Metodologia: |
Técnicas Educacionais A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas e dialogadas, auxiliadas por recursos audiovisuais. Além disso, o trabalho com pesquisa será executado a fim de obter dados que favorecerão a composição de materiais didáticos que poderão ser utilizados em sala de aula pelos próprios professores. A leitura de artigos científicos referentes ao ensino de Biologia também será exigida para uma compreensão crítica a respeito dessa área do conhecimento.
Recursos Didáticos Durante a execução da disciplina serão utilizados recursos como: livros didáticos distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), artigos científicos, computador, projetor de multimídia, quadro/pincel/apagador, banners, entre outros que se fizerem necessários.
|
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O rendimento acadêmico final será calculado com base na média de duas avaliações de aprendizagem, os quais serão compostas por: i) uma nota obtida em atividades em sala de aula; ii) uma nota referente a pesquisa e divulgação de conteúdos referentes às áreas de conhecimento da Biologia. A avaliação da aprendizagem e assiduidade na disciplina será realizada com base no capítulo VII da Resolução Nº 277/2016-CEPEX, de onde se destacam os seguintes artigos: Art. 36 A avalição será feita por disciplina ou atividade e levará em conta os aspectos de assiduidade e eficiência nos trabalhos das disciplinas ou atividades; §1º Por assiduidade entendem-se a frequência às aulas e demais tarefas da disciplina ou atividade, ficando automaticamente reprovado o estudante cujo comparecimento às aulas em cursos presenciais não atingir 75% (setenta e cinco por cento) ou mais das aulas. [...] Art. 37 A avaliação final do aproveitamento do estudante na disciplina ou atividade, será feita com atribuição de nota obedecendo a uma escola de 0 (zero) a 10 (dez); Art. 38 A nota de aprovação de disciplina ou atividade será igual ou superior a 6,0 (seis); Art. 39 O estudante que obtiver nota de aprovação na disciplina ou atividade nos cursos, mas não atingir a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento), será reprovado na mesma.
|
Bibliografia:
| BINATTO, P.F.; CHAPANI, D.T.; DUARTE, A.C.S. Formação Reflexiva de Professores de Ciências e Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade: Possíveis Aproximações. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.8, n.1, p.131-152, 2015. CACHAPUZ, A. et al (org.). A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005. GERALDO, A.C.H. Didática de Ciências Naturais na perspectiva histórico-crítica. 2.ed. Campinas: Autores Associados Ltda., 2014. (Coleção formação de professores). KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de Ciências e Cidadania. 2. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2007. 87 p. MARIOTTO, L.M; VAZ, G.D. Teoria e Prática: Diferentes Abordagens no Ensino de Biologia. Ribeirão Preto: JLM, 2017. 226 p. NASCIMENTO, F.; FERNADES, H. L.; MENDONÇA, V. M. O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR On-line, n. 39, p. 225-249, 2010. SANTOS, W.L.P. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, v.1, número especial, 2007. SANTOS, W.L.P. Educação Científica e Tecnológica: um compromisso de educadores e cientistas para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais. Edição especial, março, 2009. SILVA L.B.; QUEIROZ M.B.A. Ensino de Ciências: Relatos no panorama piauiense. Teresina: EDUFPI, 2017. 329 p. |