-

CPSIC/CMRV003 - TÉCNICAS DE EXAME PSICOLÓGICO I - Turma: 01 (2020.1)

Tópicos Aulas
Apresentação do Plano de ensino (11/11/2020 - 11/11/2020)

Pessoal, bom dia! Iniciaremos a disciplina semana que vem, e utilizaremos o Google Meet como plataforma das aulas. Neste sentido, preciso que atualizem seus emails, no SIGAA, para que eu possa cadastrá-los nas aulas online. Então sábado farei uma lista de emails retiradas do SIGAA para agendamento das aulas, fiquem atentos pois assim não perdemos tempo autorizando entrar nas salas e evitamos desconhecidos entrarem em nosso ambiente!

 

Att,

   Artigos para trabalho final 
Pessoal, segue os artigos que comentaremos logo mais na aula!
  Medidas Traduzidas, Formatadas e revisadas 
Pessoal, seguem todos os instrumentos que me enviaram. Já formatados e revisados. Agora vou providenciar o formulário Google para iniciarmos ainda esta semana as aplicações.
  Bancos, em SPSS, dos grupos 5 ao 9 
Pessoal, seguem os bancos dos grupos 5 ao 9. É só baixar, descompactar e cada grupo usar o seu banco.
  Bancos de dados, em SPSS, dos grupos 1 ao 4 
Pessoal, seguem os bancos em SPSS dos grupos 1 ao 4. Só baixar, descompactar e cada grupo usar o seu. O do grupo 5, está com os grupos 6 a 9.
Não Haverá Aula (13/11/2020)

Estarei acompanhando minha esposa que se encontra de atestado após realizar uma cirurgia ontem.

Histórico da Psicometria (18/11/2020 - 18/11/2020)
Teoria da Medida (20/11/2020 - 25/11/2020)
Elaboração de itens (27/11/2020 - 27/11/2020)
Avaliando itens - teoricamente (02/12/2020 - 02/12/2020)
Avaliando itens - psicometricamente (04/12/2020 - 04/12/2020)
Teste T e Manova como critérios de discriminação psicométrica (09/12/2020 - 11/12/2020)
Teoria de Resposta ao Item (16/12/2020 - 16/12/2020)
Validade (18/12/2020 - 23/12/2020)
Anállise Fatorial Exploratória (25/12/2020 - 01/01/2021)
Fidedignidade (06/01/2021 - 13/01/2021)
Revisao (15/01/2021 - 15/01/2021)
Avaliação SIGAA (20/01/2021 - 20/01/2021)
    
Inicia em 20/01/2021 às 10h 0 e finaliza em 20/01/2021 às 12h 0
    
Inicia em 21/01/2021 às 15h 0 e finaliza em 21/01/2021 às 17h 0
Orientação Trabalho final (22/01/2021 - 27/01/2021)
Entrega do trabalho final (29/01/2021 - 29/01/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula NOV DEZ JAN Total
11 18 20 25 27 02 04 09 11 16 18 23 30 06 08 13 15 20 22 27 29
1 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2015904**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 0 30
15 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2020900**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 30
24 2018903**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 30
25 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
39 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
40 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
41 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
42 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
43 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
44 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
45 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
46 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
47 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
48 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
49 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
50 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2019900**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
3 2019902**** 7,0 10,0 10,0 9.0 0 AM
4 2019902**** 7,0 10,0 10,0 9.0 0 AM
5 2019903**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
6 2018905**** 8,0 10,0 10,0 9.3 0 AM
7 2019901**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
8 2019902**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
9 2019901**** 8,0 10,0 10,0 9.3 0 AM
10 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2019902**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
12 2019902**** 8,0 10,0 10,0 9.3 0 AM
13 2015903**** 7,0 10,0 10,0 9.0 0 AM
14 2019902**** 8,0 10,0 10,0 9.3 0 AM
15 2019901**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
16 2019902**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
17 2019902**** 8,0 10,0 10,0 9.3 0 AM
18 2019901**** 7,0 10,0 10,0 9.0 0 AM
19 2017914**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
20 2018904**** 6,0 10,0 10,0 8.7 0 AM
21 2018904**** 6,0 10,0 10,0 8.7 0 AM
22 2019902**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
23 2019902**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
24 2019902**** 8,0 10,0 10,0 9.3 0 AM
25 2019900**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
26 2019900**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
27 2019903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
28 2019901**** 8,0 10,0 10,0 9.3 0 AM
29 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
30 2019902**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
31 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
32 2019900**** 8,0 10,0 10,0 9.3 0 AM
33 2019902**** 8,0 10,0 10,0 9.3 0 AM
34 2015904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 30 RF
35 2019902**** 8,0 10,0 10,0 9.3 0 AM
36 2019902**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
37 2019901**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
38 2019902**** 7,0 10,0 10,0 9.0 0 AM
39 2019900**** 7,0 10,0 10,0 9.0 0 AM
40 2019901**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
41 2019901**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
42 2019900**** 10,0 4,5 10,0 8.2 0 AM
43 2019902**** 10,0 4,6 10,0 8.2 0 AM
44 2019903**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
45 2019900**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
46 2018903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 30 RF
47 2020900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 30 RF
48 2019902**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
49 2019903**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
50 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Fundamentos psicométricos da Avaliação Psicológica. Introdução à avaliação psicológica; definição geral das técnicas de avaliação psicológica, etapas gerais seguidas na construção de um teste; estudo dos fundamentos dos instrumentos de avaliação: julgamento sobre a qualidade de um teste (precisão e validade); aspectos éticos e críticos da avaliação psicológica; transformação e interpretação de resultados de testes (interpretações referenciadas na norma, no conteúdo e no critério).
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: 2 – OBJETIVOS
Oferecer aos alunos conhecimentos básicos e aplicados sobre medidas em Psicologia, dando ênfase para a os fundamentos psicométricos da Avaliação Psicológica. Especificamente, pretende-se: (a) apresentar os conceitos básicos da Psicologia enquanto ciência, enfocando a necessidade da medida; (b) contrastar os diversos sistemas de conhecimento; (c) conceituar os testes psicológicos, seus parâmetros de mensuração e suas normas; (d) propiciar os conhecimentos básicos da construção / validação de testes e escalas; e (e) possibilitar uma visão crítica em relação aos instrumentos psicológicos de mensuração.


3 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade 1.- Necessidade da Medida
1.Testagem X Avaliação Psicológica
1.1.- História da Psicometria
1.1.- Perspectivas Epistemológicas
1.2.- Testes referentes a construtos: Teoria e Modelo de construção
1.4.- Teoria, Hipóteses e Dados
1.5.- A Necessidade da Medida em Ciência Empírica
1.6.- Ciência Básica vs. Ciência Aplicada

Unidade 2.- A Teoria da Medida e a Estatística
2.1.- A Medida: Tipos e Características
2.2.- A Matemática e a Medida
2.3.- O Papel da Estatística
2.4.- A Medida nas Ciências do Comportamento
2.5.- Os Testes e as Escalas – Natureza e Considerações Históricas

Unidade 4.- Uso de softwares em psicometria
3.- Principais análises e Softwares
3.1.- SPSS
3.2.- FACTOR
3.3.- R software

Unidade 4.- Os Instrumentos de Medida Psicológica: Parâmetros
4.1.- Representação e Operacionalização dos Construtos
4.2.- Coleta e Sistematização dos Indicadores Comportamentais
4.3.- Definição do Conteúdo e Formato dos Itens
4.4.- Análise Qualitativa dos Itens: Juízes e Validade Semântica
4.5.- Análise Quantitativa dos Itens: Índice de Dificuldade e Poder Discriminativo
4.6 – Análises de itens pela TRI
4.7.- Parâmetros Psicométricos: Validade e Precisão

Unidade 5.- Utilidade dos Testes e Interpretação dos Resultados
5.1.- A Necessidade e o Emprego de Normas
5.2.- Pontuações Brutas vs. Transformadas
5.3.- Normas Diagnósticas
5.3.1 – Normas Percentílicas
5.3.2 – Normas Padronizadas
5.4.- Critérios de Diagnóstico
5.4.1 – Realização de Triagem
5.4.2 – Avaliação Psicológica

4 – PROCEDIMENTO DE ENSINO

A disciplina será operacionalizada através de: (a) aulas expositivas sobre temas específicos, via Google Meet e agendados pelo Google Agenda; (b) acompanhamento de leitura e crítica de artigos técnico-científicos; e (c) planejamento e execução de uma pesquisa de adaptação de instrumento, com coleta online através da técnica “bola de neve / snowball”.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: 5 – PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

A avaliação constará de uma prova, um seminário e um trabalho prático sobre validação de um instrumento (entrega de relatório/ manuscrito). A atividade de exame será individual, enquanto o seminário e o trabalho final que serão em grupo, e ocorrerão em horário regular da disciplina. Estará aprovado o aluno que reunir dois requisitos fundamentais: (1) obtiver 75% de presença efetiva em sala de aula. A cada duas aulas (2 horas aulas) será realizada a chamada para observação da presença do aluno, com abertura de câmera e/ou microfone; e (2) obtiver média final 5,0 (cinco), considerando todos os exames e a prova final, ou média 7,0, sem ter a necessidade de se apresentar ao exame final. Demandam-se 12 pontos para ter direito à prova final. As reposições, que por ventura forem necessárias, realizar-se-ão tendo em conta as normas vigentes da UFPI/UFDPar.
Horário de atendimento:
Bibliografia: Obrigatórias:
1. Cunha, J. A. (2000). Psicodiagnóstico. 5.ed. São Paulo: Artes Médicas.
2. Pasquali, L. (2001). Técnica de exame psicológico - TEP. São Paulo: Casa do Psicólogo.
3. Pasquali, L. (2003). Psicometria: Teoria dos testes na Psicologia e na Educação. Rio de Janeiro: Editora Vozes.
4. Pasquali, L. (2010). Instrumentação psicológica. Fundamentos e práticas. Porto Alegre: Artmed.
5. Cohen, R. J., Swerdlik, M. E. & Sturman, E. D. (2014). Testagem e avaliação psicológicas: introdução a testes e medidas (8. ed.). Porto Alegre: AMGH.


Complementares:

6. Anastasi, A.; Urbina, S. (2000). Testagem psicológica. Porto Alegre: ArtMed.
7. Bleger, J. (2000). Temas de psicologia: entrevistas e grupos. 5.ed. São Paulo: Artes Médicas.
8. Cruz, R. M.; Alchieri, J. C.; Sardá, J. (2002). Avaliação e medidas psicológicas. São Paulo: Casa do Psicólogo.
9. Gouveia, V.V. (2002). Ciência empírica: Uma breve introdução. Texto não publicado.
10. Pasquali, L. (Org.). (1999). Instrumentos psicológicos: Manual prático de elaboração. Brasília: LabPAM / IBAPP.
11. Santos, E.; Neto, N. (2000). A ética no uso de testes psicológicos, na informação e na pesquisa. São Paulo: Casa do Psicólogo.
12. Urbina, S. (2007). Testagem psicológica. Porto Alegre: ArtMed.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
11/11/2020
11/11/2020
Apresentação do Plano de ensino
13/11/2020
13/11/2020
Não Haverá Aula
18/11/2020
18/11/2020
Histórico da Psicometria
20/11/2020
25/11/2020
Teoria da Medida
27/11/2020
27/11/2020
Elaboração de itens
02/12/2020
02/12/2020
Avaliando itens - teoricamente
04/12/2020
04/12/2020
Avaliando itens - psicometricamente
09/12/2020
11/12/2020
Teste T e Manova como critérios de discriminação psicométrica
16/12/2020
16/12/2020
Teoria de Resposta ao Item
18/12/2020
23/12/2020
Validade
25/12/2020
01/01/2021
Anállise Fatorial Exploratória
06/01/2021
13/01/2021
Fidedignidade
15/01/2021
15/01/2021
Revisao
20/01/2021
20/01/2021
Avaliação SIGAA
22/01/2021
27/01/2021
Orientação Trabalho final
29/01/2021
29/01/2021
Entrega do trabalho final
Avaliações
Data Descrição
09/12/2020 1ª Avaliação
23/12/2020 2ª Avaliação
15/01/2021 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula 1 - Link de nossa aula 11/11/2020
Atualizem seus emails e contatos no SIGAA para início das aulas 05/11/2020
Aulas do dia 13.03 suspensas 13/03/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1089 22/07/2024 16:35