-

CTT/UFPI085 - .HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO - Turma: 01 (2019.2)

Tópicos Aulas
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO (13/09/2019 - 13/09/2019)

 

Introdução à Disciplina

História e História da Educação do campo

Discussão sobre  os conceitos de Educação, ruralidades, campo, sertão, cultura.

Textos: A Educação no Piauí

          Diálogos sobre Educação do Campo

    
Inicia em 13/09/2019 às 14h 0 e finaliza em 11/10/2019 às 22h 0
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (13/09/2019 - 13/09/2019)

Discussão e análise da música: Xote Ecológico

(Luís Gonzaga)

Estudo e análise dos textos:

1.O sentido da Educação Colonial

2.Educação Jesuítica no Brasil colonial

A EDUCAÇÃO DO CAMPO (13/09/2019 - 13/09/2019)

 Leitura e discussão em grupo. 

Livro: A Educação no Piauí.(Teresinha Queiroz) Texto: O Ensino Público.

Livro: Entre Trilhas e Veredas (Julinete V. Castelo Branco)

Texto: O espaço neo-agrário: a via de mão dupla entre a cidade e o campo 

As contradições entre o campo e cidade

Livro: Diálogos sobre a Educação do Campo

Sugestão para análise: Filme: a Missão

A EDUCAÇÃO JESUÍTICA (13/09/2019 - 13/09/2019)

Discussão:

O Cristianismo como Revolução Educativa

Características da Educação Colonial


A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO (14/09/2019 - 14/09/2019)

Leituras e debate.

Livro:

A Pedagogia do Oprimido (Paulo Freire)

- A justificativa do Oprimido

- A Educação Bancária

A DEMOCRACIA E A EDUCAÇÃO (14/09/2019 - 14/09/2019)

-O início da Pedagogia Moderna

-A Democracia e a Pedagogia da Alternância

Debate

A EDUCAÇÃO E A CIDADANIA (14/09/2019 - 14/09/2019)

-A ideia de uma educação igualitária

-As migrações e os desafios de uma educação para o Campo

-Debate

A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO (14/09/2019 - 14/09/2019)

Livros:

A Invenção do Nordeste (Durval Muniz)

-Introdução

A Pedadagogia do Oprimido 

Leituras e discussões em grupo

Apresentações dos Seminários (2ª Aval.)

Encerramento da Disciplina

Frequências da Turma
# Matrícula SET Total
13 14
1 2019200**** 0 0 0
2 2019200**** 0 3 3
3 2019200**** 0 0 0
4 2019200**** 0 2 2
5 2019200**** 0 0 0
6 2019200**** 0 0 0
7 2019200**** 0 0 0
8 2019200**** 0 0 0
9 2019200**** 0 0 0
10 2019200**** 0 0 0
11 2019200**** 0 0 0
12 2019200**** 0 0 0
13 2019200**** 0 3 3
14 2019200**** 0 0 0
15 2019200**** 0 2 2
16 2019200**** 0 0 0
17 2019200**** 0 0 0
18 2019200**** 0 4 4
19 2019200**** 0 0 0
20 2019200**** 0 0 0
21 2019200**** 0 3 3
22 2019200**** 0 0 0
23 2019200**** 0 0 0
24 2019200**** 0 0 0
25 2019200**** 0 0 0
26 2019200**** 0 0 0
27 2019200**** 0 0 0
28 2019200**** 0 0 0
29 2019200**** 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019200**** 9,0 7,5 8.3 2 AM
2 2019200**** 7,5 7,5 7.5 0 AM
3 2019200**** 9,0 9,5 9.3 0 AM
4 2019200**** 10,0 9,0 9.5 0 AM
5 2019200**** 9,0 7,0 8.0 3 AM
6 2019200**** 8,5 9,0 8.8 0 AM
7 2019200**** 9,0 9,5 9.3 0 AM
8 2019200**** 9,5 9,5 9.5 0 AM
9 2019200**** 7,5 8,5 8.0 0 AM
10 2019200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2019200**** 7,5 7,5 7.5 0 AM
12 2019200**** 7,5 8,5 8.0 0 AM
13 2019200**** 8,5 8,0 8.3 0 AM
14 2019200**** 8,0 8,0 8.0 0 AM
15 2019200**** 7,5 8,5 8.0 0 AM
16 2019200**** 8,5 8,5 8.5 0 AM
17 2019200**** 9,5 8,5 9.0 0 AM
18 2019200**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
19 2019200**** 8,0 8,5 8.3 0 AM
20 2019200**** 9,5 9,0 9.3 0 AM
21 2019200**** 10,0 9,5 9.8 0 AM
22 2019200**** 8,5 9,0 8.8 0 AM
23 2019200**** 0,0 0,0 0.0 0 RN
24 2019200**** 8,5 8,5 8.5 3 AM
25 2019200**** 9,5 10,0 9.8 0 AM
26 2019200**** 0,0 0,0 0.0 0 RN
27 2019200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
28 2019200**** 8,5 8,0 8.3 0 AM
29 2019200**** 8,0 8,0 8.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Ideias e instituições educacionais brasileiras. Histórias das instituições escolares brasileiras. Pensamento sistemático educacional no Brasil. Educação escolar brasileira: contexto sócio-político-econômico-cultural. Historiografia da educação escolar brasileira.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: As aulas serão realizadas por meio de discussões teóricas, sobre conceitos e temas abordados, com a realização de debates, seminários, buscando incentivar a participação e a discussão em sala de aula.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será realizada de forma qualitativa e dividida em dois momentos. No primeiro, por meio de uma análise teórica, com a entrega de um texto escrito em forma de artigo. No segundo, serão priorizados o debate e a participação, com apresentações de seminários.
Horário de atendimento: às sextas e sábados quinzenais e em horários combinados durante a semana.
Bibliografia: BÁSICA: GONDRA, José Gonçalves (org). Pesquisa em história da educação no Brasil.Rio de Janeiro: DP&A, 2005. TAMBARA, Elomar; PINHEIRO, Antonio Carlos Ferreira (orgs). História da educação no Brasil: matrizes interpretativas, abordagens e fontes predominantes na primeira década do século XXI. Vitória: EDUFES, 2011. ARAÚJO, José Carlos Souza; SOUZA, Rosa Fátima de; PINTO, Rubia- Mar Nunes (orgs). Escola primária na primeira república (1889 - 1930): subsídios para uma história comparada. Araraquara, SP: Junqueira & Marín Ed. 2012. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ROMANELLI, ARROYO, Miguel Gonzalez. CALDART, Roseli Salete. MOLINA, Mônica Castagna (Orgs.) Por uma educação do campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil:
1930 -1973. 13 ed. Petrópolis-Rj: Vozes, 1991. VEIGA, Cynthia Greive. História da educação. São Paulo: Ática, 2007. III. Os estudos sobre instituições escolares e cultura escolar CASTRO, César Augusto(org). Cultura material escolar: a escola e seus artefatos (MA, SP, PR, Sc e Rs). São Luís: Café & Lápis; EDUFMA, 2011.FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1974/13 ed. 1983. NOSELLA, Paolo; BUFFA, Ester. Instituições escolares: porque e como pesquisar. Campinas, SP: Alínea, 2009. SALES, Suze da Silva. O cenário político e socioeconômico do campo no século XX.In:LIMA, Elmo; SILVA, Ariosto (orgs.). Diálogos sobre educação do campo. Teresina: EDUFPI, 2011. SILVA, Ariosto Moura da. Educação do campo: uma breve (re) construção epistemológica. In: LIMA, Elmo; SILVA, Ariosto (orgs.). Diálogos sobre educação do campo. Teresina: EDUFPI, 2011.SOUZA, Rosa Fátima; VALDEMARIN, Vera Teresa (orgs). A cultura escolar em debate: questões conceituais, metodológicas e desafios para a pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
13/09/2019
13/09/2019
A EDUCAÇÃO DO CAMPO
13/09/2019
13/09/2019
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
13/09/2019
13/09/2019
A EDUCAÇÃO JESUÍTICA
13/09/2019
13/09/2019
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
14/09/2019
14/09/2019
A DEMOCRACIA E A EDUCAÇÃO
14/09/2019
14/09/2019
A EDUCAÇÃO E A CIDADANIA
14/09/2019
14/09/2019
A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO
14/09/2019
14/09/2019
A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO
Avaliações
Data Descrição
11/10/2019 Artigo
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula Magna 24/10/2019
Permuta de disciplinas e datas. 10/10/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1124 27/09/2024 00:45