-

CBT0017 - LINGUA ESPANHOLA APLICADA AO TURISMO III - Turma: 01 (2020.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da turma e da Ementa da disciplina. Atividades com textos. Apresentações escritas e orais. (03/03/2020 - 03/03/2020)
Atividades do livro. (06/03/2020 - 06/03/2020)
Prática escrita e oral. (10/03/2020 - 10/03/2020)
Exercícios do livro em equipe. (13/03/2020 - 13/03/2020)
Paralização do semestre letivo do dia 17 de março a 8 de novembro devido à pandemia do COVID-19. (17/03/2020 - 17/03/2020)
Aula de boas vindas via Google Meet. Boas vindas aos alunos ao retorno às aulas. Apresentação e explicação da nova modalidade de ensino para o período da pandemia por conta do COVID-19. Explicação sobre a metodologia adotada para as aulas remotas. Realização das tividades gramaticais e lexicais para a próxima aula. (10/11/2020 - 10/11/2020)
Aula síncrona via Google Meet para explicar e sanar as possíveis dúvidas dos alunos sobre os conteúdos gramaticais, lexicais e culturais. (13/11/2020 - 13/11/2020)
Estimadas y estimados, para nuestra clase deben buscar los materiales que utilizamos y echar un vistazo (dar uma olhada) en él para checar las dudas que tienen de gramática, léxico, cultura, etc. Por favor, miren y me hagan preguntas mañana. Además de ello, no se lo olviden del vídeo y del resumen. Un saludo y hasta mañana.
Aula assíncrona: pesquisa sobre os assuntos da aula e resolução das atividades do Caderno de exercícios. (17/11/2020 - 17/11/2020)
Debes leer varios periódicos en lengua española y destacar 5 palabras relacionadas con la pandemia de covid-19. En seguida, buscas la definición de cada una en el diccionario Clave. Informar el periódico y el país.
Aula expositiva, via Google Meet, sobre os conteúdos lexicais e gramaticais. Explicação para a elaboração das atividades. (20/11/2020 - 20/11/2020)
Unidades 11 e 12 del Nuevo Ven 1. Aula assíncrona. (24/11/2020 - 24/11/2020)
Trabalho com leitura de poemas e poesias para a prática oral. Comentários sobre o texto e atividades da aula anterior. Tarefas auditiva com a canção Viviré de Laura Paulsini e comentários para a prática oral. (27/11/2020 - 27/11/2020)
Atividade de precalentamento: Para empezar nuestra clase, deben elegir un pequeño poema para hacer la lectura.
Unidade 13. Atividades realizadas com o monitor da disciplina. Estudo dirigido pelo monitor para tirar as dúvidas dos alunos. Resolução de exercícios. (01/12/2020 - 01/12/2020)
A aula será a participação dos alunos no I Seminário A interdisciplinaridade no turismo: algumas considerações sobre aspectos linguísticos, geoambientais, turísticos e culturais. O referido evento foi realizado pelos coordenadores do EITUR, professores Glauber Lima Moreira, Vicente Borges e Edvania Gomes. É um evento de extensão e obrigatório para os alunos de espanhol. (04/12/2020 - 04/12/2020)
    
Inicia em 03/12/2020 às 17h 0 e finaliza em 08/12/2020 às 23h 59
Atividade de expressão escrita e compreensão leitora. Aula síncrona. (08/12/2020 - 08/12/2020)
Atividade de revisão dos conteúdos estudados com o monitor da disciplina. (11/12/2020 - 11/12/2020)
Primeira atividade avaliativa. Prova escrita individual. (15/12/2020 - 15/12/2020)
Entrega das provas e comentários. Revisão dos conteúdos estudados. Entrega e apresentação da atividade: cada aluno fará uma fotografia de um lugar turístico bastante conhecido em um país de língua espanhola e elaborará um roteiro turístico de dois dias para um grupo de turistas jovens. (18/12/2020 - 18/12/2020)
Contenido de la próxima clase asíncrona (17/12): Preparar la presentación de la actividad: cada alumno hará una fotografía de un lugar turístico bastante conocido en un país de lengua española y elaborará una ruta turística de dos días para un grupo de jóvenes. La presentación será el 22 de diciembre. Actividad escrita, oral y auditiva. (22/12/2020 - 22/12/2020)
Natal. Recesso escolar. (25/12/2020 - 25/12/2020)
Recesso escolar. Realização do Fórum sobre os temas culturais: La gastronomía, la música y el arte como elementos motivadores para el desarrollo del turismo. Os alunos deverão, com antecedência, realizar pesquisas na internet para ler sobre o tema do fórum para a realização do debate. (29/12/2020 - 29/12/2020)
Feriado nacional. (01/01/2021 - 01/01/2021)
Férias docente. (05/01/2021 - 05/01/2021)
Trabalhando as habilidades linguísticas: escrita e oralidade. (08/01/2021 - 08/01/2021)
Segunda avaliação: Apresentação individual do vídeo divulgativo de um ponto turístico em potencial de um lugar brasileiro que o aluno conhece. Comentários ao final. (12/01/2021 - 12/01/2021)
Segunda avaliação: Apresentação individual do vídeo divulgativo de um ponto turístico em potencial de um lugar brasileiro que o aluno conhece. Trabalhando as habidades escrita, oral e auditiva. Comentários ao final. (15/01/2021 - 15/01/2021)
Apresentação dos podcasts preparados pelos alunos com um tema de interesse pessoal, e participação no Fórum. (19/01/2021 - 19/01/2021)
Segunda chamada da segunda avaliação. Aula assíncrona para os demais alunos que não farão a avaliação. (22/01/2021 - 22/01/2021)
Terceira atividade avaliativa: Compreensão leitora. Prova escrita. (26/01/2021 - 26/01/2021)
Prova final. Entrega das notas e comentários. Encerramento da disciplina com a avaliação dos alunos sobre as aulas. (29/01/2021 - 29/01/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR NOV DEZ JAN Total
03 06 10 13 10 13 17 20 24 27 01 04 08 11 15 18 22 29 05 08 12 15 19 22 26 29
1 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
2 2019903**** 0 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 1 0 0 2 2 0 1 0 2 0 14
3 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4
4 2019903**** 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
5 2019900**** 0 0 0 0 0 1 0 1 0 0 1 0 2 0 0 0 0 0 1 2 0 2 2 2 0 0 14
6 2019902**** 0 1 2 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 1 0 0 0 9
7 2019903**** 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 3
8 2019902**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 2 0 1 0 0 0 11
9 201493**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 46
10 2017914**** 0 2 1 2 2 2 2 2 0 0 2 2 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 37
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019903**** 5,0 7,9 8,0 7.0 0 AM
2 2019902**** 6,5 7,6 6,8 7.0 0 AM
3 2019902**** 6,9 8,1 6,0 7.0 0 AM
4 201493**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
5 2019903**** 6,0 7,5 7,4 7.0 0 AM
6 2019903**** 8,0 9,5 10,0 9.2 0 AM
7 2019903**** 8,0 7,9 10,0 8.6 0 AM
8 2019900**** 8,0 8,1 10,0 8.7 0 AM
9 2017914**** 4,8 0,0 0,0 1.6 0 RN
10 2019900**** 6,0 5,0 6,0 6.2 6.0 0 EF

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo das situações prático-discursivas da língua espanhola através de atividades de nível pré-intermediário que possibilitem o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas da língua (ler, falar, ouvir e escrever), enfatizando a comunicação em situações específicas da área turística, mas não unicamente.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas e participativas;
Atividades práticas e teóricas;
Exposição e discussão oral dos discentes;
Análise e discussão dos conteúdos em documentos autênticos;
Tarefas individuais.

Vale ressaltar que, devido ao atual contexto pandêmico, todas as atividades serão realizadas virtualmente, tanto de maneira síncrona como assíncrona, explica e orientada na primeira aula do retorno às aulas. A maioria das atividades acontecerão na comunicação assíncrona.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Frequência às aulas (75%). Atrasos prolongados para entrar na sala, quando houver aula síncrola, e também na entrega das atividades assíncronas podem implicar em falta;
Participação, apresentação e entrega dos trabalhos propostos;
Pontualidade na entrega das atividades;
Exposição oral das apresentações dos seminários via google meet;
Análise da produção escrita e atividades auditivas;
Duas avaliações parciais e uma final, para o aluno que não obtiver a média exigina pelo curso.
Horário de atendimento: Turno na tarde
Bibliografia: BIBLIOGRÁFICA BÁSICA
LLORACH, E. A. Gramática de la lengua española. Madrid: Espasa, 1994.
MILANI, E. M. Gramática de espanhol para brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2000.
MORENO, Concha; TUTS, Martina. Cinco Estrellas: español para el turismo. Madrid: SGEL, 2009.
NUEVO VEN 2. Francisco Castro, Fernando Marín, Reyes Morales. Edelsa, 2004, Madrid. Libro del alumno.
SEÑAS: Diccionario para la enseñanza de la lengua española para brasileños / Universidad de Alcalá de Henares. Tradução de Eduardo Brandão & Cláudia Berliner. São Paulo, Martins Fontes: 2013.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
GARCIA, M. de Los A. J. & HERNÁNDEZ, J. S. Minidicionário Espanhol 3 em 1. São Paulo: Scipione, 2000.
HERMOSO, A. G. et al. Gramática de español lengua extranjera. Madrid: Edelsa, 1997.
_______, Conjugar es fácil en español. Madrid: Edelsa, 1999.
_______ & DUEÑAS, C. R. ECO. Madrid: Edelsa, 2004
MOREIRA, Glauber Lima; ALVES COSTA, Lucimara. Análisis de la variación denominativa del léxico del turismo en diccionarios de ELE. Entrepalavras, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 10-29, abr. 2018. ISSN 2237-6321. Disponível em: <http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1098>. doi:http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-11098.
MOREIRA, Glauber Lima. ¿Pero es qué todavía es útil usar el diccionario? Un diálogo sobre la importancia de su empleo en la clase de ELE con Concha Maldonado y Odair Nadin. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 14, n. 3, p. 2388-2395, set. 2017. ISSN 1984-8412. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2017v14n3p2388>. doi:https://doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14n3p2388.
MILANI, E. M. Gramática de espanhol para brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2000.
NUEVO VEN 2. Francisco Castro, Fernando Marín, Reyes Morales. Edelsa, 2004, Madrid. Libro de ejercicios 2.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
03/03/2020
03/03/2020
Apresentação da turma e da Ementa da disciplina. Atividades com textos. Apresentações escritas e orais.
06/03/2020
06/03/2020
Atividades do livro.
10/03/2020
10/03/2020
Prática escrita e oral.
13/03/2020
13/03/2020
Exercícios do livro em equipe.
17/03/2020
17/03/2020
Paralização do semestre letivo do dia 17 de março a 8 de novembro devido à pandemia do COVID-19.
10/11/2020
10/11/2020
Aula de boas vindas via Google Meet. Boas vindas aos alunos ao retorno às aulas. Apresentação e explicação da nova modalidade de ensino para o período da pandemia por conta do COVID-19. Explicação sobre a metodologia adotada para as aulas remotas. Realização das tividades gramaticais e lexicais para a próxima aula.
13/11/2020
13/11/2020
Aula síncrona via Google Meet para explicar e sanar as possíveis dúvidas dos alunos sobre os conteúdos gramaticais, lexicais e culturais.
17/11/2020
17/11/2020
Aula assíncrona: pesquisa sobre os assuntos da aula e resolução das atividades do Caderno de exercícios.
20/11/2020
20/11/2020
Aula expositiva, via Google Meet, sobre os conteúdos lexicais e gramaticais. Explicação para a elaboração das atividades.
24/11/2020
24/11/2020
Unidades 11 e 12 del Nuevo Ven 1. Aula assíncrona.
27/11/2020
27/11/2020
Trabalho com leitura de poemas e poesias para a prática oral. Comentários sobre o texto e atividades da aula anterior. Tarefas auditiva com a canção Viviré de Laura Paulsini e comentários para a prática oral.
01/12/2020
01/12/2020
Unidade 13. Atividades realizadas com o monitor da disciplina. Estudo dirigido pelo monitor para tirar as dúvidas dos alunos. Resolução de exercícios.
04/12/2020
04/12/2020
A aula será a participação dos alunos no I Seminário A interdisciplinaridade no turismo: algumas considerações sobre aspectos linguísticos, geoambientais, turísticos e culturais. O referido evento foi realizado pelos coordenadores do EITUR, professores Glauber Lima Moreira, Vicente Borges e Edvania Gomes. É um evento de extensão e obrigatório para os alunos de espanhol.
08/12/2020
08/12/2020
Atividade de expressão escrita e compreensão leitora. Aula síncrona.
11/12/2020
11/12/2020
Atividade de revisão dos conteúdos estudados com o monitor da disciplina.
15/12/2020
15/12/2020
Primeira atividade avaliativa. Prova escrita individual.
18/12/2020
18/12/2020
Entrega das provas e comentários. Revisão dos conteúdos estudados. Entrega e apresentação da atividade: cada aluno fará uma fotografia de um lugar turístico bastante conhecido em um país de língua espanhola e elaborará um roteiro turístico de dois dias para um grupo de turistas jovens.
22/12/2020
22/12/2020
Contenido de la próxima clase asíncrona (17/12): Preparar la presentación de la actividad: cada alumno hará una fotografía de un lugar turístico bastante conocido en un país de lengua española y elaborará una ruta turística de dos días para un grupo de jóvenes. La presentación será el 22 de diciembre. Actividad escrita, oral y auditiva.
25/12/2020
25/12/2020
Natal. Recesso escolar.
29/12/2020
29/12/2020
Recesso escolar. Realização do Fórum sobre os temas culturais: La gastronomía, la música y el arte como elementos motivadores para el desarrollo del turismo. Os alunos deverão, com antecedência, realizar pesquisas na internet para ler sobre o tema do fórum para a realização do debate.
01/01/2021
01/01/2021
Feriado nacional.
05/01/2021
05/01/2021
Férias docente.
08/01/2021
08/01/2021
Trabalhando as habilidades linguísticas: escrita e oralidade.
12/01/2021
12/01/2021
Segunda avaliação: Apresentação individual do vídeo divulgativo de um ponto turístico em potencial de um lugar brasileiro que o aluno conhece. Comentários ao final.
15/01/2021
15/01/2021
Segunda avaliação: Apresentação individual do vídeo divulgativo de um ponto turístico em potencial de um lugar brasileiro que o aluno conhece. Trabalhando as habidades escrita, oral e auditiva. Comentários ao final.
19/01/2021
19/01/2021
Apresentação dos podcasts preparados pelos alunos com um tema de interesse pessoal, e participação no Fórum.
22/01/2021
22/01/2021
Segunda chamada da segunda avaliação. Aula assíncrona para os demais alunos que não farão a avaliação.
26/01/2021
26/01/2021
Terceira atividade avaliativa: Compreensão leitora. Prova escrita.
29/01/2021
29/01/2021
Prova final. Entrega das notas e comentários. Encerramento da disciplina com a avaliação dos alunos sobre as aulas.
Avaliações
Data Descrição
08/12/2020 1ª Avaliação
19/01/2021 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Primeira aula 08/11/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1069 19/04/2024 16:16