Metodologia: |
Atividades síncronas: web-aulas através das plataformas Google Meet ou Zoom Cloud Meetings. As datas, os horários e os endereços eletrônicos das web-aulas serão disponibilizados no SIGAA; Atividades assíncronas: fórum geral (não-avaliativo, para tirar dúvidas e facilitar a comunicação entre a professora e os alunos), que será disponibilizado no SIGAA e questionários avaliativos, que também serão disponibilizados no SIGAA; Leitura e discussões de textos; Atividades em grupos e/ou individual; Não será permitido gravar, fotografar ou tirar print das aulas. A frequência será lançada após o preenchimento e envio dos questionários avaliativos que serão disponibilizados no SIGAA. |
Bibliografia:
| BOCK, Ana Mercês Bahia et al. Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. 14. ed. São Paulo: Ed. Saraiva, 2008. SCHULTZ, Duane P. & SHULTZ, Sydney Ellen. História da psicologia moderna. 10. ed. São Paulo: Trilha, 2014. FIGUEIREDO, L. C. Revisitando as psicologias: da epistemologia à ética das práticas e discursos psicológicos. Petrópolis: Vozes, 2004. ------------. Matrizes do pensamento psicológico. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. FIGUEIREDO, L. C. & SANTI, P. L. R. de. Psicologia: uma (nova) introdução uma visão histórica da psicologia como ciência. 2. ed. São Paulo: EDUC, 2008. JACÓ-VILELA, Ana Maria; CEREZZO, Antônio Carlos; RODRIGUES, Heliana de Barros Conde. Clio-Psyché ontem: fazeres e dizeres psi na história do Brasil. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001. JACÓ-VILELA, Ana Maria; FERREIRA, Arthur Arruda Leal; PORTUGAL, Francisco Teixeira. (Orgs.). História da Psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: NAU, 2005. JAPIASSU, Hilton. A Psicologia dos psicólogos. 2. ed. Rio de Janeiro: Imago, 1983. ------------. Introdução ao pensamento epistemológico. 4. ed. Rio de Janeiro: F. Alves, 1986. MASSIMI, Marina. & GUEDES, Maria do Carmo. História da Psicologia no Brasil: novos estudos. São Paulo: EDUC & Cortez, 2004. MASSIMI, Marina. (Org.). História da Psicologia no Brasil do século XX. São Paulo: EPU, 2004. |