DÉBORA GOMES GALVÃO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO/CSHNB

Ir ao Menu Principal

débora gomes galvão

ADJ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO/CSHNB

DAA0287 - DIDATICA DA HISTORIA - Turma: 01 (2020.1)

Tópicos Aulas
Introdução às características epistemológicas do campo das Ciências Humanas e da História. (02/03/2020 - 02/03/2020)
Aula expositiva e dialogada.
   LIVRO ENSINAR HISTÓRIA 
Material de referência para os estudos da disciplina.
  LIVRO HISTÓRIA - REFLEXÕES 
Material de referência para os estudos da disciplina.
  REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E A DISCIPLINA DE HISTÓRIA 
Texto de apoio para a primeira semana de aula.
  LIVRO - ENSINO DE HISTÓRIA:FUNDAMENTOS E MÉTODOS 
Material de apoio ao desenvolvimento da disciplina
O surgimento da História enquanto área de conhecimento desde o século XIX. (06/03/2020 - 06/03/2020)
Aula expositiva e dialogada
Os conceitos históricos contemporâneos e sua contextualização social (09/03/2020 - 09/03/2020)
Aula expositiva e dialogada.
  TEXTO_PORQUE ENSINA HISTÓRIA PARA CRIANÇAS 
Discussão Introdutória aos conceitos no ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental.
As principais tendências historiográficas (13/03/2020 - 13/03/2020)
Aula expositiva e dialogada.
A História enquanto campo de pesquisa e a História escolar. (16/03/2020 - 16/03/2020)
Aula expositiva e dialogada.
A percepção da realidade cotidiana através de conceitos históricos; a possibilidade de compreensão do homem enquanto sujeito da História. (20/03/2020 - 30/03/2020)
Aula expositiva e dialogada.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o ensino de História. (03/04/2020 - 24/04/2020)
Aula expositiva e dialogada.
A Base Nacional Comum Curricular e o ensino de História (27/04/2020 - 15/05/2020)
Aula expositiva e dialogada
  DOCUMENTO BNCC HISTÓRIA 
Documento de apoio aos estudos sobre a BNCC e o ensino de História nos anos iniciais.
Estratégias metodológicas para o ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental. (18/05/2020 - 29/06/2020)
Aula expositiva, dialogada e prática.
EXAME FINAL (03/07/2020 - 03/07/2020)
PROVA ESCRITA
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR OUT NOV DEZ JAN FEV Total
02 06 09 17 02 05 09 16 19 23 26 06 09 13 16 20 23 27 30 04 07 11 14 18 21 28 01 04 08 11 15 18 22 25 29 01
1 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2
2 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2017900**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
4 2017908**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 6
5 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2017900**** 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 8
7 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 4
8 2017901**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 8
9 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2
10 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2017908**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
14 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 4
16 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
17 2017908**** 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 0 0 12
18 2017901**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
19 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
20 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
21 2017910**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 8
22 2017901**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 8
23 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 4
24 2017902**** 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 106
25 2017900**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
26 2017902**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 8
27 2017901**** 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 6
28 2017900**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
29 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2
30 2017901**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
31 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 10
32 2017900**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 10
33 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2017900**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 4
35 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017900**** 10,0 8,0 10,0 9.3 0 AM
2 2017902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2017902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2017902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2017900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
6 2017901**** 10,0 9,5 8,0 9.2 8 AM
7 2017908**** 10,0 8,0 10,0 9.3 2 AM
8 2017901**** 10,0 9,5 8,0 9.2 6 AM
9 2017901**** 10,0 8,0 3,0 7.0 8 AM
10 2017901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
11 2017902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
12 2017901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
13 2017902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
14 2017900**** 10,0 8,0 10,0 9.3 4 AM
15 2017900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2017900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
17 2017900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
18 2017900**** 10,0 8,0 10,0 9.3 8 AM
19 2017902**** 10,0 9,5 9,0 9.5 2 AM
20 2017900**** 10,0 8,0 3,0 7.0 2 AM
21 2017900**** 10,0 9,5 9,0 9.5 10 AM
22 2017902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
23 2017902**** 10,0 8,0 7,0 8.3 0 AM
24 2017908**** 10,0 8,0 10,0 9.3 12 AM
25 2017900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
26 2017901**** 10,0 9,5 9,0 9.5 4 AM
27 2017900**** 10,0 9,5 9,0 9.5 4 AM
28 2017910**** 10,0 9,5 8,0 9.2 8 AM
29 2017901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
30 2017902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
31 2017902**** 10,0 9,5 8,0 9.2 0 AM
32 2017900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
33 2017902**** 10,0 9,5 9,0 9.5 2 AM
34 2017908**** 10,0 8,0 7,0 8.3 6 AM
35 2017901**** 10,0 9,5 8,0 9.2 2 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Buscaremos atuar de forma a dar oportunidade de expressão individual e coletiva nos diversos momentos de desenvolvimento da disciplina. Nessa perspectiva, serão realizadas atividades variadas, como: aula expositiva e dialogada, com efetiva participação da turma; pesquisa bibliográfica, individual e/ou em grupo; exposição de conteúdo pelo discente ou em grupo, com discussão ao final; leituras precedentes às exposições do conteúdo a ser trabalhado, para fundamentação nas intervenções; apresentação de documentário pertinente à matéria e indicado pelo professor, seguido de levantamento de pontos relevantes para o entendimento e esclarecimento do conteúdo; avaliação do processo; confecção de materiais didáticos objetivando adequar e facilitar o entendimento do conteúdo trabalhado.
Como recursos didáticos serão utilizados, o quadro acrílico, apagador, pincel, retroprojetor, projetor multimídia, cartazes, etc.
A disciplina procurará oferecer aos futuros professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental os
instrumentos de análise histórica que permitam e leitura e compreensão da realidade social mediante
processos de: a) identificação do “grupo de convívio” e as “relações que se estabelecem com outros tempos
e espaços”; b) organização de “repertórios histórico-culturais que permitam localizar as experiências
humanas básicas numa multiplicidade de tempo e formular explicações racionais para situações do presente
e do passado”; c) análise de contextos mediante estudo e pesquisa histórica através de diferentes registros
escritos, iconográficos sonoros, fotográficos, gráficos, fotográficos e ilustrativos e d) identificação de
problemas da realidade social presente, refletindo sobre as causas e possíveis soluções através das
organizações coletivas da sociedade civil empenhadas no desenvolvimento social. A disciplina pretende,
ainda, subsidiar o futuro professor no que diz respeito ao planejamento, execução e avaliação das atividades
de ensino e aprendizagem de História.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O aproveitamento do rendimento acadêmico está normatizado pela Resolução Nº 177/12-CEPEX, de 5/11/2012 (e os ajustes posteriores) – Normas de Funcionamento dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Piauí. Conforme esta Resolução, os resultados das avaliações serão expressos em nota, obedecendo a uma escala de 0 (zero) a 10 (dez). O aluno que obtiver média igual ou superior a 7 (sete) e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das aulas, estará aprovado; o aluno que obtiver média inferior a 7 (sete) e igual ou superior a 4 (quatro), será submetido a exame final, sendo considerado aprovado, nesta fase, o aluno que obtiver média aritmética igual ou superior a 6 (seis). Excetuando-se os casos previstos em normas pertinentes, não haverá abono de faltas, assim como nenhum graduando será dispensado das atividades previstas para a disciplina.
Tendo em vista a carga horária desta disciplina, para efeito de registro de notas, serão realizadas, pelo menos, três avaliações parciais e mais o exame final, este, se for necessário.
Horário de atendimento: 14:00 às 16:00
Bibliografia: BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Pátria e trabalho: o ensino de História nas escolas paulistas. São
Paulo: Loyola, 1990.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez,
2008.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares
Nacionais: História. Brasília: MEC, 1997.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de História. Campinas: Papirus, 2003.
FONSECA, Thais Nivia de Lima e. História & ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto,
2003.
PINSKY, J. (Org.). O ensino de História e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 1988.
SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão (Org.). Livros didáticos de História e Geografia: avaliação e
pesquisa. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2006.
Bibliografia complementar:
ABREU, Martha; SOIHET, Rachel (Orgs.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de
Janeiro: Casa da Palavra, 2003.
CABRINI, C. et al. O ensino de História: revisão urgente. São Paulo: Brasiliense, 1986.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria &
Educação, nº 2, p. 177-229, 1990.
JESUS, Nauk de (Org.). Ensino de História: trajetórias em movimento. Cáceres (MT): UNEMAT, 2007.
MARTINS, Maria do Carmo. A História prescrita e disciplinada nos currículos escolares: quem legitima
esses saberes? Bragança Paulista: EDUSF, 2002.
MIRANDA, Sonia Regina; LUCA, Tania Regina de. O livro didático de História hoje: um panorama a
partir do PNLD. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 24, n. 48, 2004, pp. 123-144.
MONTEIRO, Ana Maria. Professores de História: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X,
2007.
MONTEIRO, Ana Maria (Org.). Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X,
2007.
NADAI, Elza. O ensino de História no Brasil: trajetórias e perspectivas. Revista Brasileira de História. São
Paulo: ANPUH, v. 13, nº 25/26, p. 143-162, 1992.
PENTEADO, Heloísa. Metodologia do ensino de História e Geografia. São Paulo: Cortez, 1991.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
02/03/2020
02/03/2020
Introdução às características epistemológicas do campo das Ciências Humanas e da História.
06/03/2020
06/03/2020
O surgimento da História enquanto área de conhecimento desde o século XIX.
09/03/2020
09/03/2020
Os conceitos históricos contemporâneos e sua contextualização social
13/03/2020
13/03/2020
As principais tendências historiográficas
16/03/2020
16/03/2020
A História enquanto campo de pesquisa e a História escolar.
20/03/2020
30/03/2020
A percepção da realidade cotidiana através de conceitos históricos; a possibilidade de compreensão do homem enquanto sujeito da História.
03/04/2020
24/04/2020
Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o ensino de História.
27/04/2020
15/05/2020
A Base Nacional Comum Curricular e o ensino de História
18/05/2020
29/06/2020
Estratégias metodológicas para o ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental.
03/07/2020
03/07/2020
EXAME FINAL
Avaliações
Data Descrição
27/03/2020 1ª Avaliação
29/05/2020 2ª Avaliação
26/06/2020 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
LINK AULA DIA 25/01/2021 25/01/2021
LINK AULA DIA 22/01/2021 22/01/2021
LINK AULA DIA 18/01/2021 18/01/2021
LINK AULA DIA 15/01/2021 15/01/2021
LINK AULA DIA 11/01/2021 11/01/2021
LINK AULA DIA 08/01/2021 08/01/2021
LINK AULA DIA 21/12/2020 21/12/2020
LINK AULA DIA 18/12/2020 18/12/2020
LINK AULA DIA 14/12/2020 14/12/2020
LINK AULA DIA 11/12/2020 10/12/2020
LINK AULA DE HOJE DIA 07/12/2020 ATUALIZADO 07/12/2020
LINK AULA HOJE DIA 04/12/2020 04/12/2020
LINK AULA HOJE DIA 27/11/2020 27/11/2020
LINK AULA HOJE DIA 20/11/2020 20/11/2020
SOBRE A AULA DO DIA 16/11/2020 15/11/2020
LINK AULA DIA 13/11/2020 - DIDÁTICA ENSINO HISTÓRIA 12/11/2020
INÍCIO DAS AULAS! 09/11/2020
COMUNICADO SOBRE AULAS DA SEMANA. 16/03/2020
NOVO ARQUIVO PARA AULA DO DIA 16/03/2020 15/03/2020
INFORME SOBRE ATIVIDADE 1 - AVALIAÇÃO 1 10/03/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 13:10