-

DAA0322 - SOCIOLOGIA DA EDUCACAO II - Turma: 01 (2020.1)

Tópicos Aulas
1. EDUCAÇÃO E GLOBALIZAÇÃO (02/03/2020 - 11/03/2020)
1.1. Alguns traços históricos 1.2. O desafio de uma educação para todos 1.3. Perspectivas sociológicas do liberalismo do bem-estar
   Educação e globalização 
Prez. Segue o texto da próxima aula. Abraços,
2. SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO: perspectivas e teorias (16/03/2020 - 27/05/2020)
2.1. Foucault e a educação 2.2. Códigos, pedagogia e conhecimento: avanços na sociologia da educação Bernsteiniana 2.3. A emergência da sociologia ?crítica? da educação: onde pensar com Bourdieu 2.4. Lahire e os processos de socializações 2.5. Buther e a educação dos sujeitos 2.6. Bauman e a Educação liquida 2.7. Norbert Elias e a Educação 2.8. Freire e a educação
  Texto sobre Foucault e a Educação 
Prez. Segue o texto do seminário 1. Abraços,
  Texto sobre Bourdieu e a Educação 
Prez. Segue o texto do seminário 3. Abraços,
  Texto sobre Lahire e a Educação 
Prez. Segue o texto do seminário 4. Abraços,
  Texto sobre Butler e a Educação 
Prez. Segue o texto do seminário 5. Abraço,
  Texto sobre Bauman e a Educação 
Prez. Segue o texto do seminário 6. Abraço,
  Texto sobre Elias e a Educação 
Prez, Segue o texto do seminário 7. Abraço,
  Texto sobre Freire e a Educação 
Prez, Segue o texto do seminário 8. Abraço,
  Texto sobre Bernstein e a Educação 
Prez. Segue texto do seminário 2. Abraço,
  Estudo dirigido Foucault e a Educação 
Prezades, Segue o estudo dirigido para nossa próxima aula. Respondam. Abraços,
3. EDUCAÇÃO E PRÁTICAS DE PESQUISAS (01/06/2020 - 01/07/2020)
3.1. Projetos em elaboração 3.2. Projetos executados 3.3. Relatórios
Frequências da Turma
# Matrícula MAR OUT NOV DEZ JAN Total
02 04 09 11 26 28 04 09 11 16 18 23 25 30 02 07 09 14 16 21 23 28 30 04 06 11 13 18 20 25 27
1 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 24
3 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2019901**** 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 54
5 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 34
6 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
2 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2019901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
4 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2018903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 24 RF
6 2019900**** 8,0 10,0 10,0 9.3 0 AM
7 2019901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
8 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2019901**** 4,0 0,0 0,0 1.3 54 RF
10 2019901**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
11 2019900**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
12 2019901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
13 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2019903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 34 RF
15 2019902**** 6,0 10,0 10,0 8.7 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Utilizaremos diferentes estratégias para efetivação dos objetivos propostos:
? Aulas expositivas;
? Seminários;
? Trabalho em equipes de produção e execução de projetos de pesquisa e debate em grande grupo;
? Produção de relatórios de pesquisas.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Seminários (discussões dos textos sugeridos). Clareza no diálogo. Objetividade das ideias colocadas. Apropriação adequada da bibliografia. Apresentação dinâmica. Nota 1.

Trabalho Integrado ? Projeto e execução. Apresentação em sala de aula, em atenção aos critérios estabelecidos. Construção crítica. Criatividade. Capacidade de produção textual: clareza, objetividade e pertinência.
Relatório de pesquisa - Construção crítica. Criatividade. Capacidade de produção textual: clareza, objetividade e pertinência.
Horário de atendimento: 08-10
Bibliografia: Básica:
CHARLOT, B. Educação e globalização: uma tentativa de colocar ordem no debate. In: ______. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.
DUSSEL, I. Foucault e a educação. In: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. (Orgs.). Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013.
SANTOS, Lucíola Licínio de C. P.. Bernstein e o campo educacional: relevância, influências e incompreensões. Cad. Pesqui., São Paulo , n. 120, p. 15-49, Nov. 2003 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742003000300003&lng=en&nrm=iso>. access on 01 Mar. 2020. https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000300003.
VAN HAECHT, A. O esquema da reprodução: da escola ao sistema de classes sociais. In: ______. Sociologia da educação: a escola posta à prova. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
LIMA JUNIOR, Paulo; MASSI, Luciana. Retratos sociológicos: uma metodologia de investigação para a pesquisa em educação. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru , v. 21, n. 3, p. 559-574, Sept. 2015 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000300003&lng=en&nrm=iso>. access on 01 Mar. 2020. https://doi.org/10.1590/1516-731320150030003
MOREIRA, Jasmine; CESAR, Maria Rita de Assis. Ideologia de Gênero: uma metodologia de análise. Educ. Real., Porto Alegre , v. 44, n. 4, e86456, 2019 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000400610&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 01 mar. 2020. Epub 28-Nov-2019. https://doi.org/10.1590/2175-623686456.
MARTINS, Mariana Domitila Padovani; NOGUEIRA, Eliete Jussara. Relações Líquidas no Cotidiano do Ensino Superior: Uma análise das relações entre professores e alunos. Anais... IV COLBEDUCA e II CIEE, 24 e 25 de Janeiro de 2018, Braga e Paredes de Coura, Portugal.
HUNGER, Dagmar; ROSSI, Fernanda; SOUZA NETO, Samuel de. A teoria de Norbert Elias: uma análise do ser professor. Educ. Pesqui., São Paulo , v. 37, n. 4, p. 697-710, Dec. 2011 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022011000400002&lng=en&nrm=iso>. access on 01 Mar. 2020. https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000400002.
SAUL, Alexandre; SAUL, Ana Maria. A METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA: ELEMENTOS POLÍTICO-EPISTEMOLÓGICOS DE UMA PRÁXIS DE PESQUISA CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA. Revista e-Curriculum, [S.l.], v. 15, n. 2, p. 429-454, jun. 2017. ISSN 1809-3876. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/33157/23137>. Acesso em: 01 mar. 2020. doi:https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i2p429-454.

Complementar:
BECKER, Howard. Outsiders: estudos de sociologia do desvio. Zahar, 2009 (1963).
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. Perpectiva, 2011 (1966).
__________. A economia das trocas simbólicas. Perpectiva, 2011 (1970).
__________. O poder simbólico. Bertrand Brasil, 2012 (1973).
DIMITRIADIS, G. Cultura popular e a sociologia da educação. In: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. (Orgs.). Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013.
ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador, volume 2.: Formação do Estado e Civilização. Jorge Zahar, 1993 (1939).
______. A sociedade dos indivíduos. Jorge Zahar, 1994 (1997).
______; SCOTSON, John. Os estabelecidos e os outsiders: Sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Jorge Zahar, 2000 (1965).
EVANS, J.; DAVIES, B.; RICH, E. Educando o corpo em uma cultura performática. In: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. (Orgs.). Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013.
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. Loyola, 2006 (1970).
___________. Microfísica do Poder. Graal, 2011 (1979).
GIDDENS, Anthony. As consequencias da modernidade. UNESP, 1991 (1990).
GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. LTC, 1988 (1963).
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Editora 34, 2005 (1991).
NOGUEIRA, M. A. Um tema revisitado: as classes médias e a escola. In: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. (Orgs.). Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013.
SPOSITO, M. P. Interfaces entre a sociologia da educação e os estudos sobre a juventude no Brasil. In: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. (Orgs.). Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013.
VAN ZANTER, A. A sociologia da educação de elites. In: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. (Orgs.). Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
02/03/2020
11/03/2020
1. EDUCAÇÃO E GLOBALIZAÇÃO
16/03/2020
27/05/2020
2. SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO: perspectivas e teorias
01/06/2020
01/07/2020
3. EDUCAÇÃO E PRÁTICAS DE PESQUISAS
Avaliações
Data Descrição
06/04/2020 1ª Avaliação
18/05/2020 2ª Avaliação
15/06/2020 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Retorno das aulas - 09/11 - 8-10 08/11/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 20:06