-

CMAT/CSHNB004 - METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA - Turma: 01 (2019.2)

Tópicos Aulas
Aula 1 Leituras e discussão do PCN's do Ensino Fundamental e Médio. Método de resolução do MMC , MDC e Equações do 1° grau. Método de resolução de sistema de Equações com duas variáveis e duas equações. Método para resolução equações do 2° grau. (31/08/2019 - 31/08/2019)
   Apostila-O-Currículo-da-Matemática.pdf 
O Ensino de Matemática no Ensino Fundamental e Médio (31/08/2019 - 31/08/2019)
Leituras e discussão do PCN's do Ensino Fundamental e Médio. Método de resolução do MMC , MDC e Equações do 1° grau. Método de resolução de sistema de Equações com duas variáveis e duas equações. Método para resolução equações do 2° grau.
Método para resolução equações do 2° grau. (31/08/2019 - 31/08/2019)
Dificuldade em relação ao desenvolvimento cognitivo e a construção de experiencia Matemática Dificuldades quanto às crenças, às atitudes , às experiencias e a fatores emocionais a cerca da Matemática.Dificuldades relativas à própria complexidade da Matemática, como alto nível de abstração. Dificuldades neurológicas.Dificuldade originada no Ensino inadequado ou seja porque a organização não está bem sequenciada.. (31/08/2019 - 31/08/2019)
Fatores que interferem na aprendizagem da Matemática (06/09/2019 - 06/09/2019)
Dificuldade em relação ao desenvolvimento cognitivo e a construção de experiencia Matemática. Dificuldades quanto às crenças, às atitudes , às experiencias e a fatores emocionais a cerca da Matemática.Dificuldades relativas à própria complexidade da Matemática, como alto nível de abstração. Dificuldades neurológicas.Dificuldade originada no Ensino inadequado ou seja porque a organização não está bem sequenciada..
Dificuldade originada no Ensino inadequado ou seja porque a organização não está bem sequenciada (07/09/2019 - 07/09/2019)
Aula 2 @Importância da aprendizagem significativa dos conceitos da Matemática; @ Sequencia didática é um bom instrumento para o professor; @ cada etapa da sequencia didática precisa ter objetivo claro; 1. Compreender a situação-problema 2. Identificar os conhecimentos que estão no cerne da situação- problema. 3. Decidir os procedimentos necessários para encontrar a solução da situação-problema 4. Verificar e/ou validar os resultados obtidos. @ Antes de planeja a atividade , é preciso descobrir o que o aluno ja sabe. @ Avaliação ajuda o professor a definir os passos seguintes. (14/09/2019 - 14/09/2019)
Procedimento didáticos e atividades para o ensino de Matemática no III ciclo; (14/09/2019 - 14/09/2019)
@Importância da aprendizagem significativa dos conceitos da Matemática; @ Sequencia didática é um bom instrumento para o professor; @ cada etapa da sequencia didática precisa ter objetivo claro; 1. Compreender a situação-problema 2. Identificar os conhecimentos que estão no cerne da situação- problema. 3. Decidir os procedimentos necessários para encontrar a solução da situação-problema 4. Verificar e/ou validar os resultados obtidos. @ Antes de planeja a atividade , é preciso descobrir o que o aluno ja sabe. @ Avaliação ajuda o professor a definir os passos seguintes.
@Importância da aprendizagem significativa dos conceitos da Matemática; @ Sequencia didática é um bom instrumento para o professor; @ cada etapa da sequencia didática precisa ter objetivo claro; 1. Compreender a situação-problema 2. Identificar os conhecimentos que estão no cerne da situação- problema. 3. Decidir os procedimentos necessários para encontrar a solução da situação-problema 4. Verificar e/ou validar os resultados obtidos. @ Antes de planeja a atividade , é preciso descobrir o que o aluno ja sabe. @ Avaliação ajuda o professor a definir os passos seguintes. (14/09/2019 - 14/09/2019)
@ Sequencia didática é um bom instrumento para o professor; @ cada etapa da sequencia didática precisa ter objetivo claro; 1. Compreender a situação-problema 2. Identificar os conhecimentos que estão no cerne da situação- problema. 3. Decidir os procedimentos necessários para encontrar a solução da situação-problema 4. Verificar e/ou validar os resultados obtidos. @ Antes de planeja a atividade (14/09/2019 - 14/09/2019)
Pronto didáticos e atividades para o ensino de Matemática no IV ciclo e Ensino médio. (21/09/2019 - 21/09/2019)
#.Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio. #.A Educação Matemática e sua tendencias; #. Etnomatemática; #. Informática e educação matemática; #. Modelagem Matemática #. Resolução de problemas #. Historia da matemática ; #. Jogos e materiais concretos..
#.Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio. #.A Educação Matemática e sua tendencias; #. Etnomatemática; #. Informática e educação matemática; #. Modelagem Matemática #. Resolução de problemas #. Historia da matemática ; #. Jogos e materiais concretos.. (21/09/2019 - 21/09/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET Total
31 06 14 21
1 2016200**** 0 0 0 0 0
2 2013200**** 0 0 0 0 0
3 2012200**** 0 0 0 0 0
4 2015200**** 0 0 0 0 0
5 2010200**** 0 0 0 0 0
6 2013200**** 0 0 0 0 0
7 2015200**** 0 0 0 0 0
8 2007200**** 0 0 0 0 0
9 2013200**** 0 0 0 0 0
10 2014200**** 0 0 0 0 0
11 2014200**** 0 0 0 0 0
12 2015200**** 0 0 0 0 0
13 2014200**** 0 0 0 0 0
14 2016200**** 0 0 0 0 0
15 2013200**** 0 0 0 0 0
16 2011200**** 0 0 0 0 0
17 2014200**** 0 0 0 0 0
18 2013200**** 0 0 0 0 0
19 2015200**** 0 0 0 0 0
20 2014200**** 0 0 0 0 0
21 2015200**** 0 0 0 0 0
22 2013200**** 0 0 0 0 0
23 2016200**** 0 0 0 0 0
24 2016200**** 0 0 0 0 0
25 2007200**** 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2007200**** 8,0 8,5 8.3 0 AM
2 2016200**** 8,5 9,2 8.9 0 AM
3 2016200**** 8,8 9,2 9.0 0 AM
4 2013200**** 7,0 8,5 7.8 0 AM
5 2015200**** 9,0 9,2 9.1 0 AM
6 2014200**** 7,0 8,5 7.8 0 AM
7 2015200**** 7,5 9,0 8.3 0 AM
8 2013200**** 9,0 9,5 9.3 0 AM
9 2014200**** 7,0 8,7 7.9 0 AM
10 2011200**** 8,0 8,8 8.4 0 AM
11 2013200**** 7,0 8,0 7.5 0 AM
12 2016200**** 9,0 9,3 9.2 0 AM
13 2014200**** 7,0 8,0 7.5 0 AM
14 2015200**** 8,5 9,4 9.0 0 AM
15 2014200**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
16 2014200**** 8,0 9,0 8.5 0 AM
17 2013200**** 7,0 8,0 7.5 0 AM
18 2007200**** 8,0 8,5 8.3 0 AM
19 2015200**** 7,0 8,5 7.8 0 AM
20 2013200**** 7,0 8,0 7.5 0 AM
21 2010200**** 8,0 8,5 8.3 0 AM
22 2015200**** 8,0 8,7 8.4 0 AM
23 2012200**** 7,5 8,0 7.8 0 AM
24 2013200**** 7,5 9,3 8.4 0 AM
25 2016200**** 8,0 9,2 8.6 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: O Ensino de Matemática no Ensino Fundamental e Médio; Fatores que interferem na aprendizagem de Matemática. Procedimentos didáticos e atividades para o ensino de Matemática para o III e IV Ciclos do Ensino Médio.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Técnicas Educacionais
? Aulas expositivas dialogadas com interação professor x aluno,
? Exposição do assunto feito pelo professor;
? Trabalho individual;
? Trabalho em grupo;
? Debates;
? Seminários por parte dos alunos.
? Micro-aulas : Conteúdo Ensino Fundamental e Médio.
Recursos Didáticos
? Quadro acrílico, pincel e apagador, régua; esquadro; .compasso ; etc;
Atividades Práticas
? Aulas: micro- aulas;
? Explicações de Exercício resolvidos;
? Construção de materiais didáticos;
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: De acordo com a Resolução n.177/12 CEPEX. A avaliação do rendimento do escolar obedecerá o seguinte critério:

I) Para efeito de registro no diário de classe, serão consideradas três avaliações (prova escrita).
II) Os resultados das avaliações serão expressos em nota, obedecendo uma escala de 0 (zero) a 10 (dez).
III) Será aprovado na disciplina, por média, o aluno que obtiver freqüência mínima de 75% e média aritmética igual ou superior a 7 (sete).
IV) O aluno que não for aprovado por média poderá submeter-se ao exame final, desde que tenha média aritmética mínima de 4 (quatro) e freqüência mínima de 75%.
V) Para conseguir aprovação no final, isto é, no exame final, que constará de uma prova, abrangendo o conjunto de todo o conteúdo programático da disciplina, o aluno terá que atingir uma média igual ou superior a 6 (seis), resultante da média aritmética das avaliações e da nota do exame final.
Horário de atendimento:
Bibliografia: SÉRATES ,Jonofon. Métodos Cuca Legal de Efetuar as operações no conjunto dos números Naturais. Brasilia: JONOFON. 1998.
CAMPOS,T.M.M. Transformando a a Prática das Aulas de Matemática. São Paulo : PROEM,2001.
PARÂMETROS Curriculares Nacionais. Terceiro e quarto ciclo do Ensino Fundamental de Matemática.Ministério da Educação e do Desposto, 1998.
REVISTAS: SBEM e Nova Escola.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
31/08/2019
31/08/2019
O Ensino de Matemática no Ensino Fundamental e Médio
31/08/2019
31/08/2019
Aula 1 Leituras e discussão do PCN's do Ensino Fundamental e Médio. Método de resolução do MMC , MDC e Equações do 1° grau. Método de resolução de sistema de Equações com duas variáveis e duas equações. Método para resolução equações do 2° grau.
31/08/2019
31/08/2019
Método para resolução equações do 2° grau.
31/08/2019
31/08/2019
Dificuldade em relação ao desenvolvimento cognitivo e a construção de experiencia Matemática Dificuldades quanto às crenças, às atitudes , às experiencias e a fatores emocionais a cerca da Matemática.Dificuldades relativas à própria complexidade da Matemática, como alto nível de abstração. Dificuldades neurológicas.Dificuldade originada no Ensino inadequado ou seja porque a organização não está bem sequenciada..
06/09/2019
06/09/2019
Fatores que interferem na aprendizagem da Matemática
07/09/2019
07/09/2019
Dificuldade originada no Ensino inadequado ou seja porque a organização não está bem sequenciada
14/09/2019
14/09/2019
Aula 2 @Importância da aprendizagem significativa dos conceitos da Matemática; @ Sequencia didática é um bom instrumento para o professor; @ cada etapa da sequencia didática precisa ter objetivo claro; 1. Compreender a situação-problema 2. Identificar os conhecimentos que estão no cerne da situação- problema. 3. Decidir os procedimentos necessários para encontrar a solução da situação-problema 4. Verificar e/ou validar os resultados obtidos. @ Antes de planeja a atividade , é preciso descobrir o que o aluno ja sabe. @ Avaliação ajuda o professor a definir os passos seguintes.
14/09/2019
14/09/2019
@Importância da aprendizagem significativa dos conceitos da Matemática; @ Sequencia didática é um bom instrumento para o professor; @ cada etapa da sequencia didática precisa ter objetivo claro; 1. Compreender a situação-problema 2. Identificar os conhecimentos que estão no cerne da situação- problema. 3. Decidir os procedimentos necessários para encontrar a solução da situação-problema 4. Verificar e/ou validar os resultados obtidos. @ Antes de planeja a atividade , é preciso descobrir o que o aluno ja sabe. @ Avaliação ajuda o professor a definir os passos seguintes.
14/09/2019
14/09/2019
@ Sequencia didática é um bom instrumento para o professor; @ cada etapa da sequencia didática precisa ter objetivo claro; 1. Compreender a situação-problema 2. Identificar os conhecimentos que estão no cerne da situação- problema. 3. Decidir os procedimentos necessários para encontrar a solução da situação-problema 4. Verificar e/ou validar os resultados obtidos. @ Antes de planeja a atividade
14/09/2019
14/09/2019
Procedimento didáticos e atividades para o ensino de Matemática no III ciclo;
21/09/2019
21/09/2019
Pronto didáticos e atividades para o ensino de Matemática no IV ciclo e Ensino médio.
21/09/2019
21/09/2019
#.Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio. #.A Educação Matemática e sua tendencias; #. Etnomatemática; #. Informática e educação matemática; #. Modelagem Matemática #. Resolução de problemas #. Historia da matemática ; #. Jogos e materiais concretos..
Avaliações
Data Descrição
14/09/2016 1ª Avaliação
21/09/2019 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1088 17/07/2024 12:30