-

PPGPSI006 - PROCESSOS PSICOSSOCIAIS: PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS E PSICOLÓGICAS - Turma: 01 (2019.2)

Tópicos Aulas
Apresentação plano de curso_Planejamento da disciplna (16/08/2019 - 16/08/2019)
   Plnao de curso 
Prezados alunos, em anexo segue o plano de curso.
  Cronograma 
Gente, espero que vc's entendam as observações que seguem. Aguardo o cronograma atualizado com as duplas e os respectivos temas que apresentarão. Alterei as datas de supervisão de projeto visto que dia 15 de outubro consta no calendário como feriado. Att
Valores humanos (03/09/2019 - 03/09/2019)
  Artigos a serem lidos para aula de Valores HUmanos 
Olá turma, o texto valores sociais, capitulo 5, do livro que estamos trabalhando (Psicologia social: temas e teorias) é o base para próxima aula, ou seja, o qual quero receber resenha critica (via SIGAA), mas será muito importante que façam leitura complementar, visto que o Prof Valdiney Gouveia irá ministrar a aula, e apresentará sobre a sua teoria (teoria funcionalista dos valores humanos) que possivelmente possa ser contemplada no seminário. Estou enviando 3 artigos. Um sobre a sua teoria, outro artigo que é a critica do Schwartz (que tb é teorico sobre valores citado no capitulo de livro) a teoria do Gouveia, e por fim, a resposta de Gouveia a critica de Schwartz. Façam boa leitura!!! Ahhh divulguem a aula inaugural (seg as 16h) e a aula sobre valores (terça as 8), todas no auditorio oeste, abertas ao publico!!! Grande abraço
  Artigos a serem lidos pra aula de Valores Humanos 
Olá turma, o texto valores sociais, capitulo 5, do livro que estamos trabalhando (Psicologia social: temas e teorias) é o base para próxima aula, ou seja, o qual quero receber resenha critica (via SIGAA), mas será muito importante que façam leitura complementar, visto que o Prof Valdiney Gouveia irá ministrar a aula, e apresentará sobre a sua teoria (teoria funcionalista dos valores humanos) que possivelmente possa ser contemplada no seminário. Estou enviando 3 artigos. Um sobre a sua teoria, outro artigo que é a critica do Schwartz (que tb é teórico sobre valores citado no capitulo de livro) a teoria do Gouveia, e por fim, a resposta de Gouveia a critica de Schwartz. Façam boa leitura!!! Ahhh divulguem a aula inaugural (seg as 16h) e a aula sobre valores (terça as 8), todas no auditório oeste, abertas ao público!!! Grande abraço
  Valores Humanos 
Olá turma, o texto valores sociais, capitulo 5, do livro que estamos trabalhando (Psicologia social: temas e teorias) é o base para próxima aula, ou seja, o qual quero receber resenha critica (via SIGAA), mas será muito importante que façam leitura complementar, visto que o Prof Valdiney Gouveia irá ministrar a aula, e apresentará sobre a sua teoria (teoria funcionalista dos valores humanos) que possivelmente possa ser contemplada no seminário. Estou enviando 3 artigos. Um sobre a sua teoria, outro artigo que é a critica do Schwartz (que tb é teorico sobre valores citado no capitulo de livro) a teoria do Gouveia, e por fim, a resposta de Gouveia a critica de Schwartz. Façam boa leitura!!! Ahhh divulguem a aula inaugural (seg as 16h) e a aula sobre valores (terça as 8), todas no auditorio oeste, abertas ao publico!!! Grande abraço
    
Inicia em 30/08/2019 às 0h 0 e finaliza em 03/09/2019 às 23h 59
Estereótipos (10/09/2019 - 10/09/2019)
Identidade (13/09/2019 - 13/09/2019)
  Texto sobre a aula de Identidade 
Mestrandos, segue o texto que será referência para trabalhar o conteúdo "Identidade", na perspectiva de Ciampa.
Cognição Social (17/09/2019 - 17/09/2019)
    
Inicia em 17/09/2019 às 0h 0 e finaliza em 17/09/2019 às 23h 59
Seminario Cognicao (20/09/2019 - 20/09/2019)
Atitudes (24/09/2019 - 24/09/2019)
    
Inicia em 24/09/2019 às 0h 0 e finaliza em 24/09/2019 às 23h 59
Seminario Atitudes (27/09/2019 - 27/09/2019)
Influencia Social (01/10/2019 - 01/10/2019)
    
Inicia em 01/10/2019 às 0h 0 e finaliza em 01/10/2019 às 23h 59
Seminario Infleuncia Social (04/10/2019 - 04/10/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
16 27 30 10 13 17 20 24 27 01 08 11 18 22 25 29 01 05 08 12 19 22 26 29 03
1 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2019101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2019101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2019101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2019101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2019101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2019101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2019101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2019101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2019101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2019101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2019100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2019101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2019101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A constituição histórica, epistemológica e metodológica da Psicologia Social. A Psicologia Social no quadro das ciências sociais. Níveis de análise em Psicologia Social e sua articulação. Socialização e Relações interpessoais e intergrupais. Principais perspectivas teóricas e metodológicas contemporâneas nas vertentes americana e européia. Problemas socioculturais e econômicos contemporâneos.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas e dialogadas de acordo com o conteúdo programático proposto. A cada encontro haverá apresentação e discussão dos principais pressupostos teóricos da Psicologia Social por meio de obras que abordam o percurso do desenvolvimento da Psicologia Social.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas e dialogadas de acordo com o conteúdo programático proposto. A cada encontro haverá apresentação e discussão dos principais pressupostos teóricos da Psicologia Social por meio de obras que abordam o percurso do desenvolvimento da Psicologia Social.

5) Sistemática de avaliação
A sistemática de avaliação adotada na disciplina obedece ao disposto na Resolução nº 043/95 do Conselho de Ensino e Extensão (CEPEX) desta IES. No tocante à verificação de aprendizagem, o aluno será avaliado durante todo o processo por meio de observação do seu desempenho, assiduidade, pontualidade, interesse e compromisso com as atividades propostas, nível de reflexão crítica e de questionamento, organização e criatividade. Para efeito de aprovação será considerado o percentual de 75% da frequência e média mínima de 7,0 (sete).
As atividades avaliativas propostas consistem em:
1. RESENHA CRÍTICA: Ao final de cada aula ministrada pela professora o estudante apresentará uma resenha crítica do texto base. A resenha deverá conter no mínimo 1 e no máximo 2 laudas. Deve conter uma estruturação que apresente: cabeçalho, referência do texto no formato APA, objetivos do texto, descrição resumida dos aspectos tratados pelo autor (a), e um fechamento crítico.
2. SEMINÁRIOS: Os estudantes se reunirão em grupo e pesquisarão em bases de dados científicas, artigo empírico que apresente a relação entre uma teoria da Psicologia Social, dentre aquelas discutidas em aula, respectivamente com cada professora, e um outro campo do saber Psicológico (Educação, Trabalho, Políticas Públicas, Saúde...). O artigo será enviado com no mínimo 48h, ao e-mail da respectiva professora para apreciação. Caso o artigo seja indeferido para apresentação outro deverá ser enviado. Portanto, o ideal é que se pesquisem no mínimo dois. O formato das apresentações ficará por conta da criatividade do grupo, sendo realizado num tempo mínimo de 50min. Os grupos serão avaliados por cada temática apresentada, sendo duas por cada grupo. Cada professora avaliará cada grupo de 0 a dez pontos e a nota final será a média das duas apresentações.
3. APRESENTAÇÃO ORAL: A culminância da disciplina será a apresentação dos projetos de pesquisa no ponto em que estão. Uma banca será constituída, mediante sorteio, por dois alunos que avaliarão o projeto de outro discente a partir de uma planilha de critérios. Nos dias previamente agendados no cronograma da disciplina será apresentado um trabalho no qual o(a) estudante discutirá seu projeto a luz dos aspectos trabalhados na disciplina. Especificamente, deverá destacar qual a relação entre seu tema e a Psicologia Social, direta ou indiretamente. O aluno tem entre 15 e 20 minutos para fazer a apresentação e os alunos da banca até 20 minutos para debate. Cada professora avaliará cada apresentação de 0 a dez pontos e a nota final será a média da banca e das professoras.
Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
13/08/2019
13/08/2019
Não Haverá Aula
16/08/2019
16/08/2019
Apresentação plano de curso_Planejamento da disciplna
20/08/2019
20/08/2019
Não Haverá Aula
23/08/2019
23/08/2019
Não Haverá Aula
27/08/2019
27/08/2019
Aula de origens e desenvolvimento da psicologia social
30/08/2019
30/08/2019
Aula sobre metodo de pesquisa
03/09/2019
03/09/2019
Valores humanos
10/09/2019
10/09/2019
Estereótipos
13/09/2019
13/09/2019
Identidade
17/09/2019
17/09/2019
Cognição Social
20/09/2019
20/09/2019
Seminario Cognicao
24/09/2019
24/09/2019
Atitudes
27/09/2019
27/09/2019
Seminario Atitudes
01/10/2019
01/10/2019
Influencia Social
04/10/2019
04/10/2019
Seminario Infleuncia Social
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Proposta de alteração de data de aula (12.9 para 14.9) 03/09/2019
Inicio das aulas 12/08/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 13:34