-

CPSIC/CMRV007 - ESTÁGIO BÁSICO II - Turma: 05 (2020.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da proposta de trabalho da disciplina, aspectos organizativos, normas e orientações gerais sobre o funcionamento do Estágio Básico II. (09/11/2020 - 09/11/2020)
   PLANO DE CURSO_ESTAGIO_BASICO_II_2020.1.pdf 
Técnicas de pesquisa qualitativa como instrumento de coleta de dados sobre processos de desenvolvimento e aprendizagem que têm lugar dentro e fora dos contextos formais de educação: observação sistemática e participante. Assíncrona: Prática de observação utilizando vídeo (protocolo de observação no SIGAA). (16/11/2020 - 16/11/2020)
   Filme "Como estrelas na Terra"

A partir das orientações sobre a prática de opbservação sistemática, escolha dois trechos do filme e faça o registro contínuo, seguindo as indicações:

1. Cada trecho deve ter no mínimo 10 minutos de duração;

2. Cada trecho deve ser registrado em protocolo próprio, que deve ser preenchido completamente;

3. Os registros são individuais e cada estudante deve enviar os seus através da plataforma SIGAA.

    
Inicia em 16/11/2020 às 0h 0 e finaliza em 20/11/2020 às 23h 59
Técnicas de pesquisa qualitativa como instrumento de coleta de dados sobre processos de desenvolvimento e aprendizagem dentro e fora dos contextos formais de educação: uso de entrevistas e questionários não-estruturada, semiestruturada e estruturada. Assíncrona: elaborar roteiro de entrevista para GRE (no SIGAA). (23/11/2020 - 23/11/2020)
    
Inicia em 23/11/2020 às 0h 0 e finaliza em 30/11/2020 às 23h 59
Prática de entrevista GRE: políticas públicas e a atuação do psicólogo no ensino remoto. Assíncrona: síntese da entrevista e roteiro de entrevista para coordenadora e estudantes (no SIGAA) (30/11/2020 - 30/11/2020)
    
Inicia em 04/12/2020 às 0h 0 e finaliza em 06/12/2020 às 23h 59
Entrevista com equipe Coordenadora pedagógica e alunos do 3º ano do Marista. Assíncrona: síntese da entrevista e roteiro de entrevista para mãe e educadora. (07/12/2020 - 07/12/2020)
    
Inicia em 07/12/2020 às 0h 0 e finaliza em 11/12/2020 às 23h 59
Entrevista sobre educação inclusiva no ensino remoto Assíncrona: Síntese da entrevista e levantamento de demandas. (14/12/2020 - 14/12/2020)
    
Inicia em 14/12/2020 às 0h 0 e finaliza em 21/12/2020 às 23h 59
Orientações para elaboração do relatório e do plano de ação. Assíncrona: Elaboração do relato de experiência (Google Drive) e esquema do plano de ação no SIGAA. (21/12/2020 - 21/12/2020)
Assíncrona: Elaboração do Relato de experiência (Google Drive) e esquema do plano de ação no SIGAA. (04/01/2021 - 04/01/2021)
Realização do plano de ação. Discussão sobre as atividades realizadas. (11/01/2021 - 11/01/2021)
Realização do plano de ação. Discussão sobre as atividades realizadas. (18/01/2021 - 18/01/2021)
    
Inicia em 11/01/2021 às 0h 0 e finaliza em 13/01/2021 às 23h 59
Apresentação dos relatos de experiência. Avaliação conjunta. (25/01/2021 - 25/01/2021)
Feedback formativo sobre os trabalhos entregues. (01/02/2021 - 01/02/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula NOV DEZ JAN FEV Total
09 16 23 30 07 14 21 28 04 11 18 25 01
1 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2018905**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
3 2018904**** 10,0 8,5 9,5 9.3 0 AM
4 2018904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Método de observação de crianças. Identificação das etapas do desenvolvimento infantil: funções cognitivas (pensamento de linguagem), fases psicossexuais e afetividade (nível das interações sociais). Avaliação psicométrica do desempenho escolar, da memória e da inteligência. Elaboração de relatório dos métodos utilizados (observação e avaliação psicológica).
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Todas as atividades da disciplina serão realizadas de maneira remota, incluindo encontros síncronos e tarefas a serem cumpridas de forma assíncrona, de acordo com o cronograma instituído. Os encontros síncronos se darão por meio da plataforma Google Meet, ao passo que o link de acesso ao encontro online, os materiais referentes à disciplina, bem como o envio das tarefas solicitadas se darão por meio da plataforma SIGAA. As atividades práticas online foram articuladas de maneira a propiciar a construção de conhecimento e o desenvolvimento de competências de maneira similar à qual se buscam alcançar através das visitas técnicas presenciais aos campos de estágio. Em geral, as atividades a serem realizadas se agrupam em três grandes blocos: escuta dos diversos atores envolvidos em processos de desenvolvimento e aprendizagem que tem lugar dentro e fora de contextos formais de educação no âmbito da pandemia da COVID-19, interpretação das demandas emergentes do atual cenário e elaboração do plano de ação. Dessa forma, inicialmente, serão levantados dados acerca dos processos psicológicos a partir da construção narrativa dos diversos atores da comunidade escolar (estudantes, gestores, educadores e familiares). Posteriormente, esses dados serão interpretados de modo a identificar possíveis demandas para a atuação profissional. Finalmente, será elaborado um plano de intervenção com vistas a contribuir com ações educativas voltadas ao público de interesse do estágio. Reiteramos que o plano de ação, bem como todas as atividades planejadas serão realizadas de maneira remota, sem requerer a presencialidade.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação da aprendizagem ocorrerá de forma contínua, durante todo o processo, considerando elementos como assiduidade, o envolvimento a participação nas atividades e a qualidade dos produtos solicitados. As notas serão aferidas substancialmente através de três atividades principais: cumprimento das atividades assíncronas (10,0); primeira versão do relato de experiência referente às atividades desenvolvidas (10,0); versão final do relato de experiência referente às atividades desenvolvidas (10,0).
Horário de atendimento: Segundas-feiras das 14 às 18h
Bibliografia: Bibliografia Básica
COLL, C.; MARCHESI, A.; PALACIOS, J. Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia Evolutiva. Vol 1. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
FAGUNDES, A J. da F. M. Descrição e registro de comportamento. São Paulo: Edicon, 1982.
VAYER, P e COELHO, M.H. A Observação da criança. São Paulo: Manole, 1990.

Bibliografia Complementar
ARIÉS, P. História Social da criança e da família. Rio de Janeiro: Ed. S. A., 1981.
BEE, H. O ciclo vital. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
BIAGGIO, A. M. B. Psicologia do desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1985.
BOCK, A. B. M. Adolescência como construção social: estudo sobre livros destinados a pais e educadores. Revista da Associação Brasileira de Psicologia Educacional e Escolar, n.1, p. 63-76, 2007.
BOCK, A. B. M. A perspectiva sócio-histórica de Leontiev e a crítica à naturalização da formação do ser humano: a adolescência em questão. Cadernos Cedes, n.62, p. 26-43, 2004.
BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente: Lei federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 2002.
BUSSAB. V. S. R. Fatores hereditários e ambientais no desenvolvimento: a adoção de uma perspectiva interacionista. Psicologia: Reflexão e Crítica, n.2, p. 233-243, 2000.
COLE, M.; COLE, S. O Desenvolvimento da criança e do adolescente. Porto Alegre: Artmed, 2004.
LATAILLE, Yves et alii. Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão. SP, Summus, 1992.
MACEDO, R. M. A.; BOMFIM, M. C. A. Violências na escola. Rev. Diálogo Educ., v. 9, n. 28, p. 605-618, 2009.
MACEDO, O. J.; PESSOA, M. C. B.; ALBERTO, M. F. P. Atuação dos Profissionais de Psicologia Junto à Infância e à Adolescência nas Políticas Públicas de Assistência Social. Psicologia: Ciência e Profissão, v.35, n.3, p. 916-931, 2015.
MOTA, M. E. Psicologia do desenvolvimento: uma perspectiva histórica. Temas em Psicologia, v.13, n.2, p. 105-111, 2005.
PAPALIA, D. E.; Feldman, R. D. Desenvolvimento humano. 7. ed. Porto Alegre: McGraw-Hill, 2013.
PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1978.
ROSSETTI-FERREIRA, M. C., ALMEIDA, I. G., COSTA, N. R. A., GUIMARÃES, L. A.; MARIANO, F. N.; PAULI-TEIXEIRA, S. C. et al. Acolhimento de crianças e adolescentes em situações de abandono, violência e rupturas. Psicologia: Reflexão e Crítica, v.25, n.2, p. 390-399, 2012.
TOGNETTA, L. R. P., VINHA, T. P. Construindo a autonomia moral na escola: os conflitos interpessoais e a aprendizagem dos valores. Revista Diálogo Educacional, v.9, n.28, p. 525-540, 2009.
VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
09/11/2020
09/11/2020
Apresentação da proposta de trabalho da disciplina, aspectos organizativos, normas e orientações gerais sobre o funcionamento do Estágio Básico II.
16/11/2020
16/11/2020
Técnicas de pesquisa qualitativa como instrumento de coleta de dados sobre processos de desenvolvimento e aprendizagem que têm lugar dentro e fora dos contextos formais de educação: observação sistemática e participante. Assíncrona: Prática de observação utilizando vídeo (protocolo de observação no SIGAA).
23/11/2020
23/11/2020
Técnicas de pesquisa qualitativa como instrumento de coleta de dados sobre processos de desenvolvimento e aprendizagem dentro e fora dos contextos formais de educação: uso de entrevistas e questionários não-estruturada, semiestruturada e estruturada. Assíncrona: elaborar roteiro de entrevista para GRE (no SIGAA).
30/11/2020
30/11/2020
Prática de entrevista GRE: políticas públicas e a atuação do psicólogo no ensino remoto. Assíncrona: síntese da entrevista e roteiro de entrevista para coordenadora e estudantes (no SIGAA)
07/12/2020
07/12/2020
Entrevista com equipe Coordenadora pedagógica e alunos do 3º ano do Marista. Assíncrona: síntese da entrevista e roteiro de entrevista para mãe e educadora.
14/12/2020
14/12/2020
Entrevista sobre educação inclusiva no ensino remoto Assíncrona: Síntese da entrevista e levantamento de demandas.
21/12/2020
21/12/2020
Orientações para elaboração do relatório e do plano de ação. Assíncrona: Elaboração do relato de experiência (Google Drive) e esquema do plano de ação no SIGAA.
04/01/2021
04/01/2021
Assíncrona: Elaboração do Relato de experiência (Google Drive) e esquema do plano de ação no SIGAA.
11/01/2021
11/01/2021
Realização do plano de ação. Discussão sobre as atividades realizadas.
18/01/2021
18/01/2021
Realização do plano de ação. Discussão sobre as atividades realizadas.
25/01/2021
25/01/2021
Apresentação dos relatos de experiência. Avaliação conjunta.
01/02/2021
01/02/2021
Feedback formativo sobre os trabalhos entregues.
Avaliações
Data Descrição
14/12/2020 1ª Avaliação
21/12/2020 2ª Avaliação
29/01/2021 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Prazo de entrega da versão final do Relato de experiência 27/01/2021
Atividade da semana: orientação personalizada para produção de conteúdo 18/01/2021
Entrevista com a coordenadora pedagógica e os discentes 04/12/2020
2º Encontro síncrono 16/11/2020
1º Encontro síncrono da disciplina 09/11/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 20:14