Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Aulas expositivas e discursivas com recursos áudio-visual.
Objetivo Geral: O objetivo desta disciplina é o de desenvolver técnicas eficientes e alternativas para a forma puramente matemática de descrever o comportamento de sistemas sejam eles de engenharia, biológico ou econômico, entre outras áreas. As técnicas estudadas na disciplina visam superar, dentro das especificações estabelecidas, a complexidade ao se tentar explicar os sistemas atuais através de relações puramente físicas e/ou matemáticas. Para isto serão estudados métodos de identificação paramétricos e não paramétricos, determinísticos e não determinísticos, lineares e não lineares, variantes e invariantes no tempo. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Serão realizadas as seguintes avaliações compostas de: a) avaliações escritas; b) lista de exercícios sobre a matéria; c) implementações e simulações de algoritmos de identificação; d) apresentação em sala de aula de trabalhos sobre artigos científicos e atuais sobre o tema; e) Apresentação de um trabalho final na forma de um artigo científico e que contenha um desenvolvimento consistente do tema e uma implementação final. A nota final será a média das atividades (a, b, c, d, e). |
Horário de atendimento:
| SEG: 15:00/16:00 SEX: 15:00/16:00 |
Bibliografia:
| Bibliografia Básica: NORTON, J. P. An Introduction to Identification. [S.l.]: Dover Publications, 2009. LJUNG, L. System Identification: Theory for the User. New Jersey: Prentice Hall, 1999. AGUIRRE, L. A. Introdução à Identificação de SistemasTécnicas lineares e não-lineares aplicadas a sistemas reais. [S.l.]: Editora UFMG, 2004.
Bibliografia Complementar: HAYKIN, S. Neural Networks: A Comprehensive Foundation. 2. ed. [S.l.]: Prentice Hall, 1998. KEESMAN, K. J. System Identification: An Introduction. [S.l.]: Springer Science, 2011. JUANG, J.-N. Applied System Identification. [S.l.]: Prentice Hall, 1994. LJUNG, L.; GLAD, T. Modeling of Dynamic Systems. [S.l.]: Prentice Hall, 1994. SCHOUKENS, J.; PINTELON, R.; ROLAIN, Y. Mastering System Identification in 100 Exercises. [S.l.]: Wiley-IEEE Press, 2012. |