AM
13 2019901**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
14 2019901**** 10,0 10,0 9,8 9.9 0 AM
15 2019900**** 10,0 9,0 9,0 9.3 0 AM
16 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 2019902**** 8,5 10,0 10,0 9.5 2 AM
18 2019900**** 1,6 10,0 9,3 7.0 4 AM
19 2019901**** 10,0 0,0 0,0 3.3 18 RF
20 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
21 2019902**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
22 2019902**** 10,0 0,0 0,0 3.3 34 RF
23 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
24 2019902**** 8,0 10,0 10,0 9.3 2 AM
25 2019902**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
26 2019902**** 8,8 10,0 10,0 9.6 6 AM
27 2019901**** 8,0 10,0 9,3 9.1 8 AM
28 2018900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
29 2019901**** 10,0 10,0 9,8 9.9 0 AM
30 2019901**** 9,0 10,0 9,5 9.5 4 AM
31 2019901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
32 2019901**** 10,0 10,0 9,3 9.8 8 AM
33 2019900**** 9,5 10,0 9,3 9.6 0 AM
34 2019901**** 6,5 10,0 9,8 8.8 10 AM
35 2019900**** 7,5 10,0 9,5 9.0 10 AM
36 2019902**** 10,0 10,0 9,3 9.8 2 AM
37 2019902**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
38 2019901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 12 AM
39 2019900**** 9,5 10,0 9,0 9.5 6 AM
40 2019902**** 7,0 10,0 9,8 8.9 0 AM
41 2019903**** 7,5 10,0 9,3 8.9 2 AM
42 2019902**** 9,0 10,0 9,0 9.3 2 AM
43 2019902**** 10,0 10,0 9,0 9.7 6 AM
44 2019902**** 10,0 10,0 9,0 9.7 4 AM
45 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Utilizaremos diferentes estratégias para efetivação dos objetivos propostos:
• Aulas expositivas;
• Práticas com tecnologias digitais;
• Trabalho em equipes de análise de textos e debate em grande grupo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Provas Escritas (individual, sem consulta bibliográfica).
Trabalho Integrado (em equipes/individual, articulado com outras disciplinas).
Horário de atendimento: 08-10
Bibliografia: RODRIGUES, A. T. Sociologia da Educação. Rio de Janeiro. DP&A, 2001. “introdução” e “breve sociologia do professor virtual”
SPOSITO, M. P. “Uma Perspectiva Não Escolar no Estudo Sociológico da Escola”. Seção Textos, n. 57, pp. 210-26, mar.-mai./2003.
QUINTEIRO, J. Sobre a emergência de uma sociologia da infância: contribuições para o debate. Perspectiva, Florianópolis, v. 20, n. esp., p. 137- 162, jul./dez. 2002.
MOTA, K. C. C. da S. 2005, Os lugares da sociologia na formação de estudantes do ensino médio: as perspectivas de professores. Revista Brasileira de Educação, n 29, p 88-107.
GROPPO, L. A.. Sociologias da Educação: contribuições da Sociologia da Educação escolar para uma Sociologia da Educação Sociocomunitária. Revista de Ciências da Educação, v. XI, p. 291-310, 2011.
RODRIGUES, A. T. Sociologia da Educação. Rio de Janeiro. DP&A, 2001. “sociedade, educação e vida moral”
FERNANDES, Heloisa Rodrigues. A missão colonizadora da escola. In: FERNANDES, Heloísa Rodrigues. Sintoma social dominante e moralização infantil: um estudo sobre a educação moral em Émile Durkheim. São Paulo; EDUSP/ Escuta, 1994. (pp.147-199, capítulo 4).
MANNHEIM, K. Funções das gerações novas no processo socializador. In: PEREIRA, L.; FORACCHI, M. Educação e sociedade. 7ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
RODRIGUES, A. T. Sociologia da Educação. Rio de Janeiro. DP&A, 2001. “sociedade, educação e desencantamento”
CANDIDO, A. A estrutura da escola. In: PEREIRA, L.; FORACCHI, M. Educação e sociedade. 7ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
RODRIGUES, A. T. Sociologia da Educação. Rio de Janeiro. DP&A, 2001. “sociedade, educação e emancipação”
ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. As referências da pedagogia das competências. Perspectiva, Florianópolis, v. 22, n. 2, p. 497-524, jan. 2004. ISSN 2175-795X. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9664>. Acesso em: 04 ago. 2019. doi:https://doi.org/10.5007/%x.
Oliveira, A. Gilberto Freyre e a educação: raça, democracia e ensino de história e cultura afro-brasileiras. Linhas Críticas, 21(44), 159-177. https://doi.org/10.26512/lc.v21i44.4500
SAVIANI, Dermeval. Florestan Fernandes e a educação. Estud. av., São Paulo, v. 10, n. 26, p. 71-87, Apr. 1996 .
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
05/08/2019
27/08/2019
Introdução: Sociologia da educação: uma "sociologia especial"?
02/09/2019
01/10/2019
1. A educação como objeto de estudo sociológico
07/10/2019
04/11/2019
2. O estudo sociológico da escola
05/11/2019
03/12/2019
3. A educação e Ideologia
Avaliações
Data Descrição
30/09/2019 1ª Avaliação
11/11/2019 2ª Avaliação
02/12/2019 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 19:18