-

CBT0022 - PATRIMONIO E TURISMO CULTURAL - Turma: 01 (2019.2)

Tópicos Aulas
Apresentação do programa (08/08/2019 - 08/08/2019)
Apresentação do plano da disciplina, metodologia e formas de avaliação.
   Plano da disciplina 
Exibição de vídeo e discussão sobre histórias únicas (09/08/2019 - 09/08/2019)
Narração e transmissão de experiências. (15/08/2019 - 15/08/2019)
Estudo dirigido ou debate a respeito do texto (16/08/2019 - 16/08/2019)
Debate sobre folclore, cultura popular e patrimônio (22/08/2019 - 22/08/2019)
Roda de conversa sobre folclore e cultura popular (23/08/2019 - 23/08/2019)
O papel da memória na construção da identidade social (29/08/2019 - 29/08/2019)
Estudo dirigido ou debate a respeito do texto (30/08/2019 - 30/08/2019)
Lugar de memória e identidade nacional (05/09/2019 - 05/09/2019)
Estudo dirigido ou debate a respeito do texto (06/09/2019 - 06/09/2019)
As políticas de patrimônio no Brasil (12/09/2019 - 12/09/2019)
Estudo dirigido e grupos de discussão sobre as políticas de patrimônio no Brasil (13/09/2019 - 13/09/2019)
Problematizações das políticas de patrimônio (19/09/2019 - 19/09/2019)
Estudo dirigido e grupos de discussão sobre os problemas da política de patrimônio (20/09/2019 - 20/09/2019)
Museus e suas transformações diante das mudanças na sociedade (26/09/2019 - 26/09/2019)
Estudo dirigido e grupos de discussão sobre os museus e suas práticas expositivas (27/09/2019 - 27/09/2019)
Os indígenas brasileiros e os museus (03/10/2019 - 03/10/2019)
Estudo dirigido e grupos de discussão sobre as experiências museológicas dos indígenas (04/10/2019 - 04/10/2019)
Exibição de vídeos sobre a questão indígena (10/10/2019 - 10/10/2019)
Visita Técnica: comunidades indígenas em Piripiri e Parque Nacional de Sete Cidades (11/10/2019 - 11/10/2019)
Aula Extra.
Visita Técnica: comunidades indígenas em Piripiri e Parque Nacional de Sete Cidades (12/10/2019 - 12/10/2019)
Aula Extra.
Literatura de folhetos como patrimônio imaterial (17/10/2019 - 17/10/2019)
Estudo dirigido e grupos de discussão sobre a patrimonialização do cordel e das expressões culturais populares como patrimônio imaterial (18/10/2019 - 18/10/2019)
Patrimônio cultural, turismo e produção de espaço (24/10/2019 - 24/10/2019)
: Estudo dirigido e grupos de discussão sobre a relação entre turismo, produção do espaço e patrimônio (25/10/2019 - 25/10/2019)
Patrimônio cultural e educação patrimonial (31/10/2019 - 31/10/2019)
Estudo dirigido e grupos de discussão sobre educação patrimonial (01/11/2019 - 01/11/2019)
As representações dos atores locais no tombamento do centro histórico de Parnaíba (07/11/2019 - 07/11/2019)
Estudo dirigido e grupos de discussão sobre o processo de tombamento do centro histórico de Parnaíba (08/11/2019 - 08/11/2019)
Apresentação de seminários (21/11/2019 - 21/11/2019)
Apresentação de seminários (22/11/2019 - 22/11/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
08 09 15 16 22 29 05 06 12 13 19 26 27 03 10 17 18 24 25 31 01 07 08 14 21 22 28 29 05 06
1 2018904**** 0 0 0 2 0 0 2 0 2 2 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
2 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 12
3 2018905**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 8
4 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 12
5 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 4
6 2016906**** 0 2 2 2 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 2 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 36
7 2017913**** 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
8 2019903**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
9 2018905**** 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
10 2018904**** 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 14
11 2015905**** 0 0 2 2 2 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
12 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
13 2018902**** 0 2 2 2 2 0 2 0 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 50
14 2014912**** 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 10
15 2018905**** 0 0 0 2 2 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
16 2018903**** 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 10
17 2018901**** 0 0 0 0 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 50
18 201495**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
19 2018904**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 10
20 2019901**** 0 0 0 2 2 2 2 0 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 50
21 2018904**** 0 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 14
22 2017908**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
23 2017913**** 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 14
24 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2018905**** 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
26 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
27 2018905**** 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
28 2018903**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
29 2018905**** 0 0 0 2 2 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018904**** 9,0 10,0 10,0 9.7 14 AM
2 2018905**** 9,6 10,0 8,5 9.4 12 AM
3 2017913**** 9,8 9,0 9,5 9.4 14 AM
4 2017913**** 9,6 8,5 7,5 8.5 14 AM
5 2018904**** 9,6 8,5 8,0 8.7 12 AM
6 2018905**** 8,8 10,0 8,5 9.1 4 AM
7 2018905**** 9,6 10,0 10,0 9.9 12 AM
8 2018905**** 9,3 10,0 9,0 9.4 14 AM
9 2018905**** 8,3 10,0 10,0 9.4 8 AM
10 2018903**** 9,6 9,0 9,0 9.2 10 AM
11 2018905**** 9,3 10,0 8,5 9.3 12 AM
12 2018904**** 9,6 10,0 10,0 9.9 10 AM
13 2018905**** 9,8 10,0 10,0 9.9 14 AM
14 201495**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
15 2015905**** 9,8 10,0 9,5 9.8 12 AM
16 2016906**** 0,0 2,0 0,0 0.7 36 RF
17 2014912**** 9,6 10,0 9,5 9.7 10 AM
18 2018902**** 5,6 0,0 0,0 1.9 50 RF
19 2018904**** 9,0 9,0 8,5 8.8 14 AM
20 2018905**** 9,8 10,0 10,0 9.9 0 AM
21 2019903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
22 2018904**** 7,7 10,0 8,0 8.6 12 AM
23 2018905**** 9,5 7,5 8,5 8.5 12 AM
24 2018904**** 9,7 10,0 10,0 9.9 6 AM
25 2019901**** 1,0 0,0 0,0 0.3 50 RF
26 2017908**** 9,6 8,5 7,5 8.5 12 AM
27 2018901**** 3,7 0,0 0,0 1.2 50 RF
28 2018904**** 9,3 10,0 9,5 9.6 14 AM
29 2018903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Exposição dialogada, leituras e discussões de textos, oficinas, seminários e apresentações de vídeos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: As atividades de verificação de aprendizagem serão realizadas por meio de instrumentos pedagógicos de avaliação continuada, constituídos por estudos dirigidos, grupos de discussão, oficinas, seminários e trabalho final.
Horário de atendimento:
Bibliografia: UNIDADE I
BENJAMIM, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaio sobre literatura e história da cultura. 7ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov, p.197-221.
POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, 1992, p. 200-212.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto -História. n. 10, p.7-28, 1993.
UNIDADE II
OLIVEIRA, Lucia Lippi. Patrimônio ontem e hoje: o caso brasileiro. In: NUNES, João Paulo Avelãs; FREIRE, Américo (coord.). Historiografias portuguesa e brasileira no século XX: olhares cruzados. Coimbra/Rio de Janeiro: Imprensa da Universidade de Coimbra/FGV Editora, 2013, p. 363-374.
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Os limites do patrimônio. In: LIMA FILHO, Manuel Ferreira; BELTRÃO, Jane Felipe, ECKERT, Cornelia (org.). Antropologia e patrimônio cultural: diálogos e desafios contemporâneos. Blumenau: Nova Letra, 2007, p.239-248.
SUANO, Marlene. O que é museu. São Paulo: Brasiliense, 1986. As transformações do século XX, p.49-85.
BESSA FREIRE, José Ribamar. A descoberta do museu pelos índios. In: ABREU, Regina; CHAGAS, Mário (org.). Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. 2ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009. p.217-253.
UNIDADE III
NOGUEIRA, Antonio G. R. O registro do Cordel como patrimônio imaterial e as políticas de preservação da cultura popular no Brasil. Anos 90, Porto Alegre, v. 25, n. 48, p. 181-212, 2018.
FIGUEIREDO, Diva M. F.; MONTEIRO, Circe Maria Gama. A experiência do ambiente na preservação do sítio histórico de Parnaíba. Revista Vivência. n. 34, 2008, p. 119-142.
CRUZ, Rita de C. A. da. “Patrimonialização do patrimônio”: ensaio sobre a relação entre turismo, “patrimônio cultural” e produção do espaço. GEOUSP - Espaço e Tempo, São Paulo, nº 31, p. 95-104, 2012.
MELO, Alessandro de; CARDOZO, Poliana Fabiula. Patrimônio, turismo cultural e educação patrimonial. Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, nº. 133, p. 1059-1075, 2015.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR.
CALABRE, Lia. Práticas culturais e processos de patrimonialização: a ação das políticas culturais e o jongo do Sudeste como um possível estudo de caso. Estudos de Sociologia, Recife, vol. 1, n. 20, 2014. Disponível em http://www.revista.ufpe.br/revsocio/index.php/revista/article/view/332/288. Acessado em 17 jul. 2015
OLIVEIRA, Luiz A. de. Cultura, Direitos, Políticas: a construção de uma agenda pública para os povos indígenas e a diversidade étnica no Brasil contemporâneo (2003-2015). Saarbrücken (Alemanha): Novas Edições Acadêmicas, 2016. Capítulo 2: Identidades e Políticas. p.95-127
CLIFFORD, James. Museologia e contra-história: viagens pela Costa Noroeste dos Estados Unidos. In: ABREU, Regina; CHAGAS, Mário (org.). Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. 2ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009. p.254-302.
SANSONE, Livio (org.). A política do intangível: museus e patrimônios em nova perspectiva. Salvador: Edufba, 2012.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
08/08/2019
08/08/2019
Apresentação do programa
09/08/2019
09/08/2019
Exibição de vídeo e discussão sobre histórias únicas
15/08/2019
15/08/2019
Narração e transmissão de experiências.
16/08/2019
16/08/2019
Estudo dirigido ou debate a respeito do texto
22/08/2019
22/08/2019
Debate sobre folclore, cultura popular e patrimônio
23/08/2019
23/08/2019
Roda de conversa sobre folclore e cultura popular
29/08/2019
29/08/2019
O papel da memória na construção da identidade social
30/08/2019
30/08/2019
Estudo dirigido ou debate a respeito do texto
05/09/2019
05/09/2019
Lugar de memória e identidade nacional
06/09/2019
06/09/2019
Estudo dirigido ou debate a respeito do texto
12/09/2019
12/09/2019
As políticas de patrimônio no Brasil
13/09/2019
13/09/2019
Estudo dirigido e grupos de discussão sobre as políticas de patrimônio no Brasil
19/09/2019
19/09/2019
Problematizações das políticas de patrimônio
20/09/2019
20/09/2019
Estudo dirigido e grupos de discussão sobre os problemas da política de patrimônio
26/09/2019
26/09/2019
Museus e suas transformações diante das mudanças na sociedade
27/09/2019
27/09/2019
Estudo dirigido e grupos de discussão sobre os museus e suas práticas expositivas
03/10/2019
03/10/2019
Os indígenas brasileiros e os museus
04/10/2019
04/10/2019
Estudo dirigido e grupos de discussão sobre as experiências museológicas dos indígenas
10/10/2019
10/10/2019
Exibição de vídeos sobre a questão indígena
11/10/2019
11/10/2019
Visita Técnica: comunidades indígenas em Piripiri e Parque Nacional de Sete Cidades
12/10/2019
12/10/2019
Visita Técnica: comunidades indígenas em Piripiri e Parque Nacional de Sete Cidades
17/10/2019
17/10/2019
Literatura de folhetos como patrimônio imaterial
18/10/2019
18/10/2019
Estudo dirigido e grupos de discussão sobre a patrimonialização do cordel e das expressões culturais populares como patrimônio imaterial
24/10/2019
24/10/2019
Patrimônio cultural, turismo e produção de espaço
25/10/2019
25/10/2019
: Estudo dirigido e grupos de discussão sobre a relação entre turismo, produção do espaço e patrimônio
31/10/2019
31/10/2019
Patrimônio cultural e educação patrimonial
01/11/2019
01/11/2019
Estudo dirigido e grupos de discussão sobre educação patrimonial
07/11/2019
07/11/2019
As representações dos atores locais no tombamento do centro histórico de Parnaíba
08/11/2019
08/11/2019
Estudo dirigido e grupos de discussão sobre o processo de tombamento do centro histórico de Parnaíba
21/11/2019
21/11/2019
Apresentação de seminários
22/11/2019
22/11/2019
Apresentação de seminários
Avaliações
Data Descrição
12/09/2019 1ª Avaliação
17/10/2019 2ª Avaliação
22/11/2019 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula no dia 24 de outubro de 2019 24/10/2019
Aula no dia 10/10 10/10/2019
Aula no dia 27/09 27/09/2019
Aula no dia 06/09 06/09/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1068 19/04/2024 03:07