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CPPGED/CCE001 - TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO I - Turma: 04 (2019.2)

Tópicos Aulas
Apresentação e Discussão do Plano de Curso (14/08/2019 - 14/08/2019)
Políticas públicas: noções iniciais (21/08/2019 - 21/08/2019)
Políticas públicas de Educação especial de 1930 a 1988 (28/08/2019 - 28/08/2019)
Trajetórias das políticas de educação especial no Brasil e em Portugal: análise comparativa (04/09/2019 - 04/09/2019)
Formação de professores e Atendimento Educacional Especializado (11/09/2019 - 11/09/2019)
Abordagem do Ciclo de Políticas (18/09/2019 - 18/09/2019)
Abordagem do Ciclo de Políticas (25/09/2019 - 25/09/2019)
Criatividade: concepções teóricas (02/10/2019 - 02/10/2019)
Imaginação, criatividade e escola (09/10/2019 - 09/10/2019)
Modelo dos Três Anéis (16/10/2019 - 16/10/2019)
Expertise, criatividade e Altas habilidades/Superdotação: limites e distinções (23/10/2019 - 23/10/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT Total
14 21 28 04 11 18 25 02 09 16 23
1 2018100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
2 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2019100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2019100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2018100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2018100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2018100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo aprofundado de temática específica, atual e relativa a uma das duas linhas de pesquisa do Programa.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aulas expositivas dialogadas
• Análise de artigos
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os alunos serão avaliados tendo por base a Resolução n. 043/95 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPI. Para efeito de verificação de aprendizagem serão consideradas a presença e participação nas aulas, bem como a realização das atividades propostas ao longo do Curso, tais como leituras, debates e trabalhos individuais e/ou em grupo. As atividades a serem desenvolvidas para atribuição de notas serão:
1. Participação efetiva em todos os momentos e atividades a serem desenvolvidas durante as aulas, entendida como efetiva a presença em sala de aula e envolvimento com a disciplina, expresso nos debates e na colocação de questões que expressem entendimento e dúvidas acerca das temáticas abordadas;
2. Análise de artigos e relatos de pesquisa. Cada um dos alunos ficará responsável pela apresentação de um dos artigos e relatos de pesquisa estudados pelo grupo;
3. Produção de seção da dissertação com considerações teóricas a respeito das temáticas estudadas, de modo a estabelecer relações com o seu problema de pesquisa.
Horário de atendimento: 14:00 às 18:00
Bibliografia: ALCÂNTARA, J.N. et al. Formação continuada na perspectiva inclusiva: a relação entre o professorado do AEE e da sala comum. Rev. Teoria e Prática da Educação, v.19, n.1, p. 07-24, p. 2016.

ALVES, D.S.S.; AGUILLAR, L.E. Consolidação e expansão das políticas de educação especial no Brasil: de 1930 à Constituição Federal de 1988. Revista Veras, São Paulo, v. 7, n.1, p. 63-83, 2017.
BALL, S.J.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. (Orgs.). Como as escolas fazem políticas: atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa, PR: Editora UEPG, 2012.

BALL, S.J.; MAINARDES, J. (Orgs.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.

BALL, S. J. Educação Global S.A.: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2014. 270p.

FERREIRA, M.; PRADO, S.; CADAVIECO, J.F. Educação inclusiva: o professor como epicentro do processo de inclusão. Revista Nacional e Internacional de educación inclusiva, v. 18, n. 1, 2015.

HOEPERS, I.S.; SIMÃO, V.S. Da integração à inclusão: trajetórias das políticas de educação especial no Brasil e em Portugal. Revista Espacios, v. 38, n. 30, 2017.

KASSAR, M.C.M. Percursos da constituição de uma política brasileira de educação especial inclusiva. Rev. Bras. Esp., Marília, v. 17, p. 41-58, 2011.

MACIEL, C.E.; KASSAR, M.C.M. Políticas sociais, políticas de inclusão? In: Monica de Carvalho Magalhães Kassar (Org.). Diálogos com a diversidade: sentidos da inclusão. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2011, p. 17-37.

MAINARDES, J. A abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v.27, n.94, p. 47-69, jan./abr. 2006.

MAINARDES, J.; MARCONDES, M. I. Entrevista com Stephen J. Ball: um diálogo sobre justiça social, pesquisa e política educacional. Educação e Sociedade. v. 30, n. 106, Campinas, p. 303-318, jan./abr. 2009.

NORWICH, B. Inclusion in education: from concepts, values and critique to practice. In: Harry Daniels. (Ed.). Special Education re-formed: beyond rhetoric? London and New York: Falmer Press, 2000, p. 5-30.

PADILHA, A.C.; TELLES, R.T.G. Atendimento educacional especializado e formação de professores em educação especial: considerações a partir do ensino à distância. In: Fátima Elisabeth Denari (Org.). Contrapontos da educação especial. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012, p. 11-27.

PERONI, V.M.V. Público/privado na educação especial em tempos de redefinições do papel do estado. In: Monica de Carvalho Magalhães Kassar. (Org.). Diálogos com a diversidade: sentidos da inclusão. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2011, p. 39-60.

REBELO, A.S.; KASSAR, M.C.M. Indicadores educacionais de matrículas de alunos com deficiência no Brasil (1974-2014). Est. Aval. Educ., São Paulo, Ahead of print, p. 1-32, 2018.

RODRIGUES, D.; LIMA-RODRIGUES, L. Formação de professores e inclusão:
como se reformam os reformadores? Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 41, p. 41-60, jul./set. 2011. Editora UFPR

TANNÚS-VALADÃO, G.; MENDES, E.G. Políticas educacionais brasileiras sobre AEE. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, n. s1, 2016, p. 860–864

VINENTE, S. DUARTE, M. Universalização do atendimento escolar aos estudantes público-alvo da Educação Especial: Notas sobre os Planos Nacionais de Educação (2001 a 2004). Revista Pedagógica, Chapecó, SC, v.18, n.38, 2016.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
14/08/2019
14/08/2019
Apresentação e Discussão do Plano de Curso
21/08/2019
21/08/2019
Políticas públicas: noções iniciais
28/08/2019
28/08/2019
Políticas públicas de Educação especial de 1930 a 1988
04/09/2019
04/09/2019
Trajetórias das políticas de educação especial no Brasil e em Portugal: análise comparativa
11/09/2019
11/09/2019
Formação de professores e Atendimento Educacional Especializado
18/09/2019
18/09/2019
Abordagem do Ciclo de Políticas
25/09/2019
25/09/2019
Abordagem do Ciclo de Políticas
02/10/2019
02/10/2019
Criatividade: concepções teóricas
09/10/2019
09/10/2019
Imaginação, criatividade e escola
16/10/2019
16/10/2019
Modelo dos Três Anéis
23/10/2019
23/10/2019
Expertise, criatividade e Altas habilidades/Superdotação: limites e distinções
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Data Descrição
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Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
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