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PPGS003 - SEMINÁRIO DE PROJETO - Turma: 09 (2019.2)

Tópicos Aulas
Encontros para redefinir os objetos de pesquisas (17/08/2019 - 28/09/2019)
Revisão Bibliografica referente aos projetos de pesquisa (05/10/2019 - 16/11/2019)
Construindo Instrumentais para Efetivação das Pesquisas (23/11/2019 - 14/12/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
17 24 31 14 21 28 05 26 09 16 23 30 07 14
1 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019100**** 10,0 10.0 0 AM
2 2019100**** 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Discussão e orientação do instrumental teórico-metodológico complementar ao projeto de pesquisa à elaboração da dissertação.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Encontros individuais para discussões sobre projeto de pesquisa;
Leituras e produção de resumos e fichamentos;
acompanhamento das disciplinas cursadas no semestre;
Rediscussão dos objetos de pesquisas;
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Construção do Plano de Estudos e Produção da Pesquisa;
Produção da Versão para Cadastro no Comitê de Ética;
Produção dos ensaios para as disciplinas
Horário de atendimento:
Bibliografia: ALMEIDA, Eliane Araujo Barbosa de; HOLANDA, Maria Júlia Batista de. Atos de incivilidade: um comportamento cada vez mais frequente no ambiente escolar.Outras Palavras, v. 12, n. 1, 2016.

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Relevância e aplicabilidade da pesquisa em educação.
Cadernos de pesquisa, v. 113, p. 39-50, 2001.

. sociais: aspectos teóricos e aplicações à educação.Em aberto, v. 14, n. 61, 2008.

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith et al. Os sentidos do ser professor. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 1, n. 1, p. 61-73, 2016.

BAKHTIN, M . O Freudismo. São Paulo: Perspectiva, 2009.

BRANDÃO, H. Introdução à análise do discurso. Campinas: Unicamp, 1993.

BRASIL. Representação da UNESCO. Declaração universal dos direitos humanos. 1988.

DURKHEIM, Émile. O que é fato social (cap2 ? parte1) Divisão do trabalho e suicídio (parte II). In: RODRIGUES, José Alberto (org.) Émile Durkheim-Sociologia. São Paulo: Ática. 1984. (Coleção Grandes Cinetistas Sociais. Coordenador: Florestan Fernandes. pp. 46-52; pp. 73-124.

DIAS, Natália Martins; MENEZES, Amanda; SEABRA, Alessandra Gotuzo. Alterações das funções executivas em crianças e adolescentes. Estudos interdisciplinares em Psicologia, v. 1, n. 1, p. 80-95, 2010.

Dias, N. M., Trevisan, B. T., Menezes, A., Godoy, S., & Seabra, A. G. Dificuldades de aprendizagem e funções executivas. In J. Montiel & F. C. Capovilla (Orgs.), Transtornos de Aprendizagem. São Paulo: Artes Médicas, 2011.

CRUZ, M.G.A.; FERRAZZA, D.A.; JUNIOR, H.R.C. Projeto de Lei sobre a Medicalização da Educação: Biopolítica, Controle e Resistência na Contemporaneidade. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 25, n. 2, p. 210-233, maio/ago. 2014.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de pesquis, São Paulo, n. 114 (nov. 2001), p. 197-223, 2001.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 2009.

GUARIDO, Renata. A medicalização do sofrimento psíquico: considerações sobre o discurso psiquiátrico e seus efeitos na Educação. Educação e pesquisa, v. 33, n. 1, p. 151-161, 2007.

HIRATA, Helena. Gênero, classe e raça Interseccionalidade e consubstancialidade das relações sociais. Tempo social, v. 26, n. 1, p. 61-73, 2014.

MATTOS, Paulo; ROHDE, Luis Augusto; POLANCZYK, Guilherme V. ADHD is undertreated in Brazil. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 34, n. 4, p. 513-514, 2012.

MCCOWAN, Tristan. O direito humano à aprendizagem e a aprendizagem dos direitos humanos. Educar em Revista, v. 31, n. 55, p. 25-46, 2015.

MEIRA, Marisa Eugênia Melillo. Para uma crítica da medicalização na educação.Psicologia Escolar e Educacional, p. 136-142, 2012.

MOYSÉS, Maria Aparecida Affonso; COLLARES, Cecília Azevedo Lima. A transformação do espaço pedagógico em espaço clínico (a patologização da educação). Série Idéias, n. 23, 1994.

MOYSÉS, M. A. A institucionalização invisível: crianças-que-não-aprendem-naescola. São Paulo: Mercado de Letras, 2001.

SIGNOR, Rita. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: uma análise histórica e social. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 13, n. 4, 2013.

SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, v. 8, n. 1 Pt 1, p. 102-6, 2010.



TUNES, Elizabeth; TACCA, Maria Carmen Villela Rosa; JUNIOR, Roberto do Santos Bartholo. O professor e o ato de ensinar. Cadernos de pesquisa, v. 35, n. 126, p. 689-698, 2005.

VIEIRA, Luciana Caliman. A Constituição sócio-médica do "Fato TDAH". Psicologia & Sociedade [en linea] 2009, 21 (Enero-Abril) : [Fecha de consulta: 1 de octubre de 2018] Disponible en:<http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=309326582016> ISSN 0102-7182.

VIEIRA, Marcus André. A violência do trauma e seu sujeito. A violência: Sintoma social da época, p. 73-89, 2013.

VYGOTSKY, L. S. Problems of general psychology. In: RIEBER, R. W.; CARTON, A. S.
The Collected works of L. S. Vygotsky. New York: Plenum, 1987. v.1, p. 39-285.


AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro; Polén, 2019. (Coleção Feminismos Plurais)
BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 11, mai./ago. 2013, p. 89-117.
CONNELL, Raewyn; PEARSE, Rebecca. Gênero: uma perspectiva global. Tradução de Marília Moschkovich. São Paulo: nVersos, 2015.
RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. São Paulo: Sueli Carneiro; Polén, 2019. (Coleção Feminismos Plurais)
RIBEIRO, Djamila. Quem tem medo do feminismo negro? São Paulo: Companhia das Letras, 2018.


Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
17/08/2019
28/09/2019
Encontros para redefinir os objetos de pesquisas
05/10/2019
16/11/2019
Revisão Bibliografica referente aos projetos de pesquisa
23/11/2019
14/12/2019
Construindo Instrumentais para Efetivação das Pesquisas
Avaliações
Data Descrição
12/12/2019 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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