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PPGED042 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA - Turma: 01 (2019.2)

Tópicos Aulas
Apresentação e Discussão do Plano de Curso (13/08/2019 - 13/08/2019)
Análise histórica do tratamento dispensado às pessoas com deficiência (20/08/2019 - 20/08/2019)
Representações sociais cultivadas ao longo dos tempos em relação às pessoas com deficiência (27/08/2019 - 27/08/2019)
Paradigmas da educação especial e tendências atuais na área (03/09/2019 - 03/09/2019)
Perspectivas, desafios, conceitos da educação especial no Brasil e no mundo (10/09/2019 - 10/09/2019)
Modelo social da deficiência (17/09/2019 - 17/09/2019)
Formação de professores na perspectiva inclusiva: inicial, continuada, em serviço e a distância (24/09/2019 - 24/09/2019)
Formação de professores e pesquisa em educação especial (01/10/2019 - 01/10/2019)
, prática docente e prática educativa: o que as distingue? A educação especial em foco (08/10/2019 - 08/10/2019)
Prática docente na educação especial e inclusiva (15/10/2019 - 15/10/2019)
Políticas públicas de educação especial de 1990 a 2015 (22/10/2019 - 22/10/2019)
Políticas públicas de educação especial de 1990 a 2015 (29/10/2019 - 29/10/2019)
Planejamento Educacional Especializado- PEI (05/11/2019 - 05/11/2019)
Avaliação na educação especial (12/11/2019 - 12/11/2019)
Atendimento Educacional Especializado (19/11/2019 - 19/11/2019)
Educação especial em contextos internacionais (26/11/2019 - 26/11/2019)
Desenho universal para a aprendizagem (03/12/2019 - 03/12/2019)
Ensino Diferenciado, adaptações curriculares, ensino individualizado (10/12/2019 - 10/12/2019)
Tutoria por pares (17/12/2019 - 17/12/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
13 20 27 03 10 17 24 01 08 22 29 05 12 19 26
1 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019100**** 10,0 10.0 0 AM
2 2019100**** 10,0 10.0 0 AM
3 2019100**** 10,0 10.0 0 AM
4 2019100**** 10,0 10.0 0 AM
5 2019100**** 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Fundamentos históricos, políticos e econômicos da educação especial e inclusiva. A exclusão e a ética na Educação Inclusiva. Necessidades Educacionais Específicas.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia:  Aulas expositivas (dialogadas);
 Leituras e discussão;
 Análise de artigos e relatórios de pesquisas/experiências.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os alunos serão avaliados tendo por base a Resolução n. 043/95 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPI. Para efeito de verificação de aprendizagem serão consideradas a presença e participação nas aulas, bem como a realização das atividades propostas ao longo do Curso, tais como leituras, debates e trabalhos individuais e/ou em grupo. As atividades a serem desenvolvidas para atribuição de notas serão:
1. Participação efetiva em todos os momentos e atividades a serem desenvolvidas durante as aulas. Entendemos por participação efetiva a presença em sala de aula e o envolvimento com a disciplina, expresso nos debates e na colocação de questões que expressem entendimento e dúvidas acerca das temáticas abordadas;
2. Produção de um artigo/ capítulo no qual o aluno tecerá considerações teóricas a respeito de uma das temáticas estudadas de modo a estabelecer relações com o seu problema de pesquisa.
Horário de atendimento: 08:00 às 12:00
Bibliografia: ALMEIDA, M.L.; RAMOS, I.O. (Orgs.). Diálogos sobre práticas pedagógicas inclusivas.
Curitiba: Appris, 2012.

BIANCHETTI, L. Aspectos históricos da apreensão e da educação dos considerados deficientes. In: BIANCHETTI, L.; FREIRE, I. M. Um olhar sobre a diferença: interação, trabalho e cidadania. Campinas, SP: Papirus, 1998., p. 21-51.

BROWNELL, M.T.; SINDELAR, P.T.; KIELY, M.T. Special education teacher quality and preparation: exposing foundations, constructing a new model. Exceptional children, v.76, n.3, 2010, p. 357-377.

BUENO, J.G.S. Políticas de escolarização de alunos com deficiência. In: MELETTI, S.M.F.; BUENO, J.G.S. (Orgs.). Políticas públicas, escolarização de alunos com deficiência e a pesquisa educacional. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2013, p. 25-38.

BUENO, J.G.S.; GIOVANAZZO Jr., C.A. A relação entre práticas pedagógicas e o baixo rendimento. In: MARIN, A.J.; BUENO, J.G.S. Excluindo sem saber. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, Brasília, DF: CNPq, 2010, p. 95-120.

CORREIA, L.M. (Org.). Educação especial e inclusão: quem disser que uma sobrevive sem a outra não está no seu perfeito juízo. Porto: Porto Editora, 2003.

COSTA, V.A. Educação, formação e inclusão: possibilidades e desafios à prática docente. In: MENDES, E.G; ALMEIDA, M.A. LOURENÇO, G.F. (Orgs.). Aparando arestas: das políticas às práticas de inclusão escolar. Marília: ABPEE, 2018, p. 189-204.

GARCIA, R. M. C. Políticas para a educação especial e as formas organizativas do trabalho pedagógico. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 12, n.3, 2006, p. 299-316.

GARCIA, R. M. C. Política de educação especial na perspectiva inclusiva e a formação docente no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n.52, 2013, 2013, p. 101-239.

GAVILÁN, P. O trabalho cooperativo para atender à diversidade. In: Rosa Alcudia et al. Atenção à diversidade. Porto Alegre: Artmed, 2002, p. 147-156.

HALL, T.E.; MEYER, A.; ROSE, D.H. Universal design for learning in the classroom: practical applications. New York: The Guilford Press, 2012.

KASSAR, M.de C.M. (Org.). Diálogos com a diversidade. Campinas, SP: Mercado das letras, 2011.

KASSAR, M.C.M. Proposta de educação inclusiva: uma nova política? In: MARQUEZINE, M.C. (Org.). Políticas públicas e formação de recursos humanos em educação especial. Londrina: ABPEE, 2009, p. 23-34.

KAUFFMAN, J. M.; NELSON, C.M.; SIMPSON, R.L.; MOCK, D.R. Contemporary issues. In: James M. Kauffman; Daniel, P. Hallahan (Eds.). Handbook of Special Education. New York and London, Routledge, 2011, p. 15-26.

LEPRI, C. Viajantes inesperados: notas sobre a inclusão social das pessoas com deficiência. Campinas, SP: Saberes Editora, 2012.

LOPES, M. C.; FABRIS, E. H. (Orgs.). Inclusão & educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016, p. 41-113.

MAGALHÃES, A.M. Pensar as diferenças: contributos para a educação inclusiva. In: David Rodrigues (Org.). Educação inclusiva: dos conceitos às práticas de formação. Instituto Piaget: Lisboa, 2011, p. 29-44.

MANZINI, E.J.; OLIVEIRA, J.P.; GERMANO, G.D. (Orgs.). Política de e para educação especial. Marília: ABPEE, 2018.

MANZINI, E.J. (Orgs.). Educação especial e inclusão: temas atuais. Marília: ABPEE, 2013.

MENDES, E. G.; ALMEIDA, M.A. (Orgs.). Dimensões pedagógicas nas práticas de inclusão escolar. Marília: ABPEE, 2012. (vol.2)

MENDES, E. G. Inclusão marco zero: começando pelas creches. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2010, p. 11-36.

MENDES, E.G.; ALMEIDA, M.A.; CAB RAL, L.S.A. (Orgs.). Perspectivas internacionais da educação especial e inclusiva. Marília, ABPEE, 2018.

MEYER, A.; ROSE, D.H.; GORDON, D. Universal design for learning: theory and practice. Wakefield, MA: CAST Professional Publishing.

OLIVEIRA, A.A.S.; FONSECA, K.A.; REIS, M.R. (Orgs.). Formação de professores e práticas educacionais inclusivas. Curitiba, CRV, 2018.

ROMERO, A.P.H.; NOMA, A.K. Políticas para a diversidade e educação especial a partir dos anos 1990. In: MARQUEZINE, M.C. (Org.). Políticas públicas e formação de recursos humanos em educação especial. Londrina: ABPEE, 2009, p. 11-21.

SACRISTÁN, J.G. A construção do discurso sobre a diversidade e suas práticas. In. Rosa Alcudia et al. Atenção à diversidade. Porto Alegre: Artmed, 2002, p. 13-38.

SÁNCHEZ, P. A.; ABELLÁN, R.M.; FRUTOS, A. E. Educação inclusiva e formação de professores. In: David Rodrigues (Org.). Educação inclusiva: dos conceitos às práticas de formação. Instituto Piaget: Lisboa, 2011, p. 125-148.

SOUZA, A.R.; TAVARES, T.M. A política educacional como ferramenta para o direito à educação: uma leitura das demandas por educação e as propostas do plano nacional de educação. In: MELETTI, S.M.F.; BUENO, J.G.S. (Orgs.). Políticas públicas, escolarização de alunos com deficiência e a pesquisa educacional. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2013, p. 53-71.

TOMLINSON, C.A.; MOON, T.R. Assessment and student success in differentiated classroom. Alexandria, Virginia, USA: ASCD, 2013.


VICTOR, S.L.; CAMIZÃO, A. C.; SANTOS, L. C.S.S. Escolarização e atendimento educacional especializado no Rio de Janeiro: desafios nas relações entre professores comuns e de atendimento educacional especializado. In: MENDES, E.G; ALMEIDA, M.A. LOURENÇO, G.F. (Orgs.). Aparando arestas: das políticas às práticas de inclusão escolar. Marília: ABPEE, 2018, p. 69-94.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BUENO, J.G.S. As políticas de inclusão escolar: uma prerrogativa da educação especial? In: SILVEIRA BUENO, J.G; MENDES, G. M. L.; SANTOS, R.A. Deficiência e escolarização: novas perspectivas de análise. Araraquara, SP: Junqueira&Marin: Brasília, DF: CAPES, 2008, p.43-63.

MANZINI, E. J. (Org.). Inclusão do aluno com deficiência na escola: os desafios continuam. Marília: ABPEE/FAPESP, 2007.

MARIN, A.J.; BUENO, J.G.S. Excluindo sem saber. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, Brasília, DF: CNPq, 2010.

MENDES, E. G.; ALMEIDA, M.A. (Orgs.). Das margens ao centro: perspectivas para as políticas e práticas educacionais no contexto da educação inclusiva. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2010.

MENDES, E. G.; ALMEIDA, M.A. (Orgs.). A pesquisa sobre inclusão escolar em suas múltiplas dimensões: teoria, política e formação. Marília: ABPEE, 2012. (vol. 1)

ROCHA, T. B.; MIRANDA, T. G. A inclusão de alunos com deficiência no ensino superior; uma análise do acesso e permanência. In: Féliz Díaz, Miguel Bordas, Nelma Galvão, Theresinha Miranda (Orgs.). Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2009, p. 27-37.

TUNES, E. Por que falamos de inclusão? Revista Linhas Críticas. n.16 Brasília, 2003




Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
13/08/2019
13/08/2019
Apresentação e Discussão do Plano de Curso
20/08/2019
20/08/2019
Análise histórica do tratamento dispensado às pessoas com deficiência
27/08/2019
27/08/2019
Representações sociais cultivadas ao longo dos tempos em relação às pessoas com deficiência
03/09/2019
03/09/2019
Paradigmas da educação especial e tendências atuais na área
10/09/2019
10/09/2019
Perspectivas, desafios, conceitos da educação especial no Brasil e no mundo
17/09/2019
17/09/2019
Modelo social da deficiência
24/09/2019
24/09/2019
Formação de professores na perspectiva inclusiva: inicial, continuada, em serviço e a distância
01/10/2019
01/10/2019
Formação de professores e pesquisa em educação especial
08/10/2019
08/10/2019
, prática docente e prática educativa: o que as distingue? A educação especial em foco
15/10/2019
15/10/2019
Prática docente na educação especial e inclusiva
22/10/2019
22/10/2019
Políticas públicas de educação especial de 1990 a 2015
29/10/2019
29/10/2019
Políticas públicas de educação especial de 1990 a 2015
05/11/2019
05/11/2019
Planejamento Educacional Especializado- PEI
12/11/2019
12/11/2019
Avaliação na educação especial
19/11/2019
19/11/2019
Atendimento Educacional Especializado
26/11/2019
26/11/2019
Educação especial em contextos internacionais
03/12/2019
03/12/2019
Desenho universal para a aprendizagem
10/12/2019
10/12/2019
Ensino Diferenciado, adaptações curriculares, ensino individualizado
17/12/2019
17/12/2019
Tutoria por pares
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Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
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