• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

CMR0330 - TECNICAS DE EXAME PSICOLOGICO II - Turma: 01 (2020.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da Disciplina (03/03/2020 - 03/03/2020)

 

Minhas queridas alunas e meus queridos alunos, é um prazer recebê-los na disciplina Técnicas de Exame Psicológico II. Apesar da distância e das dificuldades que cada um de nós enfrentamos nesse momento, farei o possível para que tenhamos um semestre agradável, tranquilo e de significativas aprendizagens!!!

Sejam bem-vindas e bem-vindos!!!

Um abraço afetuoso,

Professora Liene Leal

 

Apresentação da ementa da disciplina, seu conteúdo programático, os textos que serão utilizados e o método de avaliação.

Teremos web-aula através da plataforma Google Meet, às 08:00h no link: https://meet.google.com/hze-rbbf-sud

Material Didático (03/03/2020 - 28/01/2021)
   Técnicas de Exames Psicológicos II.doc 
AULA 1: Resoluções do CFP 09/2018 e 01/2009. (05/03/2020 - 05/03/2020)

Textos:

- Resolução CFP 09/2018 - Estabelece diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - SATEPSI. Disponível em: <https://site.cfp.org.br/>.

- Resolução CFP 01/2009 - Dispõe sobre a obrigatoriedade do registro documental decorrente da prestação de serviços psicológicos. Disponível em: <https://site.cfp.org.br/>.

 

Teremos web-aula através da plataforma Google Meet, às 08:00h no link: https://meet.google.com/hze-rbbf-sud


Aula 1: continuação (07/03/2020 - 07/03/2020)

Aula 1: continuação.

1a. Avaliação (10/03/2020 - 10/03/2020)

Responder ao questionário avaliativo.

Não teremos web-aula.

    
Inicia em 12/11/2020 às 0h 0 e finaliza em 04/12/2020 às 23h 58
AULA 2: Testagem e Avaliação Psicológica. (12/03/2020 - 12/03/2020)

Texto: COHEN, Ronald Jay; SWERDLIK, Mark E.; STURMAN, Edward D. Testagem e avaliação psicológica: introdução a testes e medidas. 8. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014. (Capítulo 1).

Teremos web-aula através da plataforma Google Meet, às 08:00h no link: https://meet.google.com/hze-rbbf-sud

Aula 2: continuação (14/03/2020 - 14/03/2020)

Aula 2: continuação.

2a. Avaliação (10/11/2020 - 10/11/2020)

Responder ao questionário avaliativo.

Não teremos web-aula.

    
Inicia em 19/11/2020 às 0h 0 e finaliza em 15/12/2020 às 23h 58
AULA 3: Avaliação psicológica: o papel da observação e da entrevista. (12/11/2020 - 19/11/2020)

Texto: LINS, Manuela Ramos Caldas; BORSA, Juliane Callegaro (Orgs.). Avaliação Psicológica: aspectos teóricos e práticos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. (Capítulo 2).

Teremos web-aula através da plataforma Google Meet, às 08:00h no link: https://meet.google.com/hze-rbbf-sud

3a. Avaliação (24/11/2020 - 24/11/2020)

Responder ao questionário avaliativo.

Não teremos web-aula.

    
Inicia em 26/11/2020 às 0h 0 e finaliza em 15/12/2020 às 23h 58
AULA 4: Tipos de testes: características e aplicabilidade em diferentes contextos. (26/11/2020 - 03/12/2020)

Texto: LINS, Manuela Ramos Caldas; BORSA, Juliane Callegaro (Orgs.). Avaliação Psicológica: aspectos teóricos e práticos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. (Capítulo 4).

Teremos web-aula através da plataforma Google Meet, às 08:00h no link: https://meet.google.com/hze-rbbf-sud

4a. Avaliação (08/12/2020 - 08/12/2020)

Responder ao questionário avaliativo.

Não teremos web-aula.

    
Inicia em 03/12/2020 às 0h 0 e finaliza em 19/01/2021 às 23h 58
AULA 5: Instrumentos psicológicos informatizados. (10/12/2020 - 10/12/2020)

Textos: 

- CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Cartilha de boas práticas para avaliação psicológica em contextos de pandemia. Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2020. Disponível em: <https://site.cfp.org.br/>.

- LINS, Manuela Ramos Caldas; BORSA, Juliane Callegaro (Orgs.). Avaliação Psicológica: aspectos teóricos e práticos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. (Capítulo 5).

Teremos web-aula através da plataforma Google Meet, às 08:00h no link: https://meet.google.com/hze-rbbf-sud

AULA 6: Critérios para escolha de testes psicológicos. (15/12/2020 - 15/12/2020)

Texto: LINS, Manuela Ramos Caldas; BORSA, Juliane Callegaro (Orgs.). Avaliação Psicológica: aspectos teóricos e práticos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. (Capítulo 6).

Teremos web-aula através da plataforma Google Meet, às 08:00h no link: https://meet.google.com/hze-rbbf-sud

AULA 7: Conceito e mensuração da inteligência. (17/12/2020 - 29/12/2020)

Texto: HUTZ, Cláudio Simon (Org.). Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed, 2016. (Capítulo 22).

Teremos web-aula através da plataforma Google Meet, às 08:00h no link: https://meet.google.com/hze-rbbf-sud

AULA 8: Mensuração da memória. (05/01/2021 - 05/01/2021)

Texto: AQUINO, Janaína Liz; BORGES-PARANÁ, Camila Maia de Oliveira. Avaliação neuropsicológica da memória operacional em escolares. Revista Psicopedagogia, v. 36, n. 109, p. 3-9, 2019.

Teremos web-aula através da plataforma Google Meet, às 08:00h no link: https://meet.google.com/hze-rbbf-sud

AULA 9: Mensuração da atenção. (07/01/2021 - 12/01/2021)

Texto: RUEDA, Fabián Javier Marín; DE CASTRO, Nelimar Ribeiro. Capacidade atencional: há decréscimo com o passar da idade?. Psicologia ciência e profissão, v. 30, n. 3, p. 572-587, 2010.

Teremos web-aula através da plataforma Google Meet, às 08:00h no link: https://meet.google.com/hze-rbbf-sud

5a. Avaliação (14/01/2021 - 14/01/2021)

Responder ao questionário avaliativo.

Não teremos web-aula.

    
Inicia em 07/01/2021 às 0h 0 e finaliza em 19/01/2021 às 23h 58
AULA 10: Instrumentos de avaliação do desenvolvimento cognitivo, neurológico e psicomotor. (19/01/2021 - 26/01/2021)

Apresentação dos instrumentos de avaliação do desenvolvimento cognitivo, neurológico e psicomotor.

Disponível em: < https://satepsi.cfp.org.br/>.

Teremos web-aula através da plataforma Google Meet, às 08:00h no link: https://meet.google.com/hze-rbbf-sud

Encerramento da disciplina. (28/01/2021 - 28/01/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR NOV DEZ JAN Total
03 05 07 10 12 14 10 12 17 19 24 26 01 03 08 10 15 17 22 29 05 07 12 14 19 21 26 28
1 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2018905**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
3 2018903**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
4 2018903**** 7,5 7,5 7,5 7.5 0 AM
5 2018904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2018905**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
7 2018905**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
8 2018904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2018905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2018904**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
11 2018904**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
12 2018905**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
13 2017902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2018904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2018905**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
16 201495**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
17 2018905**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
18 2018905**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
19 2018903**** 5,0 8,0 8,0 7.0 0 AM
20 2018905**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
21 2018904**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
22 2018905**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
23 2018905**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
24 2018904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2018904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
26 2018905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
27 2018905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
28 2018904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
29 2018905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Técnicas de avaliação psicométrica: uso dos instrumentos e procedimentos básicos. Instrumentos de avaliação da inteligência e do desempenho escolar em crianças. Instrumentos de avaliação psicométrica da memória, desenvolvimento cognitivo e neuropsicológico e psicomotor (Wisc, Wais, Bender, TDE, Weschsler, WISC III).
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Atividades síncronas: web-aulas através das plataformas Google Meet ou Zoom Cloud Meetings. As datas, os horários e os endereços eletrônicos das web-aulas serão disponibilizados no SIGAA;
Atividades assíncronas: fórum geral (não-avaliativo, para tirar dúvidas e facilitar a comunicação entre a professora e os alunos), que será disponibilizado no SIGAA e questionários avaliativos, que também serão disponibilizados no SIGAA;
Leitura e discussões de textos;
Atividades em grupos e/ou individual;
Não será permitido gravar, fotografar ou tirar print das aulas.
A frequência será lançada após o preenchimento e envio dos questionários avaliativos que serão disponibilizados no SIGAA.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O desempenho do aluno será avaliado individualmente através de questionários avaliativos que serão disponibilizados no SIGAA.
Horário de atendimento:
Bibliografia: AQUINO, Janaína Liz; BORGES-PARANÁ, Camila Maia de Oliveira. Avaliação neuropsicológica da memória operacional em escolares. Revista Psicopedagogia, v. 36, n. 109, p. 3-9, 2019.
COHEN, Ronald Jay; SWERDLIK, Mark E.; STURMAN, Edward D. Testagem e avaliação psicológica: introdução a testes e medidas. 8. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução CFP 01/2009. Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2009. Disponível em: <https://site.cfp.org.br/>.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Cartilha de Avaliação Psicológica 2013. Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2013. Disponível em: <https://site.cfp.org.br/>.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução CFP 09/2018. Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2018. Disponível em: <https://site.cfp.org.br/>.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Cartilha de boas práticas para avaliação psicológica em contextos de pandemia. Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2020. Disponível em: <https://site.cfp.org.br/>.
HUTZ, Cláudio Simon (Orgs.). Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed, 2016.
LINS, Manuela Ramos Caldas; BORSA, Juliane Callegaro (Orgs). Avaliação psicológica: aspectos teóricos e práticos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
PINTO, Elza Rocha. Conceitos fundamentais dos métodos projetivos. Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica, v. 17, n. 1, p. 135-153, 2014.
RUEDA, Fabián Javier Marín; DE CASTRO, Nelimar Ribeiro. Capacidade atencional: há decréscimo com o passar da idade?. Psicologia ciência e profissão, v. 30, n. 3, p. 572-587, 2010.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
03/03/2020
28/01/2021
Material Didático
03/03/2020
03/03/2020
Apresentação da Disciplina
05/03/2020
05/03/2020
AULA 1: Resoluções do CFP 09/2018 e 01/2009.
07/03/2020
07/03/2020
Aula 1: continuação
10/03/2020
10/03/2020
1a. Avaliação
12/03/2020
12/03/2020
AULA 2: Testagem e Avaliação Psicológica.
14/03/2020
14/03/2020
Aula 2: continuação
10/11/2020
10/11/2020
2a. Avaliação
12/11/2020
19/11/2020
AULA 3: Avaliação psicológica: o papel da observação e da entrevista.
24/11/2020
24/11/2020
3a. Avaliação
26/11/2020
03/12/2020
AULA 4: Tipos de testes: características e aplicabilidade em diferentes contextos.
08/12/2020
08/12/2020
4a. Avaliação
10/12/2020
10/12/2020
AULA 5: Instrumentos psicológicos informatizados.
15/12/2020
15/12/2020
AULA 6: Critérios para escolha de testes psicológicos.
17/12/2020
29/12/2020
AULA 7: Conceito e mensuração da inteligência.
05/01/2021
05/01/2021
AULA 8: Mensuração da memória.
07/01/2021
12/01/2021
AULA 9: Mensuração da atenção.
14/01/2021
14/01/2021
5a. Avaliação
19/01/2021
26/01/2021
AULA 10: Instrumentos de avaliação do desenvolvimento cognitivo, neurológico e psicomotor.
28/01/2021
28/01/2021
Encerramento da disciplina.
Avaliações
Data Descrição
24/11/2020 1ª Avaliação
08/12/2020 2ª Avaliação
14/01/2021 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Nota da 1a avaliação 27/11/2020
Amanhã não haverá web-aula. 23/11/2020
Link das Web-aulas 07/11/2020
Aulas Gravadas 06/11/2020
SIGAA ativo 04/11/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 11:32