Metodologia de Ensino e Avaliação
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PLANO DE ENSINO Unidades pedagógicas: Política, Planejamento, Gestão e Sistemas de Saúde I e II Crédito: 02.01.00 Carga horária: 45 horas cada Curso: Nova formação em Saúde Pública Período: 2019.2, 2020.1 e 2020.2 Professores: Dra. Elisiane Gomes Bonfim e-mail: elisianegomes@ufpi.edu.br Dra. Tauani Zampieri Cardoso e-mail: tauanizampi@gmail.com Msc. Ana Maria Menezes Neiva Eulálio Amorim e-mail: ana.eulalio.ame@gmail.com
Política, Planejamento, Gestão e Sistemas de Saúde I Início: 18/09/2019 Término: 08/04/2020 Política, Planejamento, Gestão e Sistemas de Saúde II Início: 08/04/2020 Término: 07/10/2020 1. APRESENTAÇÃO A disciplina visa despertar o profissional para a importância da defesa da saúde como um bem público, para o compromisso com os direitos humanos e para uma formação ético-política e, respeitando os demais pressupostos norteadores do curso: 1. O compromisso com a formação para o Sistema Único de Saúde. 2. A sustentação de uma formação pautada pelos princípios e diretrizes do SUS. 3. O compromisso com a responsabilidade socioambiental, o cuidado com o ambiente e a humanidade. 4. A valorização da dimensão do cuidado. 5. O trabalho como princípio educativo. 6. O estabelecimento de uma nova práxis que valorize o compartilhamento de conhecimentos e saberes. 7. A adoção de uma perspectiva pedagógica dialógica e transformadora. 8. A valorização do trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar. 9. A valorização do território como espaço de produção de conhecimento. 10. A participação social como princípio formativo. 11. A investigação como busca ativa do conhecimento. 12. A comunicação como prática educativa. 13. A avaliação como parte da própria ação educativa e como ferramenta de apoio para a qualificação da prática. 2. EMENTA Política, Planejamento, Gestão e Sistemas de Saúde I: Determinantes Sociais da Saúde. Modelos de Atenção à Saúde. Políticas de Saúde. Sistemas de Saúde. Política, Planejamento, Gestão e Sistemas de Saúde II: SUS: financiamento, planejamento e gestão. Avaliação em saúde. Regulação em saúde. Pactuação em saúde. Regionalização. Teorias de tomada de decisão. 3. OBJETIVOS Desenvolver pensamento investigativo, crítico e reflexivo sobre a realidade política e social. Fortalecer a perspectiva do Estado no combate às desigualdades sociais. Aprofundar a compreensão dos valores e princípios constitutivos do Sistema Único de Saúde, sua organização e enfretamento dos desafios na atualidade. Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos no campo da Saúde Pública. Ampliar a possibilidade de análise e intervenção na realidade dos sistemas locais, regionais e nacional de Saúde. Atuar na implementação da política de saúde. Desenvolver competências de gestão e cogestão da política, das ações de saúde, dos serviços de saúde e da saúde complementar. Fortalecer a capacidade de dar resposta às demandas e às necessidades do sistema de forma propositiva e oportuna. Agir com competência técnica, ético e política. Estimular o estudante/trabalhador a ser protagonista de estratégias para a gestão, educação e atenção em saúde. 4. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES O que se espera é formar um sanitarista capaz de: Compreender a saúde como prática social e de cuidado; Compreender a saúde em suas múltiplas dimensões, reconhecendo as especificidades locoregionais e determinantes sociais; Compreender a relação entre saúde e ambiente, considerando os condicionantes e determinantes da saúde; Compreender as relações entre a produção do cuidado, a organização do sistema de atenção à saúde e o modelo de desenvolvimento político, econômico, social e cultural da sociedade brasileira, considerando o viver na contemporaneidade; Compreender o conceito de Governança e fazer uso dele na gestão; Trabalhar em equipe; Analisar as situações de saúde e as singularidades do território e das pessoas que nele vivem; Estabelecer critérios e parâmetros para hierarquização de prioridades e tomar decisões a partir destas análises; Planejar, controlar e avaliar ações e serviços de saúde; Aprimorar mecanismos de registros, avaliação e monitoramento das ações; Organizar, coordenar e implementar atividades referentes à formulação e execução das políticas de saúde; Aperfeiçoar a gestão descentralizada e a regionalização do SUS observando o princípio federativo; Atuar na regulação do SUS em consonância com seus aspectos políticos, organizativos e jurídicolegais. 5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Vide Cronograma. 6. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS A metodologia empregada na disciplina será através de: - exposições dialogadas; - estudos de caso; - oficinas; - leitura e síntese de artigos científicos ou capítulos de livros; - Aprendizagem Baseada em Problema; - exibição de filmes; - discussões em grupo.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
7. PROCESSO DE AVALIAÇÃO Será considerado aprovado na Unidade Pedagógica o aluno que: - Obtiver frequência igual ou superior a 75 % da carga horária da disciplina; - Obtiver média aritmética igual ou superior a 7 (sete) nas avaliações propostas; - Se o aluno não obtiver a média 7 (sete) submeter-se-á ao exame final; - Se submetido ao exame final, deverá alcançar média aritmética igual ou superior a 6 (seis), resultante da soma do exame final mais a média aritmética das avaliações anteriores. - O exame final versará sobre TODO o conteúdo estudado durante a disciplina. - O aluno que não comparecer às verificações parciais e/ou ao exame final, terá direito a requerer o exame de 2ª chamada seguindo as orientações da Resolução de nº 177/2012.
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Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| . BIBLIOGRAFIA BÁSICA GIOVANELLA, L. (ORG). Políticas e Sistema de Saúde no Brasil. 2 Ed. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2012. CAMPOS, G.W.S. et al. Tratado de saúde coletiva. São Paulo/ Rio de Janeiro: Hucitec/FIOCRUZ, 2006. PAIM, J.S, ALMEIDA-FILHO, N. Saúde coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro: MedBook, 2014. BARRETO,M.L.; ALMEIDA FILHO. Epidemiologia & Saúde: Fundamentos, métodos e aplicações. 9. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 1. BUSS, Paulo Marchiori; PELLEGRINI FILHO, Alberto. A Saúde e seus Determinantes Sociais. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 17(1):77-93, 2007. 2. MENDES, Eugênio Vilaça A Construção Social da Atenção Primária à Saúde. Conselho Nacional de Secretários de Saúde CONASS, 2015. 3. SOUZA, Diego de Oliveira; SILVA, Sóstenes Ericson Vicente da; SILVA, Neuzianne de Oliveira. Determinantes Sociais da Saúde: reflexões a partir das raízes da "questão social". Saude soc., São Paulo , v. 22, n. 1, p. 44-56, Mar. 2013. 4. BREHMER, Laura Cavalcanti de Farias; RAMOS, Flávia Regina Souza. O modelo de atenção à saúde na formação em enfermagem: experiências e percepções. Interface, Botucatu , v. 20, n. 56, p. 135-145, Mar. 2016. 5. PAIM, J. Modelos de atenção à saúde no Brasil. In GIOVANELLA, L. (ORG). Políticas e Sistema de Saúde no Brasil. 2 Ed. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2012. Cap 15.
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