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DCA0096 - EMPREENDEDORISMO - ADMINIST - Turma: 01 (2019.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina (05/08/2019 - 05/08/2019)

Apresentação da disciplin

Conteúdo programático

Sistema de a avaliação

Introdução à Disciplina (08/08/2019 - 15/08/2019)
uQuem é o empreendedor?
u
uO que é o empreendedorismo?
u
uO que é um processo empreendedor?
 
Análise histórica do surgimento do empreendedorismo
 
uA palavra empreendedor (entrepreneur) é de origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo novo);
uPrimeiro uso do termo empreendedorismo – Marco Polo;
uIdade média – gerenciar grandes negócios;
uSéculo XVII – Richard Cantillon diferenciou empreendedorismo (assumir riscos), do capitalista (aquele que fornecia o capital);
 
A natureza e o desenvolvimento do empreendedorismo
 
uA palavra entrepreuner é francesa e significa “aquele que está entre” ou “intermediário”.
uPeríodo Inicial – primeira definição como “intermediário” é atribuído a Marco Polo.
uAssinava contrato com uma pessoa que detinha recursos para vender suas mercadorias.
uIdade Média – o termo empreendedor foi usado para descrever tanto um participante quanto um administrador de grandes projetos de produção.
 
uSéculo XVII – Houve uma reemergência na ligação do risco com o empreendedorismo neste período.
uO empreendedor firmava um acordo contratual com o governo para desempenhar um serviço ou fornecer produtos estipulados;
uAssumia as perdas ou ganhos sobre o empreendimento;
uRichard Cantillon economista e escritor em 1700,viu o empreendedor como alguém que corria riscos.
 
uSéculo XVIII – se estabeleceu a diferença entre a pessoa com capital daquela que precisava de capital, ou seja, o empreendedor foi diferenciado do fornecedor de capital(investidor);
uUm investidor de risco é um administrador profissional de dinheiro que faz investimentos de risco a partir de um montante de capital próprio para obter uma alta taxa de retorno sobre os investimentos.
 

Século XIX e XX

uNo final Do séc. XIX e início do XX não se distinguia empreendedores de gerentes;
uEntendia-se que o empreendedor organiza e opera uma empresa para lucro pessoal, além de assumir perdas e ganhos em circunstâncias de imprevistos;
uEm meados do século XX, estabeleceu-se a noção de empreendedor como inovador;
u Dessa maneira, compreendeu-se que a função do empreendedor é reformar ou revolucionar o padrão de produção ou explorar uma invenção, um método tecnológico não-experimentado para produzir um novo bem ou um bem antigo de uma maneira nova. 
uAssim, o conceito de inovação e novidade é uma parte integrante do empreendedorismo;
uDe fato, a inovação, o ato de lançar algo novo, é uma das mais difíceis tarefas para o empreendedor;
 
 
Empreendedorismo (19/08/2019 - 22/08/2019)
uO conceito de empreendedor deve considerar princípios e termos em uma perspectiva empresarial, administrativa e pessoal:
uO autor enfatiza que em quase todas as definições de empreendedorismo, há um consenso em torno de um comportamento que abrange:
ua) tomar iniciativa;
ub) organizar e reorganizar mecanismos sociais e econômicos a fim de transformar recursos e situações para proveito prático e;
uc)aceitar o risco ou o fracasso.
 
uNa perspectiva de um economista o Empreendedor é aquele que combina recursos, trabalho, materiais e outros ativos para tornar seu valor maior que antes; também é aquele que introduz mudanças, inovações e uma nova ordem;
uNa perspectiva de um psicólogo o empreendedor geralmente é impulsionado por certas forças – a necessidade de obter ou conseguir algo, de experimentar, de realizar ou talvez de escapar à autoridade de outros.
 
uNa perspectiva de executivos, o empreendedor é interpretado como uma ameaça, um concorrente agressivo;
uEnquanto para outros, o mesmo empreendedor pode ser aliado, uma fonte de suprimento, um cliente ou alguém que gera riqueza para outros assim como encontra melhores maneiras de utilizar recursos, reduzir o desperdício e produzir empregos que outros ficarão satisfeitos em conseguir.
uConvergência de noções entre as perspectivas apresentadas:
üNovidade; organização, criação, riqueza e risco.
u
uEmpreendedorismo é o processo de criar algo novo com valor, dedicando o tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psíquicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação e da independência financeira e pessoal. 
u“O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais”.

(SCHUMPETER, 1949)

uO empreendedor é aquele que cria um equilíbrio, encontrando um posição clara e positiva em um ambiente de caos e turbulência, ou seja, identifica oportunidades na ordem presente.(KIRZNER, 1973).
 

Conceito

uÉ o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de ideias em oportunidades;
uA perfeita implementação destas oportunidades leva à criação de negócios de sucesso.

(DORNELAS, 2008).

uConvergências
u
uTem iniciativas para criar um novo negócio e paixão pelo que faz;
uUtiliza os recursos disponíveis de forma criativa, transformando o ambiente social e econômico onde vive;
uAceita assumir os riscos calculados e a possibilidade de fracassar.
 
uTermos chave que envolvem o empreendedorismo:
u

Atividade geradora de valor;
• Identificação de novas oportunidades;
• Satisfação ou atendimento das necessidades;
• Criação de valor para a sociedade;
• Destruição criativa – Schumpeter 

uHisrich (2009) enfatiza quatro aspectos básicos de ser um empreendedor:

Primeiro - A) processo de criação – criar algo novo e de valor para si e para o público: ( 1)mercado de competidores; 2)administração de hospital  com novo procedimento de internação; 3) possíveis estudantes com novos cursos e a oferta de um novo serviço por uma agência de sem fins lucrativos.

Segundo - Tempo e esforço;

Terceiro - Recompensas para o empreendedor (independência, satisfação pessoal

Quarto – assumir os riscos necessários.

 

 

 
Atestado médico (26/08/2019 - 05/09/2019)

Atestado médico. 

Processo empreendedor (09/09/2019 - 09/09/2019)
u“Os empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, apaixonadas pelo fazem, não se contentam em ser mais um na multidão...”(DONELAS, 2008, p. 5).
 
uInício de 1999, por meio de uma parceria entre a London Business School, da Inglaterra, e o Babson College, dos Estados Unidos, o programa de pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), uma avaliação anual do nível nacional da atividade empreendedora ao nível mundial.
uNa sua primeira edição contou com os dados de 10 países e atualmente é o maior estudo contínuo sobre a dinâmica empreendedora no mundo tendo abrangido 100 países em algumas edições.
 
uO Brasil participa do programa desde 2000;
uRessalte-se que esse relatório traz mais do que um retrato do empreendedorismo nacional em comparação com o mundo, mas também a possibilidade de observação das alterações, sendo elas, evoluções ou retrocessos na atividade empreendedora do país.
 
u1990 é considerada a década onde o empreendedorismo começou a surgir no Brasil;
uCriação de entidades como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e a Sociedade Brasileira para Exportação de Software (SOFTEX);
uEntre 1999 e 2002 o Programa Brasil Empreendedor do Governo Federal, foi dirigido a mais de 6 milhões de empreendedores em todo país;
uo Empretec, e Jovem Empreendedor do SEBRAE; 
 
uO Empretec é uma metodologia da Organização das Nações Unidas - ONU voltada para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios, promovido em cerca de 34 países.
uNo Brasil, o Empretec é realizado exclusivamente pelo SEBRAE e já capacitou cerca de 190 mil pessoas, em 8.400 turmas (SEBRAE, 2013);
 

De acordo com o GEM os empreendedores podem ser classificados  nos seguintes grupos:

uNa metodologia da pesquisa GEM, os empreendedores são classificados como iniciais (nascentes e novos) e estabelecidos. 
u- Os empreendedores nascentes estão envolvidos na estruturação de um negócio do qual são proprietários, mas que ainda não pagou salários, pró-labores ou qualquer outra forma de remuneração aos proprietários por mais de três meses.(GEM, 2014).
 
uJá os empreendedores novos administram e são proprietários de um novo negócio que pagou salários, gerou pró-labores ou qualquer outra forma de remuneração aos proprietários por mais de três e menos de 42 meses. 
u- Os empreendedores nascentes e novos são considerados empreendedores iniciais ou em estágio inicial. 
- Os empreendedores estabelecidos administram e são proprietários de um negócio tido como consolidado, que pagou salários, gerou pró-labores ou qualquer outra forma de remuneração aos proprietários por mais de 42 meses (3,5 anos). 
 
uGEM apresenta o empreendedorismo  quanto a motivação para a atividade empreendedora:

 

uEmpreendedorismo por Necessidade:
u
uEmpreendedorismo por oportunidade:
 
 
Diferenças e similaridades entre o administrador e o empreendedor (12/09/2019 - 19/09/2019)
uAbordagem clássica – planejar, organizar, dirigir e controlar
u
uAbordagem  de Rosemary Stewart (1982)
u
uAdministrador
u
uEmpreendedor
u

Demandas, restrições e alternativas

Segundo Kotter(1982), os administradores:

uCriam e modificam agendas;
uIncluem metas e planos para sua organização; e
uDesenvolvem redes de relacionamentos.

 uPapéis do administrador de acordo com Mintzberg(1986):

uInterpessoais – representante, lider e ligação;
uInformacionais – monitor, disseminador e interlocutor; e
uDecisórios – empreendedor, solucionador de distúrbios, alocador de recursos. 

As diferenças entre administrador e empreendedor podem ser comparadas em cinco dimensões:

uOrientação estratégica;
uAnálise das oportunidades;
uComprometimento dos recursos;
uControle dos recursos; e
uEstrutura gerencial.
 
uSão visionários: visão de como será o futuro para sua vida;
uSabem tomar decisões;
uSão indivíduos que fazem a diferença;
uSabem explorar ao máximo as oportunidades:identifica a oportunidade na ordem presente;
uSão determinados e dinâmicos;
uSão dedicados.
 

 

Identificação de oportunidade (23/09/2019 - 26/09/2019)
uA identificação de oportunidade é o processo através do qual o empreendedor percebe a oportunidade para um novo empreendimento;
uAlém da identificação faz-se necessário avaliar a oportunidade;
uO processo de avaliação envolve prestar atenção à extensão da oportunidade, seu valor real e valor percebido, seus riscos e possibilidades de retorno, sua adequação às habilidades e metas pessoais do empreendedor e ao diferencial da oportunidade em seu ambiente competitivo. 
 
uO tamanho do mercado e a extensão da janela de oportunidade(período de tempo disponível para criar um novo negócio)formam alicerces para a determinação de riscos e compensações;
uOs riscos refletem o mercado, a concorrência, a tecnologia e a quantidade de capital envolvido;
uA quantidade de capital é a base para o retorno e as compensações;
uFinalmente, a oportunidade deve adequar-se às habilidades e aos objetivos pessoais do empreendedor. 
 
uA análise de oportunidade deve se concentrar na oportunidade, não no empreendimento como um todo;
uOu seja, deve oferecer a base para tomar a decisão de agir ou não em relação à oportunidade;

Um plano de análise inclui os seguintes itens:

uDecisão do produto ou serviço;
uUma avaliação do oportunidade;
uUma avaliação do empreendedor e da equipe;
uEspecificações de todas as atividades e recursos necessários para transformar a oportunidade em empreendimento; e
uFonte de capital para financiar o empreendimento.
 
uQual quer oportunidade deve ser analisada, pelo menos sob os seguintes aspectos:
uQual mercado ela atende?
uQual o retorno econômico que ela proporciona?
uQuais são as vantagens competitivas que ela trará ao negócio?
uQual é a equipe que transformará essa oportunidade em negócio?
uAté que ponto o empreendedor está comprometido com o negócio? 
 
uDiferenciando ideias de oportunidades
uUm dos maiores mitos a respeito de novas ideias de negócios é que elas devam ser únicas;
uO que importa é como o empreendedor utiliza sua ideia, inédita ou não;
uTransformá-la em um produto ou serviço que faça sua empresa crescer;
uAs oportunidades é que são únicas. 
 
uIdeias revolucionárias são raras;
uProdutos únicos não existem; e
uConcorrentes sempre existirão;
uÉ importante que o empreendedor teste sua ideia ou conceito de negócio junto a clientes em potencial, empreendedores mais experientes, amigos;
uUma ideia sozinha não vale nada;
uO importante é saber desenvolvê-las, implementá-las e construir um negócio de sucesso; 
 
uIdeia certa no momento errado
uO timing (momento em que a ideia foi gerada);
u
uA experiência no ramo como diferencial
uProcure criar negócios em áreas que você conhece; 
 
uFontes de novas ideias
uA informação é a base de novas ideias;
uBrainstorming (tempestade cerebral);
uOutras dicas...
uConversar com pessoas de todos os níveis sociais e idade;
uConversar sobre várias temáticas;
uPesquisar novas patentes e licenciamentos de produtos;
uEstar atento aos acontecimentos sociais de sua região, tendências, preferências da população; 
 
uMudanças no estilo e padrão de vida das pessoas;
uHábitos dos jovens; e
uNovos hábitos da terceira idade
uVisitar institutos de pesquisa, universidades, feiras de negócios, empresas;
uParticipar de conferências e negócios da área. 
 
uAnálise Econômica
uRever a estrutura da empresa e seus custos, otimizar seus processos produtivos, as projeções de vendas;

 

uVantagens Competitivas
uDiferenciais que proporcionam um ganho para o consumidor;
uEquipe Gerencial
uExperiência  prévia;
uFormação do gestores 
 
uCritérios pessoais
uIdentificar-se com a ideia e a oportunidade de negócio;
uVocê realmente considera que essa é a melhor opção? 
 
uSaber identificar essas oportunidades é um exercício constante que deve ser feito e nem todos os empresários e empreendedores estão abertos e preparados para isso. 
 
Identificando oportunidade (30/09/2019 - 03/10/2019)
uIdentifique seu perfil
uPara identificar seu perfil de negócio ou que tipo de segmento deverá atuar faça duas listas:
u 1) A primeira, de coisas que você gosta de fazer. Esta lista pode conter itens simples, como ler um livro, ou mais complexas, como pular de paraquedas.
u2) A segunda lista é sobre os assuntos e conhecimentos que você gosta, domina e deseja continuar aprendendo.
uApós criar estas duas listas, procure descobrir ideias de negócio que tenham a ver com o que você listou, unindo oportunidade e satisfação pessoal. (IBCCOACHING)
 
uAvalie as tendências de mercado
uFique atento às novidades e tendências do mercado, seja em curto prazo — presentes hoje no ambiente empresarial — ou longo prazo (aquelas ideias que permanecerão por longos anos).
uAtente-se aos novos investimentos, quais segmentos de mercado têm sido mais lucrativos e quais são os que você tem condições financeiras para investir. (IBCCOACHING)
 
uTenha uma grande ideia
uVocê já deve ter pensado -  “Como não pensei nisso antes?”
uAo visualizar grandes ideias que se transformaram em produtos ou serviços e acabaram virando sucesso no mercado.
uEm geral, são ideias simples, porém bastante inovadoras.
uO Facebook é um exemplo de como uma grande ideia pode gerar negócios . (IBCCOACHING) 
 
uIdentifique o seu cliente
uPara quem pretende identificar oportunidades ou busca investir em um novo negócio?
u Conheça seu público alvo, suas necessidades, desejos e anseios. O que eles esperam do produto ou serviço que você pretende investir, entre outras coisas?
Analise se realmente o que você deseja inserir no mercado tem um grande diferencial que vai agregar valor à vida do seu público-alvo, bem como atender suas necessidades mais intrínsecas. 
 
uQuais problemas você pode resolver?
uÉ importante analisar o mercado, as necessidades, anseios, bem como os problemas, sejam eles simples ou complexos, que os seus possíveis consumidores enfrentam em seu dia a dia, para verificar de que forma você pode encontrar uma solução que atenda tudo isso.
uPergunte-se sempre: quais problemas, ainda sem soluções, ou com soluções que podem ser melhoradas, eu e minha empresa podemos resolver? A partir desta análise, podem surgir ideias, que se bem trabalhadas, têm grandes chances de serem transformadas em oportunidades de negócios. (IBCCOACHING). 
 
uToda oportunidade tem o seu tempo
uOutro ponto que é essencial saber é que toda oportunidade tem o seu tempo.
uIsso quer dizer que, por mais que um produto ou serviço seja lançado mercado e em um primeiro momento atendam as necessidades imediatas dos clientes, pode ser que daqui a seis meses ou um ano, estes não sirvam mais.
Sendo assim, é fundamental ter este pressuposto em mente, para que assim você e sua empresa busquem constantemente maneiras de se atualizar, para continuarem atuantes no mercado. (IBCCOACHING).
 
uMantenha-se sempre atento
uUma oportunidade de negócio pode surgir das situações que você menos espera.
uO que acontece ao seu redor e ao redor de sua empresa pode ser uma oportunidade de negócio.
uParticipar de eventos, lendo bastante, atualizando seus conhecimentos por meio de cursos, analisando e conversando com concorrentes, clientes, colaboradores e fornecedores. (IBCCOACHING). 
 
uO que fazer para melhorar sempre?
uOutra pergunta que você deve se fazer constantemente - O que você pode e sua empresa podem fazer para se colocarem em constante processo de melhoria e aprimoramento?
uNeste momento, você deve inserir no processo seus colaboradores, pois, como eles estão lidando diariamente com os fatores que envolvem a organização, com certeza eles terão diversas ideias de melhoria para o que a empresa já faz, que, se bem trabalhadas, podem se transformar em grandes oportunidades de negócios. (IBCCOACHING). 
 
uIdeia X Oportunidade de negócio
uNem sempre uma ideia por si só é o suficiente para fazer com que um negócio seja realmente viável e gere os resultados esperados.
uÉ preciso uma análise criteriosa, no sentido de entender se está realmente se tratando de uma oportunidade de negócio.
uÉ preciso submeter a ideia à uma avaliação crítica, analisando, principalmente, se realmente o que está sendo proposto vai atender à uma necessidade dos consumidores. (IBCCOACHING).
 
 
 
Entrada em licença médica (10/10/2019 - 10/10/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
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3 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
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35 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2017908**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 2017900**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017901**** 9,5 9,5 10,0 9.7 0 AM
2 2017902**** 8,0 8,0 10,0 8.7 0 AM
3 2017902**** 8,5 9,5 10,0 9.3 0 AM
4 20083**** 0,0 0,0 0,0 0.0 16 RF
5 20125**** 8,0 8,0 5,0 7.0 2 AM
6 2017902**** 9,5 9,5 10,0 9.7 0 AM
7 2017901**** 9,5 9,5 10,0 9.7 0 AM
8 2015902**** 0,0 8,0 10,0 0.0 3.0 18 RF
9 2017902**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
10 2017902**** 9,5 9,5 10,0 9.7 0 AM
11 2017902**** 10,0 8,0 10,0 9.3 2 AM
12 2017902**** 9,5 8,0 10,0 9.2 0 AM
13 2017901**** 9,5 9,5 10,0 9.7 12 AM
14 2017902**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
15 2017900**** 9,5 9,5 10,0 9.7 0 AM
16 2017900**** 8,0 9,5 10,0 9.2 6 AM
17 2017900**** 9,5 9,5 10,0 9.7 2 AM
18 2017901**** 8,0 9,5 10,0 9.2 0 AM
19 2017902**** 9,5 9,5 10,0 9.7 0 AM
20 2017900**** 9,5 9,5 10,0 9.7 0 AM
21 2017908**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
22 2017902**** 8,5 9,5 10,0 9.3 0 AM
23 2017900**** 8,5 9,5 10,0 9.3 0 AM
24 2017900**** 9,5 9,5 10,0 9.7 0 AM
25 2017908**** 9,5 9,5 10,0 9.7 0 AM
26 2017900**** 9,5 9,5 10,0 9.7 2 AM
27 2017902**** 8,5 9,5 10,0 9.3 0 AM
28 2017908**** 8,0 9,5 10,0 9.2 0 AM
29 2017900**** 9,0 8,0 10,0 9.0 2 AM
30 2017900**** 9,5 9,5 10,0 9.7 0 AM
31 2017902**** 8,0 8,0 10,0 8.7 0 AM
32 2017902**** 0,0 7,0 6,0 0.0 2.2 16 RF
33 2017902**** 8,0 9,5 10,0 9.2 0 AM
34 2017909**** 9,0 8,0 10,0 9.0 0 AM
35 2017901**** 9,0 8,0 10,0 9.0 0 AM
36 2017902**** 8,5 7,0 6,0 7.2 0 AM
37 2017902**** 8,5 7,0 6,0 7.2 0 AM

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Data
Avaliação Final 11/12/2019
Levantamento bibliográfico - aula de hoje 22/08/2019
Seleção Grupo de Pesquisas e Estudos em Marketing 20/08/2019

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