Identificando oportunidade (30/09/2019 - 03/10/2019)
uIdentifique seu perfil
uPara identificar seu perfil de negócio ou que tipo de segmento deverá atuar faça duas listas:
u 1) A primeira, de coisas que você gosta de fazer. Esta lista pode conter itens simples, como ler um livro, ou mais complexas, como pular de paraquedas.
u2) A segunda lista é sobre os assuntos e conhecimentos que você gosta, domina e deseja continuar aprendendo.
uApós criar estas duas listas, procure descobrir ideias de negócio que tenham a ver com o que você listou, unindo oportunidade e satisfação pessoal. (IBCCOACHING)
uAvalie as tendências de mercado
uFique atento às novidades e tendências do mercado, seja em curto prazo — presentes hoje no ambiente empresarial — ou longo prazo (aquelas ideias que permanecerão por longos anos).
uAtente-se aos novos investimentos, quais segmentos de mercado têm sido mais lucrativos e quais são os que você tem condições financeiras para investir. (IBCCOACHING)
uTenha uma grande ideia
uVocê já deve ter pensado - “Como não pensei nisso antes?”
uAo visualizar grandes ideias que se transformaram em produtos ou serviços e acabaram virando sucesso no mercado.
uEm geral, são ideias simples, porém bastante inovadoras.
uO Facebook é um exemplo de como uma grande ideia pode gerar negócios . (IBCCOACHING)
uIdentifique o seu cliente
uPara quem pretende identificar oportunidades ou busca investir em um novo negócio?
u Conheça seu público alvo, suas necessidades, desejos e anseios. O que eles esperam do produto ou serviço que você pretende investir, entre outras coisas?
Analise se realmente o que você deseja inserir no mercado tem um grande diferencial que vai agregar valor à vida do seu público-alvo, bem como atender suas necessidades mais intrínsecas.
uQuais problemas você pode resolver?
uÉ importante analisar o mercado, as necessidades, anseios, bem como os problemas, sejam eles simples ou complexos, que os seus possíveis consumidores enfrentam em seu dia a dia, para verificar de que forma você pode encontrar uma solução que atenda tudo isso.
uPergunte-se sempre: quais problemas, ainda sem soluções, ou com soluções que podem ser melhoradas, eu e minha empresa podemos resolver? A partir desta análise, podem surgir ideias, que se bem trabalhadas, têm grandes chances de serem transformadas em oportunidades de negócios. (IBCCOACHING).
uToda oportunidade tem o seu tempo
uOutro ponto que é essencial saber é que toda oportunidade tem o seu tempo.
uIsso quer dizer que, por mais que um produto ou serviço seja lançado mercado e em um primeiro momento atendam as necessidades imediatas dos clientes, pode ser que daqui a seis meses ou um ano, estes não sirvam mais.
Sendo assim, é fundamental ter este pressuposto em mente, para que assim você e sua empresa busquem constantemente maneiras de se atualizar, para continuarem atuantes no mercado. (IBCCOACHING).
uMantenha-se sempre atento
uUma oportunidade de negócio pode surgir das situações que você menos espera.
uO que acontece ao seu redor e ao redor de sua empresa pode ser uma oportunidade de negócio.
uParticipar de eventos, lendo bastante, atualizando seus conhecimentos por meio de cursos, analisando e conversando com concorrentes, clientes, colaboradores e fornecedores. (IBCCOACHING).
uO que fazer para melhorar sempre?
uOutra pergunta que você deve se fazer constantemente - O que você pode e sua empresa podem fazer para se colocarem em constante processo de melhoria e aprimoramento?
uNeste momento, você deve inserir no processo seus colaboradores, pois, como eles estão lidando diariamente com os fatores que envolvem a organização, com certeza eles terão diversas ideias de melhoria para o que a empresa já faz, que, se bem trabalhadas, podem se transformar em grandes oportunidades de negócios. (IBCCOACHING).
uIdeia X Oportunidade de negócio
uNem sempre uma ideia por si só é o suficiente para fazer com que um negócio seja realmente viável e gere os resultados esperados.
uÉ preciso uma análise criteriosa, no sentido de entender se está realmente se tratando de uma oportunidade de negócio.
uÉ preciso submeter a ideia à uma avaliação crítica, analisando, principalmente, se realmente o que está sendo proposto vai atender à uma necessidade dos consumidores. (IBCCOACHING).