JOAO RODRIGUES DE BARROS NETO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS/CT

Ir ao Menu Principal

joao rodrigues de barros neto

COEM - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS/CT

PPGEE004 - IDENTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DINÂMICOS - Turma: 01 (2019.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (18/06/2022 - 04/07/2022)

Caro (a) aluno (a),

Aluno (a), seja bem-vindo (a) a disciplina Introdução a Educação a Distância!

É com muito prazer que damos início! Desde já gostaria de salientar que estamos nos organizando da melhor maneira possível para contribuir positivamente com o processo de formação de cada um de vocês.

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!! 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): Dra. Carla Silvino de Oliveira

 

 Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2021), com a tese intitulada "A Base Nacional Comum Curricular: disputas em torno da seleção curricular para o Ensino de História". Possui graduação em História Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará (2003), Especialização em Docência na Educação a Distância pela Universidade de Fortaleza (2011) e mestrado em História Social pela Universidade Federal do Ceará (2007). Atualmente é professora adjunta do curso de História da Universidade Federal do Piauí - CSHNB. Tem experiência na área de Ensino de História, com ênfase em Currículo, Didática, Formação e Práticas Pedagógicas.

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6806995106910989 

   Plano de Ensino 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (18/06/2022 - 04/07/2022)

PARA INICIO DE CONVERSA

 

Disponível em: http://gestao3pontozero.com.br/a-conversa/

NETIQUETA 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

    • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
    • Fique atento à formatação das mensagens;
    • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
    • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
    • Seja cortês na comunicação.

Netiqueta: conheça algumas regras de comportamento na web - Painel Urbano

Disponível em: https://comunidade.nubank.com.br/t/netiqueta/47441/2

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);
  • Professor como mediador, facilitador.

MIDIATECA

Os Livros indicados para os estudos dessa disciplina na plataforma serão indicados de acordo com a unidade temática.


PROFESSOR COM A PALAVRA

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   Fórum de Apresentação
Período de Habilitação: 17/06/2022 às 08:00 a 04/07/2022 às 23:59
   Fórum de Tira-dúvidas
Período de Habilitação: 17/06/2022 às 08:00 a 04/07/2022 às 23:59
Unidade I – A construção do campo disciplinar da História (18/06/2022 - 04/07/2022)

 

                   https://ler-livros.com/ler-online-ebook-pdf-historia-do-brasil-adaptada-ao-ensino-primario-e-secundario-baixar-resumo/

Conteúdo: O conhecimento histórico entre o campo acadêmico e escolar. O ensino de História nas humanidades clássicas e modernas

Objetivo: Compreender a construção histórico-social do campo disciplinar de História

Texto base da disciplina: 

BITTENCOURT, C. F. Reflexões sobre o ensino de História. Estudos Avançados, [S. l.], v. 32, n. 93, p. 127-149, 2018. DOI: 10.5935/0103-4014.20180035. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/152562. Acesso em: 25 abr. 2022.

MIDIATECA

- VÍDEOS

https://www.youtube.com/watch?v=hWLrVMzlrAs

-  LINKS DE ARTIGO

SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. História do ensino de História no Brasil: uma proposta de periodização. Revista de História de Educação – RHE, Porto Alegre, v. 16, n. 37, maio/ago, 2012, p. 73- 91.

FERNANDES, A. T. de C. Ensino de História e seus conteúdos. Estudos Avançados, [S. l.], v. 32, n. 93, p. 151-173, 2018. DOI: 10.5935/0103-4014.20180036. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/152566.  Acesso em: 25 abr. 2022.

   História do Ensino de História entre mudanças e permanências
Período de Habilitação: 21/06/2022 às 08:00 a 30/06/2022 às 23:59
Unidade II - As Políticas educacionais contemporâneas e o Ensino de História. (18/06/2022 - 04/07/2022)

Conteúdo: 1. O currículo do Ensino de História: dos PCN’s à BNCC

2. A BNCC e a Reforma do Ensino Médio – o componente curricular História no contexto do Piauí

Objetivo: Estudar as Políticas educacionais contemporâneas e seus reflexos no Ensino de História, com ênfase na BNCC e no Novo Ensino Médio.

Texto base da disciplina: RALEJO, Adriana Soares, Mello, Rafaela Albergaria e Amorim, Mariana de Oliveira. BNCC e Ensino de História: horizontes possíveis. Educar em Revista [online]. 2021, v. 37 [Acessado 24 Maio 2022] , e77056. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.77056 . Epub 24 Set 2021. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/0104-4060.77056 .


MIDIATECA

- VÍDEOS

https://www.youtube.com/watch?v=ZB92f7eZPFw

-  LINKS DE ARTIGO

FRANCO, A. P.; SILVA JUNIOR, A. F. da; GUIMARÃES, S. Saberes históricos prescritos na BNCC para o ensino fundamental: tensões e concessões. Ensino em Re-Vista, [S. l.], v. 25, n. 4, p. 1016–1035, 2018. DOI: 10.14393/ER-v25n3e2018-10. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/46455 . Acesso em: 24 maio. 2022.

OLIVEIRA, Carla Silvino de. A Base Nacional Comum Curricular: disputas em torno da seleção curricular para o Ensino de História. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. doi:10.11606/T.48.2021.tde-19102021-100241. Acesso em: 2022-05-24.

PEREIRA, Nilton Mullet et al. Docência em História: implicações das novas https://www.tudosaladeaula.com/p/bncc.html 

   Fórum 02 - 1. O currículo do Ensino de História: dos PCN’s à BNCC 2. A BNCC e a Reforma do Ensino Médio
Período de Habilitação: 24/06/2022 às 20:00 a 05/07/2022 às 23:59
Unidade III - Os livros didáticos e conhecimento histórico (18/06/2022 - 04/07/2022)

Conteúdo: 1. As políticas nacionais do Livro Didático e o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) .

2. O Novo Livro Didático (BNCC) e os conceitos estruturantes do componente curricular de História.

Objetivo: Refletir sobre o conhecimento histórico e a representação do passado nos Livros Didáticos de História.

Objetivo:

Texto base:

TAMANINI, Paulo Augusto; NORONHA, Vanusa Maria Gomes. O ENSINO DE HISTÓRIA E A BNCC: LIVROS DIDÁTICOS SOB UMA ANÁLISE COMPARATIVA. Revista Teias, Rio de Janeiro ,  v. 20, n. 57, p. 109-124,  abr.  2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000200109&lng=pt&nrm=iso. Acessos em: 24  maio  2022.  Epub 18-Dez-2019. 

MIDIATECA

- VÍDEOS

https://www.youtube.com/watch?v=HmupFIqbSc8 

-  LINKS DE ARTIGO

LEITE, I. A abordagem da temática indígena e da História da África nos livros didáticos: uma experiência na formação docente. Escritas do Tempo, v. 2, n. 5, p. 157-174, 30 out. 2020. Disponível em:  https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/1332. Acesso em  24  maio  2022. 

MIRANDA, S.; ALMEIDA, F. Passado, presente e futuro dos livros didáticos de História frente a uma BNCC sem futuro. Escritas do Tempo, v. 2, n. 5, p. 10-38, 30 out. 2020. Disponível em:  https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/1364. Acesso em  24  maio  2022. 

RALEJO, A.; MONTEIRO, A. M. Livros didáticos: autoria em questão. Escritas do Tempo, v. 2, n. 5, p. 117-134, 30 out. 2020. Disponível em:  https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/1400. Acesso em  24  maio  2022. 

 

   Fórum 3 Unidade III – Os livros didáticos e conhecimento histórico
Período de Habilitação: 27/06/2022 às 20:00 a 05/07/2022 às 23:59
Avaliação da Disciplina (18/06/2022 - 04/07/2022)

 

 

Após o percurso trilhado ao longo das unidades didáticas, agora será realizada a Avaliação Final da disciplina. 


    
Inicia em 04/07/2022 às 8h 0 e finaliza em 31/07/2022 às 23h 59
Apresentação e Entrega do Plano de Disciplina (12/08/2019 - 12/08/2019)
Assunto: Modelagem Matemática (14/08/2019 - 19/08/2019)
  Capítulo 1 
Capítulo 1 escaneado e com partes do capítulo 2.
Assunto: Representação de Sistemas Lineares (21/08/2019 - 26/08/2019)
  Capítulo 2 
Restante do capítulo 2, todo capítulo 3 e parte do capítulo 4.
Assunto: Método Determinísticos (28/08/2019 - 02/09/2019)
  Cap 3 
    
Inicia em 10/09/2019 às 12h 0 e finaliza em 18/09/2019 às 23h 59
Assunto: Métodos Não Paramétricos (04/09/2019 - 11/09/2019)
Aula de exercícios (16/09/2019 - 16/09/2019)
Primeira Avaliação da Disciplina (18/09/2019 - 18/09/2019)
Assunto: Estimador de Mínimos Quadrados (23/09/2019 - 25/09/2019)
Assunto: Propriedades Estatísticas de Estimadores (30/09/2019 - 02/10/2019)
Não Haverá Aula (02/10/2019)

PARALIZAÇÃO NACIONAL

Assunto: Estimadores Não Polarizados (07/10/2019 - 14/10/2019)
CANCELAMENTO DE AULA (09/10/2019)

CAROS,

VENHO COMUNICAR-LHES SOBRE O CANCELAMENTO DA AULA DE AMANHÃ, DIA 09/10, DEVIDO O VI ECEEL QUE SERÁ UM EVENTO VOLTADO PARA TODOS OS ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA, TANTO DA GRADUAÇÃO COMO DA PÓS.  COMO ESTA TURMA É CONCOMITANTE COM A TURMA DA PÓS, NÃO TINHA SENTIDO LECIONAR AULA PARA UM ÚNICO PÚBLICO, NO CASO OS ALUNOS DA PÓS, ENTÃO RESOLVI CANCELAR A AULA PARA DAR OPORTUNIDADE A TODOS PARTICIPAREM. CONTO COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS.

 

ATENCIOSAMENTE,

Não Haverá Aula (14/10/2019)
Assunto: Estimadores Recursivos (16/10/2019 - 21/10/2019)
    
Inicia em 07/11/2019 às 17h 30 e finaliza em 15/11/2019 às 23h 59
Aula de exercícios (23/10/2019 - 23/10/2019)
Segunda Avaliação da Disciplina (30/10/2019 - 30/10/2019)
Assunto: Estimadores Recursivos (04/11/2019 - 06/11/2019)
Assunto: Projeto de Testes e Escolhas de Estruturas (11/11/2019 - 13/11/2019)
Assunto: Validação dos Modelos (18/11/2019 - 20/11/2019)
    
Inicia em 22/11/2019 às 10h 0 e finaliza em 29/11/2019 às 23h 59
  Modelos Robustos 
Arquivo compactado que consta da apresentação e do artigo do aluno de mestrado do Guilherme
Preparação dos seminários (25/11/2019 - 25/11/2019)
Preparação dos seminários (27/11/2019 - 27/11/2019)
Apresentação dos seminários (02/12/2019 - 04/12/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
12 14 19 21 26 28 02 04 09 11 16 18 23 25 30 07 16 21 23 30 04 06 11 13 18 20 25 27 02 04
1 2019101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 2018100**** 2 2 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
3 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2019101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2019101**** 2 0 0 0 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019101**** 8,0 8,5 8,5 8.3 4 AM
2 2018100**** 7,0 7,0 7,0 7.0 14 AM
3 2018100**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
4 2019101**** 9,5 8,0 8,0 8.5 0 AM
5 2019100**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
6 2019101**** 7,0 7,5 7,5 7.3 10 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Introdução à modelagem matemática de sistemas dinâmicos. Etapas de identificação de sistemas: Seleção da estrutura do modelo; Escolha do critério de identificação; Estimação de parâmetros; Testes para diagnóstico e validação de modelos. Métodos não paramétricos de identificação no domínio do tempo e da frequência. Métodos paramétricos de identificação. Técnicas de modelagem para sistemas complexos. Técnicas de redução de modelos.. Estimação de estados através de observadores determinísticos e estocásticos. Identificação por subespaços. Validação de modelos. Identificação de sistemas em malha fechada. Identificação recursiva, Exemplos de Aplicações.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas e discursivas com recursos áudio-visual.<br /><br />Objetivo Geral:<br />O objetivo desta disciplina é o de desenvolver técnicas eficientes e alternativas para a forma<br />puramente matemática de descrever o comportamento de sistemas sejam eles de engenharia,<br />biológico ou econômico, entre outras áreas. As técnicas estudadas na disciplina visam superar,<br />dentro das especificações estabelecidas, a complexidade ao se tentar explicar os sistemas<br />atuais através de relações puramente físicas e/ou matemáticas. Para isto serão estudados<br />métodos de identificação paramétricos e não paramétricos, determinísticos e não<br />determinísticos, lineares e não lineares, variantes e invariantes no tempo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Serão realizadas as seguintes avaliações compostas de: a) avaliações escritas; b) lista de<br />exercícios sobre a matéria; c) implementações e simulações de algoritmos de identificação; d)<br />apresentação em sala de aula de trabalhos sobre artigos científicos e atuais sobre o tema; e)<br />Apresentação de um trabalho final na forma de um artigo científico e que contenha um<br />desenvolvimento consistente do tema e uma implementação final.<br />A nota final será a média das atividades (a, b, c, d, e).
Horário de atendimento: SEG: 15:00/16:00 SEX: 15:00/16:00
Bibliografia: Bibliografia Básica:<br />• NORTON, J. P. An Introduction to Identification. [S.l.]: Dover Publications, 2009.<br />• LJUNG, L. System Identification: Theory for the User. New Jersey: Prentice Hall, 1999.<br />• AGUIRRE, L. A. Introdução à Identificação de Sistemas–Técnicas lineares e não-lineares<br />aplicadas a sistemas reais. [S.l.]: Editora UFMG, 2004.<br /><br />Bibliografia Complementar:<br />• HAYKIN, S. Neural Networks: A Comprehensive Foundation. 2. ed. [S.l.]: Prentice Hall, 1998.<br />• KEESMAN, K. J. System Identification: An Introduction. [S.l.]: Springer Science, 2011.<br />• JUANG, J.-N. Applied System Identification. [S.l.]: Prentice Hall, 1994.<br />• LJUNG, L.; GLAD, T. Modeling of Dynamic Systems. [S.l.]: Prentice Hall, 1994.<br />• SCHOUKENS, J.; PINTELON, R.; ROLAIN, Y. Mastering System Identification in 100 Exercises.<br />[S.l.]: Wiley-IEEE Press, 2012.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
12/08/2019
12/08/2019
Apresentação e Entrega do Plano de Disciplina
14/08/2019
19/08/2019
Assunto: Modelagem Matemática
21/08/2019
26/08/2019
Assunto: Representação de Sistemas Lineares
28/08/2019
02/09/2019
Assunto: Método Determinísticos
04/09/2019
11/09/2019
Assunto: Métodos Não Paramétricos
16/09/2019
16/09/2019
Aula de exercícios
18/09/2019
18/09/2019
Primeira Avaliação da Disciplina
23/09/2019
25/09/2019
Assunto: Estimador de Mínimos Quadrados
30/09/2019
02/10/2019
Assunto: Propriedades Estatísticas de Estimadores
02/10/2019
02/10/2019
Não Haverá Aula
07/10/2019
14/10/2019
Assunto: Estimadores Não Polarizados
09/10/2019
09/10/2019
CANCELAMENTO DE AULA
14/10/2019
14/10/2019
Não Haverá Aula
16/10/2019
21/10/2019
Assunto: Estimadores Recursivos
23/10/2019
23/10/2019
Aula de exercícios
30/10/2019
30/10/2019
Segunda Avaliação da Disciplina
04/11/2019
06/11/2019
Assunto: Estimadores Recursivos
11/11/2019
13/11/2019
Assunto: Projeto de Testes e Escolhas de Estruturas
18/11/2019
20/11/2019
Assunto: Validação dos Modelos
25/11/2019
25/11/2019
Preparação dos seminários
27/11/2019
27/11/2019
Preparação dos seminários
02/12/2019
04/12/2019
Apresentação dos seminários
Avaliações
Data Descrição
18/09/2019 1ª Avaliação
30/10/2019 2ª Avaliação
27/11/2019 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
AVISO IMPORTANTE 25/11/2019
ARTIGOS E SEMINÁRIO 30/10/2019
REPOSIÇÃO DE AULA 15/10/2019
CANCELAMENTO DE AULA 02/10/2019
MUDANÇA DE DATA 22/09/2019
AVISO IMPORTANTE 18/09/2019
CANCELAMENTO DE AULA 02/09/2019
LISTA DE EXERCÍCIOS 22/08/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1437 05/11/2025 19:06