-

PRCAMP/PIC004 - TÓPICOS ESPECIAIS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA - Turma: 01 (2019.2)

Tópicos Aulas
- Apresentação da Disciplina - Investigação do conhecimento dos/as alunos/as sobre o assunto Aula 1 - Processo de Ensino e Aprendizagem 1. Educação bancária 2. Educação problematizadora Atividade 1 - Problemas para o Ensino e aprendizagem de Ciências/Biologia (29/08/2019 - 29/08/2019)
   Cronograma_Tópicos especiais Biologia 
Aula 2 - Ensino de Ciências/Biologia 1. Por que é importante saber ciências/biologia? 2. O que devemos saber das ciências/biologia? 3. Qual o papel do ensino ciências/biologia? 4. Qual o papel d@ professor@ no ensino de ciências/biologia? 5. Histórico do ensino de ciências/biologia 6. Tópicos importantes em relação ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências/biologia 7. Possibilidades de ensino e aprendizagem em Ciências/Biologia Aula 2.1 - Ensino de Ciências/Biologia nos documentos oficiais (SIGAA) Atividade 2 – Discutindo os objetivos de uma aula de Biologia (Sala de aula) Atividade 3 – Ensino de Ciências/Biologia nos documentos oficiais (Casa) (30/08/2019 - 30/08/2019)
Aula 3 – Operacionalizando as aulas de Biologia Atividade 4 – Operacionalizando as aulas de Ciências/Biologia Organização dos grupos para pesquisa (31/08/2019 - 31/08/2019)
Organização do material pesquisado para preparação do banner – Quatro grupos (em sala de aula) (05/09/2019 - 05/09/2019)
Organização do material pesquisado para preparação do banner – Quatro grupos (em sala de aula) (06/09/2019 - 06/09/2019)
SEM AULA (07/09/2019 - 07/09/2019)
Apresentação dos resultados obtidos – quatro grupos. Participação obrigatória de tod@s os alun@s. Ausência representará perda de 50% da nota obtida no trabalho. (12/09/2019 - 12/09/2019)
Apresentação dos resultados obtidos – cinco grupos. Participação obrigatória de tod@s @s alun@s. Ausência representará perda de 50% da nota obtida no trabalho. (13/09/2019 - 13/09/2019)
  Roteiro_Reflexões Atividade Orientada 
Segue o roteiro para a elaboração das reflexões da atividade orientada "Relevância social de algumas áreas da Biologia". Leiam com atenção o documento. Também encontra-se anexo o texto que auxiliará na realização do segundo item descrito nesse roteiro. Bom trabalho. A entrega será impreterivelmente dia 19/09.19.
  Texto_Suporte para item "2" do Roteiro para reflexões 
Segue o texto para execução do item "2" do Roteiro para reflexão da atividade orientada: GERALDO, A.C.H. Didática de Ciências Naturais na perspectiva histórico-crítica.2.ed. Campinas: Autores Associados Ltda., 2014. (Coleção formação de professores).
Café com Pós. Manhã com a Coordenação de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza, docentes e discentes de Pós-graduação para uma conversa sobre perspectivas para a formação continuada de professores dessa área do conhecimento. (14/09/2019 - 14/09/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET Total
29 30 31 05 06 12 13 14
1 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2019200**** 3 0 0 0 0 0 0 0 3
6 2019200**** 0 0 4 0 0 0 0 0 4
7 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2019200**** 0 0 4 0 0 0 0 0 4
9 2019200**** 0 0 0 0 0 0 3 0 3
10 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2019200**** 0 0 0 3 0 0 0 0 3
19 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2019200**** 0 3 0 0 0 0 2 0 5
24 2019200**** 3 0 4 0 0 0 0 0 7
25 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019200**** 10,0 9,3 9.7 0 AM
2 2019200**** 10,0 8,0 9.0 0 AM
3 2019200**** 10,0 8,5 9.3 0 AM
4 2019200**** 10,0 9,1 9.6 3 AM
5 2019200**** 10,0 9,0 9.5 0 AM
6 2019200**** 10,0 8,1 9.1 0 AM
7 2019200**** 5,0 8,9 7.0 7 AM
8 2019200**** 10,0 8,9 9.5 0 AM
9 2019200**** 10,0 9,0 9.5 0 AM
10 2019200**** 10,0 9,0 9.5 0 AM
11 2019200**** 10,0 9,1 9.6 0 AM
12 2019200**** 10,0 8,9 9.5 0 AM
13 2019200**** 10,0 9,1 9.6 0 AM
14 2019200**** 10,0 8,4 9.2 0 AM
15 2019200**** 10,0 9,8 9.9 0 AM
16 2019200**** 10,0 7,7 8.9 0 AM
17 2019200**** 10,0 8,4 9.2 3 AM
18 2019200**** 10,0 9,9 10.0 0 AM
19 2019200**** 10,0 9,6 9.8 0 AM
20 2019200**** 10,0 8,7 9.4 0 AM
21 2019200**** 7,5 8,4 8.0 5 AM
22 2019200**** 5,0 8,9 7.0 3 AM
23 2019200**** 10,0 8,5 9.3 0 AM
24 2019200**** 7,5 8,5 8.0 4 AM
25 2019200**** 10,0 9,5 9.8 0 AM
26 2019200**** 10,0 9,1 9.6 0 AM
27 2019200**** 7,5 8,0 7.8 4 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A disciplina não possui ementário fechado pois busca proporcionar oportunidade de aprofundamento nas práticas docentes sobre temas atuais da disciplina de Biologia. As discussões envolverão: Análise das práticas tradicionalmente utilizadas no ensino de Biologia. Inovações metodológicas para o ensino de temas atuais de Bioquímica, Biologia Celular e Tecidual; Anatomia e Fisiologia; Genética e Evolução; Microbiologia, Parasitologia Imunologia e Saúde; Zoologia; Biologia Vegetal; Ecologia; Biotecnologia e Bioinformática. Estratégias didáticas para o ensino de Biologia.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Técnicas Educacionais
A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas e dialogadas, auxiliadas por recursos audiovisuais. Além disso, o trabalho com pesquisa será executado a fim de obter dados que favorecerão a composição de materiais didáticos que poderão ser utilizados em sala de aula pelos próprios professores. A leitura de artigos científicos referentes ao ensino de Biologia também será exigida para uma compreensão crítica a respeito dessa área do conhecimento.

Recursos Didáticos
Durante a execução da disciplina serão utilizados recursos como: livros didáticos distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), artigos científicos, computador, projetor de multimídia, quadro/pincel/apagador, banners, entre outros que se fizerem necessários.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O rendimento acadêmico final será calculado com base na média de duas avaliações de aprendizagem, os quais serão compostas por: i) uma nota obtida em atividades em sala de aula; ii) uma nota referente a pesquisa e divulgação de conteúdos referentes às áreas de conhecimento da Biologia.
A avaliação da aprendizagem e assiduidade na disciplina será realizada com base no capítulo VII da Resolução Nº 277/2016-CEPEX, de onde se destacam os seguintes artigos:
Art. 36 A avalição será feita por disciplina ou atividade e levará em conta os aspectos de assiduidade e eficiência nos trabalhos das disciplinas ou atividades;
§1º Por assiduidade entendem-se a frequência às aulas e demais tarefas da disciplina ou atividade, ficando automaticamente reprovado o estudante cujo comparecimento às aulas em cursos presenciais não atingir 75% (setenta e cinco por cento) ou mais das aulas. [...]
Art. 37 A avaliação final do aproveitamento do estudante na disciplina ou atividade, será feita com atribuição de nota obedecendo a uma escola de 0 (zero) a 10 (dez);
Art. 38 A nota de aprovação de disciplina ou atividade será igual ou superior a 6,0 (seis);
Art. 39 O estudante que obtiver nota de aprovação na disciplina ou atividade nos cursos, mas não atingir a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento), será reprovado na mesma.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BINATTO, P.F.; CHAPANI, D.T.; DUARTE, A.C.S. Formação Reflexiva de Professores de Ciências e Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade: Possíveis Aproximações. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.8, n.1, p.131-152, 2015.
CACHAPUZ, A. et al (org.). A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005.
GERALDO, A.C.H. Didática de Ciências Naturais na perspectiva histórico-crítica. 2.ed. Campinas: Autores Associados Ltda., 2014. (Coleção formação de professores).
KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de Ciências e Cidadania. 2. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2007. 87 p.
MARIOTTO, L.M; VAZ, G.D. Teoria e Prática: Diferentes Abordagens no Ensino de Biologia. Ribeirão Preto: JLM, 2017. 226 p.
NASCIMENTO, F.; FERNADES, H. L.; MENDONÇA, V. M. O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR On-line, n. 39, p. 225-249, 2010.
SANTOS, W.L.P. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, v.1, número especial, 2007.
SANTOS, W.L.P. Educação Científica e Tecnológica: um compromisso de educadores e cientistas para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais. Edição especial, março, 2009.
SILVA L.B.; QUEIROZ M.B.A. Ensino de Ciências: Relatos no panorama piauiense. Teresina: EDUFPI, 2017. 329 p.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
29/08/2019
29/08/2019
- Apresentação da Disciplina - Investigação do conhecimento dos/as alunos/as sobre o assunto Aula 1 - Processo de Ensino e Aprendizagem 1. Educação bancária 2. Educação problematizadora Atividade 1 - Problemas para o Ensino e aprendizagem de Ciências/Biologia
30/08/2019
30/08/2019
Aula 2 - Ensino de Ciências/Biologia 1. Por que é importante saber ciências/biologia? 2. O que devemos saber das ciências/biologia? 3. Qual o papel do ensino ciências/biologia? 4. Qual o papel d@ professor@ no ensino de ciências/biologia? 5. Histórico do ensino de ciências/biologia 6. Tópicos importantes em relação ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências/biologia 7. Possibilidades de ensino e aprendizagem em Ciências/Biologia Aula 2.1 - Ensino de Ciências/Biologia nos documentos oficiais (SIGAA) Atividade 2 – Discutindo os objetivos de uma aula de Biologia (Sala de aula) Atividade 3 – Ensino de Ciências/Biologia nos documentos oficiais (Casa)
31/08/2019
31/08/2019
Aula 3 – Operacionalizando as aulas de Biologia Atividade 4 – Operacionalizando as aulas de Ciências/Biologia Organização dos grupos para pesquisa
05/09/2019
05/09/2019
Organização do material pesquisado para preparação do banner – Quatro grupos (em sala de aula)
06/09/2019
06/09/2019
Organização do material pesquisado para preparação do banner – Quatro grupos (em sala de aula)
07/09/2019
07/09/2019
SEM AULA
12/09/2019
12/09/2019
Apresentação dos resultados obtidos – quatro grupos. Participação obrigatória de tod@s os alun@s. Ausência representará perda de 50% da nota obtida no trabalho.
13/09/2019
13/09/2019
Apresentação dos resultados obtidos – cinco grupos. Participação obrigatória de tod@s @s alun@s. Ausência representará perda de 50% da nota obtida no trabalho.
14/09/2019
14/09/2019
Café com Pós. Manhã com a Coordenação de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza, docentes e discentes de Pós-graduação para uma conversa sobre perspectivas para a formação continuada de professores dessa área do conhecimento.
Avaliações
Data Descrição
06/09/2019 1ª Avaliação
13/09/2019 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Nota_SIGAA 01/10/2019
Texto para divulgação do conteúdo do banner 10/09/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1074 26/04/2024 18:00