-

MSC021 - DIDÁTICA - Turma: 01 (2019.2)

Tópicos Aulas
Apresentação professor/aluno e do plano de curso; motivações dos mestrandos na linha saúde e comunidade; diagnóstico e expectativa em relação a disciplina; dicussão dos fundamentos da Didática. (22/08/2019 - 22/08/2019)

Plano de curso; Diagnóstico das necessidades da disciplina; A Didática e seus fundamentos (MELO; URBANETZ, 2008, p. 15-64);

Atividade: mapa conceitual do texto discutido.

   A didática e seus fundamentos (MELO; URBANETZ, 2008) 
  Revisão da Didática (CANDAU, 2011) 
Leitura complementar para o texto 01
Socialização do mapa conceitual e articulação com a leitura complementar do texto "Didática e a formação de educadores".. (29/08/2019 - 29/08/2019)

Apresentação do vídeo "feito de retalhos" com dinâmica de sensibilização e reflexão;

Socilaização do mapa conceitual;

Produção do sumário e do glossário do texto da leitura complementar (CANDAU, 2014, p.14-24).

Paradigmas conservadores e paradigmas inovadores (BERHENS, 2010). (29/08/2019 - 05/09/2019)

O paradigma emergente e a prática pedagógica (BEHRENS, 2010, 117); abordagens e categorias estudas pela autora;

Leitura complementar o artigo de Mário osório (1992), disponível em:http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/1241

Atividade: produção de sumário e de glossário.

Sistematização dos painéis. (05/09/2019 - 05/09/2019)
Socialização do artigo "prática educativa e sua relação com a prática docente e pedagógica" (PEREIRA; BANDEIRA, 2019); roda de conversa com o artigo apresentado e a leitura complementar sugerid. (12/09/2019 - 12/09/2019)

Prática educativa: entre o essencilalismo e a práxis (BANDEIRA; IBIAPINA, 2014), disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1031

Atividade: produção do conceito de prática educativa, prática docente e prática pedagógica.

Planejamento no trabalho pedagógico do educador (BANDEIRA, 2019, 6p.) e sistematização dos seminário.

Planejamento colaborativo: necessidade e possibilidade no trabalho docente. (19/09/2019 - 19/09/2019)

Necessidade do planejamnto;

Estrutura do planejamento de ensino e do plano de aula;

Elaboração do plano de aula.

Atividade avaliativa; discussão compartilhada sobre a aula e sistematização dos planos de aulas. (26/09/2019 - 26/09/2019)

Atividade individual;

Concepção de aula;

Sistematização  dos planos de aula.

Análise dos planos de curso e dos planos de aula. (03/10/2019 - 03/10/2019)
Realização de aulas, conforme plano de aula elaborado. (10/10/2019 - 17/10/2019)

Plano de aula e sua operacinalização.

Continuação das aulas e sistematização dos relatos de experiência e vivência com a disciplina Didática. (17/10/2019 - 17/10/2019)
Produção dos relatos de experiências e avaliação de segunda chamada. (24/10/2019 - 24/10/2019)
Contiuação das microaulas e avaliação da disciplina, considerando o diagnóstico produzido no início do período letivo. (31/10/2019 - 31/10/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
22 29 05 12 19 26 03 10 17 24 31 07
1 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
4 2019100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4 8
5 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2019100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
7 2019100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
8 2019100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
9 2019100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019100**** 8,5 9,3 10,0 9.3 4 AM
2 2019100**** 9,0 9,4 10,0 9.5 0 AM
3 2019100**** 9,5 9,5 10,0 9.7 0 AM
4 2019100**** 8,0 9,5 10,0 9.2 4 AM
5 2019100**** 8,5 9,5 10,0 9.3 0 AM
6 2019100**** 8,5 9,3 10,0 9.3 8 AM
7 2019100**** 8,5 9,3 10,0 9.3 4 AM
8 2019100**** 8,5 9,5 10,0 9.3 4 AM
9 2019100**** 8,5 9,5 10,0 9.3 4 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: -
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida, por meio de aulas expositivas/dialogadas, metodologias ativas, atividades em grupo e individual, produção de sínteses, elaboração do plano de aula e produção do artigo científico.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação da aprendizagem será efetivado conforme dispositivos legais dessa IES. Desse modo, o licenciando será avaliado individualmente e em grupo, observando os seguintes aspectos:
? Freqüência mínima de 75% da carga horária;
? Assiduidade, interesse, participação e responsabilidade na realização e entrega dos trabalhos;
Qualidade dos trabalhos produzidos e autoavaliação;
Assiduidade, interesse, participação e responsabilidade na realização e entrega dos trabalhos;
Para efeito de registro de notas:
1ª Nota: prova escrita, fazendo uso da revisão bibliográfica estudada na disciplina;
2ª Nota: Realização de Seminários (livro Encontro com a Didática: tecendo fios com a educação e saúde);
3ª Nota: Produção de artigo científico.
Horário de atendimento: 8:00/12:00
Bibliografia: Referências Complementares
ÁVILA, Cristina Maria; VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Didática e docência na educação superior: implicações para formação de professores (Orgs.). 2 ed. São Paulo: Papirus, 2015.
BANDEIRA, Hilda Maria Martins; IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Prática educativa: entre o essencialismo e a práxis. In: Revista da FAEEBA: educação e contemporaneidade. Salvador: UNEB, n. 42, v. 23, p. 107-117, jul./dez. 2014. Disponível em: <www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/ download/1031/711>. Acessado em: 18 abr. 2016.
BANDEIRA, Hilda Maria Martins; LOPES, Maria do Socorro Leal. Encontro com a Didática: tecendo fios com a educação e a saúde. Curitiba: Appris, 2018.
CANDAU, Vera Maria. Rumo a uma nova Didática. (Org.). 21 ed. Petrópolis: Vozes, 2011. (p.49-55).
DAMIS, Olga Teixeira. Arquitetura da aula: um espaço de relações. In: DALBEN, A. et al. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
GIL, Antônio Carlos. Metodologia do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2005. (p.33-41).
LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda (Orgs.). Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012.
MORIN, EDGAR. O método 3: o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 2012.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2010.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de didática. 13 ed. São Paulo: Papirus, 2011.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro; SILVA, Edileuza Fernandes da. A escola mudou. Que mude a formação de professores! (Orgs.). 3 ed. São Paulo: Papirus, 2015.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
22/08/2019
22/08/2019
Apresentação professor/aluno e do plano de curso; motivações dos mestrandos na linha saúde e comunidade; diagnóstico e expectativa em relação a disciplina; dicussão dos fundamentos da Didática.
29/08/2019
05/09/2019
Paradigmas conservadores e paradigmas inovadores (BERHENS, 2010).
29/08/2019
29/08/2019
Socialização do mapa conceitual e articulação com a leitura complementar do texto "Didática e a formação de educadores"..
05/09/2019
05/09/2019
Sistematização dos painéis.
12/09/2019
12/09/2019
Socialização do artigo "prática educativa e sua relação com a prática docente e pedagógica" (PEREIRA; BANDEIRA, 2019); roda de conversa com o artigo apresentado e a leitura complementar sugerid.
19/09/2019
19/09/2019
Planejamento colaborativo: necessidade e possibilidade no trabalho docente.
26/09/2019
26/09/2019
Atividade avaliativa; discussão compartilhada sobre a aula e sistematização dos planos de aulas.
03/10/2019
03/10/2019
Análise dos planos de curso e dos planos de aula.
10/10/2019
17/10/2019
Realização de aulas, conforme plano de aula elaborado.
17/10/2019
17/10/2019
Continuação das aulas e sistematização dos relatos de experiência e vivência com a disciplina Didática.
24/10/2019
24/10/2019
Produção dos relatos de experiências e avaliação de segunda chamada.
31/10/2019
31/10/2019
Contiuação das microaulas e avaliação da disciplina, considerando o diagnóstico produzido no início do período letivo.
Avaliações
Data Descrição
26/09/2019 1ª Avaliação
31/10/2019 2ª Avaliação
05/12/2019 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Texto sobre aula 19/09/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1071 25/04/2024 11:23