-

CMR0322 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO I - Turma: 01 (2020.1)

Tópicos Aulas
Semana pedagógica (02/03/2020 - 04/03/2020)
Introdução à disciplina (09/11/2020 - 16/11/2020)
Introdução à Psicologia do Desenvolvimento; A Psicologia do Desenvolvimento e da infância. (Aulas Assíncronas)
Psicologia da criança I (18/11/2020 - 18/11/2020)
LEITE, D. M. Psicologia da criança: história e principais campos de estudo e/ou SANTOS, M. S. et al. A Psicologia do desenvolvimento (texto 1). Aula Síncrona, via Meet.
   texto 1 
Psicologia da criança II (23/11/2020 - 23/11/2020)
SANTOS, M. S. et al. As teorias psicológicas e o desenvolvimento humano. (texto 2). Aula Síncrona, via Meet.
  texto 2 
Freud (25/11/2020 - 25/11/2020)
RAPPAPORT, Clara Regina et al. Fases de desenvolvimento (pp. 35 ? 45) (texto 3). Aula Síncrona.
  texto 3 
Piaget I (30/11/2020 - 02/12/2020)

PIAGET, J. O desenvolvimento mental da criança. Seis estudos de psicologia. RJ: Forense Universitária, 1967. (texto 4). Aulas síncronas.

  texto 4 
Piaget II (07/12/2020 - 07/12/2020)
PIAGET, J. O desenvolvimento mental da criança. Seis estudos de psicologia. RJ: Forense Universitária, 1967. (texto 4). Aula assíncrona.
Vygotsky (09/12/2020 - 09/12/2020)
OLIVEIRA, M. K. Vygostsky e o processo de formação de conceitos. In. TAILLE, Y.; OLIVEIRA, M. K.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992. (texto 5). Aula Síncrona.
  texto 5 
Dois capítulos de livro, um sobre Vygotsky; outro, Wallon.
Wallon I (14/12/2020 - 14/12/2020)
DANTAS, H. Do ato motor ao ato mental: a gênese da inteligência segundo Wallon. (Texto 5). Aula síncrona.
Wallon II (16/12/2020 - 21/12/2020)

Leitura e Discussão dos Textos 8, 9 e 10, de Wallon. Aulas síncronas.

   Wallon e o desenvolvimento infantil
Período de Habilitação: 01/12/2020 às 23:00 a 10/01/2021 às 23:59
Merleau-Ponty I (23/12/2020 - 23/12/2020)

Ler o Texto 11 e responder o fórum sobre Merleau-Ponty e o conceito de infância. Aula síncrona. Dúvidas podem ser colocadas nas respostas do próprio fórum.

   Merleau-Ponty e a psicologia da criança
Período de Habilitação: 05/01/2021 às 23:00 a 17/01/2021 às 23:59
  Texto 11 
Artigo sobre Como Merleau-Ponty entende a criança, de um ponto de vista fenomenológico.
Merleau-Ponty II (28/12/2020 - 30/12/2020)

A criança fenomenológica. Aulas assíncronas.

  A criança enquanto fenomenóloga natural 
Para ir além: Este texto mostra um conceito fenomenológico de criança. Formidable!
Diário de Leitura da 1ª Infância (04/01/2021 - 06/01/2021)

Contextualizar o desenvolvimento humano na sua multidimensionalidade (dimensão biológica, dimensão social, dimensão subjetiva e dimensão cognitiva); -Pensar questões contemporâneas relacionadas à Psicologia do Desenvolvimento; - A primeira infância (desenvolvimento físico; desenvolvimento cognitivo; desenvolvimento psicossocial) Fóruns no SIGAA. Aulas assíncronas. Comecem a ler um ou outro texto dos links abaixo até novas orientações. Nosso foco de leitura é restrito a crianças de até 12 anos, tempo que compreende a primeira infância (0-3 anos), segunda infância (3-6/7 anos) e terceira infância (6/7-12 anos). O desenvolvimento segundo Merleau-Ponty.

Links de textos para consulta, além daqueles disponíveis pelo professor:

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/608409/mod_resource/content/1/Livro%20-%20A%20crian%c3%a7a%20em%20desenvolvimento%20-%20Bee.pdf

http://unipvirtual.com.br/material/RECUPERACAO/EAD/PSICO_DESENV_CICLO_VITAL/geral_pdf.pdf

https://docsbarraespartana.files.wordpress.com/2012/03/ciclovidahumana1.pdf

  Orientação para o diário de leitura 
Pontos importantes a serem descritos no diário de leitura.
Diário de Leitura da 2ª Infância (11/01/2021 - 13/01/2021)

Contextualizar o desenvolvimento humano na sua multidimensionalidade (dimensão biológica, dimensão social, dimensão subjetiva e dimensão cognitiva); -Pensar questões contemporâneas relacionadas à Psicologia do Desenvolvimento; - A segunda infância (desenvolvimento físico; desenvolvimento cognitivo; desenvolvimento psicossocial). Aulas síncronas.

Diário de Leitura da 3ª Infância (18/01/2021 - 18/01/2021)

Contextualizar o desenvolvimento humano na sua multidimensionalidade (dimensão biológica, dimensão social, dimensão subjetiva e dimensão cognitiva); -Pensar questões contemporâneas relacionadas à Psicologia do Desenvolvimento; - A terceira infância (desenvolvimento físico; desenvolvimento cognitivo; desenvolvimento psicossocial). Aula assíncrona.

DEBATES (25/01/2021 - 25/01/2021)

Debates dobre a primeira, segunda e terceira infância. aulas síncronas.

Link do vídeo do youtuve sobre a primeira infância, e como se faz um diário de leitura sobre o desenvolvimento humano.

https://www.youtube.com/watch?v=aPcMSxfx8_g

    Primeira Infância (Site) 
Psicologia da criança III (27/01/2021 - 27/01/2021)

LANJONQUIÈRE, L. Aquilo que da infância não cessa de se inscrever. (texto 6). Aula Síncrona.

  texto 6 
    Segunda Infância (Site) 
Psicologia da criança IV (01/02/2021 - 01/02/2021)

GUARESCHI, N. M. De que infância a Psicologia do Desenvolvimento fala? (texto 7). Aula síncrona. 

  texto 7 
Diário de leitura (01/02/2021 - 01/02/2021)

Discutir e tirar dúvidas sobre o diário de leitura. Roda de conversa sobre a terceira infância. Eu criei um fórum para vocês colocarem seus diários aqui. Aula síncrona.

   Coloque aqui seu diário
Período de Habilitação: 20/01/2021 às 10:00 a 05/02/2021 às 23:59
Frequências da Turma
# Matrícula NOV DEZ JAN FEV Total
09 11 16 18 23 25 30 02 07 09 14 16 21 23 28 30 06 11 13 18 20 25 27 01
1 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019905**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
3 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2
5 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4
6 2019902**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
7 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2
8 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4
9 2019905**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4
10 2019905**** 2 2 2 0 2 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 40
11 2019905**** 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 6
12 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2019905**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 48
14 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
18 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2
19 2019905**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 6
20 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2
21 2019904**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4
22 2014912**** 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 46
23 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2
25 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
26 2019905**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 48
27 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2
29 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4
30 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 6
31 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2019905**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
33 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
34 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2
36 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2019903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
4 2019905**** 10,0 10,0 1,0 7.0 2 AM
5 2019902**** 10,0 10,0 1,0 7.0 6 AM
6 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
7 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
9 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
11 2019904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
12 2019905**** 10,0 10,0 1,0 7.0 4 AM
13 2019905**** 0,0 0,0 0,0 0.0 48 RF
14 2019903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
15 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
16 2014912**** 0,0 0,0 0,0 0.0 46 RF
17 2019904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
18 2019905**** 0,0 0,0 0,0 0.0 40 RF
19 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
20 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
21 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
25 2019905**** 0,0 0,0 0,0 0.0 48 RF
26 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
27 2019904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
28 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
29 2019904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
30 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
31 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
32 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
33 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
34 2019904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
35 2019903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
36 2019905**** 7,0 7,5 8,5 7.7 4 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Desenvolvimento psicológico da criança. Constituição do sujeito psíquico de acordo com as diferentes abordagens teóricas do desenvolvimento. Abordagem crítica e integradora dessas diferentes visões do desenvolvimento infantil. Influências históricas, sociais, geo-políticas e ambientais. Discussão de tópicos atuais relacionados com o tema.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Dividida em três unidades, tem-se: aulas expositivas on line, estudos dirigidos, discussão on line de textos indicados, exibição de documentários, filmes, fóruns on line, supervisão didática on line.
UNIDADE I: Introdução à Psicologia do Desenvolvimento
1- A Psicologia do Desenvolvimento e da infância
2- As teorias psicológicas e do desenvolvimento humano
3- Teorias Psicanalíticas: Freud e Klein
4- Teorias psicogenéticas: Piaget, Vygotsky, Wallon
5- Teorias da aprendizagem: Skinner
6- Teorias Humanistas-Existenciais: Maslow, Merleau-Ponty

UNIDADE II: Aspectos do desenvolvimento normativo e não normativo
1- A primeira infância (desenvolvimento físico; desenvolvimento cognitivo; desenvolvimento psicossocial)
2- A segunda infância (desenvolvimento físico; desenvolvimento cognitivo; desenvolvimento psicossocial)
3- A terceira infância (desenvolvimento físico; desenvolvimento cognitivo; desenvolvimento psicossocial)


UNIDADE III: Questões contemporâneas relacionadas à Psicologia do Desenvolvimento
1- A construção social da infância
2- Narrativas da Psicologia sobre a infância
3- A infância na contemporaneidade
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O aluno será avaliado de forma qualitativa e quantitativa através dos seguintes critérios:
1- Frequência mínima de 75% da carga horária;
2- Participação ativa do aluno nas atividades propostas, observando: responsabilidade, interesse, compromisso com as atividades, assiduidade e qualidade dos trabalhos produzidos;
3- Diário de Leitura;
4- Estudos dirigidos/fóruns;
5- Questionário.
Horário de atendimento: 14h as 18h
Bibliografia: BEE, Helen. O ciclo vital. Porto Alegre, ARTMED, 2000.
NEWCOMBE, N. Desenvolvimento infantil: abordagem de Mussen. 8.ed. Porto Alegre, ARTMED, 1999.
PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W. Desenvolvimento humano. 7.ed. Porto Alegre, ARTMED, 2001.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ARIES, Philippe. História Social da Criança e da Família. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.
BIAGGIO, Ângela M. Brasil. Psicologia do desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1985.
DAVIS, Cláudia. Piaget ou Vygotsky: uma falsa questão. Viver Mente & Cérebro. Coleção Memória da Pedagogia. Lev Seminovich Vygotsky, n. 2. Rio de Janeiro: Ediouro; São Paulo: Segmento-Duetto, 2005. pp. 38 ? 49.
GUARESCHI, N. M. De que infância a Psicologia do Desenvolvimento fala? In: GUARESCHI, N. M. F.; HUNING,S. M. Implicações da psicologia no contemporâneo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.
LANJONQUIÈRE, L. Aquilo que da infância não cessa de se inscrever. In: COSTA, M. F. V.; ATEM, E. (orgs.). Alteridade: o outro como problema. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora Ltda, 2001.
LEITE, Dante Moreira (org.). O desenvolvimento da criança. 3ª Ed. São Paulo: UNESP, 2010.
LURIA, A. R. Desenvolvimento Cognitivo: seus fundamentos culturais e sociais. 6ªed. São Paulo: Ícone, 2010.
MACHADO, Maria Marcondes. Merleau-Ponty e Educação. Rio de janeiro: Autêntica, 2010.
MERLEAU-PONTY, M. Merleau-Ponty na Sorbonne - resumo de cursos de psicossociologia e filosofia. Campinas: Papirus, 1990.
_____. Psicologia e Pedagogia da Criança. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
PIAGET, J. Seis Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense /Universitária, 1967.
_____ . O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
PIAGET, J.; INHELDER, B. A psicologia da criança. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Difel, 2009.
RAPPAPORT, Clara Regina et al. Teorias do desenvolvimento: conceitos fundamentais. São Paulo: EPU, 1991.
SANTOS, M. S. et al. Psicologia do desenvolvimento: teorias e temas contemporâneos. Fortaleza: Liber Livro, 2008.
TAILLE, Y.; OLIVEIRA, M. K.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
_____ . Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11ª Ed. São Paulo: Ícone, 2010.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
02/03/2020
04/03/2020
Semana pedagógica
09/11/2020
16/11/2020
Introdução à disciplina
18/11/2020
18/11/2020
Psicologia da criança I
23/11/2020
23/11/2020
Psicologia da criança II
25/11/2020
25/11/2020
Freud
30/11/2020
02/12/2020
Piaget I
07/12/2020
07/12/2020
Piaget II
09/12/2020
09/12/2020
Vygotsky
14/12/2020
14/12/2020
Wallon I
16/12/2020
21/12/2020
Wallon II
23/12/2020
23/12/2020
Merleau-Ponty I
28/12/2020
30/12/2020
Merleau-Ponty II
04/01/2021
06/01/2021
Diário de Leitura da 1ª Infância
11/01/2021
13/01/2021
Diário de Leitura da 2ª Infância
18/01/2021
18/01/2021
Diário de Leitura da 3ª Infância
25/01/2021
25/01/2021
DEBATES
27/01/2021
27/01/2021
Psicologia da criança III
01/02/2021
01/02/2021
Psicologia da criança IV
01/02/2021
01/02/2021
Diário de leitura
Avaliações
Data Descrição
07/12/2020 1ª Avaliação
13/01/2021 2ª Avaliação
01/02/2021 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Site Segunda Infância
Site Primeira Infância
Site Mundo infantil segundo Clarice Lispector
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Sinta-se criança 08/02/2021
Prorrogação do prazo para entrega do diário 04/02/2021
New Link da disciplina 01 fev 01/02/2021
New Link da disciplina 27 jan 27/01/2021
Link da disciplina 25 jan 25/01/2021
Link da disciplina 20 jan 20/01/2021
New Link da disciplina 13 jan 13/01/2021
Link da disciplina 11/01 11/01/2021
Link da disciplina 23 dec 23/12/2020
New Link 16 dec 16/12/2020
New Link disciplina 14 dec 14/12/2020
New Link 09/12 09/12/2020
New Link da disciplina 02/12 02/12/2020
New Link da disciplina 30 nov 30/11/2020
New Link da disciplina 25 nov 25/11/2020
New Link da disciplina 23 nov 23/11/2020
New Link da disciplina 23 nov 23/11/2020
Link da disciplina 18/11/2020
aulas síncronas 16/11/2020
Bem-vindos 09/11/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 20:33