Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
2 OBJETIVOS Oferecer aos alunos conhecimentos básicos e aplicados sobre medidas em Psicologia, dando ênfase para a os fundamentos psicométricos da Avaliação Psicológica. Especificamente, pretende-se: (a) apresentar os conceitos básicos da Psicologia enquanto ciência, enfocando a necessidade da medida; (b) contrastar os diversos sistemas de conhecimento; (c) conceituar os testes psicológicos, seus parâmetros de mensuração e suas normas; (d) propiciar os conhecimentos básicos da construção / validação de testes e escalas; e (e) possibilitar uma visão crítica em relação aos instrumentos psicológicos de mensuração.
3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade 1.- Necessidade da Medida 1.Testagem X Avaliação Psicológica 1.1.- História da Psicometria 1.1.- Perspectivas Epistemológicas 1.2.- Testes referentes a construtos: Teoria e Modelo de construção 1.4.- Teoria, Hipóteses e Dados 1.5.- A Necessidade da Medida em Ciência Empírica 1.6.- Ciência Básica vs. Ciência Aplicada
Unidade 2.- A Teoria da Medida e a Estatística 2.1.- A Medida: Tipos e Características 2.2.- A Matemática e a Medida 2.3.- O Papel da Estatística 2.4.- A Medida nas Ciências do Comportamento 2.5.- Os Testes e as Escalas Natureza e Considerações Históricas
Unidade 4.- Uso de softwares em psicometria 3.- Principais análises e Softwares 3.1.- SPSS 3.2.- FACTOR 3.3.- R software Unidade 4.- Os Instrumentos de Medida Psicológica: Parâmetros 4.1.- Representação e Operacionalização dos Construtos 4.2.- Coleta e Sistematização dos Indicadores Comportamentais 4.3.- Definição do Conteúdo e Formato dos Itens 4.4.- Análise Qualitativa dos Itens: Juízes e Validade Semântica 4.5.- Análise Quantitativa dos Itens: Índice de Dificuldade e Poder Discriminativo 4.6 Análises de itens pela TRI 4.7.- Parâmetros Psicométricos: Validade e Precisão
Unidade 5.- Utilidade dos Testes e Interpretação dos Resultados 5.1.- A Necessidade e o Emprego de Normas 5.2.- Pontuações Brutas vs. Transformadas 5.3.- Normas Diagnósticas 5.3.1 Normas Percentílicas 5.3.2 Normas Padronizadas 5.4.- Critérios de Diagnóstico 5.4.1 Realização de Triagem 5.4.2 Avaliação Psicológica
4 PROCEDIMENTO DE ENSINO
A disciplina será operacionalizada através de: (a) aulas expositivas sobre temas específicos, via Google Meet e agendados pelo Google Agenda; (b) acompanhamento de leitura e crítica de artigos técnico-científicos; e (c) planejamento e execução de uma pesquisa de adaptação de instrumento, com coleta online através da técnica bola de neve / snowball.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
5 PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
A avaliação constará de uma prova, um seminário e um trabalho prático sobre validação de um instrumento (entrega de relatório/ manuscrito). A atividade de exame será individual, enquanto o seminário e o trabalho final que serão em grupo, e ocorrerão em horário regular da disciplina. Estará aprovado o aluno que reunir dois requisitos fundamentais: (1) obtiver 75% de presença efetiva em sala de aula. A cada duas aulas (2 horas aulas) será realizada a chamada para observação da presença do aluno, com abertura de câmera e/ou microfone; e (2) obtiver média final 5,0 (cinco), considerando todos os exames e a prova final, ou média 7,0, sem ter a necessidade de se apresentar ao exame final. Demandam-se 12 pontos para ter direito à prova final. As reposições, que por ventura forem necessárias, realizar-se-ão tendo em conta as normas vigentes da UFPI/UFDPar. |
Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| Obrigatórias: 1. Cunha, J. A. (2000). Psicodiagnóstico. 5.ed. São Paulo: Artes Médicas. 2. Pasquali, L. (2001). Técnica de exame psicológico - TEP. São Paulo: Casa do Psicólogo. 3. Pasquali, L. (2003). Psicometria: Teoria dos testes na Psicologia e na Educação. Rio de Janeiro: Editora Vozes. 4. Pasquali, L. (2010). Instrumentação psicológica. Fundamentos e práticas. Porto Alegre: Artmed. 5. Cohen, R. J., Swerdlik, M. E. & Sturman, E. D. (2014). Testagem e avaliação psicológicas: introdução a testes e medidas (8. ed.). Porto Alegre: AMGH.
Complementares:
6. Anastasi, A.; Urbina, S. (2000). Testagem psicológica. Porto Alegre: ArtMed. 7. Bleger, J. (2000). Temas de psicologia: entrevistas e grupos. 5.ed. São Paulo: Artes Médicas. 8. Cruz, R. M.; Alchieri, J. C.; Sardá, J. (2002). Avaliação e medidas psicológicas. São Paulo: Casa do Psicólogo. 9. Gouveia, V.V. (2002). Ciência empírica: Uma breve introdução. Texto não publicado. 10. Pasquali, L. (Org.). (1999). Instrumentos psicológicos: Manual prático de elaboração. Brasília: LabPAM / IBAPP. 11. Santos, E.; Neto, N. (2000). A ética no uso de testes psicológicos, na informação e na pesquisa. São Paulo: Casa do Psicólogo. 12. Urbina, S. (2007). Testagem psicológica. Porto Alegre: ArtMed. |