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CBT0038 - MARKETING TURISTICO - Turma: 01 (2019.2)

Tópicos Aulas
Apresentação e Discussão do Plano de Ensino (05/08/2019 - 05/08/2019)
Aula expositiva dialogada com uso de data show
Introdução ao marketing turístico (09/08/2019 - 09/08/2019)
Aula expositiva dialogada com Data Show, quadro, marcador de quadro branco e discussões em grupo. Análise do capítulo ?Definição de marketing: o que é marketing?? do livro ?Marketing de hospitalidade e turismo?.
   Morrison (2012, Cap. 1) 
Capítulo "Definição de Marketing - O que é marketing?"
  Marketing para o turismo - as raízes históricas 
Capítulo 15 "Marketing para o turismo - as raízes históricas" do livro "Turismo princípios e práticas" - COOPER et al. [2007]
Introdução ao marketing turístico (16/08/2019 - 16/08/2019)
Aula expositiva dialogada com Data Show, quadro, marcador de quadro branco e discussões em grupo. Análise do capítulo ?Definição de marketing: o que é marketing?? do livro ?Marketing de hospitalidade e turismo?.
Conceitos e definições de marketing turístico (19/08/2019 - 19/08/2019)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussões em grupo. Análise do capítulo "Serviços de marketing de hospitalidade e turismo" do livro "Turismo: Marketing de hospitalidade e turismo".
Abordagens de marketing no setor do turismo (26/08/2019 - 26/08/2019)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussões em grupo. Análise do capítulo "Serviços de marketing de hospitalidade e turismo" do livro "Turismo: Marketing de hospitalidade e turismo".
  Morrison [2012] - Cap. 2 
Capítulo 2 "Serviços de marketing de hospitalidade e turismo" do livro "Marketing de hospitalidade e turismo" de Morrison (2012).
Abordagens de marketing no setor do turismo (30/08/2019 - 30/08/2019)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussões em grupo.
Análise do marketing de destinos e planos de marketing do setor público (02/09/2019 - 02/09/2019)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussões em grupo. Análise do capítulo ?Comportamento do cliente: onde estamos agora?? do livro ?Marketing de hospitalidade e turismo?.
Tendências e desafios do marketing (06/09/2019 - 06/09/2019)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussão de texto/artigo.
Tendências e desafios do marketing (09/09/2019 - 09/09/2019)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussão de texto/artigo.
Visita técnica Carnaubinha Resort (13/09/2019 - 13/09/2019)

Atividade prática de pesquisa e observação (roteiro em anexo) no empreendimento turístico Carnaubinha Resort.

Discussão e análise VT Carnaubinha Resort (16/09/2019 - 16/09/2019)

Discussão e análise das ações de marketing, a partir das observações e anotações da visita técnica ao empreendimento Carnaubinha Resort realizado no dia 13/09.

Análise de oportunidades de marketing (20/09/2019 - 20/09/2019)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussão em grupo. Análise do capítulo "Análise de oportunidades de marketing" do livro "Marketing de hospitalidade e turismo".
Análise de oportunidades de marketing (23/09/2019 - 23/09/2019)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussão em grupo. Análise do capítulo "Análise de oportunidades de marketing" do livro "Marketing de hospitalidade e turismo".
Dia do Turismólogo (27/09/2019 - 27/09/2019)
Participação evento "Dia do Turismólogo", organizado pela Rotas Empresa Junior.
Comportamento do consumidor no turismo (30/09/2019 - 30/09/2019)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussões em grupo. Análise do capítulo ?Comportamento do cliente: onde estamos agora?? do livro ?Marketing de hospitalidade e turismo?.
Comportamento do consumidor e TIC | Seminário de discussão (04/10/2019 - 04/10/2019)
Discussão de texto/artigo
Prova escrita (07/10/2019 - 07/10/2019)
Avaliação escrita
    
Inicia em 30/09/2019 às 0h 0 e finaliza em 07/10/2019 às 23h 59
Pesquisa de marketing | Aplicação da pesquisa (11/10/2019 - 11/10/2019)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussões em grupo.
Implementação de estratégias de segmentação (14/10/2019 - 14/10/2019)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussões em grupo. Análise do capítulo ?Estratégia de marketing: segmentação e tendências de mercado? do livro ?Marketing de hospitalidade e turismo?, e discussão de texto/artigo.
  SEGMENTAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE POSICIONAMENTO 
MORRISON (2012) - SEGMENTAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE POSICIONAMENTO
Implementação de estratégias de segmentação | Seminário de discussão (18/10/2019 - 18/10/2019)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussões em grupo. Análise do capítulo ?Estratégia de marketing: segmentação e tendências de mercado? do livro ?Marketing de hospitalidade e turismo?, e discussão de texto/artigo.
  TEXTO SEMINÁRIO - SEGMENTAÇÃO DE MERCADO E A DEMANDA TURÍSTICA REAL EM DIAMANTINA-MG E REGIÃO 
MEDAGLIA-MAYNART-SILVEIRA (2013) - A SEGMENTAÇÃO DE MERCADO E A DEMANDA TURÍSTICA REAL EM DIAMANTINA-MG E REGIÃO
Apresentação e entrega T2 (21/10/2019 - 21/10/2019)
Apresentação da primeira e segunda etapa do Plano de Marketing Turístico
Processo de planejamento estratégico | Gestão e controle do plano de marketing (25/10/2019 - 25/10/2019)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussões em grupo.
Gerenciamento da qualidade (28/10/2019 - 28/10/2019)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussões em grupo.
Gerenciamento da qualidade | Seminário de discussão (01/11/2019 - 01/11/2019)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussão de texto/artigo.
  Expectativa x Experiência análise de avaliações publicadas em redes sociais sobre a qualidade dos serviços de meios de hospedagem classificados pelo SBClass 
Artigo "Expectativa x Experiência análise de avaliações publicadas em redes sociais sobre a qualidade dos serviços de meios de hospedagem classificados pelo SBClass" para apresentação em seminário.
    
Inicia em 01/11/2019 às 0h 0 e finaliza em 04/11/2019 às 23h 59
Preparação final do plano de marketing (04/11/2019 - 04/11/2019)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussões em grupo. Análise do capítulo ?Pesquisa de marketing? do livro ?Marketing de hospitalidade e turismo?.
Preparação final do plano de marketing (08/11/2019 - 08/11/2019)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussões em grupo. Análise do capítulo ?Pesquisa de marketing? do livro ?Marketing de hospitalidade e turismo?.
Apresentação e entrega T3 (11/11/2019 - 11/11/2019)
Apresentação da terceira etapa do Plano de Marketing Turístico
Ética em marketing turístico (15/11/2019 - 15/11/2019)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussões em grupo.
Ética em marketing turístico | Seminário de discussão (18/11/2019 - 18/11/2019)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussão de texto/artigo.
    
Inicia em 18/11/2019 às 0h 0 e finaliza em 22/11/2019 às 23h 59
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
05 09 12 16 19 23 26 30 02 06 09 13 16 20 23 27 30 07 11 14 18 21 25 01 04 08 11 18 22 25 29 02
1 2017901**** 2 0 0 0 0 0 0 0 2 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 11
2 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 1 0 0 0 1 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
3 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2017911**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 1 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 7
5 2016902**** 0 2 2 0 0 0 0 2 2 1 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 13
6 2017902**** 2 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 2 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 11
7 2017902**** 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 5
8 2017900**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 1 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 9
9 2017910**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 7
10 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 2 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
11 2017908**** 2 0 0 2 0 0 0 0 2 1 1 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
12 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
13 2017901**** 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
14 2017910**** 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 8
15 2017902**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 10
16 2017902**** 0 0 2 0 2 0 0 0 2 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 7
17 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
18 2016903**** 0 1 2 0 0 0 0 2 2 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 12
19 2017908**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
20 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
21 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
22 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
23 2017902**** 2 0 0 0 0 0 2 0 1 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 9
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017902**** 8,5 5,4 8,8 7.6 10 AM
2 2017910**** 7,5 4,2 7,5 9.0 7.7 7 EF
3 2017901**** 8,8 6,2 7,7 7.6 4 AM
4 2017910**** 8,2 7,9 9,1 8.4 8 AM
5 2016902**** 8,0 4,5 8,4 7.0 13 AM
6 2017911**** 7,5 5,8 7,8 7.0 7 AM
7 2017901**** 7,7 7,4 7,6 7.6 11 AM
8 2017902**** 8,8 7,7 8,7 8.4 0 AM
9 2017902**** 8,8 4,8 8,9 7.5 2 AM
10 2017900**** 7,7 6,0 7,4 7.0 6 AM
11 2017908**** 8,2 5,1 7,8 7.0 12 AM
12 2017902**** 8,5 5,9 8,4 7.6 1 AM
13 2017902**** 8,8 7,7 7,8 8.1 9 AM
14 2016903**** 8,0 5,5 7,8 7.1 12 AM
15 2017902**** 8,5 6,6 8,4 7.8 5 AM
16 2017902**** 7,7 5,1 8,4 7.1 2 AM
17 2017902**** 8,5 6,1 8,6 7.7 11 AM
18 2017900**** 4,3 8,1 8,5 7.0 9 AM
19 2017900**** 7,4 7,6 8,0 7.7 6 AM
20 2017902**** 6,2 3,5 7,9 8.0 7.0 3 EF
21 2017908**** 7,4 6,1 7,8 7.1 4 AM
22 2017900**** 7,3 5,7 7,9 7.0 6 AM
23 2017902**** 7,7 6,2 7,7 7.2 7 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: EMENTA

Marketing na atividade turística, importância e procedimentos básicos. O papel de cada um dos agentes atuantes no processo de comercialização do produto turístico. Análise e avaliação de experiências em Marketing Turístico. Elaboração de plano de marketing turístico. Estratégias para o desenvolvimento do mix de marketing para as empresas turísticas: planejamento e controle. Elaboração de marketing turístico promocional: esquema metodológico de preparação do programa de promoção, sistema de interação e controle, previsão orçamentária e financiamento das atividades promocionais.

OBJETIVO GERAL

Proporcionar ao aluno a compreensão do processo e da dinâmica do marketing nas atividades comerciais das organizações turísticas, analisando as estratégias adotadas e as possibilidades existentes e buscando a discussão sobre assuntos inerentes a promoção e comercialização de produtos e serviços turísticos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Proporcionar ao aluno o desenvolvimento da compreensão dos aspectos teórico-práticos do marketing turístico;

• Trazer à compreensão do aluno a dinâmica de mercado e as influências que condicionam a atuação da organização em marketing;

• Consolidar o senso analítico e crítico do aluno perante a realidade do setor turístico em seus aspectos mercadológicos.

RECURSOS DIDÁTICOS

As aulas terão como apoio textos e artigos de periódicos/livros/websites e filmes e utilizarão os seguintes recursos: quadro, Internet, notebook e projetor.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

O programa será desenvolvido com base em aulas expositivas dialogadas com auxílio de recursos audiovisuais; apresentação de seminários; discussões de casos através de artigos de períodos, livros e jornais na área de marketing e/ou turismo; palestras; trabalhos de grupo em sala; realização de trabalho escrito individual e em equipes; pesquisa de mercado e de consumidor, e turismo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os alunos serão avaliados em atividades individuais e trabalhos em grupo, conforme segue:

Tipos de Avaliações Nota

01 artigo (dupla) 10
Prova escrita 8
Leitura e discussão de textos 2
T1 - Introdução e Análise da Situação 2
T2 - Diagnóstico e Estratégias Relacionadas aos Objetivos 3
T3 - Plano de Implantação e Controle da Estratégia Comercial 2
Apresentação de Seminários – Plano de Marketing (03) 3


ATIVIDADES INDIVIDUAIS

1. Participação em sala de aula

Entende-se que o/a discente são sujeitos ativos e como tal será avaliado/a pela a) objetividade da participação (questionamento e comentários), b) qualidade da participação quanto ao conteúdo exposto e c) articulação com outros conteúdos.

2. Avaliação escrita

2.2. Artigo

Objetivo de exercitar a leitura, interpretação, aplicação de pesquisa e a elaboração de texto científico.

Artigo – Marketing e tecnologias da informação e comunicação
Data de Entrega: 20 de novembro (até às 23:00 pelo SIGAA, discentes matriculados na disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação, deverão entregar trabalho diretamente para o Prof. André)

O não envio das atividades dentro do referido prazo implicará em perda de 30% da nota da atividade.

2.1. Prova

Esta, com o objetivo de avaliar o conhecimento construído nas aulas e com conteúdo referente as aulas anteriores a mesma, será realizada na primeira quinzena de setembro.


TRABALHO EM GRUPO

3. Leitura e discussão de textos

Capacidade de interrogar os textos lidos e relacionar aos conteúdos da disciplina.

4. Elaboração e apresentação do Plano de Marketing Turístico (grupo)

Se explorará a problemática e informação disponível sobre um problema prático do marketing turístico, trabalhando em grupo de modo que todos os membros colaborem na construção e execução da pesquisa, assim como análises e redação de todos os materiais elaborados.

Espera-se que o/a discente possa produzir textos mediante organização coletiva, por meio de esforço cooperativo e colaborativo na execução dos trabalhos propostos. Critérios de avaliação: Seminário: clareza, organização e sequência de apresentação, qualidade e fundamentação da argumentação e, adequação no uso de recursos audiovisuais e do tempo; Escrito: clareza em relação ao tema, justificativa, análise externa, análise de mercado e dos consumidores, análise das competências e do setor, análise do macro entorno, análise interna (T1), análise DAFO (SWOT), pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças, objetivos a serem alcançados, estratégias de marketing, abordagens de posicionamento (T2) e, para o T3, detalhamento das ações específicas de marketing operacional, plano de atividades, orçamento de marketing, medidas, resultados esperados de cada atividade, cronograma de avaliação) somados à avaliação dos resultados e conclusão do trabalho.

5 grupos de 4 discentes.


• T1 - Introdução e Análise da Situação - data da apresentação: 30 de setembro (16ª aula) e entrega do trabalho escrito: 30 de setembro (até às 23:00 pelo SIGAA).
• T2 - Diagnóstico e Estratégias Relacionadas aos Objetivos - data da apresentação: 21 de outubro (22ª aula) e entrega do trabalho escrito: 21 de outubro (até às 23:00 pelo SIGAA).
• T3 - Plano de Implantação e Controle da Estratégia Comercial e trabalho final - data da apresentação: 11 de novembro (28ª aula) e entrega do trabalho escrito: 13 de novembro (até às 23:00 pelo SIGAA).

Os seminários devem ser apresentados na data estipulada por todos os membros do grupo sob pena de desconto de nota.
Horário de atendimento: Segundas - 18:30 às 19:30
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DIAS, Reinaldo; CASSAR, Maurício. Fundamentos do marketing turístico. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
MOTA, Keila Cristina Nicolau. Marketing Turístico: promovendo uma atividade sazonal. São Paulo: Atlas, 2001.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BALANZÁ, I. M. Marketing e Comercialização de Produtos Turísticos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
BIGNÉ, E.; FONT, X. y; ANDREU, L. Marketing de destinos turísticos. Madrid: ESIC Editorial, 2000.
BOONE, Louis E.; KURTZ, David L.. Marketing Contemporâneo. 8 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1998.
BRASIL, Ministério do Turismo. Segmentação do Turismo: Marcos Conceituais. Brasília: Ministério do Turismo, 2006.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 3.0: As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano. Elsevier: São Paulo, 2010.
KOTLER, P.; GERTNER, D.; REIN, I.; HAIDER, D.. Marketing de Lugares: Como conquistar crescimento de longo prazo na América Latina e no Caribe. São Paulo: Prentice Hall, 2006.
KOTLER, P.; ROBERTO, E. L. Marketing social: estratégias para alterar o comportamento público. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
MEIRA, P. R. S.; SANTOS, C. P.; MAFRA, D. P. Marketing social: aplicações e métricas no setor público. Brasília: Senado Federal, 2015.
MIDDLETON, V. T. C. Marketing de Turismo: teoria & prática. Rio de Janeiro: Atlas, 2002.
MORRISON, A. M. Marketing de hospitalidade e turismo. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
PLOG, S. C. Porque a preservação do destino tem sentido econômico. In:THEOBALD, W. F. (org.). Turismo Global. 2ª. edição. São Paulo: Ed. SENAC São Paulo, 2002. pp. 267-282.
PRINGLE, H.; THOMPSON, M. Marketing Social: marketing para causas sociais e a construção de marcas. São Paulo: Makron Books, 2000.
SANTESMASES, M. M. Marketing. Conceptos e Estrategias. 4ª. ed., Pirámide, Madrid, 1999.
SERRA, A. C. Marketing Turístico. Madrid: Ed. Pirámide, 2011.
SCHIFFMAN, Leon G.; KANUK, Leslie Lazar. Comportamento do Consumidor. 7 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
ZEITHAML, V.A., BITNER, M. J. Marketing de Serviços: a empresa com foco no cliente. Porto Alegre: Bookman, 2002.

Periódicos

Caderno Virtual de Turismo. Disponível em <http://www.ivt-rj.net/caderno>
Estudios y Perspectivas en Turismo. Buenos Aires. Disponível em <http://www.estudiosenturismo.com.ar/>
Revista Turismo e Sociedade. DETUR/UFPR. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/turismo>
Revista Turismo em Análise. São Paulo: ECA/USP. Disponível em <http://www.revistas.usp.br/rta>
Revista Turismo: Visão e Ação. Balneário Camboriú: UNIVALI. Disponível em <http://www6.univali.br/seer/index.php/rtva>
Revista Brasileira de Turismo. Disponível em <http://www.rbtur.org.br>
REMark - Revista Brasileira de Marketing
Revista de Administração Contemporânea – RAC
Revista de Administração de Empresas – RAE < http://www.anpad.org.br/publicacoes.php>
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
05/08/2019
05/08/2019
Apresentação e Discussão do Plano de Ensino
09/08/2019
09/08/2019
Introdução ao marketing turístico
16/08/2019
16/08/2019
Introdução ao marketing turístico
19/08/2019
19/08/2019
Conceitos e definições de marketing turístico
26/08/2019
26/08/2019
Abordagens de marketing no setor do turismo
30/08/2019
30/08/2019
Abordagens de marketing no setor do turismo
02/09/2019
02/09/2019
Análise do marketing de destinos e planos de marketing do setor público
06/09/2019
06/09/2019
Tendências e desafios do marketing
09/09/2019
09/09/2019
Tendências e desafios do marketing
13/09/2019
13/09/2019
Visita técnica Carnaubinha Resort
16/09/2019
16/09/2019
Discussão e análise VT Carnaubinha Resort
20/09/2019
20/09/2019
Análise de oportunidades de marketing
23/09/2019
23/09/2019
Análise de oportunidades de marketing
27/09/2019
27/09/2019
Dia do Turismólogo
30/09/2019
30/09/2019
Comportamento do consumidor no turismo
04/10/2019
04/10/2019
Comportamento do consumidor e TIC | Seminário de discussão
07/10/2019
07/10/2019
Prova escrita
11/10/2019
11/10/2019
Pesquisa de marketing | Aplicação da pesquisa
14/10/2019
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25/10/2019
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Processo de planejamento estratégico | Gestão e controle do plano de marketing
28/10/2019
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04/11/2019
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Preparação final do plano de marketing
08/11/2019
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15/11/2019
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Ética em marketing turístico
18/11/2019
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Ética em marketing turístico | Seminário de discussão
Avaliações
Data Descrição
20/09/2019 1ª Avaliação
04/10/2019 2ª Avaliação
04/11/2019 3ª Avaliação
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Referências Complementares
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Título

Data
AULA DE HOJE | DIA DO TURISMO 27/09/2019
VISITA TÉCNICA SEXTA | OBSERVAÇÕES 11/09/2019
COMUNICADO - AULA DE HOJE 06/09/2019
COMUNICADO - AULA DE HOJE 23/08/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1071 25/04/2024 07:07