-

CBT0026 - LINGUA ESPANHOLA APLICADA AO TURISMO IV - Turma: 01 (2020.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da ementa da disciplina, comentários sobre as avaliações e apresentação do material didático. Atividades orais, escritas e auditivas. (07/03/2020 - 07/03/2020)
Atividades de leitura e escrita do livro. (14/03/2020 - 14/03/2020)
Paralização do semestre letivo do dia 17 de março a 8 de novembro devido à pandemia do COVID-19. (21/03/2020 - 21/03/2020)
Aula de boas vindas via Google Meet. Boas vindas aos alunos ao retorno às aulas. Apresentação e explicação sobre a nova modalidade de ensino para o período de pandemia por conta do COVID-19. Exercícios com textos e discussão sobre os temas. Atividades gramaticais e lexicais para a próxima aula. (14/11/2020 - 14/11/2020)
Estimadas y estimados, buenos días¡ Para nuestro primer encuentro, deben llevar un reportaje de un país de habla española que hable sobre el turismo local en estos momentos. Un saludo.
Atividades das unidades: 11 y 12 del Nuevo Ven 2. (21/11/2020 - 21/11/2020)
Atividade de produção escrita através de Chat sobre o tema apresentados nos vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=EcdtfKH8uLo e https://www.youtube.com/watch?v=ekLh80B-9Us. Os alunos assistiram aos vídeos e apresentaram o que entenderam sobre os conteúdos do material. (28/11/2020 - 28/11/2020)

Assistir aos vídeos e fazer dois comentários para cada link.

   Temas diversos
Período de Habilitação: 28/11/2020 às 09:00 a 02/12/2020 às 18:00
   Debate sobre el confinamiento en europa
Período de Habilitação: 05/01/2021 às 08:00 a 12/01/2021 às 12:00
Webconferência via google meet: A aula será a participação dos alunos no I Seminário A interdisciplinaridade no turismo: algumas considerações sobre aspectos linguísticos, geoambientais, turísticos e culturais. O referido evento foi realizado pelos coordenadores do EITUR, professores Glauber Lima Moreira, Vicente Borges e Edvania Gomes. É um evento de extensão e obrigatório para os alunos de espanhol. (05/12/2020 - 05/12/2020)
    
Inicia em 03/12/2020 às 17h 0 e finaliza em 08/12/2020 às 23h 59
Primeira avaliação escrita individual. (12/12/2020 - 12/12/2020)
Fórum sobre temas culturais. Cada aluno apresentou dois exemplos de manifestações culturais dos países hispânicos, ademais de fazer dois comentários ou perguntas ao seu colega. (19/12/2020 - 19/12/2020)
Apresentação das atividade escritas e de compreenão leitora realizadas em casa. (26/12/2020 - 26/12/2020)
Fórum sobre a palestra da professora Marisa Aderaldo, no I Seminário: A interdisciplinaridade no turismo: algumas considerações sobre aspectos linguísticos, geoambientais, turísticos e culturais. Cada aluno apresentou um pequeno resumo sobre as questões levantadas pela pesquisadora, ademais de interagir com 3 comentários dos colegas. (02/01/2021 - 02/01/2021)
Apresentação do podcast de cada equipe sobre os temas culturais de um país de língua espanhola escolhido pelo próprio estudante. (09/01/2021 - 09/01/2021)
Primeiro momento da aula: Aplicação da segunda avaliação: Apresentação do trabalho individual com fotografias e expressão escrita. Cada aluno expôs uma fotografia de um lugar em potencial que poderia ser um ponto turísmo e elaborou uma poesia ou um poema sobre a imagem, como forma de atrair possíveis visitas ao lugar. Segundo momento: atividade de compreensão leitora e expressão escrita. (16/01/2021 - 16/01/2021)
Terceira avaliação oral: apresentação dos Seminários sobre os capítulos do livro: Enseñanza de español con fines específicos: el caso de la carrera de turismo. Teoría y práctica1. A divisão dos capítulos foi a seguinte: María del Carmen Méndez Santos; Ana María Gil del Moral. Introducción a la enseñanza de español con fines específicos – Anderson 2. Maria Camila Bedin; Gretel Eres Fernández: Soy profesor de español en el curso de turismo: ¿qué hago? – Bruno 3. Adriana María Ramos Oliveira; Antonio Ferreira da Silva Junior: La enseñanza del español con fines específicos en el curso de Turismo del Cefet/RJ: propuesta pedagógica y papel del docente – Felipe 4. Sabrina Lafuente: La enseñanza de la traducción para el turismo y la formación de profesores de ELE: experiencias en el Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda – Isabel 5. Glauber Lima Moreira; Lucimara Alves Costa: La presencia de la variación denominativa en artículos lexicográficos del léxico de turismo: el caso de la hostelería y agencias de viaje – Karine 6. Odair Luiz Nadin; Lígia De Grandi: Enseñanza y aprendizaje de Lenguas para Fines Específicos: un puente entre Terminología y Lexicografía Didáctica – Mateus 7. Jorge Lázaro; Ioana Cornea: El Principio de adecuación en diccionarios especializados multilingües. Un caso de estudio en el área de turismo - Verônica. (23/01/2021 - 23/01/2021)
No primeiro momento, realização da segunda chamada da terceira avaliação. No segundo momento, encerramento da disciplina com a avaliação dos alunos sobre as aulas. (30/01/2021 - 30/01/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR NOV DEZ JAN Total
07 14 14 21 28 05 12 19 26 02 09 16 23 30
1 2018904**** 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 4 4 4 4 24
2 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2015905**** 4 0 4 0 4 4 4 4 0 0 0 4 4 4 36
4 2018905**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 8
5 2018905**** 4 4 4 4 4 0 4 4 4 4 4 4 4 4 52
6 2018904**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 8
7 2014912**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 52
8 2018904**** 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
9 2014912**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 56
10 2016904**** 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 12
11 2018905**** 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018902**** 8,2 6,5 6,5 7.1 0 AM
2 2018905**** 6,0 8,8 9,6 8.1 0 AM
3 2018904**** 3,5 0,0 0,0 1.2 0 RN
4 2018905**** 9,0 8,6 9,4 9.0 0 AM
5 2016904**** 8,0 7,8 8,5 8.1 0 AM
6 2018904**** 6,0 7,8 9,6 7.8 0 AM
7 2015905**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
8 2014912**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
9 2014912**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
10 2018905**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
11 2018904**** 6,0 8,0 8,3 7.4 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas e participativas;
Atividades práticas e teóricas;
Exposição e discussão oral dos discentes;
Análise e discussão dos conteúdos em documentos autênticos;
Tarefas individuais.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Frequência às aulas (75%). Atrasos prolongados para entrar na sala, quando houver aula síncrola, e também na entrega das atividades assíncronas podem implicar em falta;
Participação, apresentação e entrega dos trabalhos propostos;
Pontualidade na entrega das atividades;
Exposição oral das apresentações dos seminários via google meet;
Análise da produção escrita e atividades auditivas;
Duas avaliações parciais e uma final, para o aluno que não obtiver a média exigina pelo curso.
Horário de atendimento: Noite
Bibliografia: BIBLIOGRÁFICA BÁSICA
LLORACH, E. A. Gramática de la lengua española. Madrid: Espasa, 1994.
MILANI, E. M. Gramática de espanhol para brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2000.
MORENO, Concha; TUTS, Martina. Cinco Estrellas: español para el turismo. Madrid: SGEL, 2009.
NUEVO VEN 2. Francisco Castro, Fernando Marín, Reyes Morales. Edelsa, 2004, Madrid. Libro del alumno.
SEÑAS: Diccionario para la enseñanza de la lengua española para brasileños / Universidad de Alcalá de Henares. Tradução de Eduardo Brandão & Cláudia Berliner. São Paulo, Martins Fontes: 2013.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
GARCIA, M. de Los A. J. & HERNÁNDEZ, J. S. Minidicionário Espanhol 3 em 1. São Paulo: Scipione, 2000.
HERMOSO, A. G. et al. Gramática de español lengua extranjera. Madrid: Edelsa, 1997.
_______, Conjugar es fácil en español. Madrid: Edelsa, 1999.
_______ & DUEÑAS, C. R. ECO. Madrid: Edelsa, 2004
LIMA MOREIRA, Glauber; FERNANDEZ, G. E. (Org.). Enseñanza del español con fines específicos: El caso de la carrera de Turismo. Teoría y práctica. 1. ed. Brasília: Ministerio de Educación y Formación Profesional, 2019. v. 1. 219p.
MILANI, E. M. Gramática de espanhol para brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2000.
MOREIRA, G. L. El componente cultural en los diccionarios de ELE. Domínios de Lingu@gem, v. 12, n. 4, p. 2240-2263, 19 jan. 2019.
MOREIRA, G. L. et al. Reflexões e ações no ensino e aprendizagem de Espanhol/LE. 2. ed. FORTALEZA: EdUECE, 2019. v. 1. 285p .
NUEVO VEN 2. Francisco Castro, Fernando Marín, Reyes Morales. Edelsa, 2004, Madrid. Libro de ejercicios 2.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
07/03/2020
07/03/2020
Apresentação da ementa da disciplina, comentários sobre as avaliações e apresentação do material didático. Atividades orais, escritas e auditivas.
14/03/2020
14/03/2020
Atividades de leitura e escrita do livro.
21/03/2020
21/03/2020
Paralização do semestre letivo do dia 17 de março a 8 de novembro devido à pandemia do COVID-19.
14/11/2020
14/11/2020
Aula de boas vindas via Google Meet. Boas vindas aos alunos ao retorno às aulas. Apresentação e explicação sobre a nova modalidade de ensino para o período de pandemia por conta do COVID-19. Exercícios com textos e discussão sobre os temas. Atividades gramaticais e lexicais para a próxima aula.
21/11/2020
21/11/2020
Atividades das unidades: 11 y 12 del Nuevo Ven 2.
28/11/2020
28/11/2020
Atividade de produção escrita através de Chat sobre o tema apresentados nos vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=EcdtfKH8uLo e https://www.youtube.com/watch?v=ekLh80B-9Us. Os alunos assistiram aos vídeos e apresentaram o que entenderam sobre os conteúdos do material.
05/12/2020
05/12/2020
Webconferência via google meet: A aula será a participação dos alunos no I Seminário A interdisciplinaridade no turismo: algumas considerações sobre aspectos linguísticos, geoambientais, turísticos e culturais. O referido evento foi realizado pelos coordenadores do EITUR, professores Glauber Lima Moreira, Vicente Borges e Edvania Gomes. É um evento de extensão e obrigatório para os alunos de espanhol.
12/12/2020
12/12/2020
Primeira avaliação escrita individual.
19/12/2020
19/12/2020
Fórum sobre temas culturais. Cada aluno apresentou dois exemplos de manifestações culturais dos países hispânicos, ademais de fazer dois comentários ou perguntas ao seu colega.
26/12/2020
26/12/2020
Apresentação das atividade escritas e de compreenão leitora realizadas em casa.
02/01/2021
02/01/2021
Fórum sobre a palestra da professora Marisa Aderaldo, no I Seminário: A interdisciplinaridade no turismo: algumas considerações sobre aspectos linguísticos, geoambientais, turísticos e culturais. Cada aluno apresentou um pequeno resumo sobre as questões levantadas pela pesquisadora, ademais de interagir com 3 comentários dos colegas.
09/01/2021
09/01/2021
Apresentação do podcast de cada equipe sobre os temas culturais de um país de língua espanhola escolhido pelo próprio estudante.
16/01/2021
16/01/2021
Primeiro momento da aula: Aplicação da segunda avaliação: Apresentação do trabalho individual com fotografias e expressão escrita. Cada aluno expôs uma fotografia de um lugar em potencial que poderia ser um ponto turísmo e elaborou uma poesia ou um poema sobre a imagem, como forma de atrair possíveis visitas ao lugar. Segundo momento: atividade de compreensão leitora e expressão escrita.
23/01/2021
23/01/2021
Terceira avaliação oral: apresentação dos Seminários sobre os capítulos do livro: Enseñanza de español con fines específicos: el caso de la carrera de turismo. Teoría y práctica1. A divisão dos capítulos foi a seguinte: María del Carmen Méndez Santos; Ana María Gil del Moral. Introducción a la enseñanza de español con fines específicos – Anderson 2. Maria Camila Bedin; Gretel Eres Fernández: Soy profesor de español en el curso de turismo: ¿qué hago? – Bruno 3. Adriana María Ramos Oliveira; Antonio Ferreira da Silva Junior: La enseñanza del español con fines específicos en el curso de Turismo del Cefet/RJ: propuesta pedagógica y papel del docente – Felipe 4. Sabrina Lafuente: La enseñanza de la traducción para el turismo y la formación de profesores de ELE: experiencias en el Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda – Isabel 5. Glauber Lima Moreira; Lucimara Alves Costa: La presencia de la variación denominativa en artículos lexicográficos del léxico de turismo: el caso de la hostelería y agencias de viaje – Karine 6. Odair Luiz Nadin; Lígia De Grandi: Enseñanza y aprendizaje de Lenguas para Fines Específicos: un puente entre Terminología y Lexicografía Didáctica – Mateus 7. Jorge Lázaro; Ioana Cornea: El Principio de adecuación en diccionarios especializados multilingües. Un caso de estudio en el área de turismo - Verônica.
30/01/2021
30/01/2021
No primeiro momento, realização da segunda chamada da terceira avaliação. No segundo momento, encerramento da disciplina com a avaliação dos alunos sobre as aulas.
Avaliações
Data Descrição
12/12/2020 1ª Avaliação
23/01/2021 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Primeira aula 08/11/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 19:24