-

CMR0324 - PSICOFISIOLOGIA - Turma: 01 (2020.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina. (10/03/2020 - 10/03/2020)

Apresentação da ementa da disciplina, seu conteúdo programático, os textos que serão utilizados e o método de avaliação.

As Células do Sistema Nervoso. (12/03/2020 - 12/03/2020)

Apresentação e discussão do texto: “As células do sistema nervoso”.

In: (KOLB– Neurociência do comportamento – p. 78 – 91).

Transporte de Íons através da Membrana celular. (17/03/2020 - 17/03/2020)

Apresentação e discussão do texto: “Transporte de Íons através da Membrana Celular”.

In: (GUYTON – Neurociências Básica - p. 53 – 60).

Potênciais de Membrana e Potênciais de Ação. (19/03/2020 - 19/03/2020)

Apresentação e discussão do texto:“A atividade elétrica de uma membrana”.

In: (KOLB – Neurociência do Comportamento – p. 123 – 151).

Potenciais Pós-sinápticos Excitatórios e Inibitório. (24/03/2020 - 24/03/2020)

Apresentação e discussão do texto:“A atividade elétrica de uma membrana”.

In: (KOLB – Neurociência do Comportamento – p. 123 – 151).

Estados de Atividade Cerebral - ondas cerebrais, sono, vigília e epilepsia. (26/03/2020 - 26/03/2020)

Apresentação e discussão do texto:“Estados de atividade cerebral – sono, ondas cerebrais, epilepsia e psicoses”.

In: (GUYTON – Neurociências Básica - p. 237 – 243).

1a. Avaliação. (31/03/2020 - 31/03/2020)

1o. Processo avaliativo.

Transmissão Sináptica. (02/04/2020 - 02/04/2020)

Apresentação e discussão do texto: “Transmissão sináptica”.

In: (BEAR– Neurociências – p. 109 – 132).

Favor acessar o link para baixar o livro:

https://www.dropbox.com/s/jerxjx9yn2jq69i/Neurociencias_%20Desvendando%20o%20Sistema%20Nervoso%204%20ed%202017%20-%20Mark%20F.%20Bear.pdf?dl=0

A Estrutura do Sistema Nervoso. (07/04/2020 - 07/04/2020)

Apresentação e discussão do texto: “A estrutura do sistema nervoso”.

In: (BEAR– Neurociências – p. 183 – 185 e p. 531 - 535).

Os Sentidos Químicos – paladar e olfato. (09/04/2020 - 09/04/2020)

Apresentação e discussão do texto: “Os sentidos químicos”.

In: (BEAR– Neurociências – p. 265 – 292).

Visão. (14/04/2020 - 14/04/2020)

Apresentação e discussão do texto: “O olho”.

In: (BEAR– Neurociências – p. 293 – 330).

2a. Avaliação. (16/04/2020 - 16/04/2020)

2o. Procresso Avaliativo.

Audição. (23/04/2020 - 23/04/2020)

Apresentação e discussão do texto: “Os sistemas auditivos e vestubular”.

In: (BEAR– Neurociências – p. 369 – 413).

O Sistema Somatossensorial. (28/04/2020 - 28/04/2020)

Apresentação e discussão do texto: “O sistema somatossensorial”.

In: (BEAR– Neurociências – p. 415 – 452).

Controle Espinhal do Movimento. (30/04/2020 - 30/04/2020)

Apresentação e discussão do texto: “Controle espinhal do movimento”.

In: (BEAR– Neurociências – p. 453 – 482).

Controle Encefálico do Movimento. (05/05/2020 - 05/05/2020)

Apresentação e discussão do texto:“Controle encefálico do movimento”.

In: (BEAR– Neurociências – p. 483 – 498).

O Controle Químico do Encéfalo e do Comportamento. (07/05/2020 - 07/05/2020)

Apresentação e discussão do texto: “O controle químico do encéfalo e do comportamento”.

In: (BEAR– Neurociências – p. 521 – 531).

Sistema Endócrino. (12/05/2020 - 12/05/2020)

Apresentação e discussão do texto: “O sistema endócrino”.

In: (SILVERTHORN – Fisiologia Humana – p. 185 – 213).

3a. Avaliação. (14/05/2020 - 14/05/2020)

3o. Processo avaliativo.

Encerramento da disciplina: críticas e sugestões. (19/05/2020 - 19/05/2020)
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Transmissão sináptica; Condução e propagação dos impulsos nervosos. Correlatos biológicos do comportamento. O Sistema Límbico. Estrutura e funções dos sistemas nervoso e endócrino. Comportamento motor. Fisiologia da dor. Sistema sensorial (audição, paladar, olfato e visão); Sistema motor.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aulas expositivas dialogadas;
• Leitura e discussões de textos;
• Atividades em grupos e/ou individual.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O desempenho do aluno será avaliado tanto individualmente como coletivamente nos seguintes itens:
• Assiduidade às aulas e demais atividades realizadas no decorrer da disciplina;
• Qualidade dos trabalhos produzidos;
• Responsabilidade no cumprimento das atividades programadas;
• Frequência mínima de 75% nas atividades da disciplina.
Horário de atendimento:
Bibliografia: AIRES, Margarida de Mello (Org.). Fisiologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999.
ANGERAMI-CAMON, Valdemar Augusto (Org.). A psicossomática e a psicologia da dor. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2001.
BEAR, Mark F. Neurociências: desvendando o sistema nervoso. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BERNE, Robert M.; LEVY, Matthew N. & KOEPPEN, Bruce M. (Orgs.). Fisiologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
CARLSON, Neil R. Fisiologia do comportamento. 7. ed. São Paulo: Manole, 2002.
COON, Dennis. Introdução à Psicologia: uma jornada. São Paulo: Pioneira Tomson Learning, 2006.
DAVIES, A.; BLAKELEY, A. G. H. & KIDD, C. Fisiologia humana. Porto Alegre: Artmed, 2002.
GUYTON, Arthur C. Fisiologia humana. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1988.
_________. Neurociências básica: anatomia e fisiologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1993.
GUYTON, Arthur C.; HALL, John E. Tratado de fisiologia médica. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
HOUSSAY, Albert B.; CINGOLANI, Horácio E. Fisiologia humana de Houssay. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
KANDEL, Eric R.; SCHWARTZ, James H. & JESSELL, Thomas M. Fundamentos da neurociência e do comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.
KOLB, Bryan; WHISHAW, Ian Q. Neurociência do comportamento. São Paulo: Manole, 2002.
LENT, Roberto. Neurociências da mente e do comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
_________. Cem bilhões de neurônios?: conceitos fundamentais de neurociências. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2010.
SILVERTHORN, D. U. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 2. ed. São Paulo: Manole, 2003.
KANDEL, Eric R.; SCHWARTZ, James H. & JESSELL, Thomas M. Fundamentos da neurociência e do comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/03/2020
10/03/2020
Apresentação da disciplina.
12/03/2020
12/03/2020
As Células do Sistema Nervoso.
17/03/2020
17/03/2020
Transporte de Íons através da Membrana celular.
19/03/2020
19/03/2020
Potênciais de Membrana e Potênciais de Ação.
24/03/2020
24/03/2020
Potenciais Pós-sinápticos Excitatórios e Inibitório.
26/03/2020
26/03/2020
Estados de Atividade Cerebral - ondas cerebrais, sono, vigília e epilepsia.
31/03/2020
31/03/2020
1a. Avaliação.
02/04/2020
02/04/2020
Transmissão Sináptica.
07/04/2020
07/04/2020
A Estrutura do Sistema Nervoso.
09/04/2020
09/04/2020
Os Sentidos Químicos – paladar e olfato.
14/04/2020
14/04/2020
Visão.
16/04/2020
16/04/2020
2a. Avaliação.
23/04/2020
23/04/2020
Audição.
28/04/2020
28/04/2020
O Sistema Somatossensorial.
30/04/2020
30/04/2020
Controle Espinhal do Movimento.
05/05/2020
05/05/2020
Controle Encefálico do Movimento.
07/05/2020
07/05/2020
O Controle Químico do Encéfalo e do Comportamento.
12/05/2020
12/05/2020
Sistema Endócrino.
14/05/2020
14/05/2020
3a. Avaliação.
19/05/2020
19/05/2020
Encerramento da disciplina: críticas e sugestões.
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 11:13