-

CPSIC/CMRV005 - PSICOLOGIA E PROCESSOS ENSINO APRENDIZAGEM I - Turma: 01 (2020.1)

Tópicos Aulas
Introdução à disciplina, organização e orientações para a realização das atividades e dos critérios de avaliação dos trabalhos realizados. (09/11/2020 - 09/11/2020)
Introdução à disciplina, organização e orientações para a realização das atividades e dos critérios de avaliação dos trabalhos realizados.
   Plano de curso 2020.1 
Da relação histórica entre psicologia e Educação ao papel da psicologia no ensino remoto, no contexto da pandemia da COVID-19. (11/11/2020 - 11/11/2020)
Da relação histórica entre psicologia e Educação ao papel da psicologia no ensino remoto, no contexto da pandemia da COVID-19.
Reflexões sobre Identidade de aprendiz como construto emergente na nova ecologia da aprendizagem do século XXI (16/11/2020 - 16/11/2020)
Reflexões sobre Identidade de aprendiz como construto emergente na nova ecologia da aprendizagem do século XXI
Processos educativos mediados pelas tecnologias da informação e comunicação: mitos e realidade (18/11/2020 - 18/11/2020)
Processos educativos mediados pelas tecnologias da informação e comunicação: mitos e realidade
Diferentes perspectivas teóricas na Psicologia da Educação: unidade na diversidade (23/11/2020 - 23/11/2020)
Diferentes perspectivas teóricas na Psicologia da Educação: unidade na diversidade
Perspectiva histórico-cultural da aprendizagem segundo Vygotsky (25/11/2020 - 25/11/2020)
Perspectiva histórico-cultural da aprendizagem segundo Vygotsky
Teoria do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget (30/11/2020 - 30/11/2020)
Teoria do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget
Atividade assíncrona em grupo: Quadro comparativo entre Piaget e Vygotsky (02/12/2020 - 02/12/2020)
    
Inicia em 30/11/2020 às 0h 0 e finaliza em 04/12/2020 às 23h 59
Aprendizagem e emoções: contribuições de Wallon à prática educativa (07/12/2020 - 07/12/2020)
Aprendizagem e emoções: contribuições de Wallon à prática educativa
Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação (09/12/2020 - 09/12/2020)
Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação
Rógers e a educação centrada no aluno (14/12/2020 - 14/12/2020)
Rógers e a educação centrada no aluno
Atividade assíncrona em grupo: Infografia sobre Afetividade e saúde mental no ensino remoto no contexto da pandemia da COVID-19 (16/12/2020 - 16/12/2020)
Atividade assíncrona em grupo: Infografia sobre Afetividade e saúde mental no ensino remoto no contexto da pandemia da COVID-19
Apresentação da infografia e avaliação colaborativa do conteúdo produzido (21/12/2020 - 21/12/2020)
Apresentação da infografia e avaliação colaborativa do conteúdo produzido
Atividade assíncrona: Finalização e envio do position paper (23/12/2020 - 23/12/2020)
Atividade assíncrona: Finalização e envio do position paper
    
Inicia em 15/12/2020 às 0h 0 e finaliza em 04/01/2021 às 23h 59
Aprendizagem e comportamento segundo Skinner (06/01/2021 - 06/01/2021)
Aprendizagem e comportamento segundo Skinner
Aprendizagem significativa segundo Ausubel (11/01/2021 - 11/01/2021)
Aprendizagem significativa segundo Ausubel
Teoria da interatividade e mecanismos de influência educativa de César Coll (13/01/2021 - 13/01/2021)
Atividade assíncrona: Decálogo da aprendizagem no contexto do ensino remoto e orientações grupo a grupo sobre o roteiro do vídeo animação
Atividade assíncrona: Decálogo da aprendizagem no contexto do ensino remoto e orientações grupo a grupo sobre o roteiro do vídeo animação (18/01/2021 - 18/01/2021)
Orientações grupo a grupo sobre o roteiro do vídeo animação
Apresentação dos vídeos/animação (20/01/2021 - 20/01/2021)
Apresentação dos vídeos/animação
Avaliação conjunta das atividades realizadas no semestre (25/01/2021 - 25/01/2021)
Avaliação conjunta das atividades realizadas no semestre
Atividade assíncrona: Questionário de autoavaliação (27/01/2021 - 27/01/2021)
Atividade assíncrona: Questionário de autoavaliação
    
Inicia em 01/02/2021 às 0h 0 e finaliza em 04/02/2021 às 23h 59
Feedback formativo dos trabalhos entregues e do processo de ensino e aprendizagem vivenciado durante o semestre. (01/02/2021 - 01/02/2021)
Feedback formativo dos trabalhos entregues e do processo de ensino e aprendizagem vivenciado durante o semestre.
Frequências da Turma
# Matrícula NOV DEZ JAN FEV Total
09 11 16 18 23 25 30 02 07 09 14 16 21 23 28 30 04 06 11 13 18 20 25 27 01
1 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2020900**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 1 1 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 82
21 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2016906**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 84
37 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
39 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
40 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
41 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
42 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
43 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
44 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
45 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
46 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
47 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2019903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2019902**** 10,0 10,0 5,0 8.3 0 AM
10 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2018904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2017914**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 2016903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2019903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
19 2016906**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
20 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
21 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
26 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
27 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
28 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
29 2019902**** 10,0 10,0 8,0 9.3 0 AM
30 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
31 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
32 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
33 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
34 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
35 2019902**** 10,0 10,0 5,0 8.3 0 AM
36 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
37 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
38 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
39 2019900**** 10,0 10,0 5,0 8.3 0 AM
40 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
41 2019902**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
42 2019903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
43 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
44 2020900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
45 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
46 2019903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
47 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Os processos de ensino-aprendizagem, construídos ao longo da vida do sujeito, nos diferentes espaços do mundo sócio-histórico-cultural em que ele se insere, envolvendo tanto aspectos cognitivos como afetivos. As teorias e diferentes concepções de aprendizagem. As concepções de sujeito envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem. Contribuições da Epistemologia Genética - Jean Piaget. Contribuições do Sócio-construtivismo - Lev Vigotsky. Contribuições da Psicogenética - Henry Wallon. Contribuições da Psicanálise - Sigmund Freud.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Serão realizados encontros síncronos e atividades assíncronas ao longo do semestre, de acordo com o cronograma definido. Os encontros síncronos consistem em aulas expositivas dialogadas com discussão de textos previamente lidos, estudos dirigidos previamente elaborados, orientações personalizadas para elaboração de conteúdo digital com sentido educativo sobre as temáticas trabalhadas e apresentação dos conteúdos produzidos. Os encontros síncronos serão realizados em uma sala virtual criada através do Google Meet, cujo link será disponibilizado com anterioridade na plataforma SIGAA.
As atividades assíncronas consistem em tarefas a serem realizadas individualmente e em grupo, devendo ser enviadas através da plataforma SIGAA nas datas previstas pelo cronograma.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação da aprendizagem ocorrerá de forma contínua, durante todo o processo, considerando elementos como assiduidade, o envolvimento a participação nas atividades, a qualidade dos produtos solicitados e o envio no prazo indicado. Dessa forma, todas as atividades realizadas constituirão instrumentos de avaliação: elaboração de textos científicos, seminários em grupo, estudos dirigidos, elaboração de conteúdo digital com sentido educativo e apresentação oral das atividades realizadas. As notas serão aferidas substancialmente através de três atividades principais: um position paper (10,0); um estudo dirigido com apresentação em grupo e vídeo/animação produzido (10,0); o conjunto de atividades assíncronas solicitadas e enviadas no prazo indicado (10,0).
Horário de atendimento: Segundas-feiras das 10 às 12h; Quartas-feiras das 14 às 16h
Bibliografia: Bibliografia Básica
COLL, C. Concepções e tendências atuais em psicologia da educação. In: C. Coll; J. Palacios e A. Marchesi. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar (pp. 29-64). Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
COLL, C. Psicologia e educação: aproximação aos objetivos e conteúdos da psicologia da educação. In: C. Coll; J. Palacios e A. Marchesi. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar (pp. 7-21). Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
SILVA, S. A.; FOSSATTI, P.; SARMENTO, D. F. Teorias implícitas sobre o ensino e aprendizagem. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 15(2), 2011, 291-299.
Bibliografia Complementar
ALENCAR, E. S.; TEIXEIRA, C. S. M.; SILVA, C. S.; FERRO, M. G. D.; CARVALHO, M. V. C. A epistemologia genética de Jean Piaget. In: CARVALHO, M. V. C. de; MATOS, K. S. A. L de. Psicologia da educação: teorias do desenvolvimento e da aprendizagem em discussão (pp. 119-162). 2. Ed. Fortaleza: Edições UFC, 2009.
CAMPOS, D. M. S. Psicologia da aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2002.
COLL, C. Constructivismo y educación escolar: ni hablamos siempre de lo mismo ni lo hacemos siempre desde la misma perspectiva epistemológica. Anuario de Psicología, 69, 1996, pp. 153-178.
COLL, C. et. Al. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 1996.
LA ROSA, J. Psicologia e educação: o significado do aprender. Porto Alegre: EDPUCRS, 2003.
FREITAS, L. A produção de ignorância na escola. São Paulo: Cortez, 1989.
KUPFER, M. C. M. Freud e a educação: o mestre do impossível. São Paulo: Scipione, 1989.
PAIN, S. A função da ignorância na escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
PIAGET, J. Psicologia e epistemologia: por uma teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1978.
PIAGET, J. A Equilibração das Estruturas Cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
PIAGET, J. A Epistemologia Genética. Petrópolis: Vozes, 1971.
PIERRE, M. El desarrollo cognitivo del niño: desde los descubrimientos de Piaget hasta las investigaciones actuales. Contextos Educativos, 4, 2001, pp. 53-77.
POZO, J. I. Teorias cognitivas da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 2007.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
WALLON, H. As origens do pensamento na criança. São Paulo: Manole, 1996
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
09/11/2020
09/11/2020
Introdução à disciplina, organização e orientações para a realização das atividades e dos critérios de avaliação dos trabalhos realizados.
11/11/2020
11/11/2020
Da relação histórica entre psicologia e Educação ao papel da psicologia no ensino remoto, no contexto da pandemia da COVID-19.
16/11/2020
16/11/2020
Reflexões sobre Identidade de aprendiz como construto emergente na nova ecologia da aprendizagem do século XXI
18/11/2020
18/11/2020
Processos educativos mediados pelas tecnologias da informação e comunicação: mitos e realidade
23/11/2020
23/11/2020
Diferentes perspectivas teóricas na Psicologia da Educação: unidade na diversidade
25/11/2020
25/11/2020
Perspectiva histórico-cultural da aprendizagem segundo Vygotsky
30/11/2020
30/11/2020
Teoria do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget
02/12/2020
02/12/2020
Atividade assíncrona em grupo: Quadro comparativo entre Piaget e Vygotsky
07/12/2020
07/12/2020
Aprendizagem e emoções: contribuições de Wallon à prática educativa
09/12/2020
09/12/2020
Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação
14/12/2020
14/12/2020
Rógers e a educação centrada no aluno
16/12/2020
16/12/2020
Atividade assíncrona em grupo: Infografia sobre Afetividade e saúde mental no ensino remoto no contexto da pandemia da COVID-19
21/12/2020
21/12/2020
Apresentação da infografia e avaliação colaborativa do conteúdo produzido
23/12/2020
23/12/2020
Atividade assíncrona: Finalização e envio do position paper
06/01/2021
06/01/2021
Aprendizagem e comportamento segundo Skinner
11/01/2021
11/01/2021
Aprendizagem significativa segundo Ausubel
13/01/2021
13/01/2021
Teoria da interatividade e mecanismos de influência educativa de César Coll
18/01/2021
18/01/2021
Atividade assíncrona: Decálogo da aprendizagem no contexto do ensino remoto e orientações grupo a grupo sobre o roteiro do vídeo animação
20/01/2021
20/01/2021
Apresentação dos vídeos/animação
25/01/2021
25/01/2021
Avaliação conjunta das atividades realizadas no semestre
27/01/2021
27/01/2021
Atividade assíncrona: Questionário de autoavaliação
01/02/2021
01/02/2021
Feedback formativo dos trabalhos entregues e do processo de ensino e aprendizagem vivenciado durante o semestre.
Avaliações
Data Descrição
06/01/2020 1ª Avaliação
13/01/2021 2ª Avaliação
27/01/2021 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Questionário de Autoavaliação 01/02/2021
Atividade assíncrona individual - Questionário sobre as experiências subjetivas de aprendizagem 13/11/2020
Link permanente de acesso aos encontros síncronos 11/11/2020
1º Encontro síncrono da disciplina 09/11/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 20:07