• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

CMR0312 - LEITURA E PRODUCAO DE TEXTOS - Turma: 01 (2020.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina (10/11/2020 - 12/11/2020)

Conceitos de Linguagem, língua, fala, discurso e gramática; Tipos de textos: descritivo, dissertativo, expositivo, narrativo e injuntivo; Modos de leitura e escrita.

   Conceitos linguísticos
Período de Habilitação: 12/11/2020 às 10:00 a 13/12/2020 às 23:59
  Orientações e cronograma 
Uma leve descrição da disciplina que, obviamente, poderá sofrer alterações.
Descrição (17/11/2020 - 19/11/2020)
Trabalho com descrição: paisagem e objeto.
Descrição (24/11/2020 - 26/11/2020)
Trabalho com descrição: acontecimento e pessoa (física e subjetiva).
   Descrição
Período de Habilitação: 17/11/2020 às 10:00 a 31/01/2021 às 23:59
Como ler? (01/12/2020 - 01/12/2020)
Técnicas de Leitura e produção textual
   Anotar para quê?
Período de Habilitação: 01/12/2020 às 10:00 a 31/01/2021 às 23:59
Caso Pequeno Hans (03/12/2020 - 15/12/2020)
Ler o caso, e fazer resumo e resenha crítica Caso Pequeno Hans Temas relevantes: psicanálise, sonhos, complexo de édipo, complexo de castração, vínculos familiares, Sexualidade e Fobia.
  1º Caso 
   Pequeno Hans
Período de Habilitação: 14/01/2021 às 10:00 a 31/01/2021 às 23:59
Caso Dora (17/12/2020 - 29/12/2020)

Filme: Histeria; questionário sobre o caso Dora: 1. qual a estrutura familiar de Dora? 2. Quais os triângulos amorosos interpretados por Freud? 3. Discorra sobre os dois sonhos de Dora, e suas possíveis interpretações psicanalíticas.

  2º Caso 
   Caso Dora
Período de Habilitação: 19/01/2021 às 23:00 a 31/01/2021 às 23:59
Como argumentar? Trabalho com a Leitura (05/01/2021 - 07/01/2021)

Confecção do ensaio: tema, ideia, objetivos, métodos, hipóteses, estrutura e argumentação lógica. Leitura do capítulo 05, do livro "Como estudar Filosofia". Aulas Assíncronas.

Ensaio: Trabalho com a Escrita (12/01/2021 - 21/01/2021)

Aulas assíncronas todas terças-feiras e síncronas, quintas-feiras.

Ensaio (26/01/2021 - 26/01/2021)

Entrega do ensaio. aula síncrona.

Minha história de Leitura (28/01/2021 - 28/01/2021)

Aprimorei? Aula síncrona.

Arte 1 preparou uma belíssima reportagem sobre os preparativos e bastidores do filme "A Paixão Segundo G.H.", a nova produção da Academia de Filmes. Link: 

https://web.facebook.com/academiadefilmes/videos/2165929656979970/?_rdc=1&_rdr

    A paixão segundo G.H (Site) 
Frequências da Turma
# Matrícula MAR NOV DEZ JAN Total
03 05 10 12 10 12 17 19 24 26 01 03 08 10 15 17 22 29 07 12 14 19 21 26 28
1 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2
2 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 8
3 2020901**** 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 32
4 2020900**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
5 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020900**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 6
7 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2
11 2015904**** 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 36
12 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 4
13 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4
14 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2
15 2020903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 4
16 2020903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2020902**** 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 8
18 2020903**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
19 2020903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 6
24 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 6
26 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
27 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2020903**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
29 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
31 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
32 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 6
33 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2020901**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
35 2019905**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 6
36 2020903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
39 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
40 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 4
41 2020903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
42 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
43 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
44 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
45 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 6
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
2 2020901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2020903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2020900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
5 2020900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2020901**** 10,0 9,7 10,0 9.9 2 AM
7 2020902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2020902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
9 2020903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
10 2020903**** 9,2 9,4 9,6 9.4 0 AM
11 2020906**** 8,6 8,8 8,9 8.8 0 AM
12 2020901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
13 2020901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2020901**** 9,6 9,7 10,0 9.8 2 AM
15 2020905**** 9,7 9,9 10,0 9.9 2 AM
16 2020905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 2020902**** 8,8 8,9 9,0 8.9 8 AM
18 2020902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
19 2020901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
20 2020900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
21 2020902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2020900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
23 2020902**** 8,6 8,7 8,9 8.7 6 AM
24 2020901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
25 2020903**** 8,0 8,1 10,0 8.7 2 AM
26 2020901**** 9,0 9,0 9,5 9.2 0 AM
27 2020902**** 9,0 9,0 10,0 9.3 4 AM
28 2020900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
29 2020903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
30 2020901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
31 2020902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
32 2020901**** 9,2 9,4 9,6 9.4 2 AM
33 2020903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
34 2020902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
35 2020901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
36 2020900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
37 2020901**** 9,0 9,1 9,2 9.1 6 AM
38 2015904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 36 RF
39 2020901**** 8,0 8,9 9,0 8.6 2 AM
40 2020902**** 9,1 9,2 9,3 9.2 2 AM
41 2020901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 32 RF
42 2020900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
43 2020901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
44 2020903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
45 2020902**** 9,6 9,8 10,0 9.8 8 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Leitura ativa, analítica e critica de textos. Planejamento e produção de resumos, resenhas criticas e textos dissertativos-argumentativos.
Objetivos: Geral: Desenvolver atitude crítica e reflexiva em relaçao ao uso e domínio da Língua Portuguesa. Específicos: ? Discutir sobre a importância do estudo da Língua Portuguesa; ? Dominar as especificidades da análise do discurso oral e escrito, através de exercícios práticos de leitura e escrita; ? Discutir os diferentes aspectos da produçao de texto; ? Produzir textos coerentes e criativos.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas on line
Leituras e trabalhos individuais
Debate
Escrita
Filme
Fórum
Estudos de Caso
Ensaio
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será ao longo da disciplina, observando o interesse, a participação, leituras, questionamentos e frequência. Além disso, teremos trabalho com escrita e com a interpretação.
Horário de atendimento:
Bibliografia: Bibliografia Básica
KAUFMAN, Ana Maria. Escola; Leitura e Produção de Textos. São Paulo: ARTMED.
MEIRELLES, Maria de Lurdes. Leitura Produção de Textos e a Escola. São Paulo: Mercado de Letras.
NICOLA, Jose de. Praticas de Linguagem Leitura Produção Textos. São Paulo: Scipione.


1. ABREU, Antônio Suárez. Curso de Redação. São Paulo: Ática, 2003.
2. GREGOLIN, Maria do Rosário. Foucault e Pêcheux: na análise do discurso – diálogo e duelos. São Carlos: Claraluz, 2004.
3. KAUFMAN, Ana Maria. Escola; Leitura e Produção de Textos. São Paulo: ARTMED.
4. KOCH, Ingedore Villaça & TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1998.
5. MAINGUENEAU, D. Novas Tendências em Análise do Discurso. Pontes, 1989.
6. MEIRELLES, Maria de Lurdes. Leitura Produção de Textos e a Escola. São Paulo: Mercado de Letras.
7. NICOLA, Jose de. Práticas de Linguagem Leitura Produção Textos. São Paulo: Scipione.
8. ORLANDI, Eni. Análise do discurso: princípios e fundamentos. Campinas: Pontes, 2001.
9. _____. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes, 1996.
10. _____. Discurso e Texto. Pontes, 2001.
11. PÊCHEUX, M. Delimitações, Inversões, Deslocamentos. Cad.Est.ling., Campinas, (19):7-24, jul./dez. 1990.
12. PÊCHEUX, M. O Discurso: Estrutura ou Acontecimento. Pontes, Campinas, 1990.
13. PÊCHEUX, M.(1975). Semântica e Discurso - uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editora da Unicamp, 1988.
14. PERELMAN, C. & OLBRECHTS-TYTECA (1996). Tratado da argumentação. São Paulo: Martins Fontes.
15. PLANTIN, C (1970). Le Champ de l’Argumentation. Bruxelas, PUB. PLANTIN, C. (1977) L’Empire Rhétorique. Paris, Vrin.
16. PLANTIN, C. e Olbrechts-Tyteca, L. (1970) Traité de l’Argumentation: la Nouvelle Rhétorique. Bruxelas, PUB.
17. PLANTIN, C. (1990) Essais sur l’Argumentation. Paris, Kimé.
18. POSSENTI, S. Os Limites do Discurso. Curitiba: Criar Edições, 2002.
19. RECANATI, François. (1979) La transparência y la enunciación. Introducción a la Prgmática. Buenos Aires: Hachette, 1981.
20. PLATÃO, F. S. & FIORIN, J. L. Para entender o texto. 15ª ed. São Paulo: Ática, 1999.
21. TEIXEIRA, Marlene. Análise do discurso e Psicanálise: elementos para uma abordagem do sentido no discurso. Porto Alegre: Edipucs, 2005.
22. TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação – uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.
23. ZILBERMAN, Regina & THEODORO, Ezequiel (org.) Leitura – perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 2000.




Bibliografia Complementar

1. ACHARD, P. [et al.] Papel da Memória. Pontes, 1999.
2. ALTHUSSER, L Freud e Lacan. Marx e Freud. Graal, Rio de Janeiro, 1984.
3. ALTHUSSER, L. Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado. Presença, Lisboa,1974.
4. ANSCOMBRE, J.C. et DUCROT, O. (1983). L'argumentation dans la langue. Bruxelles, Mardaga.
5. ANDRADE, Maria Margarida de. & HENRIQUES, Antonio. Língua Portuguesa – Noções para cursos superiores. São Paulo: Atlas, 1999.
6. FOUCAULT, M. A Arqueologia do Saber. Vozes, Petrópolis, 1972.
7. FOUCAULT, M. A Ordem do Discurso. Loyola, São Paulo, 1996.
8. GUIMARÃES, E. Os Limites do Sentido. Pontes. Campinas, 1995.
9. GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1988.
10. KATO, Mary A. No mundo da escrita – uma perspectiva psicolingüística. 7ª ed. São Paulo: Ática, 2001.
11. KERBRAT-ORECCHIONI, Catherine. (1980) La enunciación. De la subjetividad en el lenguaje. Buenos Aires: Hachette, 1986.
12. KERBRAT-ORECCHIONI, Catherine. (1980) La enunciación. De la subjetividad en el lenguaje. Trad. G. Anfora & E. Gregores. Buenos Aires: Hachette, 1986.
13. KOCH, Ingedore Villaça. Otexto e a construção dos sentidos. 4ª ed. São Paulo: Contexto, 2000.
14. _____________. A coesão textual. 10ª ed. São Paulo: Contexto, 1998.
15. MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa. 8ª ed. rev. e ampl. São Paulo: Saraiva, 1999.
16. SOUZA, Luiz Marques & CARVALHO, Sérgio Waldeck de. Compreensão e Produção de Textos. 4ª ed. Petrópolis: Vozes, 1999.


Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/11/2020
12/11/2020
Apresentação da disciplina
17/11/2020
19/11/2020
Descrição
24/11/2020
26/11/2020
Descrição
01/12/2020
01/12/2020
Como ler?
03/12/2020
15/12/2020
Caso Pequeno Hans
17/12/2020
29/12/2020
Caso Dora
05/01/2021
07/01/2021
Como argumentar? Trabalho com a Leitura
12/01/2021
21/01/2021
Ensaio: Trabalho com a Escrita
26/01/2021
26/01/2021
Ensaio
28/01/2021
28/01/2021
Minha história de Leitura
Avaliações
Data Descrição
26/11/2020 1ª Avaliação
15/12/2020 2ª Avaliação
05/01/2021 3ª Avaliação
26/01/2021 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Site A paixão segundo G.H
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Agradecimentos 08/02/2021
New Link da disciplina 28 jan 28/01/2021
Link da disciplina 26 jan 26/01/2021
Link da disciplina 21 de jan 21/01/2021
New Link da disciplina 14 jan 14/01/2021
Link da disciplina 22 dec 22/12/2020
New Link 15 dec 15/12/2020
New Link da disciplina 08 dez 08/12/2020
New Link da disciplina 03/12 03/12/2020
Aula 01/12 01/12/2020
New Link da disciplina 19/11/2020
Link da disciplina 12/11/2020
Bem-vindos 09/11/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 11:15