| Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O processo de avaliação da aprendizagem será efetivado conforme dispositivos legais dessa IES. Desse modo, o<br />licenciando será avaliado individualmente e em grupo, observando os seguintes aspectos:<br />− Freqüência mínima de 75% da carga horária;<br />− Assiduidade, interesse, participação e responsabilidade na realização e entrega dos trabalhos;<br />− Qualidade dos trabalhos produzidos e autoavaliação;<br />− Assiduidade, interesse, participação e responsabilidade na realização e entrega dos trabalhos;<br /> |
| Bibliografia:
| Referências Básicas<br />BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes,<br />2010.<br />MELO, Alessandro; URBANETZ, Sandra Terezinha. Fundamentos de Didática. 20 ed. Curitiba: Ibpex, 2008.<br />VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas (Org.). 2 ed. São Paulo: Papirus,<br />2015.<br />Referências Complementares<br />ÁVILA, Cristina Maria; VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Didática e docência na educação superior: implicações<br />para formação de professores (Orgs.). 2 ed. São Paulo: Papirus, 2015.<br />BANDEIRA, Hilda Maria Martins; IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Prática educativa: entre o<br />essencialismo e a práxis. In: Revista da FAEEBA: educação e contemporaneidade. Salvador: UNEB, n. 42, v. 23,<br />p. 107-117, jul./dez. 2014. Disponível em: <www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/ download/1031/711>.<br />Acessado em: 18 abr. 2016.<br />BANDEIRA, Hilda Maria Martins; LOPES, Maria do Socorro Leal. Encontro com a Didática: tecendo fios com a<br />educação e a saúde. Curitiba: Appris, 2018.<br />CANDAU, Vera Maria. Rumo a uma nova Didática. (Org.). 21 ed. Petrópolis: Vozes, 2011. (p.49-55).<br />DAMIS, Olga Teixeira. Arquitetura da aula: um espaço de relações. In: DALBEN, A. et al. Convergências e<br />tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.<br />GIL, Antônio Carlos. Metodologia do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2005. (p.33-41).<br />LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda (Orgs.). Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São<br />Paulo: Cortez, 2012.<br />MORIN, EDGAR. O método 3: o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 2012.<br />RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 4 ed. São Paulo:<br />Cortez, 2010.<br />VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de didática. 13 ed. São Paulo: Papirus,<br />2011.<br />VEIGA, Ilma Passos Alencastro; SILVA, Edileuza Fernandes da. A escola mudou. Que mude a formação de<br />professores! (Orgs.). 3 ed. São Paulo: Papirus, 2015. |