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CBT0038 - MARKETING TURISTICO - Turma: 01 (2020.1)

Tópicos Aulas
Apresentação e Discussão do Plano de Ensino (02/03/2020 - 02/03/2020)
Aula expositiva dialogada com uso de data show
Introdução ao marketing turístico (04/03/2020 - 04/03/2020)

Aula expositiva dialogada com Data Show, quadro, marcador de quadro branco e discussões em grupo. Análise do capítulo “Definição de marketing: o que é marketing?” do livro “Marketing de hospitalidade e turismo”.

   Marketing para o turismo - as raízes históricas 
Capítulo 15 "Marketing para o turismo - as raízes históricas" do livro "Turismo princípios e práticas" - COOPER et al. [2007]
  Morrison (2012, Cap. 1) 
Capítulo "Definição de Marketing - O que é marketing?"
Conceitos e definições de marketing turístico (09/03/2020 - 09/03/2020)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussões em grupo. Análise do capítulo "Serviços de marketing de hospitalidade e turismo" do livro "Turismo: Marketing de hospitalidade e turismo".
Abordagens de marketing no setor do turismo (11/03/2020 - 11/03/2020)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussões em grupo. Análise do capítulo "Serviços de marketing de hospitalidade e turismo" do livro "Turismo: Marketing de hospitalidade e turismo".
  Morrison [2012] - Cap. 2 
Capítulo 2 "Serviços de marketing de hospitalidade e turismo" do livro "Marketing de hospitalidade e turismo" de Morrison (2012).
Tendências e desafios do marketing (16/03/2020 - 16/03/2020)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussão de texto/artigo.
Reapresentação e Discussão do Plano de Ensino | Recapitulação do conteúdo de março (09/11/2020 - 09/11/2020)

Aula expositiva dialogada e discussão de texto/artigo.

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/cbt0038-marketing-turistico

    
Inicia em 09/11/2020 às 0h 0 e finaliza em 13/12/2020 às 23h 59
Comportamento do consumidor no turismo (11/11/2020 - 11/11/2020)

Aula expositiva dialogada e discussões em grupo. Análise do capítulo “Comportamento do cliente: onde estamos agora?” do livro “Marketing de hospitalidade e turismo”.

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/cbt0038-marketing-turistico

*Caso a instabilidade da conexão persista por mais de 10 minutos, será feito a migração para a plataforma Google Meet, através do link: meet.google.com/iib-qpbj-qfr


 
  COMPORTAMENTO DO CLIENTE CONSUMIDOR 
Capítulo 4 "Comportamento do cliente - onde estamos agora?" do livro "Marketing de hospitalidade e turismo" de Morrison (2012).
Comportamento do consumidor e TIC | Seminário de discussão (16/11/2020 - 16/11/2020)

Discussão de texto/artigo

Link de acesso: meet.google.com/iib-qpbj-qfr

Link do vídeo sobre o comportamento de compra: https://www.youtube.com/watch?v=_E8qaDd-tr0&ab_channel=DocumentariosCiencia

 
   COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NO TURISMO
Período de Habilitação: 23/11/2020 às 11:00 a 25/11/2020 às 20:00
Análise de oportunidades de marketing (18/11/2020 - 18/11/2020)

Aula expositiva dialogada e discussão em grupo. Análise do capítulo "Análise de oportunidades de marketing" do livro "Marketing de hospitalidade e turismo".

Link de acesso: meet.google.com/iib-qpbj-qfr

  ANÁLISE DAS OPORTUNIDADES 
Cap. 5 - Análise das oportunidades de marketing (MORRISON, 2012)
Análise de oportunidades de marketing (23/11/2020 - 23/11/2020)

Aula expositiva dialogada e discussão em grupo. Análise do capítulo "Análise de oportunidades de marketing" do livro "Marketing de hospitalidade e turismo".

Link de acesso: meet.google.com/iib-qpbj-qfr

Pesquisa de marketing (25/11/2020 - 25/11/2020)

Aula expositiva dialogada e discussões em grupo.

Link de acesso: meet.google.com/iib-qpbj-qfr

  PESQUISA DE MARKETING 
Cap. 6 - Pesquisa de Marketing (MORRISON, 2012)
   ANÁLISE DE SITUAÇÃO E OPORTUNIDADES DE MARKETING
Período de Habilitação: 25/11/2020 às 20:00 a 30/11/2020 às 20:00
Pesquisa de marketing | Aplicação da pesquisa | Seminário (30/11/2020 - 30/11/2020)

Aula expositiva dialogada e discussões em grupo. Análise do capítulo “Pesquisa de marketing” do livro “Marketing de hospitalidade e turismo”.

Link de acesso: meet.google.com/iib-qpbj-qfr

Análise do marketing de destinos e planos de marketing do setor público (02/12/2020 - 02/12/2020)

Aula expositiva dialogada e discussões em grupo. Análise do capítulo “Comportamento do cliente: onde estamos agora?” do livro “Marketing de hospitalidade e turismo”.

Link de acesso: meet.google.com/iib-qpbj-qfr

  Plano de Marketing - Paraná 
Paraná Turístico 2026
Análise do marketing de destinos e planos de marketing do setor público (07/12/2020 - 07/12/2020)
Atividade de análise e discussão dos planos de marketing "Plano Catarina" e "Paraná Turístico 2026"
 
Processo de planejamento estratégico (09/12/2020 - 09/12/2020)

Aula expositiva dialogada e discussões em grupo.

Link de acesso: meet.google.com/iib-qpbj-qfr

Ética em marketing turístico (16/12/2020 - 16/12/2020)

Aula expositiva dialogada e discussões em grupo.

Link de acesso: meet.google.com/iib-qpbj-qfr

Segmentação turística e estratégias de posicionamento (21/12/2020 - 21/12/2020)

Aula expositiva dialogada e discussões em grupo. Análise do capítulo “Estratégia de marketing: segmentação e tendências de mercado” do livro “Marketing de hospitalidade e turismo”, e discussão de texto/artigo.

Link de acesso: meet.google.com/iib-qpbj-qfr

  SEGMENTAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE POSICIONAMENTO 
MORRISON (2012) - SEGMENTAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE POSICIONAMENTO
Segmentação turística e estratégia de posicionamento | Seminário (23/12/2020 - 23/12/2020)

Aula expositiva dialogada e discussões em grupo. Análise do capítulo “Estratégia de marketing: segmentação e tendências de mercado” do livro “Marketing de hospitalidade e turismo”, e discussão de texto/artigo.

Link de acesso: meet.google.com/iib-qpbj-qfr

  TEXTO SEMINÁRIO - SEGMENTAÇÃO DE MERCADO E A DEMANDA TURÍSTICA REAL EM DIAMANTINA-MG E REGIÃO 
MEDAGLIA-MAYNART-SILVEIRA (2013) - A SEGMENTAÇÃO DE MERCADO E A DEMANDA TURÍSTICA REAL EM DIAMANTINA-MG E REGIÃO
Estratégias de produtos e serviços turísticos (06/01/2021 - 06/01/2021)

Link de acesso: meet.google.com/iib-qpbj-qfr

Conformação de um produto turístico | Seminário de discussão (11/01/2021 - 11/01/2021)

Aula expositiva dialogada e discussão de texto/artigo.

Gestão e controle do plano de marketing (13/01/2021 - 13/01/2021)

Link de acesso: meet.google.com/iib-qpbj-qfr

    
Inicia em 09/11/2020 às 0h 0 e finaliza em 14/06/2021 às 23h 0
  Morrison [2012] - PLANO DE MARKETING E OS 8 PS 
Morrison [2012] - PLANO DE MARKETING E OS 8 PS
Gerenciamento da qualidade e entrega do T2 (18/01/2021 - 18/01/2021)

Aula expositiva dialogada e discussões em grupo.

Link de acesso: meet.google.com/iib-qpbj-qfr

Gerenciamento da qualidade | Seminário de discussão (20/01/2021 - 20/01/2021)

Aula expositiva dialogada e discussão de texto/artigo.

Link de acesso: meet.google.com/iib-qpbj-qfr

  Expectativa x Experiência análise de avaliações publicadas em redes sociais sobre a qualidade dos serviços de meios de hospedagem classificados pelo SBClass 
Artigo "Expectativa x Experiência análise de avaliações publicadas em redes sociais sobre a qualidade dos serviços de meios de hospedagem classificados pelo SBClass" para apresentação em seminário.
Preparação final do plano de marketing (25/01/2021 - 25/01/2021)

Aula expositiva dialogada e discussões em grupo. Análise do capítulo “Pesquisa de marketing” do livro “Marketing de hospitalidade e turismo”.

Link de acesso: meet.google.com/iib-qpbj-qfr

    
Inicia em 09/11/2020 às 0h 0 e finaliza em 23/01/2021 às 23h 59
Apresentação do Plano de Marketing (27/01/2021 - 27/01/2021)

Apresentação da segunda etapa do Plano de Marketing Turístico

Apresentação do Plano de Marketing e avaliação da disciplina (01/02/2021 - 01/02/2021)

Link de acesso: meet.google.com/iib-qpbj-qfr

Frequências da Turma
# Matrícula MAR NOV DEZ JAN FEV Total
02 04 09 11 16 09 11 16 18 23 25 30 02 07 09 14 16 21 23 28 30 04 06 11 13 18 20 25 27 01
1 2017914**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 20
2 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2016901**** 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
4 2017914**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
5 2017900**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 36
6 201496**** 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 24
7 2017911**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 201492**** 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
9 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2017913**** 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
11 2017912**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
12 2017908**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2017902**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
14 2017913**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
15 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 42
16 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2017913**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
18 2016901**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
19 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2017913**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018903**** 0,0 9,5 7,3 7.0 6.3 0 EF
2 2017913**** 8,5 8,0 8,9 8.5 2 AM
3 2017912**** 8,0 8,5 8,4 8.3 0 AM
4 2016901**** 8,0 8,0 9,2 8.4 4 AM
5 2017913**** 7,0 7,5 8,0 7.5 0 AM
6 2016901**** 8,0 8,0 9,2 8.4 4 AM
7 2017913**** 8,0 8,5 8,3 8.3 0 AM
8 2017908**** 7,5 7,0 8,7 7.7 0 AM
9 2017914**** 0,0 7,5 4,1 3.9 20 RF
10 2017913**** 9,0 9,5 9,5 9.3 0 AM
11 2017913**** 8,6 9,5 8,8 9.0 2 AM
12 2017911**** 7,5 8,0 8,7 8.1 0 AM
13 2017914**** 8,6 9,5 8,8 9.0 2 AM
14 2017902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 42 RF
15 201492**** 0,0 1,0 0,0 0.3 6 RN
16 201496**** 0,0 5,0 0,0 1.7 24 RF
17 2017902**** 8,5 9,0 7,9 8.5 2 AM
18 2017912**** 9,0 9,5 9,5 9.3 2 AM
19 2017900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 36 RF
20 2017913**** 9,0 8,0 9,4 8.8 4 AM
21 2017913**** 7,0 8,0 8,5 7.8 2 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


1. INTRODUÇÃO AO MARKETING TURÍSTICO
- Conceitos e definições de marketing turístico
- Abordagens de marketing no setor do turismo
- Tendências e desafios do marketing.

2. CARACTERÍSTICAS, ENFOQUES E INFLUÊNCIAS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR EM TURISMO
- A dinâmica do mercado turístico
- Investigação acerca do consumidor
- A formulação das decisões;
- O fenômeno da pós-compra;
- Modelos de estudo do comportamento do consumidor.

4. PLANEJAMENTO, PESQUISA E ANÁLISE

- Análise de oportunidades de marketing
- Pesquisa de marketing

5. A SEGMENTAÇÃO DE MERCADO EM TURISMO
- Conhecendo os mercados: os diferentes mercados, a importância dos mercados;
- Critérios para segmentação: segmentação demográfica, geográfica, socioeconômica, por benefícios, por grau de utilização, psicográfica;
- Implementação de estratégias de segmentação.

6. PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA DE MARKETING TURÍSTICO

- Processo de planejamento estratégico
- O planejamento estratégico de marketing para destinos turísticos
- Estratégias focadas na concorrência
- Estratégias focadas nos potenciais da empresa
- Gerenciamento da qualidade

RECURSOS DIDÁTICOS

As aulas terão como apoio textos e artigos de periódicos/livros/websites e filmes e utilizarão os seguintes recursos: quadro, Internet, notebook e projetor.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

O programa será desenvolvido com base em aulas expositivas dialogadas com auxílio de recursos audiovisuais; apresentação de seminários; discussões de casos através de artigos de períodos, livros e jornais na área de marketing e/ou turismo; palestras; trabalhos de grupo em sala; realização de trabalho escrito individual e em equipes; pesquisa de mercado e de consumidor, e turismo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os alunos serão avaliados em atividades individuais e trabalhos em grupo, conforme segue:

Tipos de Avaliações Nota

01 artigo (dupla) 10
Participação em webconferência e fóruns 4
Leitura e discussão de textos 6
T1 - Introdução, Análise da Situação e Diagnóstico 3
T2 - Estratégias Relacionadas aos Objetivos, Plano de Implantação e Controle da Estratégia Comercial 3
Apresentação de Seminários – Plano de Marketing (02) 4


ATIVIDADES INDIVIDUAIS

1. Participação em webconferência e fóruns
Entende-se que o/a discente são sujeitos ativos e como tal será avaliado/a pela a) objetividade da participação (questionamento e comentários), b) qualidade da participação quanto ao conteúdo exposto e c) articulação com outros conteúdos.

2. Avaliação escrita

2.2. Artigo
Objetivo de exercitar a leitura, interpretação, aplicação de pesquisa e a elaboração de texto científico.

*Artigo – Marketing e tecnologias da informação e comunicação
Data de Entrega: 14 de janeiro (até às 23:00 pelo SIGAA, discentes matriculados na disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação, deverão entregar trabalho diretamente para o Prof. André)

O não envio das atividades dentro do referido prazo implicará em perda de 30% da nota da atividade.

2.1. Prova
Esta, com o objetivo de avaliar o conhecimento construído nas aulas e com conteúdo referente as aulas anteriores a mesma, será realizada na primeira quinzena de abril.


TRABALHO EM GRUPO

3. Leitura e discussão de textos
Capacidade de interrogar os textos lidos e relacionar aos conteúdos da disciplina.

4. Elaboração e apresentação do Plano de Marketing Turístico (grupo)
Se explorará a problemática e informação disponível sobre um problema prático do marketing turístico, trabalhando em grupo de modo que todos os membros colaborem na construção e execução da pesquisa, assim como análises e redação de todos os materiais elaborados.

Espera-se que o/a discente possa produzir textos mediante organização coletiva, por meio de esforço cooperativo e colaborativo na execução dos trabalhos propostos. Critérios de avaliação: Seminário: clareza, organização e sequência de apresentação, qualidade e fundamentação da argumentação e, adequação no uso de recursos audiovisuais e do tempo; Escrito: clareza em relação ao tema, justificativa, análise externa, análise de mercado e dos consumidores, análise das competências e do setor, análise do macro entorno, análise interna, análise DAFO (SWOT), pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças, objetivos a serem alcançados, estratégias de marketing, abordagens de posicionamento (T1) e, para o T2, detalhamento das ações específicas de marketing operacional, plano de atividades, orçamento de marketing, medidas, resultados esperados de cada atividade, cronograma de avaliação) somados à avaliação dos resultados e conclusão do trabalho.

5 grupos de 4 discentes.


• T1 – Introdução, Análise da Situação e Diagnóstico - data da apresentação: 14 de dezembro (14ª aula) e entrega do trabalho escrito: 13 de dezembro (até às 23:00 pelo SIGAA).
• T2 - Estratégias Relacionadas aos Objetivos, Plano de Implantação, Controle da Estratégia Comercial e trabalho final - data da apresentação: 25 e 27 de janeiro (24ª aula) e entrega do trabalho escrito: 18 de janeiro (até às 23:00 pelo SIGAA).


Os seminários devem ser apresentados na data estipulada por todos os membros do grupo sob pena de desconto de nota.

Exame Final
4 de fevereiro
Horário de atendimento: QUARTAS-FEIRAS - 17:00 às 19:00 (atendimento remoto)
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DIAS, Reinaldo; CASSAR, Maurício. Fundamentos do marketing turístico. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
MOTA, Keila Cristina Nicolau. Marketing Turístico: promovendo uma atividade sazonal. São Paulo: Atlas, 2001.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BALANZÁ, I. M. Marketing e Comercialização de Produtos Turísticos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
BIGNÉ, E.; FONT, X. y; ANDREU, L. Marketing de destinos turísticos. Madrid: ESIC Editorial, 2000.
BOONE, Louis E.; KURTZ, David L.. Marketing Contemporâneo. 8 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1998.
BRASIL, Ministério do Turismo. Segmentação do Turismo: Marcos Conceituais. Brasília: Ministério do Turismo, 2006.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 3.0: As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano. Elsevier: São Paulo, 2010.
KOTLER, P.; GERTNER, D.; REIN, I.; HAIDER, D.. Marketing de Lugares: Como conquistar crescimento de longo prazo na América Latina e no Caribe. São Paulo: Prentice Hall, 2006.
KOTLER, P.; ROBERTO, E. L. Marketing social: estratégias para alterar o comportamento público. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
MEIRA, P. R. S.; SANTOS, C. P.; MAFRA, D. P. Marketing social: aplicações e métricas no setor público. Brasília: Senado Federal, 2015.
MIDDLETON, V. T. C. Marketing de Turismo: teoria & prática. Rio de Janeiro: Atlas, 2002.
MORRISON, A. M. Marketing de hospitalidade e turismo. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
PLOG, S. C. Porque a preservação do destino tem sentido econômico. In:THEOBALD, W. F. (org.). Turismo Global. 2ª. edição. São Paulo: Ed. SENAC São Paulo, 2002. pp. 267-282.
PRINGLE, H.; THOMPSON, M. Marketing Social: marketing para causas sociais e a construção de marcas. São Paulo: Makron Books, 2000.
SANTESMASES, M. M. Marketing. Conceptos e Estrategias. 4ª. ed., Pirámide, Madrid, 1999.
SERRA, A. C. Marketing Turístico. Madrid: Ed. Pirámide, 2011.
SCHIFFMAN, Leon G.; KANUK, Leslie Lazar. Comportamento do Consumidor. 7 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
ZEITHAML, V.A., BITNER, M. J. Marketing de Serviços: a empresa com foco no cliente. Porto Alegre: Bookman, 2002.


Periódicos

Caderno Virtual de Turismo. Disponível em <http://www.ivt-rj.net/caderno>
Estudios y Perspectivas en Turismo. Buenos Aires. Disponível em <http://www.estudiosenturismo.com.ar/>
Revista Turismo e Sociedade. DETUR/UFPR. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/turismo>
Revista Turismo em Análise. São Paulo: ECA/USP. Disponível em <http://www.revistas.usp.br/rta>
Revista Turismo: Visão e Ação. Balneário Camboriú: UNIVALI. Disponível em <http://www6.univali.br/seer/index.php/rtva>
Revista Brasileira de Turismo. Disponível em <http://www.rbtur.org.br>
REMark - Revista Brasileira de Marketing
Revista de Administração Contemporânea – RAC
Revista de Administração de Empresas – RAE < http://www.anpad.org.br/publicacoes.php>
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
02/03/2020
02/03/2020
Apresentação e Discussão do Plano de Ensino
04/03/2020
04/03/2020
Introdução ao marketing turístico
09/03/2020
09/03/2020
Conceitos e definições de marketing turístico
11/03/2020
11/03/2020
Abordagens de marketing no setor do turismo
16/03/2020
16/03/2020
Tendências e desafios do marketing
09/11/2020
09/11/2020
Reapresentação e Discussão do Plano de Ensino | Recapitulação do conteúdo de março
11/11/2020
11/11/2020
Comportamento do consumidor no turismo
16/11/2020
16/11/2020
Comportamento do consumidor e TIC | Seminário de discussão
18/11/2020
18/11/2020
Análise de oportunidades de marketing
23/11/2020
23/11/2020
Análise de oportunidades de marketing
25/11/2020
25/11/2020
Pesquisa de marketing
30/11/2020
30/11/2020
Pesquisa de marketing | Aplicação da pesquisa | Seminário
02/12/2020
02/12/2020
Análise do marketing de destinos e planos de marketing do setor público
07/12/2020
07/12/2020
Análise do marketing de destinos e planos de marketing do setor público
09/12/2020
09/12/2020
Processo de planejamento estratégico
16/12/2020
16/12/2020
Ética em marketing turístico
21/12/2020
21/12/2020
Segmentação turística e estratégias de posicionamento
23/12/2020
23/12/2020
Segmentação turística e estratégia de posicionamento | Seminário
06/01/2021
06/01/2021
Estratégias de produtos e serviços turísticos
11/01/2021
11/01/2021
Conformação de um produto turístico | Seminário de discussão
13/01/2021
13/01/2021
Gestão e controle do plano de marketing
18/01/2021
18/01/2021
Gerenciamento da qualidade e entrega do T2
20/01/2021
20/01/2021
Gerenciamento da qualidade | Seminário de discussão
25/01/2021
25/01/2021
Preparação final do plano de marketing
27/01/2021
27/01/2021
Apresentação do Plano de Marketing
01/02/2021
01/02/2021
Apresentação do Plano de Marketing e avaliação da disciplina
Avaliações
Data Descrição
16/11/2020 1ª Avaliação
14/01/2021 2ª Avaliação
18/01/2021 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
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Título

Data
AULA DE HOJE - ATIVIDADE PLANO DE MARKETING (T2) 20/01/2021
PESQUISA DISCENTES DE TURISMO 13/01/2021
AULA DE HOJE | CANCELADA 11/01/2021
ENVIO TRABALHO - EMAIL 20/12/2020
AULA DE HOJE - PLANOS DE MARKETING 02/12/2020
AULA DE HOJE - PLATAFORMA GOOGLE MEET 16/11/2020
AULA DE HOJE + INFORMES 11/11/2020
SEMESTRE 2020.01 - AULA DE AMANHÃ 08/11/2020

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