Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Ementa: Coleta e interpretação da anamnese pediátrica bem como realização sistematizada do exame físico completo do recém-nascido, pré-escolar, escolar e adolescente. Habilidade de comunicar, avaliar, examinar, diagnosticar e reconhecer os sinais e sintomas de patologias mais frequentes na infância e na adolescência. Aulas teóricas, expositivas e dialogadas, com metodologias ativas e teórico-práticas. Procedimentos básicos em sedação e anestesiologia. Manejo no cuidado pré e pós operatório, incisões e suturas. Objetivos/competências Gerais: ? Treinar o aluno para realização da semiologia da criança e do adolescente ? Capacitar o aluno a prestar assistência médica integral ao adolescente, respeitando as particularidades da faixa etária ? Promover o conhecimento dos alunos acerca das principais medicações e técnicas anestésicas vigentes
Objetivos/ competências Específicos: ? Treinar o aluno para realização de anamnese e exame físico da criança e do adolescente, compreendendo as particulares desta faixa etária; ? Administrar o calendário básico de vacinação da criança, adolescente, adulto e idoso; ? Compreender as particulares biológicas da adolescência; ? Prevenção de situações de risco à saúde do adolescente e das doenças mais prevalentes desta faixa etária; ? Entender o desenvolvimento da sexualidade, bem como os determinantes da saúde sexual e reprodutiva do adolescente; ? Capacitar os alunos a realizarem avaliações pré-operatórias, cuidados trans-operatórios e pós-operatórios; ? Ambientar os alunos com ambientes cirúrgicos de pequena à grande complexidade.
Estratégias Didático ? pedagógicas: ? Aulas teóricas: ministradas pelo professor, abordando temas relevantes em saúde da infancia, seguindo o conteúdo programático da disciplina. ? Aulas prática com visitas à enfermaria de pediatria ? Discussão dos casos atendidos, com investigação diagnostica e com proposição de condutas. ? Estudo de casos: discussão de um tema teórico previamente determinado, a partir casos clínicos atendidos, ou simulados, seguindo o conteúdo programático da disciplina.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Avaliações:
Serão realizadas 04 avaliações durante o módulo.
Média Final = (AP 1+ AP 2+ AP 3+ AP 4)/ 4
AP1: Primeira avaliação teórica saúde da infância AP2: Avaliação teórica anestesio ? confirmar a data com o professor AP3: Segunda avaliação teórica saúde da infância AP4: Avaliação formativa *As atividades realizadas em sala (TBL, apresentações e etc)
Como critério de avaliação e aprovação do aluno serão utilizadas as normas de funcionamento dos cursos de graduação da Universidade Federal do Piaui. A saber: Será considerado aprovado no componente curricular o aluno que (Art. 111): I ? Obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horaria do componente curricular e média aritmética igual ou superior a 7,0 nas avaliações parciais; II ? Submetido ao exame final, obtiver média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis) resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final. Será considerado reprovado o aluno que se incluir em um dos três itens (Art. 112): I ? Obtiver frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular; II ? Obtiver média aritmética inferior a 4,0 nas avaliações parciais (Neste caso o aluno não poderá se submeter ao exame final (Art. 113); III ? Obtiver média aritmética inferior a 6,0 resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final.
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Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| Bibliografia Básica: ? PORTO, C. C. Exame clinico: bases para a pratica medica. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. ? CANGIANI, LM ET AL.Tratado de anestesiologia SAESP, 8. ed. São Paulo: Atheneu, 2017 ? MARCONDES, E; et al. Pediatria Básica. 9ª Edição. São Paulo: Sarvier, 2005
*** Atenção a Bibliografia Extra sugerida : RODRIGUES, A. C. T; |