Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação será realizada de forma qualitativa e dividida em dois momentos. No primeiro, por meio de uma análise teórica, com a entrega de um texto escrito em forma de artigo. No segundo, serão priorizados o debate e a participação, com apresentações de seminários. |
Bibliografia:
| BÁSICA: GONDRA, José Gonçalves (org). Pesquisa em história da educação no Brasil.Rio de Janeiro: DP&A, 2005. TAMBARA, Elomar; PINHEIRO, Antonio Carlos Ferreira (orgs). História da educação no Brasil: matrizes interpretativas, abordagens e fontes predominantes na primeira década do século XXI. Vitória: EDUFES, 2011. ARAÚJO, José Carlos Souza; SOUZA, Rosa Fátima de; PINTO, Rubia- Mar Nunes (orgs). Escola primária na primeira república (1889 - 1930): subsídios para uma história comparada. Araraquara, SP: Junqueira & Marín Ed. 2012. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ROMANELLI, ARROYO, Miguel Gonzalez. CALDART, Roseli Salete. MOLINA, Mônica Castagna (Orgs.) Por uma educação do campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil: 1930 -1973. 13 ed. Petrópolis-Rj: Vozes, 1991. VEIGA, Cynthia Greive. História da educação. São Paulo: Ática, 2007. III. Os estudos sobre instituições escolares e cultura escolar CASTRO, César Augusto(org). Cultura material escolar: a escola e seus artefatos (MA, SP, PR, Sc e Rs). São Luís: Café & Lápis; EDUFMA, 2011.FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1974/13 ed. 1983. NOSELLA, Paolo; BUFFA, Ester. Instituições escolares: porque e como pesquisar. Campinas, SP: Alínea, 2009. SALES, Suze da Silva. O cenário político e socioeconômico do campo no século XX.In:LIMA, Elmo; SILVA, Ariosto (orgs.). Diálogos sobre educação do campo. Teresina: EDUFPI, 2011. SILVA, Ariosto Moura da. Educação do campo: uma breve (re) construção epistemológica. In: LIMA, Elmo; SILVA, Ariosto (orgs.). Diálogos sobre educação do campo. Teresina: EDUFPI, 2011.SOUZA, Rosa Fátima; VALDEMARIN, Vera Teresa (orgs). A cultura escolar em debate: questões conceituais, metodológicas e desafios para a pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. |