-

PPGENF034 - FUNDAMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR - Turma: 01 (2019.2)

Tópicos Aulas
Apresentação plano de curso Texto SILVA, Matheus Castro da. A universidade brasileira: uma análise histórica da inserção Periférica na ordem capitalista mundial. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 2, p. 263-272, dez. 2015 (13/08/2019 - 13/08/2019)
   livro Educação em 4 dimensões 
boa leitura
Exercício da dinâmica de apresentação e Motivacional Textos: O papel da educação contemporânea, uma reflexão a partir da pedagogia da autonomia de Paulo Freire. A relação entre educação e desenvolvimento econômico no capitalismo: elementos para um debate (20/08/2019 - 20/08/2019)
Texto:Conhecimento e aprendizagem não linear Texto: A metodologia da problematização com o Arco de Marguerez e sua relação com os saberes dos professores. Fanzine (27/08/2019 - 27/08/2019)
Texto: O professor como um transformativo agente - desafios e perspectivas Karl Marx 1 Antonio Gramsci 2 Texto: Torna-se professor universitário hoje (03/09/2019 - 03/09/2019)
Texto:Metacognição e aprendizagem:como se relacionam? Johann H Pestalozzi 3 John Dewey 4 Texto: Formaçao-didatico-pedagogica-do-professor-universitario:uma-necessidade (10/09/2019 - 10/09/2019)
Texto: Ciencias da educação e ciências cognitivas .Contributos para uma abordagem transdisciplinar Edgar Morin 5 Jean Piaget 6 Texto: Limites e possibilidades da racionalidade pedagogica no ensino superior (17/09/2019 - 17/09/2019)
Praticas inovadoras em metodologias ativas. Cada aluno apresenta uma das experiencias do livro e suas vivencias. Phillippe Perenoud 7 Maria Montessori 8 Pierre Bourdie 9 (24/09/2019 - 24/09/2019)
Texto: educação do futuro Anisio Teixeira 1 Lev Vygotsky 2 Texto: Novas tecnologias na pratica pedagógica sob a perspectiva construtivista (01/10/2019 - 01/10/2019)
Texto:Cotas para negros na ensino superior e formas de classificação racial Florestan Fernandes 3 Howard Fernandes 4 Emile Durkheim 5 (08/10/2019 - 08/10/2019)
Texto:Professor de ensino superior:o entendimento a partir de narrativas de pós-graduandos em química Michel Foucalt 6 Henri Wallon 7 (15/10/2019 - 15/10/2019)
Bernardo Toro 8 Roberto Freire 9 Avaliação da aprendizagem (22/10/2019 - 22/10/2019)
Avaliação da aprendizagem. Aula expositiva dialogada. (29/10/2019 - 29/10/2019)
Avaliação da aprendizagem. Aula expositiva dialogada. (05/11/2019 - 05/11/2019)
continuação da discussão sobre pensadores da educação (12/11/2019 - 12/11/2019)
continuação da discussão sobre pensadores da educação (19/11/2019 - 19/11/2019)
continuação da discussão sobre pensadores da educação (26/11/2019 - 26/11/2019)
continuação da discussão sobre pensadores da educação (03/12/2019 - 03/12/2019)

Inteligencias multiplas de Howard Gardner

encontro com docentes do ensino basico sobre inteligencias multiplas (10/12/2019 - 10/12/2019)
Avaliação da disciplina (17/12/2019 - 17/12/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
13 20 27 03 10 17 24 01 08 22 29 05 12 19 26 03 10 17
1 2019100**** 0 0 0 0 0 0 1 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 2019100**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 5
3 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
4 2019100**** 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 6
5 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
6 2019100**** 0 0 0 3 3 0 3 0 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 39
7 2019100**** 0 0 0 0 3 0 0 0 3 0 3 0 0 0 0 0 0 0 9
8 2019100**** 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
9 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
10 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
11 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 3
12 2019100**** 0 0 0 0 0 0 1 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 3
14 2019100**** 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 4
15 2019100**** 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
16 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 3
17 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
18 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
19 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 3
20 2019100**** 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
21 2019100**** 0 0 0 0 3 0 0 0 3 0 3 0 0 0 0 0 0 0 9
22 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 3
23 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 3 0 0 0 6
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019100**** 9,0 9,0 10,0 10,0 9.5 0 AM
2 2019100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2019100**** 9,0 9,0 10,0 10,0 9.5 0 AM
4 2019100**** 9,0 9,0 10,0 10,0 9.5 0 AM
5 2019100**** 9,5 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
6 2019100**** 9,5 9,0 10,0 10,0 9.6 0 AM
7 2019100**** 9,0 9,0 10,0 10,0 9.5 0 AM
8 2019100**** 9,0 9,0 10,0 10,0 9.5 0 AM
9 2019100**** 9,0 9,0 10,0 10,0 9.5 0 AM
10 2019100**** 0,0 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
11 2019100**** 9,0 9,5 10,0 10,0 9.6 0 AM
12 2019100**** 10,0 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
13 2019100**** 9,0 9,0 10,0 10,0 9.5 0 AM
14 2019100**** 9,5 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
15 2019100**** 9,0 9,0 10,0 10,0 9.5 0 AM
16 2019100**** 9,0 9,5 10,0 10,0 9.6 0 AM
17 2019100**** 10,0 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
18 2019100**** 9,5 9,0 10,0 10,0 9.6 0 AM
19 2019100**** 9,5 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
20 2019100**** 9,0 9,5 10,0 10,0 9.6 0 AM
21 2019100**** 9,6 9,6 10,0 10,0 9.8 0 AM
22 2019100**** 9,6 9,6 10,0 10,0 9.8 0 AM
23 2019100**** 9,0 9,0 10,0 10,0 9.5 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Correntes teórico-filosóficas da educação. Habilidades pedagógicas e conhecimentos didáticos ao desempenho da função docente. Análise crítica da preparação e formação profissional do professor-educador. Políticas e práticas de educação em Enfermagem.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: seminários, aulas expositivas dialogadas e metodologia ativas para socializar e solidificar as informações acerca da educação e práticas educacionais vigentes, com enfoque no aprendizado das novas tecnologias para a prática pedagógica e inovações na avaliação da aprendizagem.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Circulo de cultura Paulo Freire
Seminario sobre os pensadores da educação
Participação nas rodas de conversas.
Horário de atendimento:
Bibliografia: FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 45. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FARAVO,N.A.L.G;TUMOLO,P.S.A relação entre educação e desenvolvimento economico no capitalismo:elementos para um debate. Educ. Soc., Campinas, v. 37, nº. 135, p.557-571, abr.-jun., 2016
SILVA,M.C. Universidade brasileira: uma analise histórica da inserção periférica na ordem capitalista mundial. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 2, p. 263-272, dez. 2015


SILVA,M.A; Kayser ,A.M. O papel da educação contemporânea, uma reflexão a partir da pedagogia da autonomia de Paulo Freire.
Revista Dynamis. FURB, Blumenau, v. 21, n. 2, p. 3-15, 2015

Machado, Andreia de Bem... [et al]. Práticas inovadoras em metodologias ativas Florianópolis: Contexto Digital, 2017.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
13/08/2019
13/08/2019
Apresentação plano de curso Texto SILVA, Matheus Castro da. A universidade brasileira: uma análise histórica da inserção Periférica na ordem capitalista mundial. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 2, p. 263-272, dez. 2015
20/08/2019
20/08/2019
Exercício da dinâmica de apresentação e Motivacional Textos: O papel da educação contemporânea, uma reflexão a partir da pedagogia da autonomia de Paulo Freire. A relação entre educação e desenvolvimento econômico no capitalismo: elementos para um debate
27/08/2019
27/08/2019
Texto:Conhecimento e aprendizagem não linear Texto: A metodologia da problematização com o Arco de Marguerez e sua relação com os saberes dos professores. Fanzine
03/09/2019
03/09/2019
Texto: O professor como um transformativo agente - desafios e perspectivas Karl Marx 1 Antonio Gramsci 2 Texto: Torna-se professor universitário hoje
10/09/2019
10/09/2019
Texto:Metacognição e aprendizagem:como se relacionam? Johann H Pestalozzi 3 John Dewey 4 Texto: Formaçao-didatico-pedagogica-do-professor-universitario:uma-necessidade
17/09/2019
17/09/2019
Texto: Ciencias da educação e ciências cognitivas .Contributos para uma abordagem transdisciplinar Edgar Morin 5 Jean Piaget 6 Texto: Limites e possibilidades da racionalidade pedagogica no ensino superior
24/09/2019
24/09/2019
Praticas inovadoras em metodologias ativas. Cada aluno apresenta uma das experiencias do livro e suas vivencias. Phillippe Perenoud 7 Maria Montessori 8 Pierre Bourdie 9
01/10/2019
01/10/2019
Texto: educação do futuro Anisio Teixeira 1 Lev Vygotsky 2 Texto: Novas tecnologias na pratica pedagógica sob a perspectiva construtivista
08/10/2019
08/10/2019
Texto:Cotas para negros na ensino superior e formas de classificação racial Florestan Fernandes 3 Howard Fernandes 4 Emile Durkheim 5
15/10/2019
15/10/2019
Texto:Professor de ensino superior:o entendimento a partir de narrativas de pós-graduandos em química Michel Foucalt 6 Henri Wallon 7
22/10/2019
22/10/2019
Bernardo Toro 8 Roberto Freire 9 Avaliação da aprendizagem
29/10/2019
29/10/2019
Avaliação da aprendizagem. Aula expositiva dialogada.
05/11/2019
05/11/2019
Avaliação da aprendizagem. Aula expositiva dialogada.
12/11/2019
12/11/2019
continuação da discussão sobre pensadores da educação
19/11/2019
19/11/2019
continuação da discussão sobre pensadores da educação
26/11/2019
26/11/2019
continuação da discussão sobre pensadores da educação
03/12/2019
03/12/2019
continuação da discussão sobre pensadores da educação
10/12/2019
10/12/2019
encontro com docentes do ensino basico sobre inteligencias multiplas
17/12/2019
17/12/2019
Avaliação da disciplina
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1074 06/05/2024 21:53