Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Ementa:<br />Coleta e interpretação da anamnese pediátrica bem como realização sistematizada do exame físico completo do recém-nascido, pré-escolar, escolar e adolescente. Habilidade de comunicar, avaliar, examinar, diagnosticar e reconhecer os sinais e sintomas de patologias mais frequentes na infância e na adolescência. Aulas teóricas, expositivas e dialogadas, com metodologias ativas e teórico-práticas. Procedimentos básicos em sedação e anestesiologia. Manejo no cuidado pré e pós operatório, incisões e suturas.<br />Objetivos/competências Gerais:<br />? Treinar o aluno para realização da semiologia da criança e do adolescente<br />? Capacitar o aluno a prestar assistência médica integral ao adolescente, respeitando as particularidades da faixa etária<br />? Promover o conhecimento dos alunos acerca das principais medicações e técnicas anestésicas vigentes<br /><br />Objetivos/ competências Específicos:<br />? Treinar o aluno para realização de anamnese e exame físico da criança e do adolescente, compreendendo as particulares desta faixa etária;<br />? Administrar o calendário básico de vacinação da criança, adolescente, adulto e idoso;<br />? Compreender as particulares biológicas da adolescência;<br />? Prevenção de situações de risco à saúde do adolescente e das doenças mais prevalentes desta faixa etária;<br />? Entender o desenvolvimento da sexualidade, bem como os determinantes da saúde sexual e reprodutiva do adolescente;<br />? Capacitar os alunos a realizarem avaliações pré-operatórias, cuidados trans-operatórios e pós-operatórios;<br />? Ambientar os alunos com ambientes cirúrgicos de pequena à grande complexidade.<br /><br />Estratégias Didático ? pedagógicas:<br /> <br />? Aulas teóricas: ministradas pelo professor, abordando temas relevantes em saúde da infancia, seguindo o conteúdo programático da disciplina.<br />? Aulas prática com visitas à enfermaria de pediatria <br />? Discussão dos casos atendidos, com investigação diagnostica e com proposição de condutas.<br />? Estudo de casos: discussão de um tema teórico previamente determinado, a partir casos clínicos atendidos, ou simulados, seguindo o conteúdo programático da disciplina.<br /><br /> |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Avaliações:<br /><br /><br />Serão realizadas 04 avaliações durante o módulo. <br /><br />Média Final = (AP 1+ AP 2+ AP 3+ AP 4)/ 4<br /><br />AP1: Primeira avaliação teórica saúde da infância<br />AP2: Avaliação teórica anestesio ? confirmar a data com o professor<br />AP3: Segunda avaliação teórica saúde da infância<br />AP4: Avaliação formativa *As atividades realizadas em sala (TBL, apresentações e etc)<br /><br /><br />Como critério de avaliação e aprovação do aluno serão utilizadas as normas de funcionamento dos cursos de graduação da Universidade Federal do Piaui. A saber:<br />Será considerado aprovado no componente curricular o aluno que (Art. 111):<br />I ? Obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horaria do componente curricular e média aritmética igual ou superior a 7,0 nas avaliações parciais;<br />II ? Submetido ao exame final, obtiver média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis) resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final.<br />Será considerado reprovado o aluno que se incluir em um dos três itens (Art. 112):<br />I ? Obtiver frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular;<br />II ? Obtiver média aritmética inferior a 4,0 nas avaliações parciais (Neste caso o aluno não poderá se submeter ao exame final (Art. 113);<br />III ? Obtiver média aritmética inferior a 6,0 resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final.<br /> |
Horário de atendimento:
| |
Bibliografia:
| Bibliografia Básica:<br />? PORTO, C. C. Exame clinico: bases para a pratica medica. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. <br />? CANGIANI, LM ET AL.Tratado de anestesiologia SAESP, 8. ed. São Paulo: Atheneu, 2017<br />? MARCONDES, E; et al. Pediatria Básica. 9ª Edição. São Paulo: Sarvier, 2005<br /><br />*** Atenção a Bibliografia Extra sugerida :<br />RODRIGUES, A. C. T; |