-

CMR0138 - EDUCACAO AMBIENTAL - Turma: 01 (2019.2)

Tópicos Aulas
Aula Inaugural Apresentação da professora e dos alunos; Leitura e apresentação do plano de disciplina Considerações iniciais sobre educação ambiental; (12/08/2019 - 12/08/2019)
   CAP 01, 03, 04, 07 E CONCLUSÃO.pdf 
Aula expositiva dialogada sobre: "Educação do futuro". Problematização: de que educação necessitamos hoje? (19/08/2019 - 19/08/2019)
Aula expositiva dialogada com base no livro "Pedagogia da Terra" - Gadotti (2000) capítulo 07 - Educaação sustentável. (26/08/2019 - 26/08/2019)
    
Inicia em 23/08/2019 às 20h 0 e finaliza em 30/08/2019 às 23h 59
Educação sustentável na contemporaneidade - estudos de casos da atualidade; (02/09/2019 - 02/09/2019)
Aula expositiva sobre o conceito de "Consciência planetária" baseado em Gadotti (2000); (09/09/2019 - 09/09/2019)
Prova escrita em duplas (AV 01) (16/09/2019 - 16/09/2019)
Exebição de Filme "Avatar" em sala de aula para problematização dos conceitos da Unidade 01. (23/09/2019 - 23/09/2019)
Roda de conversa com texto: movimento pela ecopedagogia - Gadotti (2000); (30/09/2019 - 30/09/2019)
Estudo de casos (reportagens em sala). (05/10/2019 - 05/10/2019)
Aula Extra.
Aula expositiva com tema: "Os desafios da era planetária" - Morin, Ciurata e Motta (2009). (07/10/2019 - 07/10/2019)
Feriado (antecipação Dia do Professor) (14/10/2019 - 14/10/2019)
Aula expositiva com tema: A terra como paradigma,baseado na obra de DIAZ, 2002. (21/10/2019 - 21/10/2019)
Produção de documentários pelos alunos com tema: "Olhares socioambientais" (26/10/2019 - 26/10/2019)
Produção de documentários em grupo para problematização da temática da Educação ambiental nos múltiplos contextos urbanos de Parnaíba: A questão do lixo, da sujeita nas praias, saúde pública e Escola.
(Feriado) (28/10/2019 - 28/10/2019)
apresentação dos documentários produzidos pelos alunos para composição de ultima avaliação. (04/11/2019 - 04/11/2019)
Entrega de resultados para os alunos. Confraternização em sala. Finalização de curso. (11/11/2019 - 11/11/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
12 19 26 02 09 16 23 30 05 07 21 26 04 11
1 2017908**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 8
2 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2015904**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
4 2018902**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
5 2017911**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2015904**** 0 4 0 4 0 0 4 2 0 0 0 0 0 1 15
7 2015905**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
8 2016902**** 2 4 4 4 4 4 4 4 6 4 4 6 4 4 58
9 2016900**** 0 0 4 0 4 0 0 0 0 4 0 6 0 4 22
10 201493**** 4 4 4 1 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 15
11 2015905**** 0 0 4 4 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 12
12 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015904**** 10,0 9,0 10,0 9.7 2 AM
2 2017911**** 10,0 8,0 10,0 9.3 4 AM
3 2016900**** 9,0 7,0 0,0 5.3 28 RF
4 201493**** 8,0 10,0 10,0 9.3 15 AM
5 2015905**** 10,0 8,0 10,0 9.3 0 AM
6 2017908**** 8,5 5,0 10,0 7.8 8 AM
7 2016902**** 5,0 0,0 0,0 1.7 43 RF
8 2017900**** 9,0 8,5 10,0 9.2 4 AM
9 2018902**** 9,0 7,0 10,0 8.7 4 AM
10 2015905**** 8,5 6,0 10,0 8.2 12 AM
11 2015904**** 8,5 7,0 8,0 7.8 15 AM
12 2015905**** 9,0 7,0 10,0 8.7 4 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Conceito. Sensibilização aos problemas ambientais. Estratégia de ensino na prática de educação ambiental. Ações diretas e práticas de educação ambiental nos setores da pesca e aquicultura. Legislação pertinente. Estudos ambientais e a participação popular
Objetivos: Propiciar o aumento de conhecimentos, a mudança de valores e o aperfeiçoamento de habilidades, que materializam as condiçoes básicas para que os discentes assumam atitudes e comportamentos que estejam em harmonia com o meio ambiente, como cidadaos e futuros profissionais em Engenharia de Pesca.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia:  Durante as aulas teóricas serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
 Aulas expositivas dialogadas, possibilitando debate com os alunos a partir de análises, reflexões, exemplos, questionamentos e estabelecendo conexões entre a realidade, o conteúdo estudado e a disciplina;
 Análises de textos;
 Exibição de filmes e vídeos que tratam ou problematizam sobre o tema em estudo;
 Desenvolvimento de seminários em grupo;
 Para a elaboração e o desenvolvimento das atividades, serão utilizados, essencialmente, os livros e capítulos dos livros, bem como vídeos que tratam sobre a temática estudada;
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O desempenho do aluno será avaliado considerando os seguintes critérios: frequência mínima de 75% da carga horária; participação em sala de aula e nas atividades propostas, pontualidade, assiduidade e qualidade dos trabalhos produzidos.
Acrescidos a esses critérios, o aluno deverá alcançar a média final igual a 7,0 (sete) para ser aprovado por média na disciplina, por meio da realização de três avaliações, nas quais:
1ª Avaliação: Prova (7,0) + Grupo de discussão em sala (3,0);
2ª Avaliação: Seminário em Grupo (10,0);
3ª Avaliação: Pesquisa de campo (7,0) + Apresentação da pesquisa (3,0)
Horário de atendimento: 14H - 16 TERÇA
Bibliografia: DIAZ, Alberto Pardo. Educação ambiental como projeto. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra. São Paulo: Peirópolis, 2000.

MORIN, Edgar; CIURANA, Emilio-Roger; MOTTA, Raúl Domingo. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. 3 ed. São Paulo: Cortez. Brasília, DF: UNESCO, 2009.

SILVA, Elmo Rodrigues da; PEDRINI, Alexandre de Gusmão (Org). Metodologias em
Educação ambiental. Petrópolis: Vozes, 2007.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
12/08/2019
12/08/2019
Aula Inaugural Apresentação da professora e dos alunos; Leitura e apresentação do plano de disciplina Considerações iniciais sobre educação ambiental;
19/08/2019
19/08/2019
Aula expositiva dialogada sobre: "Educação do futuro". Problematização: de que educação necessitamos hoje?
26/08/2019
26/08/2019
Aula expositiva dialogada com base no livro "Pedagogia da Terra" - Gadotti (2000) capítulo 07 - Educaação sustentável.
02/09/2019
02/09/2019
Educação sustentável na contemporaneidade - estudos de casos da atualidade;
09/09/2019
09/09/2019
Aula expositiva sobre o conceito de "Consciência planetária" baseado em Gadotti (2000);
16/09/2019
16/09/2019
Prova escrita em duplas (AV 01)
23/09/2019
23/09/2019
Exebição de Filme "Avatar" em sala de aula para problematização dos conceitos da Unidade 01.
30/09/2019
30/09/2019
Roda de conversa com texto: movimento pela ecopedagogia - Gadotti (2000);
05/10/2019
05/10/2019
Estudo de casos (reportagens em sala).
07/10/2019
07/10/2019
Aula expositiva com tema: "Os desafios da era planetária" - Morin, Ciurata e Motta (2009).
14/10/2019
14/10/2019
Feriado (antecipação Dia do Professor)
21/10/2019
21/10/2019
Aula expositiva com tema: A terra como paradigma,baseado na obra de DIAZ, 2002.
26/10/2019
26/10/2019
Produção de documentários pelos alunos com tema: "Olhares socioambientais"
28/10/2019
28/10/2019
(Feriado)
04/11/2019
04/11/2019
apresentação dos documentários produzidos pelos alunos para composição de ultima avaliação.
11/11/2019
11/11/2019
Entrega de resultados para os alunos. Confraternização em sala. Finalização de curso.
Avaliações
Data Descrição
16/09/2019 1ª Avaliação
14/10/2019 2ª Avaliação
21/10/2019 3ª Avaliação
28/10/2019 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Cadastramento de Tarefa. 23/08/2019
CANCELAMENTO DE AULAS DOS DIAS 05 a 08 de agosto. 01/08/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 11:25